Tópico do IRS

Também estou à espera há 2 meses, mas no meu caso a minha primeira (e única) mexida foi a passagem a declaração certa, a 10 de Maio.
Pelo que vejo, devo receber lá para Agosto.​

A minha passou a certa dia 16 de abril e a partir daí parou. E hoje, 2 meses depois, é um grande dia para assinalar. apr:)

Alguém recebeu o e-mail da AT com o seguinte "informa-se que o resultado dessa liquidação não estava correto, uma vez que a dedução para eliminação da dupla tributação jurídica internacional a que tem direito, quando estão em causa rendimentos da categoria E (Capitais), não foi corretamente considerada, nos termos do art.º 81.º do Código do IRS.

Assim, lamentando o lapso cometido, informa-se que a Autoridade Tributária e Aduaneira irá proceder à correção do erro identificado e à emissão de nova liquidação de imposto, da qual irá ser notificado nos termos gerais."

😁

Alguém recebeu o e-mail da AT com o seguinte "informa-se que o resultado dessa liquidação não estava correto, uma vez que a dedução para eliminação da dupla tributação jurídica internacional a que tem direito, quando estão em causa rendimentos da categoria E (Capitais), não foi corretamente considerada, nos termos do art.º 81.º do Código do IRS.

Assim, lamentando o lapso cometido, informa-se que a Autoridade Tributária e Aduaneira irá proceder à correção do erro identificado e à emissão de nova liquidação de imposto, da qual irá ser notificado nos termos gerais."

😁

afirmativo... vamos ver o que vai dar

😁

Mais um aqui. Recebi ontem o email (1/6), mas o dinheiro já caiu na conta no dia 30/5...vamos ver.
Na nota de liquidação, no quadro das deduções à colecta, este ano não me aparece a linha da "dedução por dupla tributação internacional"....esqueceram-se...

Os meus prazos:
-Entregue - 6 de Maio
- declaração certa - 14 de Maio.
- Liquidação processada - 23 de Maio
- Reembolso recebido - 30 de Maio
Anexo A, B e J (2 titulares+2 dependentes)
Menos de 1 mês...nada mal.​

Última edição:
Hoje apanhei um tratamento de choque do nosso querido Estado...

Recebi a notificação para pagar quando estava convencidíssimo de que iria, outra vez, receber.

Expliquem-me isto:

2020, dedução efectiva de €301 paguei €226;
2021, dedução efectiva de €601, recebi €186;
2022, dedução efectiva de €588, pagarei €315.

Relativamente a 2020, em 2022 recebi menos cerca de um SMN e ainda assim vou pagar mais imposto? :sh)

Não vale mesmo a pena trabalhar para amealhar neste País. [:vm)]

A explicação parece estar naquele printscreen que colocaram aqui há algum tempo acerca dos recursos "alocados para a área das rendas". Sabendo-se como as coisas são em Portugal, não me admirava nada. Os primeiros IRS automáticos foram logo pagos. Os manuais, que deveriam ter sido liquidados por volta do meio de abril, ficaram congelados porque entretanto os recursos foram deslocados para outro lado. E foram alguns desses (incluindo o meu) que ficaram para trás. Eu só tenho anexos A e B e estou igual, entregue dia 1 de abril, certo dia 16 de abril, e não se mexeu mais.

Entretanto os IRS que foram postos depois foram tratados normalmente, tendo ficado os do "primeiro lote" manuais para trás. Posso estar enganado, mas só lhes vão mexer depois de passar esta fase de feriados, pontes e férias que a FP mete nesta altura. Entre os dias 19 e 21.

O meu pai no ano passado recebeu apenas uma pensão de baixo valor, a taxa que o IRS dele apresenta é 14.50%.
No entanto, ele teve rendimentos de depósitos a prazo.

Para englobar, basta preencher o quadro 4B? Neste caso, daquilo que eu percebi, compensa sempre englobar, está correto? Pelo menos na simulação que fiz, é a diferença entre não pagar nem receber nada, ou receber algumas centenas de euros.

O meu pai no ano passado recebeu apenas uma pensão de baixo valor, a taxa que o IRS dele apresenta é 14.50%.
No entanto, ele teve rendimentos de depósitos a prazo.

Para englobar, basta preencher o quadro 4B? Neste caso, daquilo que eu percebi, compensa sempre englobar, está correto? Pelo menos na simulação que fiz, é a diferença entre não pagar nem receber nada, ou receber algumas centenas de euros.

Preencher o quadro 4B do anexo E (e nada mais) com todos os juros de certificados e depósitos a prazo. Indica-se o valor bruto e a retenção. Os bancos e o IGCP (certificados) disponibilizam uma declaração para o efeito.

Valerá a pena, sim. Confirmar sempre no simulador (já o fizeste).

Voltar
Superior