Tópico do IRS

Só malta a obter reembolsos, serei o único que tem cerca de 5k para pagar de IRS?

Não me parece que isso faça diferença nenhuma no resultado final. Eu vou receber mais de 7K de reembolso, mas não me importava nada de ter de pagar 5K agora, se não tivesse sido f***** o ano todo para ter direito a receber alguma coisa.

Aliás, pagar em vez de receber é apenas um sinal de que não foste tu que andaste a financiar o estado com o teu dinheiro, mas sim o contrário...

Boa noite a todos!

O meu irmão recebe, com subsídios, 1500 brutos, e os dados que constam na sua declaração anual da entidade patronal são os que deixo numa imagem anexada a este post.

É normal receber um valor de cerca de 2500 euros no reembolso? (tem contrato de arrendamento de 425€/mês desde Julho de 2022, solteiro e uns 350 euros no e-faturas ).

Desculpem cair aqui de paraquedas!

Anexos

• photo158056.png
    photo158056.png
    129,5KB · Visualizações: 0
O meu irmão recebe, com subsídios, 1500 brutos, e os dados que constam na sua declaração anual da entidade patronal são os que deixo numa imagem anexada a este post.

É normal receber um valor de cerca de 2500 euros no reembolso? (tem contrato de arrendamento de 425€/mês desde Julho de 2022, solteiro e uns 350 euros no e-faturas ).

Interessam é os dados que constam na declaração de IRS. Podem não refletir esses valores da declaracão anual. Não tens acesso ao resultado completo da simulação?

Parece um reembolso muito generoso. Será IRS Jovem?

Bom dia JRJordao, obrigado pela rápida resposta!

Deixo em baixo o que penso ser a simulação. Ele beneficia do estatuto de regresso de emigrante, será por aí?

Anexos

• photo158058.png
    photo158058.png
    220,9KB · Visualizações: 0
Deixo em baixo o que penso ser a simulação. Ele beneficia do estatuto de regresso de emigrante, será por aí?

Bingo! Faltava essa pequena informação [;)]

Benefício do Ex-Residente
Nos termos do disposto no n.º 1 do artigo 12.º-A do CIRS, são excluídos de tributação 50% dos rendimentos do trabalho dependente
fonte: https://www.programaregressar.gov.pt/pt/medida-de-apoio-fiscal/

Apesar de ter auferido 17569,90 brutos, apenas (17569,90 x 50%) 8784,95 foram considerados para efeitos de IRS. Como esse montante se encontra abaixo do mínimo de existência (9870), não há qualquer cobrança de IRS e toda a retenção efetuada (2506) será devolvida.

Novamente, muito obrigado pela rápida resposta!

Realmente então fica explicado. É porque segundo ele, comparando ao reembolso que os colegas (emprego na FP) receberam, é mesmo uma diferença brutal... Mas já pode ficar descansado que não vai ter problemas posteriormente 😂

Obrigado pela tua ajuda.

Realmente então fica explicado. É porque segundo ele, comparando ao reembolso que os colegas (emprego na FP) receberam, é mesmo uma diferença brutal... Mas já pode ficar descansado que não vai ter problemas posteriormente 😂

Ele que não fale muito nisso aos colegas, para não alimentar invejas [;)]

Duração do benefício
Este benefício tem a duração de 5 anos, sendo aplicável aos rendimentos auferidos a partir do ano em que o sujeito passivo se torne, de novo, residente em Portugal e preencha todos os outros requisitos e nos 4 anos seguintes.​

Salvo um grande aumento de rendimentos, irá continuar a receber tudo o que reteve.

Isso! Somos uns quantos nessas circunstâncias!
Vai mesmo ser a 31 de agosto. É garantido e, provavelmente, só ao final do dia!
Uma pessoa esforça-se para ganhar mais pouco e o resultado é:
Estado papão, guloso, ineficiente e que rouba a quem trabalha... leva-te a maior fatia!

E nesse dia , junto a 2ª de imi ….🤡

Alguém recebeu o e-mail da AT com o seguinte "informa-se que o resultado dessa liquidação não estava correto, uma vez que a dedução para eliminação da dupla tributação jurídica internacional a que tem direito, quando estão em causa rendimentos da categoria E (Capitais), não foi corretamente considerada, nos termos do art.º 81.º do Código do IRS.

Assim, lamentando o lapso cometido, informa-se que a Autoridade Tributária e Aduaneira irá proceder à correção do erro identificado e à emissão de nova liquidação de imposto, da qual irá ser notificado nos termos gerais."

😁

Alguma novidade sobre este tema?

Hoje fui consultar o meu IRS e já aparece uma ligeira diferença para o valor pago. Agora, não sei como ele realizam as contas, mas se era para eliminar a dupla tributação, ficaram bastante longe.

Hoje fui consultar o meu IRS e já aparece uma ligeira diferença para o valor pago. Agora, não sei como ele realizam as contas, mas se era para eliminar a dupla tributação, ficaram bastante longe.

se for empresas americanas devem ter devolvido 15%

deve ficar 15% retido na fonte e pagas 13% em IRS, o que acontece é que em vez dos 13% cobraram 28%

Reparei que no campo 26 da nota de liquidação, que é "Juros de retenção-poupança", tenho quase 90 euros de crédito, e por isso vou receber mais 90 euros do que a estava na minha simulação inicial.

Confesso que nunca tinha reparado em nada parecido. Isto é normal, ou foi algum erro da AT, que foi corrigido posteriormente?

Reparei que no campo 26 da nota de liquidação, que é "Juros de retenção-poupança", tenho quase 90 euros de crédito, e por isso vou receber mais 90 euros do que a estava na minha simulação inicial.

Confesso que nunca tinha reparado em nada parecido. Isto é normal, ou foi algum erro da AT, que foi corrigido posteriormente?

Não é erro. A AT tem que pagar juros pelo IRS retido a mais ao longo do ano. A questão é que nos últimos anos as taxas andavam negativas e portanto ninguém recebia nada. Em 2022, como as taxas voltaram ao positivo, já se recebe algum. Acho que a taxa aplicada é uma percentagem da Euribor12 meses em vigor não sei em que data (talvez 1 de janeiro).

Não é erro. A AT tem que pagar juros pelo IRS retido a mais ao longo do ano. A questão é que nos últimos anos as taxas andavam negativas e portanto ninguém recebia nada. Em 2022, como as taxas voltaram ao positivo, já se recebe algum. Acho que a taxa aplicada é uma percentagem da Euribor12 meses em vigor não sei em que data (talvez 1 de janeiro).

O oposto tb acontece? Também vou ter de pagar juros? [:D]

Fui ver agora e de facto o valor do reembolso aumentou, mas a nota de liquidação não está disponível para consulta agora.

Também ficou abaixo do acerto que eu estava à espera, mas no próximo fds vou olhar para isto com calma.

Voltar
Superior