SilverArrow
Moderador
Qual Canal? E que horas?
Penso que foi no jornal da noite da TVI.
Mas explicaram muito pouco. E a TVI contactou a AT que disse que não sabia a razão dos atrasos. [
Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
Qual Canal? E que horas?
Só vão 2 meses...
Só malta a obter reembolsos, serei o único que tem cerca de 5k para pagar de IRS?
Que é para se tiveres um problema a pagar não imputável à AT (ex: indisponibilidade técnica do teu banco ao pagar online ou com cartão) arranjares uma agravante []
Qual Canal? E que horas?
O meu irmão recebe, com subsídios, 1500 brutos, e os dados que constam na sua declaração anual da entidade patronal são os que deixo numa imagem anexada a este post.
É normal receber um valor de cerca de 2500 euros no reembolso? (tem contrato de arrendamento de 425€/mês desde Julho de 2022, solteiro e uns 350 euros no e-faturas ).
Deixo em baixo o que penso ser a simulação. Ele beneficia do estatuto de regresso de emigrante, será por aí?
fonte: https://www.programaregressar.gov.pt/pt/medida-de-apoio-fiscal/Benefício do Ex-Residente
Nos termos do disposto no n.º 1 do artigo 12.º-A do CIRS, são excluídos de tributação 50% dos rendimentos do trabalho dependente
Realmente então fica explicado. É porque segundo ele, comparando ao reembolso que os colegas (emprego na FP) receberam, é mesmo uma diferença brutal... Mas já pode ficar descansado que não vai ter problemas posteriormente![]()
Duração do benefício
Este benefício tem a duração de 5 anos, sendo aplicável aos rendimentos auferidos a partir do ano em que o sujeito passivo se torne, de novo, residente em Portugal e preencha todos os outros requisitos e nos 4 anos seguintes.
Isso! Somos uns quantos nessas circunstâncias!
Vai mesmo ser a 31 de agosto. É garantido e, provavelmente, só ao final do dia!
Uma pessoa esforça-se para ganhar mais pouco e o resultado é:
Estado papão, guloso, ineficiente e que rouba a quem trabalha... leva-te a maior fatia!
E nesse dia , junto a 2ª de imi ….![]()
Alguém recebeu o e-mail da AT com o seguinte "informa-se que o resultado dessa liquidação não estava correto, uma vez que a dedução para eliminação da dupla tributação jurídica internacional a que tem direito, quando estão em causa rendimentos da categoria E (Capitais), não foi corretamente considerada, nos termos do art.º 81.º do Código do IRS.
Assim, lamentando o lapso cometido, informa-se que a Autoridade Tributária e Aduaneira irá proceder à correção do erro identificado e à emissão de nova liquidação de imposto, da qual irá ser notificado nos termos gerais."
![]()
Alguma novidade sobre este tema?
Hoje fui consultar o meu IRS e já aparece uma ligeira diferença para o valor pago. Agora, não sei como ele realizam as contas, mas se era para eliminar a dupla tributação, ficaram bastante longe.
Reparei que no campo 26 da nota de liquidação, que é "Juros de retenção-poupança", tenho quase 90 euros de crédito, e por isso vou receber mais 90 euros do que a estava na minha simulação inicial.
Confesso que nunca tinha reparado em nada parecido. Isto é normal, ou foi algum erro da AT, que foi corrigido posteriormente?
Não é erro. A AT tem que pagar juros pelo IRS retido a mais ao longo do ano. A questão é que nos últimos anos as taxas andavam negativas e portanto ninguém recebia nada. Em 2022, como as taxas voltaram ao positivo, já se recebe algum. Acho que a taxa aplicada é uma percentagem da Euribor12 meses em vigor não sei em que data (talvez 1 de janeiro).
Fui ver agora e de facto o valor do reembolso aumentou, mas a nota de liquidação não está disponível para consulta agora.Alguma novidade sobre este tema?
Hoje fui consultar o meu IRS e já aparece uma ligeira diferença para o valor pago. Agora, não sei como ele realizam as contas, mas se era para eliminar a dupla tributação, ficaram bastante longe.