Tópico do IRS

Data de Receção 2023-05-12​
Data da Situação 2023-05-15​
Situação DECLARACAO CERTA​

Haverá melhor exemplo de 3º mundismo!? [:)][:)][:)]

Mais de 1 mês e meio (and counting) para tratar de uma coisa que devia ser 100% automática [8b][8b]:sh):sh)

Eu não me posso queixar.

Declaração entregue a 21 de Junho de 2023.
Considerada certa no mesmo dia.
Pagaram a dia 29 de Junho de 2023.

8 dias entre entregar e pagar. [:D]

Eu ainda estou à espera, mas num estado do processo avançado. Ontem já me apareceu o montante reembolsado, por isso até ao final da semana já devo receber. Nunca esperei tanto tempo pelo IRS, foram mais de 3 meses desde o dia que entreguei (1 de abril).

Eu só entreguei agora e recebi em 8 dias. [:D]

A minha filha tem IRS Jovem e tem o Anexo B porque tinha actividade aberta sem ter auferido rendimentos.
Agora recebe a indicação deste erro:

SE OPÇ. P/ TRIB.CAT.A E 903,904,905,907,908,910,911 912,916 E 917 PREENCHIDOS(BA4)

Alguém percebe o que é isto? Outro erro que tinha já foi corrigido (NIF do estabelecimento de ensino errado) e se validar, não dá erros...

Há pessoal a submeter o IRS e no dia seguinte esta processado, outros a esperar 3 meses...

Ambos com anexo J

Vá-se lá entender... O governo anda neste forum a ver quem fala mal do PS, só pode...

Eu meti a um sábado e segunda ou terça seguinte tinha notificação.... para pagar.
Foi mesmo em final de junho.
Mais um ano a pagar . Deve ser por ser solteiro/sem filhos, porque tenho bastantes despesas e peço sempre NIF nas faturas.

Eu meti a um sábado e segunda ou terça seguinte tinha notificação.... para pagar.
Foi mesmo em final de junho.
Mais um ano a pagar . Deve ser por ser solteiro/sem filhos, porque tenho bastantes despesas e peço sempre NIF nas faturas.

Boas.

Eu submeti a minha a 04.Abril, e até agora apenas diz Declaracao Certa (vista á 5 minutos). Vou pagar para cima de 1'000 paus (vida de emigrante) e queria que se despachassem com a coisa para pagar já e deixar de me preocupar com isso, mas até agora népias. Tou a ver que teno que ficar á espera até Agosto, tá visto.

Agora um pormenor curioso...o Estado Portugues nao dá aos emigrantes oportunidade de descontar nada em termos de facturas, se exceptuar as depesas com o apartamento que neste momento está arrendado (e claro, pagar os 28% de imposto. A pouca margem que poderia ter entre o preco do arrendamento e o pagamento mensal da hipoteca, o Estado fica com ela e ainda tenho que por algum do meu bolso para pagar IMI's e afins). Mas pronto, dos 2 males, escolhe-se o menos dispendioso.

Mas na minha opiniao, os emigrantes divorciados (como infelizmente é o meu caso) deveriam ter a oportunidade de declarar o pagamento das pensoes de alimentos, mas nao, porque o sistema está feito de modo a nao aceitar porque o quadro onde se faz essa declaracao nao pode ser usado por emigrantes.

Escrevi um email ao Chefe da Reparticao de Financas da cidade onde o meu apartamento está situado, e ele respondeu que sim, que poderia declarar isso. Respondi com o reforco do pedido para que me fosse confirmada a informacao prestada por ele, ja que nao batia certo com a Lei e com o comportamento do sistema informático de IRS e ele continuou no segundo email que me escreveu a afirmar que sim, poderia declarar no IRS esses valores ja que pagava IRS em PT. Tive que recorrer a uma responsável do Ministério das Financas que me confirmou o que já sabia... nao posso declarar a Pensao de Alimentos, o que nao entendo. Por acaso na minha situacao, a mae da minha filha é uma pessoa responsável e está tudo de acordo com a lei, mas quantos emigrantes isso nao acontece? Quanto dinheiro nesta situacao o Estado deixa de cobrar IRS porque assim nao e possível o cruzamento de informacoes entre as declaracoes dos progenitores das criancas destas famílias separadas?

Enfim, é o que é...

Cumprimentos.​

Última edição:

Deves fazer pouca retenção para os rendimentos. Se trabalhas por conta de outrem, a empresa pode estar a aplicar a taxa errada, ou recebes muito em horas extraordinárias. Ou tens outros rendimentos não sujeitos a retenção (ex: rendas).

Já pensaste em fazer um PPR?

Para não me estar sempre a repetir, desta vez fui buscar as palavras de outra pessoa [;)]

O Governo mudou – a partir de Julho – a fórmula de cálculo da retenção na fonte de IRS dos nossos salários. Isso quer dizer que o seu salário líquido vai aumentar, mas será que isso representa um aumento salarial?

Se pensar que foi aumentado, deve perceber que é uma ilusão fiscal. Tudo o que receber a mais agora nestes 6 meses até ao fim do ano é dinheiro que depois não vai receber no reembolso do IRS.
fonte: https://contaspoupanca.pt/2023/07/1...seu-aumento-de-salario-em-julho-e-uma-ilusao/

Pessoamente, não lhe chamaria ilusão, pois há realmente mais dinheiro com que se fica mensalmente. É uma antecipação, vá.

o ilusionista Costa joga mais uma cartola, o povo portugues é o povo com menos iletaracia financeira do mundo por isso engana 90% das pessoas...

a maioria não percebe nem quer perceber... na escola não ensinam nada e convem manter assim para manter o status quo...

201505.png

o ilusionista Costa joga mais uma cartola, o povo portugues é o povo com menos iletaracia financeira do mundo por isso engana 90% das pessoas...

a maioria não percebe nem quer perceber... na escola não ensinam nada e convem manter assim para manter o status quo...

Para clarificar, eu acho positivo ajustarem as retenções mensais para valores mais realistas. Mas é importante que as pessoas percebam que com isso terão um reembolso menor no ano seguinte.

A educação não se limita à escola. É preciso sim ter interesse e motivação, que como dizes a maioria não tem (embora muitos não o admitam). Hoje em dia não faltam fontes de informação ao alcance dos nossos dedos.

Última edição:
Para não me estar sempre a repetir, desta vez fui buscar as palavras de outra pessoa [;)]

fonte: https://contaspoupanca.pt/2023/07/1...seu-aumento-de-salario-em-julho-e-uma-ilusao/

Pessoamente, não lhe chamaria ilusão, pois há realmente mais dinheiro com que se fica mensalmente. É uma antecipação, vá.
Não acho que seja antecipação, por acho que é sempre preferível descontar o valor certo para não deixar o € no pior depositário que se pode ter(estado).

Ou seja, a retórica não pode ser antecipação porque seria algo que terias sempre por direito o que pode não ser verdade.

Quem me dera não ter financiado a mais o desgoverno no ano passado para não ter o € parado sem render 😂

Enviado do meu KB2003 através do Tapatalk

Não acho que seja antecipação, por acho que é sempre preferível descontar o valor certo para não deixar o € no pior depositário que se pode ter(estado).

Ou seja, a retórica não pode ser antecipação porque seria algo que terias sempre por direito o que pode não ser verdade.

Quem me dera não ter financiado a mais o desgoverno no ano passado para não ter o € parado sem render 😂

Referia-me a antecipação de parte do reembolso do próximo ano.
Totalmente de acordo quanto a preferir reter apenas o valor necessário. Agora até pagam alguns juros, mas prefiro outras aplicações financeiras. [;)]

Pah, já estou a ficar um bocado farto dessa da "literacia financeira".

Ninguém precisa de doutoramentos em física quântica para se servir de electricidade, nem em mecânica de fluidos para usar água da torneira, ou em medicina para comer pão e iogurtes.

Tudo bem que deve haver bom senso, mas é dever de um Estado cuidar de que chicos-espertos não possam esfolar os seus cidadãos impunemente.

E decerto que ninguém quer passar metade do seu tempo livre a estudar coisas sem interesse nenhum para não ser apanhado na curva.

Lá porque a finança avançada entrou no delírio total, com "produtos derivados" que "dão X" se os planetas se alinharem e um galo preto cantar três notas do hino nacional às 03:33 do dia 13/3 ... :sh)

Pah, já estou a ficar um bocado farto dessa da "literacia financeira".

Ninguém precisa de doutoramentos em física quântica para se servir de electricidade, nem em mecânica de fluidos para usar água da torneira, ou em medicina para comer pão e iogurtes.

Tudo bem que deve haver bom senso, mas é dever de um Estado cuidar de que chicos-espertos não possam esfolar os seus cidadãos impunemente.

E decerto que ninguém quer passar metade do seu tempo livre a estudar coisas sem interesse nenhum para não ser apanhado na curva.

Lá porque a finança avançada entrou no delírio total, com "produtos derivados" que "dão X" se os planetas se alinharem e um galo preto cantar três notas do hino nacional às 03:33 do dia 13/3 ... :sh)

Isto obviamente não é o que esta em causa...

A maioria dos portugueses não tem noção dos produtos de investimento, que se mantiver o dinheiro no banco está a desvalorizar, não sabe por exemplo os beneficios de comprar casa vs arrendar a longo prazo, por exemplo que um empréstimo de 100k pode parecer hoje muito mas daqui a 10-20 anos não é nada, a prestação torna-se irrisória a longo prazo, enquanto que as rendas continuam sempre a subir conforme a inflação...
É este tipo de coisas que se está a falar quando se fala em literacia financeira...
​​​​​

A FP recebe os ordenados na generalidade ao dia 23 de cada mês

como dia 23 é Domingo, eu vou receber amanhã ( 21 de Julho )

mas a questão que desejo perguntar é :

quando vocês receberem o vosso vencimento, notaram diferenças na retenção de IRS ou de escalões ?

porque sempre disseram que no segundo semestre isso ia ser diferente

eu notei que desci de escalão, fiquei a ganhar mais

2 titulares 1 dependente

o problema é saber o que vai acontecer no próximo ano quando fizer a declaração

eu só queria não pagar

Voltar
Superior