Tópico do IRS

Deves sempre declarar as conversões para não-cripto (venda para EUR/USD/etc, pagamento de produto/serviço). Na declaração referente ao ano da operação, que é submetida no ano seguinte.

Se nos primeiros 365 dias no anexo G quadro 18A ou anexo J quadro 9.4 (tanto faz), se após esse tempo no anexo G1 quadro 7.

Obrigado JJordao.
E por exemplo, se eu utilizar um cartão de uma Binance da vida, para efetuar as minhas despesas diárias.

- Restaurante, Hipermercado, Combustível, despesas do dia-a-dia, ou seja mensalmente dezenas de linhas com operações.

Aquando entrega do IRS tenho de fazer um apanhado linha a linha para ver as transações que foram feitas de cripto vs pagamento do serviço/produto em euro?

E por exemplo, se eu utilizar um cartão de uma Binance da vida, para efetuar as minhas despesas diárias.

- Restaurante, Hipermercado, Combustível, despesas do dia-a-dia, ou seja mensalmente dezenas de linhas com operações.

Aquando entrega do IRS tenho de fazer um apanhado linha a linha para ver as transações que foram feitas de cripto vs pagamento do serviço/produto em euro?

Declaram-se as cedências de cripto tua em troca de algo não-cripto, agrupadas por dia de aquisição+cedência. Com o intuito de apurar quanto a cripto cedida valorizou na tua mão. Data+valor de aquisição, data+valor de cedência.

Com muitas operações torna-se complicado, tal como acontece a quem faz day-trading de ações. Para esse problema, existem ferramentas como o Tax-Wizard.

Boa tarde
Uma duvida é possível no site da At obter os valores mensais retidos na fonte pela entidade empregadora por cada ano fiscal?
Cumprimentos

Declaram-se as cedências de cripto tua em troca de algo não-cripto, agrupadas por dia de aquisição+cedência. Com o intuito de apurar quanto a cripto cedida valorizou na tua mão. Data+valor de aquisição, data+valor de cedência.

Com muitas operações torna-se complicado, tal como acontece a quem faz day-trading de ações. Para esse problema, existem ferramentas como o Tax-Wizard.

Obrigado JRJordao
Nunca passei por nada igual, e provavelmente este ano vou começar a utilizar um meio de pagamento desse género, e estou com algumas dúvidas sobre o que isso implica.

O mais fácil será converter os USDC para €uros e só depois realizar a transação, correto?
Caso contrário o controlo de transações é uma selva 😆

Nunca passei por nada igual, e provavelmente este ano vou começar a utilizar um meio de pagamento desse género, e estou com algumas dúvidas sobre o que isso implica.

O mais fácil será converter os USDC para €uros e só depois realizar a transação, correto?
Caso contrário o controlo de transações é uma selva 😆

Podes reduzir o número de transações a declarar convertendo para €uros em blocos maiores. Mas vê se te é mais prejudicial em termos de custos do que gastar o USDC diretamente em pagamentos com o cartão. Por outro lado, o USDC está exposto às variações cambiais do USD.

Malta, aqui a preparar terreno para uma tema que me tem tirado algumas horas de sono ultimamente, relativamente a criptoativos.

Recebi criptoativos (USDC) na minha conta da Binance, e pretendia converter para Euros e transferir para uma conta Revolut por exemplo.

No momento que eu faço a conversão, fico obrigado a declarar a transformação dos USDC em Euros na minha declaração de IRS?
Tenho os USDC há menos de 1 semana, mas pelo que fui lendo por aí, só caso os mantivesse por mais de 365D estaria dispensado de os registar na declaração.

Acho que no tema dos cripativos muita gente está pouco informada para partilhar transação a transação o que foi feito nas corretoras.

Se alguém quiser dar algum palpite / sugestão, agradeço imenso!

Esta questão dos criptoativos é muito complicada. Eu duvido que 1% das pessoas que usam cartões de corretoras para despesas do dia a dia, declarem o que quer que seja no IRS. Não estou a sugerir que façam isto, apenas estou a dizer que o processo é tão complicado, que afasta a maior das pessoas de qualquer tentativa de declaração. Imaginem alguém que faz transações diárias com um cartão da Binance, vai estar a prrencher 365 linhas na declaração de IRS? Acho que as pessoas preferem assumir o risco de não declarar, do que estarem a mexer com algo que depois pode dar ainda mais confusão na declaração.

Esta questão dos criptoativos é muito complicada. Eu duvido que 1% das pessoas que usam cartões de corretoras para despesas do dia a dia, declarem o que quer que seja no IRS. Não estou a sugerir que façam isto, apenas estou a dizer que o processo é tão complicado, que afasta a maior das pessoas de qualquer tentativa de declaração. Imaginem alguém que faz transações diárias com um cartão da Binance, vai estar a prrencher 365 linhas na declaração de IRS? Acho que as pessoas preferem assumir o risco de não declarar, do que estarem a mexer com algo que depois pode dar ainda mais confusão na declaração.

Ou optam por não usar esses cartões.

Em 2025 fiz uma venda de uma posição em acções que gerou menos-valia. Não vendi mais posições pelo que a única venda a reportar seria essa.Para poder abater essa menos-valia nos anos subsequentes devo optar pelo englobamento, não é? Já agora, essa menos-valia de acções não abate no rendimento com dividendos, pois não (categorias diferente - E e G apesar de tudo no Anexo J)?
Obrigado.

Em 2025 fiz uma venda de uma posição em acções que gerou menos-valia. Não vendi mais posições pelo que a única venda a reportar seria essa.Para poder abater essa menos-valia nos anos subsequentes devo optar pelo englobamento, não é? Já agora, essa menos-valia de acções não abate no rendimento com dividendos, pois não (categorias diferente - E e G apesar de tudo no Anexo J)?

Correto. Podes depois abater a mais-valias (não a dividendos) englobadas nas 5 declarações seguintes. O anexo utilizado não é relevante, apenas a categoria. Se fizeres declaração conjunta, só abate a mais-valias tuas.

Podemos usar com confiança? Sem vir lá bicho dentro?

Penso que sim. O senhor já disponibiliza o simulador desde 2019, em pequenos blogs e sites, sem grande exposição.

Como utilizo o LibreOffice em vez do Microsoft Office, não me funciona muito bem.

Back