Tópico do IRS

Atenção que os escalões são progressivos... Quem ganha 7,001€ não paga 28,5% de IRS, apenas 1 € é que paga essa taxa.

Isso eu sei, mas fizeste bem falar nisso que maior parte do pessoal é preciso fazer um desenho bem grande para perceberem como funcionam estes escalões.

Mas para este caso é um acumular. Ou seja quem tiver 7000-20000€ de rendimentos ao englobar as rendas o valor destas vai cair logo todo no escalão dos 28,5% (ou até superior) Para o caso quem ganha menos que os 7000 compensa englobar porque há sempre uma percentagem (a que ficar abaixo dos 7000) que paga menos que os 28,5%.

Boas,

Venho usar os gurus aqui da zona acerca de uma venda de um imóvel e inserir a info no modelo 3.

Ora, comprou-se um imóvel em Maio de 1999 por cerca de 18.000 Contos e vendeu-se o ano passado por 85.000eur. Destes 85000eur, 5000eur mais iva foram entregues como comissão a uma imobiliária.

Ora, como preencho o anexo G? Estes 5000eur entram em algum sitio (despesas?)? Como coloco o valor da compra? Uso a conversão 200.482 para euro?

Já agora, creche (IPSS) também se mete certo?

Última edição:
Tens de corrigir o valor de compra pelo factor correcção monetária (que sai em diario republica cada ano)
Para 99 deve ser cerca de 1.4 a julgar por este link https://dre.pt/pdf1sdip/2013/12/25200/0700107002.pdf (este é o de 2013, deve haver outro já)
A comissão imobiliária entra no apuramento das mais valias directamente a subtrair.

Isso deu menos valias grandes (que não sei se te vão influenciar o irs) o estado quer tudo das mais valias, mas creio que as menos valias, para particulares pouco servem.

Speccy

Última edição:
Tens de corrigir o valor de compra pelo factor correcção monetária (que sai em diario republica cada ano)
Para 99 deve ser cerca de 1.4 a julgar por este link https://dre.pt/pdf1sdip/2013/12/25200/0700107002.pdf (este é o de 2013, deve haver outro já)
A comissão imobiliária entra no apuramento das mais valias directamente a subtrair.

Isso deu menos valias grandes (que não sei se te vão influenciar o irs) o estado quer tudo das mais valias, mas creio que as menos valias, para particulares pouco servem.

Speccy
Não percebi, converto e depois multiplico por 1.4 no valor da aquisição. E depois no valor de venda nada faço, certo?

Boas,

Venho usar os gurus aqui da zona acerca de uma venda de um imóvel e inserir a info no modelo 3.

Ora, comprou-se um imóvel em Maio de 1999 por cerca de 18.000 Contos e vendeu-se o ano passado por 85.000eur. Destes 85000eur, 5000eur mais iva foram entregues como comissão a uma imobiliária.

Ora, como preencho o anexo G? Estes 5000eur entram em algum sitio (despesas?)? Como coloco o valor da compra? Uso a conversão 200.482 para euro?

Já agora, creche (IPSS) também se mete certo?

Preço de Compra = 18.000.000$00 / 200,482 = € xxxx - é fazeres as contas
Preço de Venda = € 85.000,00
Despesas = €5.000,00 + o iva...

De resto não tens que fazer correção monetária nenhuma. O programa faz isso automaticamente.

a minha questão é que como não residente nem sei bem, pelo que já li vou sempre pagar os 28% da renda.

Englobando parece-me que tinha de declarar os montantes ganhos no estrangeiro, o que não quero fazer e o que me ia fazer disparar a taxa. Mas se escolho o não englobar dá-me 0Euros a pagar que tambem está errado. Dai não saber o que fazer..... [8b]
Dependendo das despesas que tenhas metido, dos mínimos de existência e coisas assim, até pode estar correcto.

Tens de corrigir o valor de compra pelo factor correcção monetária ...
As correcções e tudo são feitas pelo sistema, declara-se o valor da compra.

...este é o de 2013, deve haver outro já...
[:D][:D][:D][:D]
Ainda não há.
Quando é que viste o governo fazer as coisas a tempo e horas?

Precisava de uma ajuda aqui num campo que não domino nada.

Em 2012 através do Banco houve uma Venda e uma Compra de Operação de Valores Mobiliários, tenho preenchido o anexo G no Quadro 8. O Ano passado acabou-se com isto e consequentemente procedeu-se só à venda, o problema é que neste quadro 8 é só para quando se compra e vende. Como não percebo nada destas coisas em que parte do Anexo é que tenho que declarar esta venda?

Bom dia,

Necessito de uma ajuda para preencher o IRS dos meus pais.

Eles em 2013 venderam um terreno agrícola, em que anexo devo meter os dados da venda? Penso ser no anexo G1 certo? Se sim o que devo meter nos campos "Codigo" , "Valor Realização" e "Valor aquisição"?

Obrigado

Boas! Na minha área do Portal do Espremedor (ou das Finanças, se preferirem) já tenho a referência da nota de liquidação da devolução do IRS, mas guito na conta, nicles. :sh)

Uma questão sobre o IRS:

Alguém obtem por herança um imóvel, que no entanto estava onerado por hipoteca, encontrando-se ainda por pagar cerca de 60% do valor do imóvel.

Essa pessoa vende o imóvel, embolsando o valor do mesmo, com o que optou por liquidar na integra o empréstimo, restando-lhe 40% do valor da venda.

A minha pergunta é se o montante das mais-valias tem em conta o montante que se usou para liquidar o empréstimo, naturalmente diminuindo o montante da mais-valia.

Sim. A amortização de crédito habitação deduz à mais valia.

Se a hipoteca for sobre um crédito habitação. Se for outro crédito penso que não.

Mas se foi por herança, não havia seguro de vida para cobrir essa hipoteca?

Precisava de uma ajuda aqui num campo que não domino nada.

Em 2012 através do Banco houve uma Venda e uma Compra de Operação de Valores Mobiliários, tenho preenchido o anexo G no Quadro 8. O Ano passado acabou-se com isto e consequentemente procedeu-se só à venda, o problema é que neste quadro 8 é só para quando se compra e vende. Como não percebo nada destas coisas em que parte do Anexo é que tenho que declarar esta venda?

No quadro podes meter quando foi a compra e quando é a venda, com anos distintos.

Depois podes ainda acrescentar os custos da operação.

E depois ou é logo taxado em 28% ou pedes para englobar nos rendimentos e é taxado à taxa em que ficas.

Boas pessoal,

Estou numa de preencher o meu IRS, agora na 2a fase.

Contudo, precisava de preencher os valores de rendimentos dos anos N-1 e N-2, mas não imprimi a declaração de 2012 a pensar que estava sempre acessível no Portal das Finanças. Contudo, parece que essa funcionalidade foi desativada (temporariamente, penso), e não consigo aceder aos valores que coloquei...

Tentei abrir o ficheiro do software com o software utilizado este ano, mas dá erro...

Será que vou ter que ir às Finanças pedir uma declaração de 2012 para ter acesso a essa info?

PS - ao pessoal independente: não se esqueçam do anexo da SS!!!!!!

Boas pessoal,

Estou numa de preencher o meu IRS, agora na 2a fase.

Contudo, precisava de preencher os valores de rendimentos dos anos N-1 e N-2, mas não imprimi a declaração de 2012 a pensar que estava sempre acessível no Portal das Finanças. Contudo, parece que essa funcionalidade foi desativada (temporariamente, penso), e não consigo aceder aos valores que coloquei...

Tentei abrir o ficheiro do software com o software utilizado este ano, mas dá erro...

Será que vou ter que ir às Finanças pedir uma declaração de 2012 para ter acesso a essa info?

PS - ao pessoal independente: não se esqueçam do anexo da SS!!!!!!

Isso ficou isento para quem tem A e B não é?

Voltar
Superior