Tópico do IRS

Cá em casa quem tinha a receber já recebeu ontem o cheque, o que vale é do tesouro e fica logo disponível assim que se deposita... [;)]

Eu que tenho a pagar, ainda não recebi cá nada ahahaha

Eu submeti dia 5-abr e ainda à espera. Por curiosidade, liguei há pouco para a AT e disseram que o meu reembolso ainda não foi comunicado à parte que faz a gestão dos fluxos de dinheiro. Vou ter que aguardar mais um pouco. [s)]

Ligaste para a AT para saberes do reembolso?

Se optares pelo englobamento deves declarar todos os rendimentos que tenhas obtido e que foram sujeitos a retenção, nomeadamente juros, dividendos etc..

Atenção que para fazer o englobamento é necessário pedir ao banco, ate 31 de janeiro, a declaração para efeitos de englobamento.

Não optando pelo englobamento, não é necessário preencher o anexo E.

Então e não dá para pedir essa declaração agora?
Ou seja, se não foi feito esse pedido, agora já não dá para englobar?

A data limite é 31 de janeiro do ano seguinte a que dizem respeito os rendimentos.

No entanto fala com o banco e vê se facilitam.

Convém fazer sempre simulação e verificar se compensa englobar.

Pois, pelo que entendi só mesmo de 1 a 31 de Janeiro, mas por norma os bancos demoram porque não têm isso feito (que deve ser uma chatice para quem tem muitas movimentações de dinheiro).

Eu por acaso n sabia e pensava que dava apenas para englobar as mais valias ainda não tributadas. Mas pelos vistos quando se engloba uma, é preciso englobar todos os ganhos de todos os depósitos feitos.

Ligaste para a AT para saberes do reembolso?

Eu liguei para a AT e disseram que o meu cheque já tinha código de envio / registo mas no site dos CTT não consigo acompanhar a evolução do "objeto". Eu acho que faltam letras no inicio do código.

Deram-me o código: 992891534XX PT

Quem já recebeu o cheque, pode dizer-me porque letras começa o registo para ver se consigo algo? Á partida devem ter todos as mesmas letras no inicio, ou não?

Pois, pelo que entendi só mesmo de 1 a 31 de Janeiro, mas por norma os bancos demoram porque não têm isso feito (que deve ser uma chatice para quem tem muitas movimentações de dinheiro).

Eu por acaso n sabia e pensava que dava apenas para englobar as mais valias ainda não tributadas. Mas pelos vistos quando se engloba uma, é preciso englobar todos os ganhos de todos os depósitos feitos.

Segundo sei tens que englobar todo o tipo de rendimentos e o calculo do IRS é feito sobre o conjunto.

Assim interessará o englobamento, no caso de quem tem mais-valias de acções, a quem tiver rendimentos globais que impliquem tributação a menos de 28%.

Segundo sei tens que englobar todo o tipo de rendimentos e o calculo do IRS é feito sobre o conjunto.

Assim interessará o englobamento, no caso de quem tem mais-valias de acções, a quem tiver rendimentos globais que impliquem tributação a menos de 28%.

Sim é isso mesmo.[;)]

Pessoal, quem é que me dá uma ajudinha?

O beneficio que as camaras estão a dar aos seus municipes com a devolução de uma parte do IRS retido, tem um campo para ser colocado, ou o simulador faz as contas a partir do codigo de repartição de finanças que é colocado no rosto da declaração?

Pessoal, quem é que me dá uma ajudinha?

O beneficio que as camaras estão a dar aos seus municipes com a devolução de uma parte do IRS retido, tem um campo para ser colocado, ou o simulador faz as contas a partir do codigo de repartição de finanças que é colocado no rosto da declaração?

O simulador faz a conta e aparece no quadro da simulação. [;)]

Bom dia amigos,

Gostaria de alguém me esclarecesse a seguinte dúvida:

Sou proprietário de um imóvel que está arrendado. Preenchi o quadro 4 do anexo F (Rendimentos Prediais) com o valor da renda recebida (sem retenção na fonte). Este ano tenho que escolher também a opção no quadro 5B do mesmo anexo referente ao englobamento desse rendimento.

Ora, se escolho não o simulador diz que vou receber 708.09€, se escolho sim o simulador diz que vou receber apenas 317.21€.

É lógico que a melhor opção é não englobar, até para não englobarem também os juros de DP's (que de 28% passariam para uma tributação de 37% acho eu...).

O mais estranho é que nos anos anteriores nunca optei pelo englobamento, e, na simulação, o campo "Imposto relativo a contribuições autónomas" aparecia sempre a zeros. Agora está-me a fazer o contrário: se digo que sim ao englobamento o campo em questão aparece a zeros, se renuncio ao englobamento como habitualmente e ponho não, aparece-me em "Imposto relativo a contribuições autónomas", um valor de 1320€...

A minha pergunta é: se em 2013 todos os rendimentos prediais pagam 28% de imposto, se eu não englobar o valor das rendas que recebi, terei que pagar separadamente 28% sobre esse valor?, ou o valor liquido a receber por parte da AT (os tais 708.09€) já contemplam todas estas contas e não existem mais acertos por parte do Estado referentes a 2013?

Agradeço desde já a atenção dispensada

Last edited:
Bom dia amigos,

Sou proprietário de um imóvel que está arrendado. Preenchi o quadro 4 do anexo F (Rendimentos Prediais) com o valor da renda recebida. Este ano tenho que escolher também a opção no quadro 5B do mesmo anexo referente ao englobamento desse rendimento.

Ora, se escolho não o simulador diz que vou receber 708.09€, se escolho sim o simulador diz que vou receber apenas 317.21€.

É lógico que a melhor opção é não englobar, até para englobarem também os juros de DP's (que de 28% passariam para uma tributação de 37% acho eu...)

A minha pergunta é: se em 2013 todos os rendimentos prediais pagam 28% de imposto, se eu não englobar o valor das rendas que recebi, terei que pagar separadamente 28% sobre esse valor?, ou o valor liquido a receber por parte da AT (os tais 708.09€) já contemplam todas estas contas e não existem mais acertos por parte do Estado referentes a 2013?

Quando pedes o englobamento ele taxa-te os rendimentos de acordo com o escalão de IRS (que no teu caso será superior a 28%).
Se pedires para não englobar, ele faz as contas a 28% e desconta só isso.

Por norma só abaixo da casa dos 18k anuais é que compensa englobar. (Mas dá um trabalhão).

Bom dia amigos,

Sou proprietário de um imóvel que está arrendado. Preenchi o quadro 4 do anexo F (Rendimentos Prediais) com o valor da renda recebida. Este ano tenho que escolher também a opção no quadro 5B do mesmo anexo referente ao englobamento desse rendimento.

É lógico que a melhor opção é não englobar, até para englobarem também os juros de DP's (que de 28% passariam para uma tributação de 37% acho eu...)

Há uns dias atrás o simulador não parecia estar a considerar isso e não dava o valor correcto nesse caso. Ontem eu fiz a simulação e parece que já está a fazer bem.

Back