Tópico do Windows Vista...

Ontem estive em casa de um amigo meu e estive a mexer no novo MAC de 23(?) polegadas, o raio do PC é LINDO!

Mas primero que arranjasse um programa gráfico para descomprimir uns ficheiros RAR.... arrgggg..... enfim, foi buscar o portátil com o win xp e toca a descomprimir no xp...

Já agora, achei o SO da apple muito fixe mesmo!

Apenas me parece que aquela máquina ficava muito melhor com um XP ou mesmo um VISTA instalado! LOL [:)] [:p]

Ontem estive em casa de um amigo meu e estive a mexer no novo MAC de 23(?) polegadas, o raio do PC é LINDO!

Mas primero que arranjasse um programa gráfico para descomprimir uns ficheiros RAR.... arrgggg..... enfim, foi buscar o portátil com o win xp e toca a descomprimir no xp...

Já agora, achei o SO da apple muito fixe mesmo!

Apenas me parece que aquela máquina ficava muito melhor com um XP ou mesmo um VISTA instalado! LOL [:)] [:p]
E até dá para instalar... mas é desperdicio de espaço no disco, a não ser que queira jogar alguma coisa para Windows. Neste momento é essa a grande e talvez única utilidade do Windows: ser a consola de jogos dos computadores [kiss]

E até dá para instalar... mas é desperdicio de espaço no disco, a não ser que queira jogar alguma coisa para Windows. Neste momento é essa a grande e talvez única utilidade do Windows: ser a consola de jogos dos computadores

Cada um deve estar satisfeito com as suas escolhas... [:cool:]

Ter um SO XP para jogos, outro SO para o Beryl, outro SO para o exposé, outro SO por ser mais "cool", outro por ser mais seguro... outro por ser branco, outro por ser preto.... enfim... cada um sabe de sí! lol

eu fico-me pelo windows e assumo os compromissos da minha escolha. :)

E nem jogo jogos.[;)]

Se estou satisfeito? Não. Prefería que houvesse Photoshops para linuxs, Autocads, Maxs e Revits para OSX... etc etc etc! Enfim não estou satisfeito... mas não me queixo nem faço birra correndo para os braços do steve jobs, tornando-me num fanboy (e anti-m$) a fim e justificar as minhas escolhas! [:D] (e entre o Bill Gaitas e Steave Jobs, venha o diabo e escolha...)

E tu? Jogas jogos? Está satisfeito por o teu OSX não correr o que gostas? (partindo do princípio que gostas de jogar jogos num PC)
Tens de ter um XP intalado por perto do OSX para servir de muleta para as tuas "necessidades informáticas"?

Last edited:
é verdade, tambem tenho aqui uma versão OSX que dá para instalar no meu portátil não MAC....

Corre praticamente a 100%!

Mas para quê? :sh)

Já para a minha mãe, vou instalar o ubuntu.

Ela precisa de um processador de texto e um ou outro software mais específico... um exemplo em que não é necessário um xp instalado por perto (espero eu).

Para ela talvez seja preferível. Vamos ver como corre!

Eu só tenho Windows, Jacaré [:p]

Estou comprador de computador e à espera do OSX Leopard que se está a atrasar bastante mesmo.

De qualquer maneira apesar de não jogar muito PC, gosto de alguns jogos (que não corro neste momento porque o meu portátil não tem gráfica dedicada) mas não sei se vai valer a pena instalar o Windows numa partição para isso. Em principio jogarei os jogos "para Windows" no computador do meu pai como tenho feito até agora.

Embora precise de correr uma aplicação da Nokia em DirectX no meu computador e não sei como vou fazer em relação a isso, talvez não precise de mais do que o CrossOver ou um programa qualquer de virtualização mas em última análise instalarei o Windows só para isso. Se bem que a decisão de ir para Mac ainda não é definitiva, mas quase.

Cada um deve estar satisfeito com as suas escolhas... [:cool:]

Ter um SO XP para jogos, outro SO para o Beryl, outro SO para o exposé, outro SO por ser mais "cool", outro por ser mais seguro... outro por ser branco, outro por ser preto.... enfim... cada um sabe de sí! lol

eu fico-me pelo windows e assumo os compromissos da minha escolha. :)

E nem jogo jogos.[;)]

Se estou satisfeito? Não. Prefería que houvesse Photoshops para linuxs, Autocads, Maxs e Revits para OSX... etc etc etc! Enfim não estou satisfeito... mas não me queixo nem faço birra correndo para os braços do steve jobs, tornando-me num fanboy (e anti-m$) a fim e justificar as minhas escolhas! [:D] (e entre o Bill Gaitas e Steave Jobs, venha o diabo e escolha...)

E tu? Jogas jogos? Está satisfeito por o teu OSX não correr o que gostas? (partindo do princípio que gostas de jogar jogos num PC)
Tens de ter um XP intalado por perto do OSX para servir de muleta para as tuas "necessidades informáticas"?

Comprei há pouco tempo um MacBook Pro 2.33mhz, de 15'', e o único jogo que "preciso" de jogar é o FM, que também corre no OS X - alguém foi inteligente o suficiente para fazer a versão mac.

Não tenho problema algum com o OS X, e o mesmo não posso dizer com o XP instalado no pc aqui de casa. O OS X é mais intuitivo e mais prático, para além de ser um sistema mais "limpo". Eu lidei com pc's - na óptica do utilizador, naturalmente - e, honestamente, gosto mais do OS X. Não sou um appleboy, mas lá que gosto mais disto que de chocolate, gosto. O facto é que não me arrependo nada da minha escolha, mesmo nada.

Ah, e ainda não tive problemas em arranjar software. Há foruns, há torrents, e há muitas empresas que, finalmente, abrem os olhos. Quando fizer um curso de webdesign terei tudo o que preciso aqui - dreamweaver, photoshop, freehand, fireworks, flash, ..., you name it, e tem word, excel, powerpoint, thunderbird e firefox.

É mais caro? É. Sem dúvida alguma. É mais exclusivo e põe toda a gente a olhar para ele? Sim, com ainda menos dúvidas. É mais userfriendly? Para mim é, para vocês não sei. Já o experimentaram ou falam de cor?

Compensa o dinheiro que se dá por ele? Depende do uso que se lhe dá. Como é para trabalho, essencialmente, para mim chega e sobra, para além de que o considero um investimento para o futuro, devido ao supra-referido interesse em webdesign.

Voltando ao que começou esta resposta, a questão dos jogos é perniciosa, porque se eu quiser algo para jogos, compro uma Wii, ou uma PS2 ou 3 - que dão exclusivamente para jogos. Eu respeito a escolha pelo windows, mas considero que para jogos há coisas melhores do que um pc. Ou não?

Voltando ao que começou esta resposta, a questão dos jogos é perniciosa, porque se eu quiser algo para jogos, compro uma Wii, ou uma PS2 ou 3 - que dão exclusivamente para jogos. Eu respeito a escolha pelo windows, mas considero que para jogos há coisas melhores do que um pc. Ou não?

Depende dos jogos que queiras. Nenhuma consola chega à parvoíce de customizações e periféricos para jogos que um computador pode ter (veja-se o flight simulator, sims, GTA, etc.). Para além disso a qualidade de imagem é melhor (a não ser que a consola corra em resoluções de televisão de alta definição, e mesmo aí talvez perca para o dot pitch de um monitor). A consola ganha no preço.

Comprei há pouco tempo um MacBook Pro 2.33mhz, de 15'', e o único jogo que "preciso" de jogar é o FM, que também corre no OS X - alguém foi inteligente o suficiente para fazer a versão mac.

Não tenho problema algum com o OS X, e o mesmo não posso dizer com o XP instalado no pc aqui de casa. O OS X é mais intuitivo e mais prático, para além de ser um sistema mais "limpo". Eu lidei com pc's - na óptica do utilizador, naturalmente - e, honestamente, gosto mais do OS X. Não sou um appleboy, mas lá que gosto mais disto que de chocolate, gosto. O facto é que não me arrependo nada da minha escolha, mesmo nada.

Ah, e ainda não tive problemas em arranjar software. Há foruns, há torrents, e há muitas empresas que, finalmente, abrem os olhos. Quando fizer um curso de webdesign terei tudo o que preciso aqui - dreamweaver, photoshop, freehand, fireworks, flash, ..., you name it, e tem word, excel, powerpoint, thunderbird e firefox.

É mais caro? É. Sem dúvida alguma. É mais exclusivo e põe toda a gente a olhar para ele? Sim, com ainda menos dúvidas. É mais userfriendly? Para mim é, para vocês não sei. Já o experimentaram ou falam de cor?

Compensa o dinheiro que se dá por ele? Depende do uso que se lhe dá. Como é para trabalho, essencialmente, para mim chega e sobra, para além de que o considero um investimento para o futuro, devido ao supra-referido interesse em webdesign.

Não concordo que hoje os PC da Apple sejam caros, antes pelo contrário!
Os mac estão cada vez mais acessiveis... O Mac que tive ontem a mexer de 23(?) polegadas custou "apenas" 2000 EUros.

Tendo em consideração o tamanho do ecrã, a qualidade do mesmo e o hardware de qualidade, acho o preço até interessante..... (só um monitor da Eizo do mesmo tamanho custaria bem mais que isso!)

Mesmo que esse Mac fosse usado para correr apenas o XP ou Vista, parece-me que a escolha neste PC continuava a ser muito acertada para quem precisasse destes SO! Afinal os MAC's de hoje são PC 100% compatíveis nativamente com os "windows".

Quanto aos OS, se eu precisasse de escolher entre win e OS/x, sabendo que haveria as mesmas aplicações para a minha área de trabalho nas duas plataformas, creio que não hesitaria em escolher o OSX sobre o windows!

Depende dos jogos que queiras. Nenhuma consola chega à parvoíce de customizações e periféricos para jogos que um computador pode ter (veja-se o flight simulator, sims, GTA, etc.). Para além disso a qualidade de imagem é melhor (a não ser que a consola corra em resoluções de televisão de alta definição, e mesmo aí talvez perca para o dot pitch de um monitor). A consola ganha no preço.

Confesso que, por ser um leigo, não percebi o que quiseste dizer com customizações e periféricos. O que penso é que a consola tem uma vantagem, a meu ver: é toda ela dedicada àquilo. E consegue ser mais actual (pelo menos, durante mais tempo) que um pc, que passado um mês (passe o exagero) já tem um jogo a pedir uma configuração de hardware mais xpto.

A qualidade de imagem concordo, claramente que isso é um ponto a favor de um pc.

Não concordo que hoje os PC da Apple sejam caros, antes pelo contrário!
Os mac estão cada vez mais acessiveis... O Mac que tive ontem a mexer de 23(?) polegadas custou "apenas" 2000 EUros.

Tendo em consideração o tamanho do ecrã, a qualidade do mesmo e o hardware de qualidade, acho o preço até interessante..... (só um monitor da Eizo do mesmo tamanho custaria bem mais que isso!)

Mesmo que esse Mac fosse usado para correr apenas o XP ou Vista, parece-me que a escolha neste PC continuava a ser muito acertada para quem precisasse destes SO! Afinal os MAC's de hoje são PC 100% compatíveis nativamente com os "windows".

Quanto aos OS, se eu precisasse de escolher entre win e OS/x, sabendo que haveria as mesmas aplicações para a minha área de trabalho nas duas plataformas, creio que não hesitaria em escolher o OSX sobre o windows!

Então entendemo-nos... ;)

Confesso que, por ser um leigo, não percebi o que quiseste dizer com customizações e periféricos. O que penso é que a consola tem uma vantagem, a meu ver: é toda ela dedicada àquilo. E consegue ser mais actual (pelo menos, durante mais tempo) que um pc, que passado um mês (passe o exagero) já tem um jogo a pedir uma configuração de hardware mais xpto.

A qualidade de imagem concordo, claramente que isso é um ponto a favor de um pc.

Quando falo em customizações de jogos falo em alterações que é possível de se fazer a alguns jogos. São os chamados Mods, e certos jogos têm montanhas daquilo.

Quanto a periféricos:
wideview.jpg

Joysticks, pedais, multimonitor, volantes à fartazana, etc, etc.

O PC, tem um tempo de vida igual ou superior ao de uma consola. Basta baixar os gráficos.

O PC, tem um tempo de vida igual ou superior ao de uma consola. Basta baixar os gráficos.

Por acaso o tempo de vida médios dos PC's Windows de uso domestico nem chega aos 3 anos sequer.

Em Portugal é capaz de ser mais tempo do que nos países mais ricos, mas a média mundial anda nos 2 anos e tal.

Já os MAC's por exemplo têm um tempo de vida média superior a 5 anos...

As principais razões para isto, prendem-se em muito com os custos de manutenção a longo prazo do Windows especialmente no que toca a vírus, spyware e afins.. E aqui em Portugal ou nos desenrascamos ou pedimos a alguém, nos países onde as pessoas pagam pelos serviços isso começa a pesar na carteira e principalmente a chatear e muitas vezes preferem mudar logo para um PC novinho..

Tem também a ver com o facto das novas versões não correrem optimamente em hardware com mais de 1 ou 2 anos.

E tem também a ver com o facto de o windows capturar a quase totalidade dos gamers...

Por acaso o tempo de vida médios dos PC's Windows de uso domestico nem chega aos 3 anos sequer.

Em Portugal é capaz de ser mais tempo do que nos países mais ricos, mas a média mundial anda nos 2 anos e tal.

Já os MAC's por exemplo têm um tempo de vida média superior a 5 anos...

As principais razões para isto, prendem-se em muito com os custos de manutenção a longo prazo do Windows especialmente no que toca a vírus, spyware e afins.. E aqui em Portugal ou nos desenrascamos ou pedimos a alguém, nos países onde as pessoas pagam pelos serviços isso começa a pesar na carteira e principalmente a chatear e muitas vezes preferem mudar logo para um PC novinho..

Tem também a ver com o facto das novas versões não correrem optimamente em hardware com mais de 1 ou 2 anos.

E tem também a ver com o facto de o windows capturar a quase totalidade dos gamers...

O Windows a longo prazo se dá problemas formata-se e pronto, fica como no início. Sem problemas. Pessoalmente, tenho um XP SP2 no portátil há 1 ano e o do desktop já lhe perdi a conta do tempo que está instalado. :)

Há 3 anos já existiam Athlon 64 e ATI X700 há algum tempo. Duvido que um computador desses não aguente o Vista com facilidade. Já meti um XP SP2 a trabalhar razoavelmente num Celeron 400 ou 500 com uns 96MB e RAM e até agora não tem dado problemas e é usado quase todos os dias para ouvir música e andar na net.

Se um gajo fizesse no PC aquilo que faz num Mac (ir à net, dar umas voltas no office, ver uns filmes, editar umas imagens e vídeos e pouco mais) aquilo durava também 5 anos. [:D]

Finalmente, no PC se queres meter mais RAM, vais à loja e compras, queres mais espaço em disco, vais à loja e compras, queres um gravador de DVDs XPTO, vais à loja e compras, queres gráficos mais rápidos, vais à loja e compras. Alguma coisa estraga-se, vais à loja e compras a peça substituta. Tudo coisas que num iMac é complicado (e às vezes impossível) de ser feito.

"Finalmente, no PC se queres meter mais RAM, vais à loja e compras, queres mais espaço em disco, vais à loja e compras, queres um gravador de DVDs XPTO, vais à loja e compras, queres gráficos mais rápidos, vais à loja e compras. Alguma coisa estraga-se, vais à loja e compras a peça substituta. Tudo coisas que num iMac é complicado (e às vezes impossível) de ser feito."

É bem verdade... alguem de que os componentes para Mac são carissimos...

Basta ver...
blank.gif
Apple Memory Module 2GB 667MHz DDR2 FB DIMM ECC - 2x1GB
709€

blank.gif
Memória Kingston KHX6400D2LLK2/2G DDR2 2048MB 800MHz HyperX LOW- 250€

E é superior...

Ninguém mete memória mesmo da Apple num Mac, tal como não fui comprar os módulos de memória para o meu Vaio à Sony...

A memória de pc é igual à de Mac e vice-versa, os discos são iguais, portanto, compra-se RAM Kingston e discos de pc, e mete-se num Mac e funcionam perfeitamente...

O meu irmão tem um iMac, usa para fazer sites, ouvir música, ver filmes, sacar coisas, editar audio, gravar cd/dvd, messengers, algum photoshop e tal e ainda sacou um joguito ou outro (Call of Duty 2, Halo, e cenas assim) e ainda dá uns tirinhos de vez em quando...
No meu Mac Mini a isso tudo ainda faço alguma programação, uso base da dados open-source (aka MySQL), enfim, já dá para fazer muita coisa num Mac.
Agora o que as pessoas que não usam Mac não percebem é que os programas de Mac não tem de ser exactamente iguais aos do Windows, nem serem feitos pela mesma software-house, nem terem o mesmo nome, há programas equivalentes que podem substituir os do Windows, tem é outro nome... mas fazem o mesmo.
Onde o Mac perde é na falta do AutoCad (e a AutoDesk já mostrou publicamente abertura para num futuro vir a fazer uma versão Mac do AutoCad) e da variedade de jogos de Windows, fora isso quase tudo o que há para Linux há ports para Mac...

Cumprimentos

o windows xp esteve no mercado DEMASIADO tempo.
foi admitido pela microsoft...

se fores a ver:
- windows 1.0 (1985)
- windows 2.0 (1987)
- windows 3.0 (1990)
- windows 3.1 (1992)
- windows 95
- windows 98
- windows xp (2001)

todos tiveram mais ou menos 3 anos de intervalo.
o windows vista também não é propriamente aquilo que a MS queria fazer (muitas coisas novas acabaram por não entrar a tempo), por isso é mais um "remendo" até aparecer algo realmente novo, o tal viena.

Last edited:
Back