Tópico do Windows Vista...

Não sinto a mínima necessidade de alterar para o Vista, o XP é relativamente robusto, fácil de usar, compatível com tudo e instala-se em qualquer PC decente.

O Vista é caro e mais bonito, mas precisa de determinado hardware. E não conheço nenhuma vantagem óbvia relativamente ao XP...

Estão a ficar como aqueles produtos que já chegaram ao ponto em que cobrem as necessidades e há que "inventar" características adicionais e nem sempre úteis para continuar a vender: como os detergentes, as lâminas de barbear, etc.

Windows Vista já vendeu duas vezes mais que XP

As vendas do Windows Vista alcançaram 20 milhões d e exemplares vendidos no primeiro mês de comercialização, duplicando o volume de vendas do XP nos primeiros dois meses após o seu lançamento.

De acordo com uma nota divulgada na segunda-feira pelo líder mundial da indústria de software, o Vista já vendeu 20 milhões de licenças, duas vezes mais do que o seu antecessor, pois o Windows XP vendeu apenas 17 milhões de unidades nos primeiros dois meses de comercialização. O principal sistema operativo do fabricante assume peso significativo no volume de negócios da Microsoft.

in: http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=44&id_news=269094

Por acaso o tempo de vida médios dos PC's Windows de uso domestico nem chega aos 3 anos sequer.

Em Portugal é capaz de ser mais tempo do que nos países mais ricos, mas a média mundial anda nos 2 anos e tal.

Já os MAC's por exemplo têm um tempo de vida média superior a 5 anos...

As principais razões para isto, prendem-se em muito com os custos de manutenção a longo prazo do Windows especialmente no que toca a vírus, spyware e afins.. E aqui em Portugal ou nos desenrascamos ou pedimos a alguém, nos países onde as pessoas pagam pelos serviços isso começa a pesar na carteira e principalmente a chatear e muitas vezes preferem mudar logo para um PC novinho..

Tem também a ver com o facto das novas versões não correrem optimamente em hardware com mais de 1 ou 2 anos.

E tem também a ver com o facto de o windows capturar a quase totalidade dos gamers...

Desktop lá de casa com 9 anos a correr Xp SP2 com Panda internet security 2007:

P2 266(overclock pra 300), 256 ram, riva tnt 16MB.

Ligado quase sempre 24h sobre 24h e usado praticamente só para internet e word. Desenrasca-se surpreendentemente bem para um sistema tão antigo.

Cumprimentos

PS: Obviamente com alguns truques de optimização.

Não sinto a mínima necessidade de alterar para o Vista, o XP é relativamente robusto, fácil de usar, compatível com tudo e instala-se em qualquer PC decente.

O Vista é caro e mais bonito, mas precisa de determinado hardware. E não conheço nenhuma vantagem óbvia relativamente ao XP...

Estão a ficar como aqueles produtos que já chegaram ao ponto em que cobrem as necessidades e há que "inventar" características adicionais e nem sempre úteis para continuar a vender: como os detergentes, as lâminas de barbear, etc.

Daí que o Viena tenha de ser, mesmo, uma mais valia, senão é mais um flop!...

Eu uso o windows XP camuflado de windows Vista, a maioria das pessoas que olham para o meu pc pensam que tenho o Vista instalado, por isso instalar Vista para quê?? [:D] [:D]

O que eu acho escandaloso são os preços do Vista, e se começam a apostar muito nele e a comprar licenças e o caraças... quando sair o Viena vai ser um belo dum esforço inglório.

Aliás, podemos juntar ao preço do Vista os custos para ter uma máquina que o suporte decentemente.

- qualquer pc com 4 ou 5 anos corre bem o vista.
- o vista não é mais caro que o XP
- qualquer máquina nova, por mais básica que seja, corre o vista impecavelmente.

nenhuma.
por isso é que só gastas 93 euros se comprares um pc montado por ti (vista OEM) ou se comprares um pc de marca (e já vem pre-instalado).
se já tens o XP e queres muito muito muito o vista, compras a versão upgrade e custa-te 135 euros.

(edit: o vista não-OEM mais básico não é esse, esse é o premium)

Last edited:
tenho o ambiente de trabalho como o Vista, sidebar, as pastas tb...já tive o aero mas é giro mas nada mais...mas qq dia meto o vista crackado claro.

Tenho Anti-virus, msn, 3 antispywares, imagem de fundo entre os 300 e os 600 kb, aplicações da Asus q iniciam com o sistema e... normalmente demora a executar tudo e o disco rígido para em 1m...desde q entra no windows até parar...parece-me bem!

Tenho Anti-virus, msn, 3 antispywares, imagem de fundo entre os 300 e os 600 kb, aplicações da Asus q iniciam com o sistema e... normalmente demora a executar tudo e o disco rígido para em 1m...desde q entra no windows até parar...parece-me bem!
Tenho algures por aqui um programa desses, mas com a advertência de que isso reduz o tempo de resposta do sistema e modifica ficheiros essenciais do Windows!...

não, não é em qualquer SO. nunca vi pessoas com linux ou mac os x com o mesmo tipo de problemas que facilmente se arranjam no windows. os outros SO são muito mais resistentes a agressões...
Gostava de ver o comportamento do linux ou do mac os x, a ser utilizado pela mesma quantidade de "brugessos" (será que existe maneira de escrever isto?) como acontece com o Windows XP[:p]

Eu consigo manter o XP funcional, estável e sem problema nenhum, durante anos a fio. Por outro lado conheço pessoas que ao fim de uma semana já se queixam de milhares de coisas e que está tudo muito lento!

Boas, pessoalmente uso o Vista Ultimate PT no meu PC de casa, que é o seguinte:
- AMD XP 1700+(1467Mhz)
- 512MB Ram DDR 266Mhz
- Disco Seagate 60Gb ATA 100 7200RPM
- Gráfica ATI Radeon 9100 series
- Monitor CRT 17" LG Flatron
- Gravador DVD +/-R Sony
- Leitor DVD Samsung 16x

E na realidade o windows Vista corre lindamente, não faz milagres, nota-se uma ligeira perda de performance em relação ao XP, mas nada do outro mundo. O Office é muito melhor e intuitivo. O Vista resolve muita coisa sozinho, tipo, mal instalei o Vista, tinha o cabo de rede ligado ao portatil que tem a Kanguru partilhada, e o portatil tem XP SP2 pro, e o VIsta da torre detectou logo k a net tava partilhada e fiquei a ter net na torre de imediato, sem configurar absolutamente nada. Entre isto e drivers, programas, antivirus e outras coisas que irão surgir a médio prazo, o Vista não é definintivamente um XP bonito apenas!!!

Boas, pessoalmente uso o Vista Ultimate PT no meu PC de casa, que é o seguinte:
- AMD XP 1700+(1467Mhz)
- 512MB Ram DDR 266Mhz
- Disco Seagate 60Gb ATA 100 7200RPM
- Gráfica ATI Radeon 9100 series
- Monitor CRT 17" LG Flatron
- Gravador DVD +/-R Sony
- Leitor DVD Samsung 16x

E na realidade o windows Vista corre lindamente, não faz milagres, nota-se uma ligeira perda de performance em relação ao XP, mas nada do outro mundo. O Office é muito melhor e intuitivo. O Vista resolve muita coisa sozinho, tipo, mal instalei o Vista, tinha o cabo de rede ligado ao portatil que tem a Kanguru partilhada, e o portatil tem XP SP2 pro, e o VIsta da torre detectou logo k a net tava partilhada e fiquei a ter net na torre de imediato, sem configurar absolutamente nada. Entre isto e drivers, programas, antivirus e outras coisas que irão surgir a médio prazo, o Vista não é definintivamente um XP bonito apenas!!!
Isso também eu notei com a minha versão RC1! agora imagina este novo SO, o Viena, ainda mais aperfeiçoado, nesse e noutros aspectos!

Uma coisa é certa, ninguém pode dizer q o Vista é "apenas" mais um SO! Tem capacidades que o anterior não tem, lembram-se de problemas de drivers que o XP tinha, é natural que o Vista tb tenha problemas iniciais! O facto de muitas coisas o SO fazer sozinho facilita imenso a vida do utilizador, segurança mais apertada,etc...várias q tornam o sistema mais intuitivo mas para já n me parece q seja prioridade para mim tê-lo na minha máquina ( e tenho um disco à espera dele...) , fico à espera de que saiam SP para o Vista para que normalize bugs e depois instalo-o.

não, não é em qualquer SO. nunca vi pessoas com linux ou mac os x com o mesmo tipo de problemas que facilmente se arranjam no windows. os outros SO são muito mais resistentes a agressões...

Tens de ter em conta que a percentagem de Windows instalados esmaga completamente a percentagem de MacOS ou Linux. Logo, é muito mais "lucrativo" o spyware/trojan/home/virus para Windows do que para outro SO.

Por outro lado, o Linux está muuuuuuuuuito longe de ser tão fácil de usar como um Windows, logo a maior parte dos utilizadores leigos em informática (logo mais vulneráveis a fazer asneiras ou a não se defender convenientemente) correm Windows.

Isso também eu notei com a minha versão RC1! agora imagina este novo SO, o Viena, ainda mais aperfeiçoado, nesse e noutros aspectos!
E agora imagina outro a seguir ao Viena ainda mais aperfeiçoado do que esse... e depois outro ainda mais a seguir...

Acho que é loucura pensar assim [;)]

Back