É assim tão mau ? Pelo menos a utilização que dou ao PC não verifiquei nada de mal .... custou um pouco a habituar no início, mas nada mais ...
Se te custou a habituar é porque o sistema está longe de ser intuitivo, ou por outras palavras, o sistema deve-se adaptar ao utilizar e não o utilizador habituar-se às manhas do sistema.
Independentemente da estabilidade, drivers, compatibilidades e outros assunto já mais que debatidos, do ponto de vista estético e intuitivo acho o Vista muito fraquinho!
Em termos de factor WOW! limita-se a apresentar o Flip 3D, no fundo é a mesma coisa que um ALT+TAB, muita parra pouca uva, não traz nenhuma vantagem por demais evidente... de resto onde está o eye-candy que se vê na concorrência? (algumas das quais realmente práticas como o Exposé)
Mas até esquecendo o eye-candy a facilidade de utilização está longe de perfeita, em certos aspectos retrocedeu face ao XP.
Nunca foi tão difícil chegar às configurações dos adaptadores de rede (por exemplo).
E porque é que numa altura onde toda a concorrência caminha no sentido do "resolution independence" e os interfaces são à base de icones gigantes de rápida interpretação, porque raio o Vista tem cada vez mais texto?
É tudo à base de texto clicável (vulgo hiperlinks), texto esse muitas vezes escrito em letra muito pequena, o que torna tudo de compreensão lenta, obrigando muitas vezes a ler aquelas opções todas como acontece no painel de controlo lateralmente...
Eu noto isto é nos meus pais, que não são tão dados às tecnologias, e tendo um mix de computadores em casa Mac e Windows em que ambos são usados por eles, vejo bem onde têm mais dificuldades...
Cumprimentos