Tópico do Windows Vista...

Eu sei que nesta altura só se fala das coisas lindas e inovadoras (pelo menos para quem só usa Windows) e do Simão Sabrosa a apadrinhas o Vista...

Mas e que tal falar um pouco do que está por detrás do Windows Vista, como por exemplo, os DRM's por todo o lado, o SPP, ou as alterações à EULA do Vista..

Comecemos pelo DRM, que para quem não sabe é Digital Right Management e que não passa de tecnologia que visa proteger as empresas de média do dono do computador.

Vamos então as fantásticas novas características do Windows Vista:

- O Windows Vista não permite a reprodução de conteúdo premuium (Video ou áudio de alta definição) sempre que o hardware não seja certificado pela Microsoft, e sempre que os ficheiros em causa não tenham sido adquiridos a vendedores licenciados pela Microsoft. Se tentarem ver um filme HD que tenham no vosso PC, o Windows Vista vai fazer um downsampling à resolução, e depois volta a colocar a resolução no valor original, sendo o resultado final uma imagem altamente degradada comparável a uma cassete VHS depois de várias gravações e re-gravações. O mesmo acontece sempre que o vosso hardware não seja certificado. A certificação é necessária, porque se vierem a descobrir que algum do vosso hardware poderá ser usado para contornar este sistema todos os exemplares desse hardware deverão ser "banidos"..

- O Windows Vista desactiva todos os dispositivos que enviem sinais não codificados sempre que reproduzirem conteúdo premium.. Ou seja, se têm o vosso PC ligado à aparelhagem por S/PDIF, quando tentarem ver um filme HD, ou ouvir um SACD, vão descobrir que a saida S/PDIF é automaticamente desactivada e nada poderão fazer quanto a isso..

- Os drivers unificados vão acabar. Para que o Windows Vista aceite hardware para conteúdo premium cada modelo tem que ser único, com drivers únicos de forma a permitir que qualquer componente que seja comprometido por hackers seja automaticamente banido e deixe de funcionar. Por falar em drivers o custo e tempo de desenvolvimento deverá aumentar imenso porque o Vista requer uma série de controlos adicionais para garantir que não há qualquer tipo de chips ou outros mecanismos ligados ao sistema. Basta uma pequena variação nas voltagens do sistema e o Vista impedirá a reprodução de conteúdo premium não degradado.. Isto é especialmente chato, porque as variações nas voltagens não são tão infrequentes como isso, basta um disco que estivesse em standby arrancar..

A isto, junta-se um enorme arsenal de medidas mais técnicas e mais chatas que realmente protegem bem o computador.. E por proteger entenda-se, protegem-no, do seu próprio dono, não protegem o dono que o comprou e pagou por ele....

Outra funcionalidade engraçada é o SPP.. Que basicamente é a evolução da ferramenta anti-pirataria o WPA..

Se o WPA se limitava a impedir os updates do sistema, dava uns avisos ao pé do relógio e enviava os vossos dados para a Microsoft sem que vocês soubessem, o SPP dará um passo em frente e além de aumentar a dificuldade em crackar, introduz o modo de funcionalidade reduzida.

Sempre que a Microsoft entender que o vosso sistema está ilegal o Vista ficará com todas as funções desactivadas excepto o browser, que abrirá automaticamente na página da Microsoft onde podem comprar uma licença do windows.

Seria perfeito se só atacasse piratas, mas numa licença OEM basta um upgrade/reparação maior, para que tenham que enfrentar o SPP..

E diga-se com a nova EULA não há forma legal de re-activar o Vista se trocarem por exemplo a main-board do computador. É claro que com alguma engenharia social conseguem que o operador da MS ao telefone vos re-active a licença. Mas estarão a ser piratas à mesma, estarão a violar a EULA...

[^][^][^][^]

Só para acabar... Todas estas "inovações" que visam limitar o controlo do dono do computador sobre o seu bem, e que visam restringir a sua liberdade, exigem um aumento de custos enorme. Não só a nível do hardware necessário, mas também no desenvolvimento de drivers, o que deverá tornar o hardware mais caro para todos, quer usem o Vista ou não..

A questão é tão profunda que a própria greenpeace e outras associações já vieram a publico manifestar-se contra o Vista porque os requisitos do Vista irão obrigar a muitos upgrades completamente desnecessários, e isso será uma nova fonte de lixo informático.

E tudo isto, é necessário, para garantir que os donos não podem usar os seus computadores na sua plenitude..

Será que não há pessoal que leva isto como um porto-benfica ou como um ps-psd?

Eu não percebo algum radicalismo contra a microsoft.

Não sou nenhum engenheiro informático e já sei que há pessoas formadas nessas áreas aqui no fórum,talvez para os profissionais de informática o windows possa ser uma porcaria(não sei).

Mas para o utilizador comum não me parece que haja outro que o tire do trono.

(não me batam:D)

AlCoEntre, eu nem fiz praticamente juizos de valor...

Limitei-me a apresentar algumas das inovações do Vista, que muito provavelmente muitos de vocês não conheciam.

citação:Originalmente colocada por AlCoEntre

Será que não há pessoal que leva isto como um porto-benfica ou como um ps-psd?

Eu não percebo algum radicalismo contra a microsoft.

Não sou nenhum engenheiro informático e já sei que há pessoas formadas nessas áreas aqui no fórum,talvez para os profissionais de informática o windows possa ser uma porcaria(não sei).

Mas para o utilizador comum não me parece que haja outro que o tire do trono.

(não me batam:D)

Todos falam mal da Microsoft e do Windows e evil praqui, anti-trust prali... Que alternativas é que existem ao Windows? Só se for o Os X, de resto eu não conheço nenhumas ;)

Os piratas durante estes anos todos limitaram-se a cavar a sua própria sepultura... o costume.

Agora é a Sportv que não dá, é o Vista a policiar, etc... temos pena [:p]

200721213413_win.JPG

Mostrem o vosso...

citação:Originalmente colocada por mundano

Limitei-me a apresentar algumas das inovações do Vista, que muito provavelmente muitos de vocês não conheciam.

mundano,não me referi a ti particularmente!

é apenas algo que tenho vindo a observar..,e é a opinião de um simples utilizador comum.:)

E fizeste bem.

Pelo que vejo o Vista tem como prioridade o combate à pirataria...

Sendo a pirataria informática, para mim, a melhor invenção desde a roda, a mudança para o Vista parece estar fora de questão.

Mas vou aguardar por mais desenvolvimentos e informações.

citação:Originalmente colocada por eduardomaio

Todos falam mal da Microsoft e do Windows e evil praqui, anti-trust prali... Que alternativas é que existem ao Windows? Só se for o Os X, de resto eu não conheço nenhumas ;)

Eu não uso nenhum dos dois e dou-me bem ;)

citação:Originalmente colocada por Lukin

E fizeste bem.

Sendo a pirataria informática, para mim, a melhor invenção desde a roda, a mudança para o Vista parece estar fora de questão.

O objectivo não é combater a pirataria.. A Microsoft está-se a borrifar para os prejuízos das editoras..

O objectivo é bem mais "mundano", o objectivo é garantir o monopólio para a Microsoft de conteúdo premium comprado online..

No fundo é fazer o que fez a Apple com o iPod. Primeiro criou um sistema de DRM proprio, que agradou as editoras, conseguiu contratos e lançou o iTunes e a loja online, que vendem musicas que APENAS dão para reproduzir no iPod e no iTunes.. Resultado, têm mais de 85% do mercado e melhor do que isso. Quem comprou musicas no iTunes estará para sempre agarrado aos iPod's, porque num Creative Zen aquelas musicas não vão tocar.

A Microsoft quer fazer o mesmo. O Vista é feito em todos os detalhes para agradar às editoras e não aos consumidores que o vão comprar.. Depois, é só juntar 1+1 e será fácil adivinhar que o formato preferido das editoras vai ser o WMV protegido.. E quem quiser trabalhar nesse sistema obviamente terá que pagar royalties à Microsoft..

Em que é que os clientes saem beneficiados com isto? Em nada.. Saem é prejudicados em muitos aspectos..

citação:Originalmente colocada por michaelvasconcelos

Pessoal tenho uma questão [8)]

Os programas anteriores ao Vista será que se instalam nos computadores novos que vêm com Vista ?

Outra questão, comprando um computador agora é possível fazer com que funcione com o minidisc, ipods, telemovel e maquina fotografica, é que quando foram instalados no meu antigo pc estavam preparados para o XP mas agora com o Vista não sei [8)][8)]

Obrigado pela vossa ajuda

Saudações ;)

Pela experiência que tive quando tive o Vista instalado, há bastantes programas mais antigos que não funcionam correctamente. Aliás, ela avisa logo, esta versão do programa não é compatível com o Windows Vista, blah, blah.

É o acentuar do monópolio da Microsoft, desta vez a um nível empresarial...

Edit: Não os censuro...o objectivo duma empresa são os lucros. E continuarão a existir alternativas...agora se são tão boas, é que já tenho as minhas dúvidas.

Haver há, depende é se as pessoas estão interessadas em aprender a usá-las ou não...
O Windows, neste momento, só faz sentido em 2 situações: quem jogue muitos jogos que só há para windows, ou quem dependa absolutamente de software que só há para windows. De resto, sejamos francos, só come quem quer...

Para além de todas as coisas que o mundano referiu, refiro ainda o preço, que é verdadeiramente escandaloso. E nem me venham falar em OEM, pois no 1º upgrade que fizerem ao PC, a licença deixa de ser válida.

Eu não uso nenhum dos dois e dou-me bem ;)

Pois, mas tu tens demasiado tempo nas tuas mãos para andar a resolver problemas que no Windows não existem e a compilar kernels e a fazer tangas do género.

É um bocado como teres um servidor web Windows e um desktop Linux, faz mais sentido ao contrário ;)

Já agora, ninguém critica a Apple com anti-trusts e essas tangas do género? É que eles são bastante restritivos em questão de hardware :D E estas questões com o Vista, elas também existiram quando apareceu o XP, mas pronto :D

É o acentuar do monópolio da Microsoft, desta vez a um nível empresarial...

Edit: Não os censuro...o objectivo duma empresa são os lucros. E continuarão a existir alternativas...agora se são tão boas, é que já tenho as minhas dúvidas.

Mais uma vez, depende daquilo para que precisas do computador... e muitas vezes, só por uma coisa ser diferente do que estamos habituados, já não é boa.

O que é irónico no Vista é que de certeza que daqui a uma semana já está o SPP crackado, o DRM crackado, quem quiser e souber usar as versões piratas vai continuar, e os utilizadores legítimos continuam a ver navios.

Pois, mas tu tens demasiado tempo nas tuas mãos para andar a resolver problemas que no Windows não existem e a compilar kernels e a fazer tangas do género.

Falas nitidamente do que não conheces.. Eu nem sequer nunca compilei um kernel.. Nem o sei fazer..

citação:Já agora, ninguém critica a Apple com anti-trusts e essas tangas do género? É que eles são bastante restritivos em questão de hardware :D E estas questões com o Vista, elas também existiram quando apareceu o XP, mas pronto :D

Ainda há 5 minutos referi a Apple por causa do iPod ;)

Sim, nas distribuições de Linux mais recentes, actualizar um kernel é tão simples como fazer uma actualização pela internet. Já vem pré-compilado e instala automaticamente, tipo Windows update... é chato é que precisas de fazer um reboot quando actualizas o kernel ;)

E fizeste bem.

O objectivo não é combater a pirataria.. A Microsoft está-se a borrifar para os prejuízos das editoras..

O objectivo é bem mais "mundano", o objectivo é garantir o monopólio para a Microsoft de conteúdo premium comprado online..

No fundo é fazer o que fez a Apple com o iPod. Primeiro criou um sistema de DRM proprio, que agradou as editoras, conseguiu contratos e lançou o iTunes e a loja online, que vendem musicas que APENAS dão para reproduzir no iPod e no iTunes.. Resultado, têm mais de 85% do mercado e melhor do que isso. Quem comprou musicas no iTunes estará para sempre agarrado aos iPod's, porque num Creative Zen aquelas musicas não vão tocar.

A Microsoft quer fazer o mesmo. O Vista é feito em todos os detalhes para agradar às editoras e não aos consumidores que o vão comprar.. Depois, é só juntar 1+1 e será fácil adivinhar que o formato preferido das editoras vai ser o WMV protegido.. E quem quiser trabalhar nesse sistema obviamente terá que pagar royalties à Microsoft..

Em que é que os clientes saem beneficiados com isto? Em nada.. Saem é prejudicados em muitos aspectos..

Claro que a Microsoft não quer saber dos outros, só olha para o seu próprio umbigo...mas isso já toda a gente sabe, já foi processada diversas vezes por não respitar outros.
O problema é que a Microsoft é rainha e senhora com o windows e aproveitam-se dessa situação, os utilizadores têm que se sujeitar se quiserem utilizar o seu software...

Back