Tópico do WTCC

Thank you[;)]
Mas ainda falta alguma corrida neste circuito?
Ainda não sei bem como isto funciona, só à pouco tempo comecei a acompanhar...

Não.. Há 2 corridas por circuito. A primeira foi a das 11h, e a segunda foi esta. Como deves ter reparado, a grelha para a 2ª corrida, é a classificação da 1ª mas por ordem inversa nos 8 primeiros.. Não é preciso saber mais nada [;)]

Não.. Há 2 corridas por circuito. A primeira foi a das 11h, e a segunda foi esta. Como deves ter reparado, a grelha para a 2ª corrida, é a classificação da 1ª mas por ordem inversa nos 8 primeiros.. Não é preciso saber mais nada [;)]

Ok, gracisa[;)]
A 1º corrida que eu acompanhei foi a do Porto, eu pensava que aquilo era uma chochada, mas é muito mais competitivo do que eu pensava[;)]

Ok, gracisa[;)]
A 1º corrida que eu acompanhei foi a do Porto, eu pensava que aquilo era uma chochada, mas é muito mais competitivo do que eu pensava[;)]

E bem competitivo.. A 2ª corrida de hoje foi um bom exemplo da luta que há no WTCC.. Nos circuitos como o Porto é um pouco mais difícil haver tantas trocas de posição, mas mesmo assim houve muita competitividade por cá..

E bem competitivo.. A 2ª corrida de hoje foi um bom exemplo da luta que há no WTCC.. Nos circuitos como o Porto é um pouco mais difícil haver tantas trocas de posição, mas mesmo assim houve muita competitividade por cá..

Aquela chicane, é que fez perder algum ritmo de corrida, e houve um bom número de acidentes[;)]

Boas corridas. Mais uma volta na 1ª e o Monteiro ganhava, ou talvez se tivesse deixado passar o Gene (?) mais cedo, não tinha perdido tempo nesta luta, tinha ganho tempo com a luta entre ele e o Huff, porque estava nitidamente mais rápido até ter problemas... Mas não ia adivinhar, claro.

A segunda foi ainda melhor talvez. Esperava que o Priaulx incomodasse o Tiago porque estava com slicks também, mas ficou lá para trás. Os BMW não estiveram bem. O Rydell, palavras para quê? A umas 3 voltas do fim estava em 6º se não me engano, começou a galopar e foi ganhar aquilo com larga margem. Gostei muito de ver um justo vencedor, gostei imenso de não ver ordens de equipa. Assim é que as competições deviam ser, devia sempre ganhar o piloto mais rápido e não o melhor colocado da equipa no campeonato. Foi isso que se passou hoje no DTM e fica-se sempre com um gosto a falsidade do resultado. Mas sobre o DTM há um tópico próprio.
E tenho que dizer, ainda bem que não ganhou o Larini.

A 2ª corrida foi magia de Rydell: veio da 9ª posição até à 3ª na entrada da última volta, e na parte final da última volta ultrapassou os colegas de equipa Menu e Larini!

E era Rydell o piloto convidado da Chevrolet!

Só para deixar aqui uma fagulha [:p]

O que acham do Leon TDI? Eu concordo perfeitamente que se introduzam outros carros na alta competição e os Diesel têm alguns pormenores que podem fazer a diferença. O que não concordo é pq é que os carros são todos atmosférios menos os diesel que podem ter a mesma cilindrada mas associada a um turbocompressor.

[8b] Esta mania de fazer favor a certas marcas para publicitarem os "desportivos diesel".

os regulamentos servem para equilibrar o andamento.
se o diesel com turbo tiver andamento semelhante aos outros, não vais deixar os outros meter turbos, não é? :P

O Larini o que não queria era perder mais 2 pontos para o líder do Campeonato. Percebe-se perfeitamente, já que 2 pontos num Campeonato tão competitivo já é muito. Ainda por cima 2 pontos "roubados" por um colega de equipa...

Que ele não queria perder os 2 pontos, sei eu. Só que se não os queria perder tinha que os ganhar. Não foi capaz porque o sueco estava mais forte (pneus slick). Ou será que o Larini queria que o Rydell lhe facilitasse a vida? Ainda bem que o sueco não o fez mantendo a verdade desportiva. Ganhou o espectáculo e todos nós, telespectadores e fãs do desporto automóvel, que pudemos assistir aquela última volta em que o Rydell ultrapassou (de forma limpa e sem espinhas, diga-se) os dois "companheiros de equipa".

Last edited:
se o diesel com turbo tiver andamento semelhante aos outros, não vais deixar os outros meter turbos, não é? :P

Que os regulamentos devem ser feitos para serem justos eu concordo.
Fazem é mta publicidade que os diesel são igualmente competitivos em corridas qdo afinal é tudo show-off.

Já começaram a bombar anuncios da Seat com o Leon TDI do WTCC... Entao qdo ganhar a primeira corrida :sh)

Eu acho que se tens de favorecer uma tecnologia em detrimento de outra então é pq a tecnologia mais fraca simplesmente não é adequada. Não estou a dizer que é má, pq não é, mas simplesmente um motor diesel ainda não consegue ter o mesmo nível de competitividade que um motor otto em corridas de alta-performance. Ainda para mais se o campeonato inteiro se basear em carros atmosféricos :S

Limitar por limitar vamos limitar os carros a gasolina a 5000rpms também, e a mesma quantidade de combustivel.... ou seja não tem logica aplicar limites iguais a motores que tem formas de funcionar completamente diferentes, além de usarem combustiveis diferentes!

Se a moda pega na F1 ainda vão deixar a Spyker usar turbo... Ou dar-lhes o dossier do Ferrari 2007!...

E então onde é que fica a igualdade regulamentar própria à competição séria? Então o diesel para fazer frente à gasolina sempre precisa de uns valentes extras, não é?!...

Pois...

Limitar por limitar vamos limitar os carros a gasolina a 5000rpms também, e a mesma quantidade de combustivel.... ou seja não tem logica aplicar limites iguais a motores que tem formas de funcionar completamente diferentes, além de usarem combustiveis diferentes!

É por isso que o bom senso (antes do merchandising tentar impôr o diesel a todo o custo...) remete o diesel para o domínio «industrial, comercial e agrícola»...

Mas o problema é que não estamos a falar dos motores!
Estamos a falar de turbos!!!

E os ottos tb podem levar turbos. Os turbos não foram inventados com os motores diesel, nem são uma parte integrante destes. Os turbos são apendices que podes acrescentar a cada um dos motores, idependentemente se é a gasolina ou diesel!

Começou-se foi a criar a mania que o diesel é sempre turbo que é a propria essencia do motor. Errado! Um motor diesel é um motor que tem de facto um principio diferente do motor a gasolina, mas nenhum dos dois trás um turbo à "nascença"!

Se forem ambos atmosféricos tanto um como o outro têm vantagens claras. O diesel é mto mais económico e eficiente e além disso tem mto mais binário. O otto é mais gastador, mas é mais leve e tem mto mais potência. Acima de tudo o otto pode fazer mto mais rpms que um diesel e isso é o que vinga na competição automóvel.

Ou seja caimos sempre na mesma coisa que já digo há imenso tempo. Se com um diesel não se consegue o rendimento que se quer então é pq esse motor não serve!!

É o mesmo de teres uma equipa de futebol femenino na primeira liga. Mas como são mais "fracas" então podem jogar com balizas mais pequenas, apanhar a bola com as mãos e ter 50 jogadoras em campo e 10 guarda-redes.

Realmente fica equilibrado, mas tem lógica? Acho que não!

Back