Tópico dos animais

Então e o velho ditado:
"Picada de licranço 4 horas de descanso" [:D]

Mas caramba eu tive um cão que morreu devido à picada de algum bicho, não sei se foi cobra ou o que foi, mas ele tinha uma marca no pescoço.

O ditado é um mito, tal como o do cérebro do dobermann crescer mais que o crânio, sem qualquer fundamento...

O teu cão pode ter sido mordido por uma cobra e ter morrido por choque anafilático na sequência da mordida[;)]

Não te preocupes, a esta hora a cobra já está a milhas de distância[;)]

As cobras são maioritariamente noctívagas, o que significa que a sua actividade é mais nocturna que diurna, e onde há movimento ela evitará de andar por medo[;)]

Maraki,

O licranço não é uma cobra, é um lagarto, e NÃO É venenoso, é até bastante benéfico no controlo de pragas na agricultura[;)]

Não deve de andar longe porque já a vimos mais do que uma vez, mas foge sempre..e agora tenho medo que aconteça o mesmo que aconteceu ao cão do Maraki :sh)

Não deve de andar longe porque já a vimos mais do que uma vez, mas foge sempre..e agora tenho medo que aconteça o mesmo que aconteceu ao cão do Maraki :sh)

Não stresses, se a quiseres procurar procura em espaços pequenos, escuros, mesmo onde aches que ela não se enfia, tipo no meio de toros de madeira, vasos, buracos no chão, qualquer objecto que esteja no chão, mesmo rente ao chão, etc. Mas por favor, NÃO A MATES.

Para a apanhar e caso não o consigas fazer com as mãos, pega num balde, puxa-a para campo aberto com um pau de vassoura por exemplo, e mete-lhe o balde por cima, Depois vai buscar um livro ou uma chapa qualquer maior que a boca do balde e COM CUIDADO, faz passar essa tábua por baixo do balde de modo a poderes levantá-lo tapado. Não o destapes, vai a um qualquer descampado e solta-a, bastando para isso deitar o balde e retirar a tampa, ela vai sair e fugir para bem longe.

Não stresses, e se quiseres e conseguires, tira-lhe uma foto e coloca aqui para melhor a identificar[;)]

Não stresses, se a quiseres procurar procura em espaços pequenos, escuros, mesmo onde aches que ela não se enfia, tipo no meio de toros de madeira, vasos, buracos no chão, qualquer objecto que esteja no chão, mesmo rente ao chão, etc. Mas por favor, NÃO A MATES.

Para a apanhar e caso não o consigas fazer com as mãos, pega num balde, puxa-a para campo aberto com um pau de vassoura por exemplo, e mete-lhe o balde por cima, Depois vai buscar um livro ou uma chapa qualquer maior que a boca do balde e COM CUIDADO, faz passar essa tábua por baixo do balde de modo a poderes levantá-lo tapado. Não o destapes, vai a um qualquer descampado e solta-a, bastando para isso deitar o balde e retirar a tampa, ela vai sair e fugir para bem longe.

Não stresses, e se quiseres e conseguires, tira-lhe uma foto e coloca aqui para melhor a identificar[;)]

Eu não a mato decerteza [:D]

A ultima vez que a vimos estava perto de um monte de telhas, deve-se ter metido para lá..

Tenho é que dizer ao meu pai para fazer isso.

Edit: disseste acima que podia ser uma Natrix natrix, mas pelas imagens do google não é. É mais escura e as pintas amarelas são mesmo pequeninas.

Olha para te descansar, fui falar com o meu "guru" dos répteis, e ele diz que pela descrição é quase de certeza uma Malpolon monspessulanus, estas são pretas com pintas amarelas, portanto uma cobra rateira completamente inofensiva, e o que ela está a fazer é única e exclusivamente à caça de ratos. Ele é da mesma opinião que eu, deixa-a andar, ela vai sair e deve estar apavorada de cada vez que se cruza com uma pessoa ou com o teu cão.

Deixa-a andar, ela vai acabar por sair por onde entrou.[;)]

Mas a foto está de pé, adoro ver fotos de animais autóctones, e mais uma vez reforço... POR FAVOR NÃO A MATES...

Edit: Não te assustes com o que lês na net, ela é venenosa mas com dentição "opistóglifa", isto é, os dentes inoculadores de veneno estão situados na parte posterior da maxila superior, não servem para atacar, e o risco para o Ser Humano é completamente nulo.[;)] Se ela silvar, um bufar tipo gato, não te assustes, é ela que está em pânico e só quer sair dali[:D]... E sim, está certamente dentro das telhas!

O tipo de dentição que falo é esta:
opistoglifa.gif
Os dentes inoculadores estão lá atrás ;)

Last edited:
Tenho completo pavor a cobras... :sh)
Estive com uma nas mãos este fds e é porreiro[:D].

Tem uma pele macia e para quem está habituado a tocar em animais de sangue quente é estranho.

E claro que impõe o seu respeito.
Foi uma experiencia porreira.

Estive com uma nas mãos este fds e é porreiro[:D].

Tem uma pele macia e para quem está habituado a tocar em animais de sangue quente é estranho.

E claro que impõe o seu respeito.
Foi uma experiencia porreira.

A minha mãe pôs uma gigante ao pescoço em Marrocos. Enquanto tirava a foto da praxe só me dava arrepios, parecia que tinha uma série delas a subir por mim acima. Em Marraquexe ao ve-las com aqueles airbags laterais a olharem para mim até me passava. [:D]

Eu como respeito todos os animais não tenho aquele instinto de imediatamente a matar. Prefiro desviar o meu caminho ou então dar dois passos atrás.

Mas passava bem sem elas. Nunca fui mordido ou atacado, mas nem sequer gosto de me aproximar delas, arrepiam-me imenso.

Só por uma vez matei uma, mas além de ser pequeno, o meu avô pediu-me porque ela tinha morto um coelho. [:D]

São animais que merecem ser respeitados como todos os outros, porque até podem ter aquele aspecto horroroso mas não são as assassinas que têm fama de ser.

Olha para te descansar, fui falar com o meu "guru" dos répteis, e ele diz que pela descrição é quase de certeza uma Malpolon monspessulanus, estas são pretas com pintas amarelas, portanto uma cobra rateira completamente inofensiva, e o que ela está a fazer é única e exclusivamente à caça de ratos. Ele é da mesma opinião que eu, deixa-a andar, ela vai sair e deve estar apavorada de cada vez que se cruza com uma pessoa ou com o teu cão.

Deixa-a andar, ela vai acabar por sair por onde entrou.[;)]

Mas a foto está de pé, adoro ver fotos de animais autóctones, e mais uma vez reforço... POR FAVOR NÃO A MATES...

Edit: Não te assustes com o que lês na net, ela é venenosa mas com dentição "opistóglifa", isto é, os dentes inoculadores de veneno estão situados na parte posterior da maxila superior, não servem para atacar, e o risco para o Ser Humano é completamente nulo.[;)] Se ela silvar, um bufar tipo gato, não te assustes, é ela que está em pânico e só quer sair dali[:D]... E sim, está certamente dentro das telhas!

O tipo de dentição que falo é esta:
opistoglifa.gif
Os dentes inoculadores estão lá atrás ;)

Muito obrigada Texuga. Sim, a cobra parece ser essa. Desde que não se atire a mim, pode andar à vontade, não tenho muito medo dela [:D]

Tenho completo pavor a cobras... :sh)

Tenho mais medo de aranhas do que de cobras [:D]

Back