Tópico dos auto-rádios e demais multimédia auto - Como montar um autorádio, na Pag 1

Já agora aproveito para perguntar, quais são as lojas ( ou lojas online ) que vendem colunas a melhores preços. É que as minhas deram o pifo e queria comprar outras.[;)]

Boa tarde,

ando a algum tempo a pensar comprar um radio com sistema mãos livres, e ultimamente tenho andado indeciso entre sony (bt2500, bt2600 ou bt 3200), e blaupunkt Hamburg (um do ano de 2007, e outro do ano de 2008), mas gostava de ter uma opinião mais aprofundada de quem tenha um destes modelos (ou outro semelhante).

Basicamente gostava de saber o que é necessário instalar (micros),

. saber compatibilidades/ dificuldades de emparelhar bluetooth com telemoveis (Nokia, Motorola, Ndrive S300),

. facilidade de uso,

etc... etc...

enfim, queria saber a experiência de que usa um destes modelos.

Quais as Colunas ideais para música clássica?

Quais as Colunas ideais para música clássica?

Boa noite!

É o seguinte, gostava de trocar as colunas de origem do meu C3, mas está fora de questão trocar o rádio devido ao dito cujo controlar outras funções do carro.. [s)]

Ouço maioritariamente música clássica, e nas lojas onde se podem ouvir as colunas expostas, acontece-me sempre o mesmo.. chego lá e aquilo está com um som dos diabos nas alturas com música electrónica ou pop/rock.. sintonizo a Antena 2..e pronto..lá se foi o encanto das colunas..geralmente as melhorzitas são JBL ou Infinity..

Alguém aqui que tenha o mesmo gosto que já tenha comprado colunas para este efeito?

Obrigado!

Pedido de ajuda

Pedido de ajuda

Parte II

Agora vamos mais além vamos montar a caixa de CD's, o sistema NAV, e o comando de volante

Nada complicado, requer atenção, os sistemas com fichas ISO usam cabos já pré fabricados, basta adquirir (normalmente já vêm com o respectivo periférico) e ligar.

ATENÇÃO: Antes de executar qualquer trabalho de electricidade na viatura desligar o cabo que liga ao terminal + ( positivo - cor vermelha ) do borne da bateria.

Ter em atenção que deve ter presente os códigos de segurança dos Autorádios que ficarão bloqueados sem introdução do respectivo código

Seguir as instruções do fabricante da viatura descrito nos manuais do utilizador quanto aos cortes de alimentação .

Para tal usa-se a ligação C da ficha ISO.
200626122947_ISO-Ficha%20C.JPG

No entanto está dividida em C1 - C2 - C3

O que ligar lá ?
20062612565_Fichas%20C.JPG

C1 - Livre podemos adaptar um Equalizador Externo (ver nota)
C2 - Sistema de navegação e comandos no volante e/ou sensor do comando IR (infra vermelhos)- (ver nota)
C3 - Caixa de CD's

Nota:(Os acessórios e periféricos possiveis de ligar variam com a Marca e modelo de autorádio, consultem os respectivos manuais do utilizador e informem-se das hipoteses antes da aquisição)

Olá pessoal sou novo aqui no forum e precisava da vossa ajuda, tenho um citroen xsara 2001 e tem o radio de urigem, clarion PU 2295C e comprei um adaptador para ligar um suporte externo de musica (exp. um leitor de MP3) mas o radio não o reconhece, alguem já fez algo de genero? já agora alguem sabe a posição dos pinos da ficha(ver imagem em cima ficha C-3) deste radio? em cima não especifica a marca e modelo do radio.
um abraço a todos.

A caixa de CD's deverá ter uma localização que permita as menores vibrações possiveis, de (preferência seria a posição central da viatura) mas normalmente é na rectaguarda/mala, a montagem deve ser executada na vertical(quando a marca indicar como possivel) ou na horizontal, as ligações são executadas mediante a aplicação do respectivo cabo de ligações.

200626125120_Esquema%20Caixa%20CDs.JPG

Legenda
Condutor br - Preto - Massa, polo - da Bateria
Condutor rt - Vermelho - Positivo, polo + da bateria

Ter em atenção que o cabo principal é de diametro superior e a sua passagem junto ao restante cableamento da viatura nem sempre é tarefa simples.
Cuidado com a distância máxima, ( o do exemplo/foto é de 5m) para a localização da caixa de CD's, para tal consultar caracteristicas do fabricante

Atenção que alguns fabricantes possuem um pequeno comutador de mecanismo, pelo que teremos de seleccionar se a caixa de CD's irá ser montada na Vertical ou na Horizontal

Depois da montagem NÂO ESQUECER de retirar os PARAFUSOS DE BLOQUEIO do sistema de amortecimento e anti vibração.

BONS passeios, na presença de boa MÚSICA
:)

Nota final - a ficha D é usada para outras adaptações, inclusivé para a interligação ao CPU da viatura, sensores de temperatura, paine/visor de tablier, etc, etc. Convem consultar os fabricantes, da viatura e do autorádio) para saber as compatibilidades.

[8b] Olá pessoal sou novo aqui no forum e precisava da vossa ajuda, tenho um citroen xsara 2001 e tem o radio de urigem, clarion PU 2295C e comprei um adaptador para ligar um suporte externo de musica (exp. um leitor de MP3) mas o radio não o reconhece, alguem já fez algo de genero? já agora alguem sabe a posição dos pinos da ficha(ver imagem em cima ficha C-3) deste radio? em cima não especifica a marca e modelo do radio.
um abraço a todos.

Anexos

• DSCF0532.JPG
    DSCF0532.JPG
    16KB · Visualizações: 0
  • RD3.jpg
    RD3.jpg
    22,1KB · Visualizações: 0
Última edição:
Bem vindo. A PSA gosta muito de mexer nos cabos dos seus rádios, mudando alguns dos pinos. Provavelmente também será necessário ligar o carro ao computador para se activar a entrada de cd changer. Se deres uma vista de olhos em sites dedicados à marca, deves encontrar explicações sobre como dar a volta à questão.

Bem vindo. A PSA gosta muito de mexer nos cabos dos seus rádios, mudando alguns dos pinos. Provavelmente também será necessário ligar o carro ao computador para se activar a entrada de cd changer. Se deres uma vista de olhos em sites dedicados à marca, deves encontrar explicações sobre como dar a volta à questão.
Pois é, os PSA têm algumas "exigências" específicas que só mesmo consultando os manuais!

alguem me explica como se liga um crossover? Quero trocar as colunas e os tweeters por umas colunas de vias separadas com os ditos crossovers. Onde colocar os crossovers? Que cabos é preciso "passar" etç.

Colocar Colunas Clio II DCI

Colocar Colunas Clio II DCI

Boas,

Alguem me sabe dizer como retirar os tampos das colunas das portas do DCI? queria colocar umas colunas melhores e não sei como se retiram [:)]

Nas portas dianteiras? Simples, é só puxar as grelhas.

Junto à orla exterior, na zona arredondada, tem dois encaixes. Se quiseres procura-os e solta-os ligeiramente com uma chave de parafusos.

Para montar nas portas de trás, caso seja um 5 portas, rodas as grelhas no sentido contrário ao movimento dos ponteiros do relógio.

E cuidado ao colocá-las de novo, pois tem ordem correcta.

Malta ofereçeram-me este auto radio kenwood kdc-w409 mas o meu amigo não sabe aonde tem o esquema das ligações do radio ...
Eu tenho no carro um sony já a pedir à muito a reforma , mas as ligações do sony são bem simples já este vai lá vai ...
tenho 2 fios amarelos ..
1 preto
1 vermelho
1 amarelo com fusivel
1 azul
1 azul
1 castanho
1 laranja

alguem me arranja o manual deste radio ? ou o esquema de ligações ?

Depois de pesquisar aqui neste tópico, achei uns posts onde falavam de adaptadores para pioneer que no caso do user Manymiles este teria custado 55€. Alguem sabe onde comprar estes adaptadores? no meu caso procuro um Pioneer CA-R-PI.182

Depois de pesquisar aqui neste tópico, achei uns posts onde falavam de adaptadores para pioneer que no caso do user Manymiles este teria custado 55€. Alguem sabe onde comprar estes adaptadores? no meu caso procuro um Pioneer CA-R-PI.182

J´+a enviei mail para a Pioneer mas ainda não obtive resposta, se recorrer a um representante devo pagar um balúrdio, ninguem comprou adaptadores para comandos de volante Pioneer?

Directamente na Pioneer. Penso que se não vendam noutro lado.

Directamente na Pioneer. Penso que se não vendam noutro lado.

Já vi num site Espanhol e enviam para cá á cobrança mas se conseguir por cá melhor. De qualquer forma vou continuar á espera da resposta pois o rádio já vem a caminho. Pelo que li tens esse adaptador no Laguna. Funciona bem? Obrigado pela ajuda

Voltar
Superior