Tópico dos aviões

Mas hoje em dia, com a sua arte e engenho, e também tecnologia, têm alguns dos meus caças favoritos, seja pelas linhas que apresentam, seja pelas fantásticas capacidades de voo que têm e que estão (até certa medida) patentes em inúmeros vídeos no youtube.

Só é pena a imagem deles ter ficado manchada por alguns acidentes em que houve negligência e falta de treino (nada de novo na Rússia).
O caso mais estúpido foi o do SU-27 naquele show aéreo em que morreram quase 80 pessoas

É o TU-95, penso eu

Tupolev_Tu-95_Marina.jpg
É este mesmo! Para mim é daqueles que é incontornável desse período fantástico (em termos de aviação).

......
Avião solar deverá permanecer cinco anos voando
010130100923-solar-eagle.jpg

O protótipo já será construído em escala total, uma vez que as dimensões impõem desafios para o projecto que não poderiam ser enfrentados em versões experimentais menores.
Avião solar

A Boeing foi contratada pela agência norte-americana DARPA (Defense Advanced Research Projects Agency) para desenvolver e operar um novo avião solar não-tripulado.
Projectado para fazer seu primeiro voo de demonstração em 2014, oSolarEagle (águia solar, em tradução livre) será capaz de voar em altitudes extremamente elevadas, devendo permanecer na estratosfera por até cinco anos.
O protótipo já será construído em escala total, uma vez que as dimensões impõem desafios para o projecto que não poderiam ser enfrentados em versões experimentais menores.
Durante os testes, o SolarEagle permanecerá na atmosfera superior durante 30 dias, capturando a energia solar durante o dia e armazenando-a em células a combustível, que fornecerão a energia para que o avião continue voando à noite.
A aeronave terá motores eléctricos de alta eficiência e terá 132 metros de envergadura.
Fonte: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=aviao-solar-boeing&id=010130100923

São todos da minha fábrica (Ilyushin) [:D]

O da frente é um IL-114 , o do meio é um IL-76D e o que vai a filmar é um IL-96.
Foi durante um airshow qualquer e cheira-me que os gajos já tinham bebido umas vodkas a mais [:D]

Também me parece que aquele IL-76 quando faz a curva no fim do vídeo deve ter ouvido uns quantos "Bank Angle" , ou seja lá como for o aviso deles em russo.

Última edição:
Ontem faltou um bocadinho assim para um A380 aterrar de emergência no Porto...e pelos vistos em Lisboa. Ao que parece recusaram e foi para Madrid.
Soube disto através de outros fóruns [;)]

Última edição:
Ontem faltou um bocadinho assim para um A380 aterrar de emergência no Porto...e pelos vistos em Lisboa. Ao que parece recusaram e foi para Madrid.
Soube disto através de outros fóruns [;)]

No último domingo um vôo da TAP entre Vienna e Lisboa também aterrou de emergência em Genebra pelo mesmo motivo - emergência médica a bordo. Um Sr teve um enfarte, mas quando aterrou (uns 25 minutos depois de tudo ter começado) ainda parecia relativamente estável.

Acabou por ter sorte porque vinham vários médicos a bordo (vinham de um congresso) que rapidamente diagnosticaram o enfarte e indicaram ao piloto que tinha que aterrar o mais rapidamente possível.

Última edição:
No último domingo um vôo da TAP entre Vienna e Lisboa também aterrou de emergência em Genebra pelo mesmo motivo - emergência médica a bordo. Um Sr teve um enfarte, mas quando aterrou (uns 25 minutos depois de tudo ter começado) ainda parecia relativamente estável.

Acabou por ter sorte porque vinham vários médicos a bordo (vinham de um congresso) que rapidamente diagnosticaram o enfarte e indicaram ao piloto que tinha que aterrar o mais rapidamente possível.

De vez em quando aterram no Porto alguns aviões diferentes devido a emergência médica sobretudo...aterrar um A380 é que era do camandro [:D] [;)]

@ edias. É um P3 Orion.

Quanto a essa emergência médica a bordo de um A380, quanto à pista do Porto não sei, mas a de LIS não tem certificação para o A380 poder cá aterrar. Lembro-me de ter lido sobre isso aquando da passagem do A380 sobre a pista (em que cumprimentou o pessoal cá em baixo com "abanar" de asas), mas já não me lembro se é por causa da dimensão da pista (mais propriamente largura) ou se é devido ao peso que pode suportar.

Por isso mesmo, ao contrário do que o A380 fez por inúmeras pistas deste mundo, aqui apenas fez um flyby.

Sim é um P3 Orion, era só para ver se o identificavam. Tenho mais umas fotos no flickr. Hoje foi dia de portas abertas nas OGMA ;)

O C130 líbio nota-se que está para ficar :D Até tem os vidros tapados com prata, como quando são armazenados...

Tratando-se da fábrica da airbus diria que é um dos antecessores daqueles aviões barrigudos de carga (beluga acho).

*EDIT
Uns metros ao lado está um concorde. [br:)]

@ edias. É um P3 Orion.

Quanto a essa emergência médica a bordo de um A380, quanto à pista do Porto não sei, mas a de LIS não tem certificação para o A380 poder cá aterrar. Lembro-me de ter lido sobre isso aquando da passagem do A380 sobre a pista (em que cumprimentou o pessoal cá em baixo com "abanar" de asas), mas já não me lembro se é por causa da dimensão da pista (mais propriamente largura) ou se é devido ao peso que pode suportar.

Por isso mesmo, ao contrário do que o A380 fez por inúmeras pistas deste mundo, aqui apenas fez um flyby.

o principal problema são os taxiways

Voltar
Superior