Tópico dos aviões

O imponente 747 a caminho ao Porto

6215469830_1f20056282_z.jpg

6214954961_71590672a0_z.jpg

Tive a oportunidade de estar e fotografar a cerca de 50 metros dessa maravilha!!

Fantástico!

Depois cai na real e entrei no 737-800 da RyanAir...by the way...prefiro os Airbus A330!!

Foi a primeira vez que voei de boeing e gosto, contudo prefiro os A330 aos 737-800!

É verdade que os aviões da Ryan não são referência de conforto...mas!

eu posso estar a ver mal as coisa, mas supostamente aquilo não é um botão mas 1 roda, agora o de como abrir a porta não sei como é

agora eu continuo na minha, se eu amanha meter pe esquerdo o avião não tera uma grande tendencia a cair de asa, mas sim a ficar com rumos mais pequenos

ja agora a partir das 10 cuidado que o perigo tem viagem de navegação
santa cruz leziria benavente santa cruz

(....)

Errado... Efeitos secundarios dos controlos: (em ingles que nao sei os termos em portugues):

Yaw faz uma asa andar mais rapido que a outra, logo esta tem mais "lift" o que faz com que o aviao tenha "roll".

Com yaw o aviao tambem vai-se encontrar numa situacao de skidding (andar de lado). Com um aviao "normal" com dihedral, este vai fazer com que a asa do lado de fora se levante ainda mais.

Eu quando quero mostrar um spiral dive e facil: nao tocar no stick ou no yoke, pe a fundo para um lado, e no espaco de nada esta o aviao num bank angle muito forte, e com a frente a apontar para o chao!

O rudder trim penso que nao tera o mesmo nivel de defleccao que com o pe, mas mesmo nao estando a fundo, se estiver mal ajustado, sera apenas questao de tempo ate se entrar num spiral dive - se for uma grande defleccao e possivel acontecer no espaco de poucos segundos. Isto se nao houver um sistema automatico que corrija automaticamente (nos airbus a320 330/40 380 a nao ser que se passe em lei alternate / direct o autopilot nunca deixara input humano passar dos 67 graus de angle of bank, penso que nos ultimos boeing 777 e 787 que tem fly by wire tambem exista alguma proteccao do genero mais nao sei ao certo / valores)

Tive a oportunidade de estar e fotografar a cerca de 50 metros dessa maravilha!!

Fantástico!

Depois cai na real e entrei no 737-800 da RyanAir...by the way...prefiro os Airbus A330!!

Foi a primeira vez que voei de boeing e gosto, contudo prefiro os A330 aos 737-800!

e os 330 e os 738 ate são comparaveis :sh)

a330 é com os 767 e 777
no 1º ate pode ganhar, afinal tem menos ai 10 anos, no segundo não se aproxima
o 738 é com os 320, e é taco a taco

A noção de velocidade passa também pela altitude a que passam. se fôr a baixa altitude a tua noção altera-se.

Se calhar eram Alpha Jet em treino, estão baseados em Beja, não me lembro se há alguma Força Aerea cá estacionada em exercicio a usar o campo de tiro de Alcochete.

Passaram baixinho, mas com os vidros fechados e com a musica alta ouviu-se o barulho deles, e a sombra nos pinheiros e na estrada.

Fantástico!

Pudera, estás a comparar um "segmento B" com um "segmento D" [;)]

Penso que a última vez que voei de a320 ( confundo-os com os a319 ou a321 ou algo do género ) foi para Varsóvia de Lisboa, e neste caso prefiro os Boeing.

Last edited:
Hoje foi entregue o primeiro A380 à China Southern. Queria ver o momento de entrega mas pelo que parece já aconteceu.

Resta ver os vídeos.

Roberto Silva.

Aproveito para perguntar aqui que talvez saibam, eu tenho uma colecção de aviões daquelas das papelarias e quero vender porque tenho que me livrar de tudo o que tenho para poder andar livre por o mundo, mas não sei foruns nem nada sobre o assunto, ou miniaturas ou aviões, alguém aqui sabe um sitio que possa entrar em contacto com aficionados?

Aproveito para perguntar aqui que talvez saibam, eu tenho uma colecção de aviões daquelas das papelarias e quero vender porque tenho que me livrar de tudo o que tenho para poder andar livre por o mundo, mas não sei foruns nem nada sobre o assunto, ou miniaturas ou aviões, alguém aqui sabe um sitio que possa entrar em contacto com aficionados?

Vê o Forum APEA e o Aviação Portugal [;)]

APEA • Índice
Fórum|Aviação Portugal - Powered by vBulletin

E nesses foruns posso chegar lá assim novato e anunciar vendas? Não sou banido?

Já agora quanto mais ou menos achas que vale a colecção? acho que me falta 1 ou 2 e estão todos abertos e montados, e tenho os livros também...

E nesses foruns posso chegar lá assim novato e anunciar vendas? Não sou banido?

Já agora quanto mais ou menos achas que vale a colecção? acho que me falta 1 ou 2 e estão todos abertos e montados, e tenho os livros também...

Desde que coloques nas respectivas secções, acho que não deverá haver problema...Por acaso não os frequento muito, conheço-os de ler alguns tópicos, mas penso que são mesmo os 2 maiores fóruns de aviação em PT...

Não sei qual é a colecção em si (e também pouco percebo [:D]), mas creio que se venderes por um bom preço, não faltarão entusiastas interessados [;)]

Last edited:
se ninguem disse-se que era russo iam pensar que era chines, é copia
Não concordo com essa do raptorovsky, acho-o muito diferente, e até acho que nem sequer a filosofia é igual porque:
- Os motores e as condutas de ar estão fora da fuselagem (no M22 estão dentro), por consequência tem muito espaço na fuselagem vazio para muito mais combustivel, armas, etc..., e por consequência uma distribuição de peso totalmente diferente o que leva a um comportamento totalmente diferente.
- As extenções de bordos de ataque articulados (o f22 nem sequer os tem).
- Os lemes horizontais são integrais (penso que seja inovação).
- As superficies de controlo são grandes (também do F22 mas os aviões russos usam-nas grades desde a idade da pedra).
- Os "escapes" são orientáveis tridimensionalmente (invenção russa, mas os do F22 são apenas bidimensionalmente).
- Os escapes estão ao "nivel" do resto da retaguarda (os do F22 estão "metidos para dentro").

Quando é que os russos (Ilyushin, Tupolev, NPO Saturn, Yakolev, Sukhoi, Kuznetsov, Mikoyan, não é russa mas também se poderia colocar no mesmo lote, Antonov) começam a conseguir competir a sério com a Airbus e Boeing? Acho que fazia falta uma terceira potência na aviação e agora depois do pesadelo do comunismo talvez consigam colocar a sua engenharia que sempre foi muito reputada, no mercado.

em principio nunca, devido a motores, e ate em certos casos a avionicos, e depois o mercado ja esta estabelecido

é dificil alguem entrar nos mercados do 320 e 737 e nos de longo curso ainda pior

Back