Tópico dos aviões

olhem para o desenho e vejam senão é parecido com o f22

então em voo e com alguma distancia nem ha hipoteses
Lockheed_Martin_Boeing_F-22_Raptor_vs_Sukhoi_SU-50_Forefox.jpg

em principio nunca, devido a motores, e ate em certos casos a avionicos, e depois o mercado ja esta estabelecido

é dificil alguem entrar nos mercados do 320 e 737 e nos de longo curso ainda pior

Nunca ?? Devido a motores ?? Então os russos sempre foram uma das maiores potência a nível de aeronáutica, apenas suplantados pelos americanos e dizes nunca? Motores?? MAs tu acahs que quem fornece os Tupolev, Ilushins ou Antonovs são os europeus ou americanos? Ninguém sabe o que nos reserva o futuro mas eu espero que existam cada vez mais propostas diferentes de diferentes constructores. Sempre foi assim num mercado livre, maior competividade e concorrência leva a melhores produtos. O entrave aos produtos russos sempre foram razões politicas, mas hoje é diferente.

Nunca ?? Devido a motores ?? Então os russos sempre foram uma das maiores potência a nível de aeronáutica, apenas suplantados pelos americanos e dizes nunca? Motores?? MAs tu acahs que quem fornece os Tupolev, Ilushins ou Antonovs são os europeus ou americanos? Ninguém sabe o que nos reserva o futuro mas eu espero que existam cada vez mais propostas diferentes de diferentes constructores. Sempre foi assim num mercado livre, maior competividade e concorrência leva a melhores produtos. O entrave aos produtos russos sempre foram razões politicas, mas hoje é diferente.

estas muito a leste na aviação

e para perceberes o que eu digo basta pensares que ate as companhias russas como a aeroflot usa muito mais material ocidental que russo

os motores são bons, mas gastam em alguns casos o triplo de combustivel

estas muito a leste na aviação

e para perceberes o que eu digo basta pensares que ate as companhias russas como a aeroflot usa muito mais material ocidental que russo

os motores são bons, mas gastam em alguns casos o triplo de combustivel

A Rússia foi um país que passou por uma série de tragédias durante o séc. XX. A obsessão pelo comunismo levou-os à ruína. Consequentemente as suas empresas também sofrem com isso, porque o mercado russo não tem um forte poder de compra. Para teres noção o carro mais vendido da Russia é um Lada dos anos 70! Mas isso quer dizer que os russos não sabem fazer carros melhores? Claro que não, mas se o mercado não consegue absorver carros melhores devido ao fraco poder de compra não vale de nada desenvolver tecnologia de ponta. No entanto com a natural evolução tudo tende a melhorar. Os russos sempre foram peritos em todo o tipo de engenharia. Não é preciso ser perito em aviação para saber que os russos metem mesmo muito respeito nesta área. CLaro que hoje ainda não estão ao nível das empresas ocidentais mas com o tempo e em condições normais acredita que são tão bons ou melhores que os ocidentais, como já o provaram no passado.

Last edited:
espantoso, perguntas o porque de eles não conseguirem concorrer com a boeing e airbus, eu respondo e tu vens dizer que eu estou enganado

alias pelo que dizes estou eu enganado e todos os donos de companhias aereas

Aquilo não é uma resposta séria. Os russos a nível de engenharia são de topo. Por isso as razões não são técnicas. Era em relação a esse tipo de questões a nível de estrategia de investimentos que me estava a referir. Porque aos russos até hoje só faltou o dinheiro. Coisa que parece estar a melhorar por aqueles lados.

E em relação aos donos das companhias aéreas:

Ryanair mulls Russian and Chinese aircraft

By: Victoria Moores London
10:33 1 Feb 2011
Source:

Ryanair claims it is now speaking with Russian and Chinese manufacturers after walking away from discussions with Boeing on a 200-aircraft order in late 2009.
After failing to seal the order for up to 200 737-800s at a sufficiently attractive price, Ryanair said it would instead focus on maximising its profits for distribution to shareholders.
While there is "no detailed engagement at the moment", Ryanair deputy CEO Michael Cawley says: "We're talking to everybody - the Russians and the Chinese as well."
Cawley insists that these alternative suppliers could be a viable option for Ryanair: "Why wouldn't we? At the right price it makes perfect sense to buy, so long as it is fuel efficient. We are not wedded to any aircraft manufacturer."
He reiterates that Ryanair will not expand beyond 300 aircraft if it does not find an attractive enough deal. Ryanair has a further 25 aircraft due for delivery. Its net fleet after disposals will total 299 aircraft by March 2013.

Last edited:
o problema dos russos não é a tecnologia

é os motores que gastam muito mais combustivel
e é o custo de manutenção, que é muito maior

ja expliquei atras

o problema dos russos não é a tecnologia

é os motores que gastam muito mais combustivel
e é o custo de manutenção, que é muito maior

ja expliquei atras

Os russos só sabem fazer motores gastadores? Achas que eles nunca conseguirão evoluir?

A eles falta-lhes o dinheiro da Boeing e da Airbus porque conhecimento e know how têm de sobra. Eu não sei de que motores são esses super gastadores de que falas mas provavelmente são motores muito antigos. Neste momento eles têm vários motores em desenvolvimento inclisive parcerias com a SNECMA.

Last edited:
Os russos só sabem fazer motores gastadores? Achas que eles nunca conseguirão evoluir?

A eles falta-lhes o dinheiro da Boeing e da Airbus porque conhecimento e know how têm de sobra. Eu não sei de que motores são esses super gastadores de que falas mas provavelmente são motores muito antigos. Neste momento eles têm vários motores em desenvolvimento inclisive parcerias com a SNECMA.

ate 2011 não evoluiram

e depois tem o facto de nunca terem custos de manutenção competitivos

A Rússia foi um país que passou por uma série de tragédias durante o séc. XX. A obsessão pelo comunismo levou-os à ruína. Consequentemente as suas empresas também sofrem com isso, porque o mercado russo não tem um forte poder de compra. Para teres noção o carro mais vendido da Russia é um Lada dos anos 70! Mas isso quer dizer que os russos não sabem fazer carros melhores? Claro que não, mas se o mercado não consegue absorver carros melhores devido ao fraco poder de compra não vale de nada desenvolver tecnologia de ponta. No entanto com a natural evolução tudo tende a melhorar. Os russos sempre foram peritos em todo o tipo de engenharia. Não é preciso ser perito em aviação para saber que os russos metem mesmo muito respeito nesta área. CLaro que hoje ainda não estão ao nível das empresas ocidentais mas com o tempo e em condições normais acredita que são tão bons ou melhores que os ocidentais, como já o provaram no passado.

Claro que não sabem!!!

Sobre aviões, sei pouco, embora seja do conhecimento geral que a União Soviética era uma potência na aviação (como é natural!), embora desde o colapso da URSS, certamente que terão ficado um pouco para trás!
Agora, em relação aos automóveis, coitados....

Os Lada que referes dos anos 70 (altura que foi criada a marca!), mostram bem isso, pois basta ver que são baseados em Fiat 124, o que mostra que os russos não tem grande experiência e know-how para fabricar automóveis!
Não quer dizer que sejam melhores ou piores, simplesmente, não tem essa capacidade instalada!

A Lada sempre teve como grande concorrente o Trabant e a luta foi sempre muito renhida entre este gigantes da URSS e RDA, se por um lado bastava colocar uma raquete de ténis na mala para se ter acesso à versão desportiva do Trabant, pelo outro atestava-se o deposito de gasolina do Lada para este passar logo a valer o dobro.

P.S.- Desculpem o off

Claro que não sabem!!!

Sobre aviões, sei pouco, embora seja do conhecimento geral que a União Soviética era uma potência na aviação (como é natural!), embora desde o colapso da URSS, certamente que terão ficado um pouco para trás!

Os Lada que referes dos anos 70 (altura que foi criada a marca!), mostram bem isso, pois basta ver que são baseados em Fiat 124, o que mostra que os russos não tem grande experiência e know-how para fabricar automóveis!
Não quer dizer que sejam melhores ou piores, simplesmente, não tem essa capacidade instalada!

mas tudo em grande, aviões grandes, pesados e acima de tudo gastadores e com custos muito grandes de manutenção, basta ver que a frota russa tem andando a baixar e muito

Roubado do Facebook do Smi1e:

O melhor disto é que acompanhei toda esta última fase das obras de ampliação, pois calhou nos anos em que andava cá a "estudar" :). Foi muito bom ver a evolução a cada viagem de regresso!

Last edited:
a lada sempre teve como grande concorrente o trabant e a luta foi sempre muito renhida entre este gigantes da urss e rda, se por um lado bastava colocar uma raquete de ténis na mala para se ter acesso à versão desportiva do trabant, pelo outro atestava-se o deposito de gasolina do lada para este passar logo a valer o dobro.

P.s.- desculpem o off

[:)][:)][:)]

Claro que não sabem!!!

Não sabem? Então são uma das maiores potência a nível aeronautico que é a engenharia mais complexa que existe e não conseguem fazer simples automóveis. CLaro que têm know how. O que não têm é tanto dinheiro para investir como as empresas ocidentais. A Rússia é um país bastante pobre, o nível de vida é muito baixo, a Lada desenvolve carros low cost, e dentro do seu preço são aceitáveis. Lá por não os venderem/desenvolverem para uso comercial isso não quer dizer que não os saibam fazer. Para os fazerem e investirem é preciso que haja alguém que os compre!

É como aquela história dos generalistas não conseguirem competir com os alemães em certos mercados. Claro que marcas como a Peupeot, Citroen, Renault, Ford, etc conseguem fazer automóveis de topo ao nível dos da BMW e Mercedes, basta ver o que essas marcas fazem no desporto automóvel, a PSA é o grupo mais vitorioso da história do WRC e a Ford e a Renaut são respectivamente a 2ª e a 3ª marcas mais vitoriosas como fornecedores na F1, mas para quê lançar super desportivos e carros de mais de 200.000€ se ninguém os vai comprar? (A Ford tem o GT mas não o comercializa na Europa) Não têm imagem para isso.

A Rússia é um país que passou por várias tragédias ao longo do Sec XX, consequentemente e apesar dos seus ricos recursos, tanto naturais (petroleo,gas,carvao) como humanos (excelente engenharia) não é um país rico. Mas seguramente estão no bom caminho para daqui a algumas décadas se afirmarem como uma grande potência.

Last edited:
Claro que não sabem!!!

O último paragrafo demonstra bem que tu não tens bem noção daquilo que dizes. Então quando uma empresa recorre a outra para adquirir um produto, seja motores, plataformas, licenças de produção, ou quando faz uma parceria isso quer obrigatoriamente dizer que essa empresa não tem know how para produzir esse produto? Claro que não. Pode ser por uma questão de custos. Aliás na grande maioria das vezes é por essa mesma razão.

Roubado do Facebook do Smi1e:

O melhor disto é que acompanhei toda esta última fase das obras de ampliação, pois calhou nos anos em que andava cá a "estudar" :). Foi muito bom ver a evolução a cada viagem de regresso!

Bom video.

Que edificio era o é demolido ao minuto 5:10?

O último paragrafo demonstra bem que tu não tens bem noção daquilo que dizes. Então quando uma empresa recorre a outra para adquirir um produto, seja motores, plataformas, licenças de produção, ou quando faz uma parceria isso quer obrigatoriamente dizer que essa empresa não tem know how para produzir esse produto? Claro que não. Pode ser por uma questão de custos. Aliás na grande maioria das vezes é por essa mesma razão.

Ah... eu é que não tenho noção do que digo?!:confused:
Está bem....
Então, mostra lá um exemplo desse know-how automóvel russo!
Em 2011 continuam a fabricar automóveis baseados no 124.... se tem know-how e capacidade instalada para "mais e melhor", não percebo porque não o fazem!

A partilha que referes está correcto para o mundo automóvel actual, mas, não se aplicava à realidade soviética!

Não sabem? Então são uma das maiores potência a nível aeronautico que é a engenharia mais complexa que existe e não conseguem fazer simples automóveis. CLaro que têm know how. O que não têm é tanto dinheiro para investir como as empresas ocidentais. A Rússia é um país bastante pobre, o nível de vida é muito baixo, a Lada desenvolve carros low cost, e dentro do seu preço são aceitáveis. Lá por não os venderem/desenvolverem para uso comercial isso não quer dizer que não os saibam fazer. Para os fazerem e investirem é preciso que haja alguém que os compre!

É como aquela história dos generalistas não conseguirem competir com os alemães em certos mercados. Claro que marcas como a Peupeot, Citroen, Renault, Ford, etc conseguem fazer automóveis de topo ao nível dos da BMW e Mercedes, basta ver o que essas marcas fazem no desporto automóvel, a PSA é o grupo mais vitorioso da história do WRC e a Ford e a Renaut são respectivamente a 2ª e a 3ª marcas mais vitoriosas como fornecedores na F1, mas para quê lançar super desportivos e carros de mais de 200.000€ se ninguém os vai comprar? (A Ford tem o GT mas não o comercializa na Europa) Não têm imagem para isso.

A Rússia é um país que passou por várias tragédias ao longo do Sec XX, consequentemente e apesar dos seus ricos recursos, tanto naturais (petroleo,gas,carvao) como humanos (excelente engenharia) não é um país rico. Mas seguramente estão no bom caminho para daqui a algumas décadas se afirmarem como uma grande potência.

Isso que escreves é muito bonito e em grande parte está correcto, mas não muda a realidade em relação aos automóveis!!
A Rússia NÃO tem know-how nem capacidade instalada para produzir automóveis para o mercado actual (nem nunca teve antes!); se um dia poderá vir ter, talvez (duvido muito pois o mercado está saturado e os chineses estão ali ao lado e bem mais à frente a nível tecnológico), mas agora, não tem!!
Ponto!

De qualquer modo, chega de off-topic, até porque eu refiro factos e tu vens com teorias!!

Back