Tópico dos aviões

Malta tenho voo marcado de Zurich para o Porto no proximo domingo, e entretanto surgiu a possibilidade de ficar ca ate 6 de janeiro.
Alguem sabe mais ou menos os custos a pagar para a mudança de datas para o meu regresso, sendo por cima a época que é?

Malta tenho voo marcado de Zurich para o Porto no proximo domingo, e entretanto surgiu a possibilidade de ficar ca ate 6 de janeiro.
Alguem sabe mais ou menos os custos a pagar para a mudança de datas para o meu regresso, sendo por cima a época que é?

Liga para a companhia! Isso varia muito com a companhia, a tarifa que compraste, promoções, etc. Há tarifas em que nem um "No Show" pagas, até outras que te levam o couro e o cabelo por uma alteração.

Umas fotos do 1º prototipo do A350-900:

GetAsset.aspx

GetAsset.aspx

GetAsset.aspx

in: Aerospace and Aviation News | Aviation Industry & Airline Statistics | flightglobal.com

link: PICTURES: First flying A350 prototype rolls out of assembly line

[;)]

E que tal a esquadra de C-130 de combate a incêndios da USAF?

https://www.youtube.com/watch?v=8rklRK5Wxm0

Mais uma vez aqui se a politica do interesse do amigo que existe em Portugal, deixar os nossos C130 ajudar? Nada disso, vamos mas é fazer uns contratos milionários com o meu amigo que tem uns aviões e helis que ele é um gajo porreiro...

Acho que já se falou neste tópico sobre isso! A Força Aérea já teve esse projecto, mas acabou por entregar o combate a incêndios a PRIVADOS!

Coisa mais linda! Eu continuo a preferir o 787 muita por causa das minhas reticências em relação à área da asa do A350 que poderá vir a prejudicar a eficiência em cruzeiro, mas estou à espera que a Airbus me surpreenda, pois acho que é capaz de vir aí um perfil supercrítico muito bom com HLFC em algumas superfícies! Mas só vendo para crer! Verdade seja dita, o A350-900 vai ser um 777-200ER/LR killer.

Última edição:
Coisa mais linda! Eu continuo a preferir o 787 muita por causa das minhas reticências em relação à área da asa do A350 que poderá vir a prejudicar a eficiência em cruzeiro, mas estou à espera que a Airbus me surpreenda, pois acho que é capaz de vir aí um perfil supercrítico muito bom com HLFC em algumas superfícies! Mas só vendo para crer! Verdade seja dita, o A350-900 vai ser um 777-200ER/LR killer.

Por acaso aquela asa está a deixar-me curioso.
Quanto a ser um 777-200 killer, acho que o próprio mercado já se encarregou disso, ficando essa variante para carga.

Última edição:
Acho que já se falou neste tópico sobre isso! A Força Aérea já teve esse projecto, mas acabou por entregar o combate a incêndios a PRIVADOS!
Não foi a FAP que entregou, foi o governo, pois os boys reclamaram por "concorrência desleal" e então tiveram ordem pra arrumar o equipamento (a apodrecer) num hangar na BA6.

Não foi a FAP que entregou, foi o governo, pois os boys reclamaram por "concorrência desleal" e então tiveram ordem pra arrumar o equipamento (a apodrecer) num hangar na BA6.

O estado terá sempre que recorrer a privados, agora realmente poderia recorrer menos do que o faz actualmente.

Será que o C-130 é realmente um meio de combate adaptado à nossa realidade de incêndios?
Qual o intervalo de tempo entre descargas?
Quantos locais em Portugal existem para este efectuar as manobras de scooping?
Qual a sua eficiência na aproximação ao incêndio (devido à orografia do terreno)?

A mim não me faz confusão nenhuma, é uma missão extraordinariamente difícil de efectuar com uma aeronave de alta performance como o F16. A maioria dos países ocidentais só mantém QRA's para intercepção de aeronaves a baixa velocidade em situações excepcionais (grandes eventos, etc). Na América do Sul, por exemplo, vários países (Brasil, Peru, Argentina) têm uma abordagem diferente, mais musculada, digamos assim. Mas isso seria inaceitável na Europa, julgo eu.

Temos uma zona económica exclusiva enorme e tu queres cortar na frota naval? Tá certo... Devíamos era de ter mais navios no mar diariamente!

Já falamos sobre as diferenças entre os C295 que comprámos e o C295 Persuader, que não comprámos. O C295 não possui raio de acção e electrónica avançada como o P3C, essencial em missões de vigilância, anti-submarino e de colheita de sinais. Além disso, comprámos 9 C295 para substituir 24+ Aviocar, achas muito? 9 aeronaves que têm de chegar para treino, missões operacionais (incluindo destacamentos nos Açores, Madeira e outros) e manutenção. Parece-me adequado, ou até curto.

Comprámos 12 Merlin para substituir 13 Pumas. Novamente, entrando em linha de conta com missões de treino, missões operacionais (incluindo, mais uma vez, destacamentos nas ilhas, etc) e paragens para manutenção, achas muito? Quanto menos unidades tiveres mais horas de voo cada uma irá ter, reduzindo o tempo útil de vida (ou seja, tens de remodelar ou comprar novos muito mais cedo). Quanto ao NH90, se os tivesses comprado ainda estávamos a fazer missões com o Puma. Enquanto não resolverem os problemas todos não passa de um helicóptero muito bonito, com potencial, mas com limitações operacionais.

Para mim, sendo necessário fazer cortes na despesa, o que temos a mais são F16! Comprámos 20+25 (5 dos quais para peças). Bem sei que uma parte não está operacional, mas, mesmo num cenário algo optimista, acho que bastaria ter 2 esquadras (12 aviões cada), mais 4 unidades como reserva (acidentes, rotação para manter o número de horas por avião mais baixo, etc), num total de 28 unidades. O resto despachava. Mas fazer orçamentos e planos em fóruns é fácil, difícil é resolver os problemas na vida real! [:p]

olha que acho que compramos 12 cn295
quanto aos f16 estão ha venda e não esqueçer que pelo menos 1 ja caiu

ja agora comparar a guarda costeira norte americana com as nossas forças armadas é muito mal, porque gosta o pessoal de envergonhar as nossas forças armadas??
só eles tem mais navios e aviões e helis que portugal

Última edição:
Este airframe MSN001 vai servir para os testes de voo de modo a comprovar os cálculos efectuados quanto à resistência da estrutura a uma infinidade de esforços (que são sempre mais "puxados" do que aqueles que o avião sofrerá durante a sua vida útil), bem como aerodinâmica, motores, hidraulica, aviónicos, etc, etc.

Já agora, qual é o nº de série do protótipo que vai estar a fazer os static tests? Alguém sabe?

Estou muito curioso para acompanhar a fase de teste deste avião. Só espero que não dê os problemas de desenvolvimento que deram o A380 e o B787.

Última edição:
E que tal a esquadra de C-130 de combate a incêndios da USAF?

https://www.youtube.com/watch?v=8rklRK5Wxm0

Mais uma vez aqui se a politica do interesse do amigo que existe em Portugal, deixar os nossos C130 ajudar? Nada disso, vamos mas é fazer uns contratos milionários com o meu amigo que tem uns aviões e helis que ele é um gajo porreiro...

o nosso kit de c130 ja nem em condições esta
querem sempre usar os puma na missão mas depois la começam as bocas e vamos para os privados sempre

o 777lr nunca vendeu muito, afinal de contas só funcionava mesmo para aquele nicho de mercado,mas o 900 não lhe toca, só o 900R mas creio que encomendas =0
o er esta morto, morreu sozinho, o irmão maior matou ele quando matou a familia do 340, e ainda feriu de morte o 747

Este airframe MSN001 vai servir para os static tests de modo a comprovar os cálculos efectuados quanto à resistência da estrutura a uma infinidade de esforços (que são sempre mais "puxados" do que aqueles que o avião sofrerá durante a sua vida útil). Vai ser testar até partir.

Estou muito curioso para acompanhar a fase de teste deste avião. Só espero que não dê os problemas de desenvolvimento que deram o A380 e o B787.

com atrasos ele ja esta

com atrasos ele ja esta
Enganei-me no meu post e já corrigi. Este protótipo vai voar e não ser parte dos testes no "banco de ensaio". As minhas desculpas pela confusão.

Quanto a atrasos, pois, pelo menos 6 meses já leva de atraso.

Outra coisa que ando para ver se se confirma ou não, é que a Airbus poderá desistir da versão 800 a favor da 900 e 1000. Pelo menos várias companhias aéreas têm transferido as encomendas da primeira para as segunda e terceira variante.

Enganei-me no meu post e já corrigi. Este protótipo vai voar e não ser parte dos testes no "banco de ensaio". As minhas desculpas pela confusão.

Quanto a atrasos, pois, pelo menos 6 meses já leva de atraso.

Outra coisa que ando para ver se se confirma ou não, é que a Airbus poderá desistir da versão 800 a favor da 900 e 1000. Pelo menos várias companhias aéreas têm transferido as encomendas da primeira para as segunda e terceira variante.

Não são as companhias que estão a desistir, mas sim a Airbus que está a tentar que passem do 800 para as 2 outras versões e algumas têm aceitado. [;)]

Compramos 12 c-295.Supostamente sete aeronaves militares configuradas para transporte táctico, mais cinco para vigilância e patrulha marítima.

Sim compramos 12 c-205 e 12 EH101, que têm basicamente as mesmas funções, ou seja missões SAR, transporte táctico, com as suas devidas diferenças é claro. Acabam no fim dependendo do ponto de vista e das missões por ou se complementar ou se substituir. Pessoalmente compreenderia o número de aeronaves adquiridas se por exemplo o c-295 fosse adquirido nas suas 3 versões, TTT/SAR, ASW e AEW&C e de forma a substituir os C212, P3 Orion e alguns C-130. Airbus Military | C295 Aliás já dei esta opinião neste mesmo tópico. Aí talvez 12 aeronaves seriam aceitáveis. Da forma como foram adquiridos acho que mais de 10 aeronaves um exagero. Da mesma forma acho que 12 EH 101 não seriam necessários, e que embora tenhamos escolhido um dos melhores helis, talvez um heli mais barato NH90 ou AW149 fossem suficientes, pois são melhores que o puma, que durante muitos anos cumpriu e muito bem a sua missão.

Última edição:
Não são as companhias que estão a desistir, mas sim a Airbus que está a tentar que passem do 800 para as 2 outras versões e algumas têm aceitado. [;)]
Sim, eu referi que estão a passar as encomendas para as variantes maiores mas efectivamente é a Airbus que parece estar a acenar com vários factores para que essas companhias o façam.

O normal seria transferirem a encomenda do 800 para o 900 mas algumas, como a Qatar, fizeram-no do 800 para o 1000, pelo que não foi uma mudança baseada num aumento de capacidade (dada a grande diferença de passageiros entre as duas variantes). Tudo bem que o 900 e o 1000 terão melhores desempenhos "económicos" pois a estrutura do avião está optimizada à volta da 900 e o seu aumento (que origina a 1000) só melhorá ainda mais esses fundamentos económicos da exploração do avião. Já o 800, dado ser a variante "encurtada", terá sempre uma estrutura "overengineered" para a sua dimensão, ficando ali de fora do sweet spot em termos de ganhos de rentabilidade, tendo menos margem para tal. No Arliners a malta já está "gasta" de tanto bater nestas teclas.

Por outro lado o timing de lançamento da variante 800 faz com seja a última a ser lançada, pelo algumas companhias preferem receber antes disso os 900 e 1000. Mas se mais "desistirem" do 800, não sei se a Airbus não chegará ali a um ponto em que pura e simplesmente "cancela" (ou atrasa indefinidamente como fizeram com a variante de carga do A380) essa versão. Se eles virem que não perdem nenhum cliente para a concorrente Boeing, é bem provável que o façam.

Além disso não nos podemos esquecer que eles estão com os seus engenheiros "puxados" ao limite, pois ele é o A350 (nas suas 3 variantes), as novas winglets na família A320, o A320 Neo, as novas variantes de MTOW nos A330 (200 e 300) e fala-se que já alguns poderão estar a trabalhar no falado (nunca publicamente) A380-900. Tudo o que possa representar menor dispersão de recursos humanos e técnicos, será benéfico para os planos deles. E ainda têm de contar com potenciais "crises" de última hora com o programa do A350, pois trata-se de um avião bastante avançado numa série de tecnologias, nomeadamente a nível da construção. A parte "mecânica" é, em muitos casos, uma evolução do que se vê no A380, pelo que aí mais dificilmente serão surpreendidos. Agora aquela construção de nova geração (ainda assim aparentemente menos state of the art do que no 787) é que acaba por poder trazer algumas surpresas no ritmo de desenvolvimento.

A TAP ainda não se manifestou se muda algum dos 800 para 900 mas presumo que, neste momento, esse é o menor dos seus "problemas" e será algo que deverá ser visto pelo potencial novo dono.

Voltar
Superior