Tópico dos aviões

Recentemente andei num destes e por esta companhia.

16016m.jpg

Arkefly, passa aqui nos Açores.

Existe alguma entidade onde se possa efectuar uma reclamação pelos atrasos constantes da belíssima companhia aérea que dá pelo nome de TAP Portugal?

Achei engraçado os 20M€. Já se sabia que a TAP não ia render quase nada, mas isso são mesmo migalhas. Sempre pensei que chegasse aos 9 dígitos. O problema é que o estado não tem mesmo outra opção que não aceitar.

Outra questão prende-se com os 4 mil milhões. Não me parece que estejam a contar com grande expansão. Fazendo uma renovação de 1:1 fica-se com:
- 10 (12?) a350-900 (PVP 277M$) -> 2.77 mil milhões dólares
- 40 a320neo* (PVP: a319 - 88M$, a320 - 96M$, a321 - 113M$) -> ± 3.5 mil milhões de dólares
*Isto supondo que optem por continuar com a airbus. Se optarem pelos 737 max o preço não deve andar muito longe.

Isto tudo somado dá quase 6 mil milhões de dólares. Contando com o desconto inerente não fica a sobrar muito.

Fiquei sem perceber o que realmente aconteceu. Principalmente neste ponto:
Having pulled the plane up to a safe level, investigators claimed the pilots chose to approach the runway from a different angle which would allow them to get to the gate quicker.
Isto quer dizer que aterraram numa pista que não lhes tinha sido atribuída? Não me parece que fossem fazer algo tão estúpido para ganhar alguns minutos.

Curiosidade:

É (relativamente) frequente o "párabrisas" ([:D]) do cockpit rachar?
Que complicações podem advir daí? [;)]

Já tive aviões que voltaram para trás depois de descolar pq um pássaro lhes rachou o vidro do cockpit. Portanto há de haver uma "checklist" qq dos pilotos que os obriga a isso.

A TAP tem capitais próprios negativos no valor de cerca de 400 milhões de euros, o que significa que os seus activos são inferiores aos seus passivos nesse mesmo montante, o que representa uma falência técnica. Numa avaliação baseada puramente em capitais próprios, a TAP valeria -400 milhões de euros.

O Estado, devido às regras de concorrência da EU, não pode injectar mais dinheiro na TAP. A TAP só tem sobrevivido devido à sua geração de fluxos de caixa, a alguns lucros em determinados anos e a financiamentos bancários e leasings operacionais. Esta situação é, no entanto, insustentável a médio prazo porque os resultados transitados negativos têm vindo a aumentar devido aos prejuízos registados nos últimos anos, diminuindo ainda mais os capitais próprios e tornando quase impossíveis novos investimentos, nomeadamente na renovação da frota.

Se o Efromovich está a oferecer 20 milhões de euros pela TAP, isso significa que está a valorizar a empresa em cerca de pelo menos 420 milhões de euros. Se ainda se compromete a investir 4 mil milhões, a manter o hub em Lisboa e a expandir a empresa pode não ser um óptimo negócio para o Estado mas decerto não é mau. O mais importante para o nosso país é mesmo que o hub da TAP se mantenha em Lisboa e que a empresa cresça, continuando a transportar pessoas e carga para Portugal ou a trazê-las para Lisboa para as transportar para outros destinos. A alternativa a esta venda é a TAP continuar a definhar por falta de capitais próprios, falta de renovação da frota e, no limite, falta de mais financiamento na forma de dívida, até ao seu desaparecimento, como já aconteceu este ano à Spanair e à Malev na Europa.

Na minha opinião, a TAP devia ter sido privatizada há muito mais tempo, principalmente antes de 2008. Decerto que nessa altura haveriam muito mais interessados e o Estado poderia encaixar mais dinheiro. Isso só não foi feito por interesses políticos, como é costume, no nosso país.

Apesar de tudo, o cenário da compra pelo Efromovich parece-me muitíssimo melhor que uma compra pela IAG (BA/IB) em que decerto Lisboa e a TAP ir-se-iam tornar ainda mais secundários nos cenários Europeu e mundial.

Outro aspecto a salientar é que os prejuízos da TAP, sendo uma empresa detida pelo Estado, acrescem ao défice e dívida públicos.

Last edited:
nao esqueçer que a tap no medio curso não deve conseguir aviões antes de 2020

A Tap e Portugália precisam de pensar em renovar a frota! Antes de 2020 vai ser complicado vir alguma coisa além dos A350-900 a não ser que se faça uma encomenda já para o ano.
Ou que venham estes meninos que acho que ficavam muito bem na TAP:
cseries_download_low_en_cs014.jpg

Last edited:
os bombardier só se for para a parte da portugalia, mas duvido que venha algo que não seja embraer, apesar que vai tudo para o privado

agora a tap com os bombardier perde capacidade, mas tambem aviões novos só depois de 2020, basta ver as encomendas do 320neo e do 737max

os bombardier só se for para a parte da portugalia, mas duvido que venha algo que não seja embraer, apesar que vai tudo para o privado

agora a tap com os bombardier perde capacidade, mas tambem aviões novos só depois de 2020, basta ver as encomendas do 320neo e do 737max

Embora eu não acredite que a TAP compre Bombardier, acho que seria uma excelente aeronave e que para o mercado Europeu talvez fosse o mais adequado! É preciso ter muita atenção às taxas de ocupação das Rotas, aos custos de manutenção, combustível, etc! O CS300 vais ser uns 10% mais eficiente que um A319NEO e com custos associados a manutenção inferiores em 15/20% em relação ao A319. Pode ser até mais vantajoso(apesar da menor capacidade) operar um CS300 que um A320!

o problema sera mais no 321
no 320 tambem tem problema, porque algumas vezes o 320 anda cheio
o 319 o problema não existe muito em termos de capacidade, mas em range??' dizes que vai ser mais eficiente, só se for porque é capaz de ser mais leve, tera que pagar menos taxas
agora o bombardier vai conseguir fazer as rotas que a tap faz???
tera custos de manuntenção e treino assim tão baixos como se for a frota toda airbus??

eu pergunto porque ainda não pesquisei muito pelos bombardier, dei 1 vista de olhos por cima

se fugirmos para os boeing, as opções só poderam ser 737 8 max e o 9 max, porque o 7max é para morrer
na airbus nem acredito que se compre o 319, so 320 e 321 neos

Back