Boas
tenho uma pequena duvida/questão que gostava de colocar...
porque é que os pilotos da aviação não tem mais autonomia em optar por rotas alternativas e subir e descer de altitude?
eu sei que o tráfego aéreo é bastante congestionado...e que uma pequena alteração na rota terá que ser bem executada, mas com a tecnologia existente, essa informação não poderia estar disponível aos pilotos em tempo real no cokpit?
envolver muita gente no processo do voo, não aumenta a probabilidade de erro? eu penso que sim...
porque é que oiço falar tanto nos problemas de comunicação/radio dos pilotos com as torres?
não seria altura de começar a evoluir o protocolo e os processos na aviação comercial?
por exemplo o que se passou recentemente com o voo QZ 8501 da Air Asia, não poderia ser evitado?
pelo que entendi, a resposta ao pedido de alteração de altitude demorou demasiado!
pelo que li , a resposta só veio 2 minutos depois do pedido do piloto de subir para os 38mil pés, para subir para os 34mil pés, uma vez que já existia outro voo nos 38mil pés!
não terá sido insuficiente a alteração de 4mil pés para evitar a tempestade? não era preferível uma nova rota? ou retomar a base?
parece-me que o piloto ficou sem alternativas e impotente perante a situação!
o piloto tinha bastante experiência, e tempestades naquela zona são bastante comuns.
eu só recorro a voos comercias uma vez por ano, as vezes 2 vezes por ano, e cada vez tenho menos confiança e sinto cada vez menos segurança. O meu conhecimento sobre a aviação é muito pouco, sou apenas um curioso que gostava de entender um pouco mais sobre o assunto.
já agora, é pouco "correto" por exemplo, que os passageiros tenham acesso a alguma informação como qual a tripulação do voo e a sua experiência e histórico de manutenção e incidentes da aeronave?
eu aposto que essa info deverá estar acessível em algum lugar, mas por exemplo, eu como pouco comum utilizador/passageiro, nunca vi essa informação apresentada de forma mais explicita.