Tópico dos aviões

Monomotores a helice nada superou este:

Continua a ser mto usado, cobiçado e apreciado, por imensos pilotos. o Mustang
Nah [:p]

ZeroBankingAtRiverside.jpg

Só para ser chato [:D]

Desculpem a pergunta, mas os Constellation não tinham o nickname de "Connie"? É que sei que a KLM tem um no seu museu e é "apelidado" de Connie (não sei o nome com que o avião se encontra baptizado) e o da Breitling também surge, aqui e ali, com esse nickname.

Já relativamente aos A330 da TAP, os que foram adquiridos em 2ª mão têm motores PW (Pratt&Whitney) - acho que à Blue Wings ou coisa que o valha e Austrian Airlines - e os que foram comprados directamente à Airbus são GE.

Desculpem a pergunta, mas os Constellation não tinham o nickname de "Connie"? É que sei que a KLM tem um no seu museu e é "apelidado" de Connie (não sei o nome com que o avião se encontra baptizado) e o da Breitling também surge, aqui e ali, com esse nickname.

Já relativamente aos A330 da TAP, os que foram adquiridos em 2ª mão têm motores PW (Pratt&Whitney) - acho que à Blue Wings ou coisa que o valha e Austrian Airlines - e os que foram comprados directamente à Airbus são GE.

Boas qual desses dois modelos de motor é melhor? Fiabilidade, potencia, consumo etc.
Obrigado
RMVC

Farto de andar de automóvel recentemente adquiri um A320 recondicionado.

Olhem lá o menino numa das minhas recentes deslocações a Frankfurt e depois estacionado na placa de Faro, aquando da ultima concentração de Faro, foi pena não se ver a Harley a sair ... mero pormenor ... [:D]

excaliburairbus320ss5.gif

excaliburairbus3202ew3.gif

Agradecimentos ao Beppe e ao Pedro Aragão
[;)]

Boas qual desses dois modelos de motor é melhor? Fiabilidade, potencia, consumo etc.
Obrigado
RMVC
Não sei dizer pois por vezes a performance não se esgota nos números. Existem motores que são melhores na fase de subida, outros na fase de cruzeiro, etc. O que faz um motor "melhor" para uma dada companhia é a sua performance no tipo de utilização preferencial que esta lhe vai dar.

De qualquer modo, a maior percentagem dos A330 tem motores RR. A PW de início tinha a maior quota de mercado mas a GE tem vindo a apanhá-la. Além disso parece a PW parou o desenvolvimento do seu motor e ai invés a GE tem vindo a dar pequenos retoques nos seus, melhorando a sua performance.

Pode ver-se aqui os números da performance com os vários motores:
http://www.airliners.net/aircraft-data/stats.main?id=26

RMVC, um exemplo do que referi no primeiro parágrafo, é a "guerra" entre a RR e a GE nos motores para o Boeing 787. O RR é melhor em subida e com consumos mais baixos. Por seu lado o GE é melhor em cruzeiro. Digamos que se trata de um trade-off. Segundo se lê pela net, o RR é mais económico em voos até 5.000 nm e acima desse valor o GE torna-se mais vantajoso. Lá está, para uma companhia que não vá utilizar os seus aviões em distâncias superiores a 5.000 o RR parece melhor. Mas a escolha depende depois de factores como os packages de manutenção que se negoceiam junto do fabricante e...outros mais assim mais...políticos[;)]

Mustang ... A6M ZeroSen

Deixem-se disso. um dos melhores de sempre

warfw190chrismurgatroydvt0.jpg

fw19020homebuilt202xt5.jpg

E para quem quiser pesquisar, encontram-se em fabrico na Alemanha para quem os quiser comprar ... só não têm é o motor BMW.

Excalibur, do que te foste lembrar!! [:cool:]

O pequeno grande FW com motor BMW[:cool:]. Esse caça era super manobrável e tinha performances invejáveis. Pecava era pelo armamento e pelo facto de nunca ter sido produzido em quantidades significativas (pois surgiu quando a capacidade industrial da Alemanha já estava em declínio acentuado).

Como disse...bem lembrado!

Voltar
Superior