Tópico dos aviões

Eu não digo que as horas de experiência não são importantes; muito pelo contrário. É evidente que todos nós evoluímos com a experiência e a maturidade. Comandar um avião é uma tarefa de enorme complexidade, sobretudo quando há um imprevisto.

Dito isto, pelo que li, esta jovem, com 26 anos, começou a pilotar aos 14. Quer dizer que já tem 12 anos se atividade e passou todas as etapas até comandante, sinal de que distinguiu sempre.

Max Verstappen chegou à F1 aos 17 anos, Fernando Alonso aos 19 (tal como Mike Thacwell, Jaime Alguersuari, Ricardo Rodriguez e Esteban Tuero). A F1 é muito mais complexa e exigente do que comandar um 737.

Larry Paige e Sergey Brin fundaram a Google aos 25 anos. E há os casos de Bill Gates e outros, também muito jovens.

Onde quero eu chegar? A experiência é muito importante, mas a preparação e o talento são muito mais. Imaginemos que necessitamos de chegar muito rápido de táxi ao destino? Quem preferíamos ter ao volante? O Sr. Manuel do Táxi, com 25 anos de experiência, ou o Max Vertappen (que ainda nem tem carta de condução)?

Eu tenho 38 anos de experiência, sólida, mas tenho que pedalar para estar ao nível dos meus colegas que têm 30 anos de idade. Daqui por uns 6 anos estarei aposentado, mas, nas funções em que estou, vai ser flat-out até lá. Oxalá eu tenha saúde para tal.

Voltando ao Air France, o importante, não seria a experiência; o importante teria sido não terem sido cometidas certas asneiras. Se o comandante estivesse no cockpit, acompanhado de mais dois pilotos, na altura da tempestade, tudo poderia ter corrido bem. Claro que as pessoas têm que descansar, mas quem vai para o mar avia-se em terra. Não se pode facilitar.

Last edited:
Só é possivel começar a tirar licença de piloto a partir creio que dos 17 anos, mas honestamente ja não me lembro desta parte do "codigo"

Pois, aparentemente estará na calha...

Já agora, alguém faz ideia da razão do voo da Transavia com destino a Paris (Orly) de ontem, ás 18:30h, ter sido cancelado? (TO3403)

Aparentemente esteve relacionado com a outra rota que traria o avião ao Porto, mas a consequência foram 100 e tal pessoas no hotel e apenas seguiram hoje...

Eu estava no aeroporto, pois vinha para o Porto na Ryanair, e ouvi anunciarem um atraso para as 21.30. Entretanto apanhei o meu voo.

Max Verstappen chegou à F1 aos 17 anos, Fernando Alonso aos 19 (tal como Mike Thacwell, Jaime Alguersuari, Ricardo Rodriguez e Esteban Tuero). A F1 é muito mais complexa e exigente do que comandar um 737.

não digas isto nem a brincar. Se disseres que um piloto de F1 tem de tomar decisões mais rápidas, então eu concordo contigo. Mas dizer que um F1 é mais complexo que um 737... tens a noção de quantas funções diferentes tens de controlar num avião comercial moderno? E de como tens de reagir perante determinada coisa que não correu como esperado? E com a grande diferença que no formula 1 se errares sais de pista e voltas a pilotar na próxima corrida, enquando no 737 NÃO PODES de forma alguma errar.. O nível de exigência psicológica não tem sequer comparação possível. E já que falas em Formula 1, todos esses pilotos que mencionas são bons mas todos cometeram erros de principiante.... aqui está a grande diferença, no Forumla 1 podes cometê-los.

Quantas pessoas pilotam aviões todos os dias? Muitas dezenas de milhar. Quantas pessoas pilotam carros de F1? Uns quarenta, diria eu, tendo em conta os pilotos titulares e os de testes.

Tens uma pequena ideia da diferença em termos intelectuais entre as duas funções? Não tens, vejo eu ao ler aquilo que dizes.

Conheces o paper de George Miller "The Magical Number Seven, Plus or Minus Two: Some Limits on our Capacity for Processing Information"?

Comparar "pilotar um F1" com "pilotar um avião" não faz o mínimo sentido, é comparar alhos com bugalhos.

Para pilotar um F1 é preciso ter reflexos muito rápidos, uma sensibilidade motora excelente, muita experiência de pista, uma capacidade física muito boa, e muita, muita coragem...

Para pilotar um avião é preciso acima de tudo ter muitos conhecimentos técnicos e muito treino.

Não tem nada a ver uma coisa com a outra...

O nível de exigência psicológica não tem sequer comparação possível.
Olha que pilotar um F1 nos limites tem uma exigência física e mental que não está ao alcance de todos... é mais fácil pegar numa pessoa normal e colocá-la a pilotar um avião do que colocá-la a pilotar um F1...

Quantas pessoas pilotam aviões todos os dias? Muitas dezenas de milhar. Quantas pessoas pilotam carros de F1? Uns quarenta, diria eu, tendo em conta os pilotos titulares e os de testes.

Tens uma pequena ideia da diferença em termos intelectuais entre as duas funções? Não tens, vejo eu ao ler aquilo que dizes.

A tua comparação é absurda. Nada tem a ver uma coisa com a outra. Há poucos pilotos de Formula 1 porque há poucas vagas. Haveria milhares de pessoas habilitadas a fazê-lo se tivessem o devido treino.

Então coloca a coisa de outra perspectiva: uma pessoa "normal" ao fim de algumas horas consegue dar uma volta sozinha num Formula 1. Pode não ser rápida, nem nas melhores condições, mas consegue. A mesma pessoa ao fim de algumas horas não consegue fazer uma viagem num 737.. não dá! Precisa de experiência, conhecimento técnico, tem de saber os procedimentos para comunicar com os controladores, tem de saber o que significa cada item das checklists, enfim, é uma comparação tão absurda que nem dá muito bem para comparar.

Olha que pilotar um F1 nos limites tem uma exigência física e mental que não está ao alcance de todos... é mais fácil pegar numa pessoa normal e colocá-la a pilotar um avião do que colocá-la a pilotar um F1...

Mas estás a comparar coisas incomparáveis. Só falta comparar um jogador de futebol a um piloto. A exigência mental de pilotar um carro daqueles não é assim tão grande, é preciso concentração, bons reflexos, pensamento rápido.. e o que mais?

14462972_1458893540793592_2678115322064990873_n.jpg

10.000 Airbus

A350 para a Singapore.

As pessoas comparam pilotar um avião com um F1? É cada um.

Em um avião comercial moderno a automação é praticamente total. Um piloto comercial, num voo de 10 horas, pilota manualmente o avião para aí 20 minutos, o resto é monitorizar a automação. De facto, um piloto já nem se devem designar por piloto, mas sim automation manager.
O FMS já tem o flight plan. Depois da descolagem, autopilot, auto throttle e já está. Até podem dormir (o que infelizmente por vezes acontece).

A automação chegou a um ponto tal que quando um imprevisto acontece e os pilotos tem que tomar o controlo, estes não sabem o que fazer, ou lidam pessimamente com a situação (AF447, AirAsia 8501, etc).

F1 é para os melhores entre os melhores. Piloto comercial, infelizmente é qualquer um, com o mínimo de treino. Então na Ásia aquilo é uma palhaçada.

Last edited:
Back