Tópico dos aviões

simples, ele fez go around e perdeu a vez, e quando ia chegar a vez dele já não ia dar porque ele tem que assumir que vai correr mal, e tera que viajar para outro aeroporto onde pode estar em hold e correr mal tambem

Hum, mas no momento do primeiro go around entende-se porque estava a passar a frente fria e a instabilidade meteorológica naquele momento, estava vento e chuva forte, depois de ter passado essa frente foi quando todos começaram a aterrar, depois de todos os que estavam em espera ter aterrado ainda esse avião ia em espaço aéreo português e foi para Madrid! Dava tempo de tentar a 2ª aterragem depois de todos terem aterrado, e ainda mais sabendo que as más condições meteorológicas já tinham passado!

Eles lá sabem, mas ali considero uma má decisão, ele andou às voltas imenso tempo e quando as condições meteorológicas melhoraram é que decidiu ir embora!!

Hum, mas no momento do primeiro go around entende-se porque estava a passar a frente fria e a instabilidade meteorológica naquele momento, estava vento e chuva forte, depois de ter passado essa frente foi quando todos começaram a aterrar, depois de todos os que estavam em espera ter aterrado ainda esse avião ia em espaço aéreo português e foi para Madrid! Dava tempo de tentar a 2ª aterragem depois de todos terem aterrado, e ainda mais sabendo que as más condições meteorológicas já tinham passado!

Eles lá sabem, mas ali considero uma má decisão, ele andou às voltas imenso tempo e quando as condições meteorológicas melhoraram é que decidiu ir embora!!

Aqui no chão é facil criticar, mas sabias a quantidade de fuel??
É que na aviação existem regras

Acidentes destes parece-me que vão acontecer cada vez mais regularmente pois esses aviões pequenos estão a voar muito no corredor Porto Lisboa. Avarias, pneus co crl, peças partidas etc são inevitáveis qd o uso é muito. Qts descolagens/aterragens faz um ATR no vai-vem Lisboa Porto por dia?

Acho que usam 3 na ponte aerea, por isso é só ver quantos voos são e dividir pelos 3, tudo bem que depois ha 2 ou 3 operados com 32x

Sempre se disse que os atr não eram tão bons nestes serviços em que lhes são metidos muito ciclos, a verdade é que tambem o atr não foi escolhido mas forçado a entrar na frota, com isto não estou a dizer que não seja o avião certo para a tap, digo simplesmente que certo ou errado, seria sempre o escolhido

Sempre se disse que os atr não eram tão bons nestes serviços em que lhes são metidos muito ciclos, a verdade é que tambem o atr não foi escolhido mas forçado a entrar na frota, com isto não estou a dizer que não seja o avião certo para a tap, digo simplesmente que certo ou errado, seria sempre o escolhido

Se foi forçado ou não, não sei , por ser fabricante Europeu? Talvez.
ATR é bom para distância em torno 1000km entre cidades de média dimensão acho que é para isso que foi dimensionado... Para esta curta distancia é complicado obter uma boa solução de compromisso pois a ideia peregrina de ter vários voos com poucas pessoas de forma confortável e barata não existe...[8b]

Mas mas há outro problema com o ATR que vai dar problemas mais tarde ou mais cedo: O ruido do ATR não é aceitável, ouve-se muito em vários pontos da cidade de Lisboa e já há muitas queixas.

14642222_1356348834375168_4304201697940884607_n.jpg

Ainda bem que a TAP não foi privatizada, senão já andavam por aí a dizer que os privados querem poupar em tudo e põe a segurança em perigo.

BTW, quantos destes vieram? Não eram mais que 3?
Os outros estão a ser usados em que rotas?

Aqui no chão é facil criticar, mas sabias a quantidade de fuel??
É que na aviação existem regras

Acho que usam 3 na ponte aerea, por isso é só ver quantos voos são e dividir pelos 3, tudo bem que depois ha 2 ou 3 operados com 32x

Os e190 não andam a fazer esta rota também?

Estes ATR metem-me sempre alguma raiva qd me calham na rifa... Começando logo pelo turbohelice e e respectivo barulho a bordo.[:vm)]
Depois é o tempo de voo. Em rotas operadas por aviões a jacto tb a diferença de tempo de viagem pode ser mais 50% ( tipo 1h num A320 VS 1H35 num ATR).

Única coisa boa é o relativo conforto, geralmente com bancos mais confortáveis e aconchegantes que os actuais l lowcost Airbus/Boeing que parecem pranchas de madeira.[:D]

Não percebo muito de aeronáutica mas creio que são aviões de simples manutenção relativamente fáceis de manobrar pelo que têm custos de operação mais baixos sobretudo relevante em países menos desenvolvidos ( africanos etc).

Já agora, os ATR são mais silenciosos na aterragem que qualquer A320/B737.

Outra coisa é o conforto/ruído a bordo.

Já agora, os ATR são mais silenciosos na aterragem que qualquer A320/B737.

Outra coisa é o conforto/ruído a bordo.
O problema em Lisboa é mais qd estão parquedos e qd ligam motores. Consegues ouvir em algumas zonas de Alvalade é mais incomodativo que os jactos... faz lembar filmes de guerra de cidades sob bombardeamento...[:D]

Se foi forçado ou não, não sei , por ser fabricante Europeu? Talvez.
ATR é bom para distância em torno 1000km entre cidades de média dimensão acho que é para isso que foi dimensionado... Para esta curta distancia é complicado obter uma boa solução de compromisso pois a ideia peregrina de ter vários voos com poucas pessoas de forma confortável e barata não existe...[8b]

Mas mas há outro problema com o ATR que vai dar problemas mais tarde ou mais cedo: O ruido do ATR não é aceitável, ouve-se muito em vários pontos da cidade de Lisboa e já há muitas queixas.

Estes vieram no pacote dos emb190, e ajudaram a azul a ter menos despesas, se a azul tivesse os yak42, então teriamos ca o yak42
Foram forçados porque estavam a mais na azul

Ainda bem que a TAP não foi privatizada, senão já andavam por aí a dizer que os privados querem poupar em tudo e põe a segurança em perigo.

BTW, quantos destes vieram? Não eram mais que 3?
Os outros estão a ser usados em que rotas?

Penso que são 8 atr e 9 emb190
Rotas para marrocos, espanholas, tipo oviedos etc

Os e190 não andam a fazer esta rota também?

Pode ser que haja 1 ou 2 por dia, mas nada certo, as vezes há é a32x

Eu acho que os ATR são os aviões mais adequados para esta rota. Os ATR não são muito rápidos mas a rota também não é muito longa, gastam muito menos combustível do que os A320, a capacidade é suficiente, etc..

Com os A320, para a operação ser rentável, provavelmente o preço dos bilhetes teria de ser bem superior. Os ATR são literalmente burros de carga, aguentam muita porrada, são aviões preparados para operarem em zonas muito remotas do Mundo.

Gostaria de saber qual o load factor destes voos.

Os ATR barulhentos? [:)]

As pessoas deviam era levar todos os dias e a todas as horas com os 767 para verem o que é, ou pode ser, considerado um ruído mais elevado. :sh)

Eu acho que os ATR são os aviões mais adequados para esta rota. Os ATR não são muito rápidos mas a rota também não é muito longa, gastam muito menos combustível do que os A320, a capacidade é suficiente, etc..

Com os A320, para a operação ser rentável, provavelmente o preço dos bilhetes teria de ser bem superior. Os ATR são literalmente burros de carga, aguentam muita porrada, são aviões preparados para operarem em zonas muito remotas do Mundo.

Eu faço regularmente a rota e acho os avioes bastante barulhentos, mas como é uma viagem curta aguenta-se.

Quanto ao load factor, normalmente 90%, sendo a maioria passageiros que fazem/fizeram escala em Lisboa e crew a transferir entre bases.

O problema são os ciclos elevados como alguém referiu. Não ha dúvida que o atr é mais economico q um A320, contudo, o facto de fazer 10 ou 12 descolagens diárias tb induz um grande desgaste no equipamento.

TAP em 10ª lugar nas companhias aéreas em termos de segurança (fonte JACDEC AIRLINE SAFETY RANKING 2016):

[TABLE="width: 681"]
[TR]
[TD="align: center"]RANK[/TD]
[TD]AIRLINE [/TD]
[TD]CODECS [/TD]
[TD][/TD]
[TD]COUNTRY [/TD]
[TD="align: center"]INDEX [/TD]
[TD="align: center"]ORDER[/TD]
[/TR]
[TR="bgcolor: #3891EB"]
[TD] [/TD]