Tópico dos aviões

2231876.jpg

E já agora, actualmente, o mais perto que temos de ser super sónico a operar comercialmente é este menino:

1999750.jpg

MMO (Maximum Operating Mach Number) : Mach 0.925

Não deixa de ser curioso que hoje em dia, em pleno 2013, viaja-se de avião á mesma velocidade que em 1986.
Houve muita evolução na aviação, mas não em termos de velocidade e tornar as viagens mais curtas.

Não deixa de ser curioso que hoje em dia, em pleno 2013, viaja-se de avião á mesma velocidade que em 1986.
Houve muita evolução na aviação, mas não em termos de velocidade e tornar as viagens mais curtas.

No que toca a estes bichos (bizjets) isso não será totalmente verdade.

No que toca aos airliners, bom, aí será assim, mas penso que não por falta de tecnologia, mas passa mais pelo objectivo primário dos fabricantes hoje em dia passar por reduzir o consumo de combustivel.

Não me parece que na época em que vivemos algum fabricante se pusesse com essas aventuras...

A não ser chineses! [:D][:D]
Infelizmente é a realidade actual.
Foi e é um marco pelas melhores e piores razoes, demonstra o que a audácia e paixão do ser humano consegue alcançar, mas também o que a politica de contar cêntimos é capaz de cortar. Foi a época de ouro que dificilmente voltará a existir num futuro próximo, o racionar só para que sim e sem qualquer objectivo certamente que não trará os feitos grandioso de outrora alcançados.

Infelizmente é a realidade actual.
Foi e é um marco pelas melhores e piores razoes, demonstra o que a audácia e paixão do ser humano consegue alcançar, mas também o que a politica de contar cêntimos é capaz de cortar. Foi a época de ouro que dificilmente voltará a existir num futuro próximo, o racionar só para que sim e sem qualquer objectivo certamente que não trará os feitos grandioso de outrora alcançados.

Até emociona ver estas imagens!

Enfim, resta-nos esperar que no futuro, outras máquinas fantásticas virão!

Agora o outro lado, sim também tenho uma grande panca por estas coisas, One day...
Fotos retiradas de um forum da especialidade (créditos devidos) as350b3 e bell 206 no Evereste, recomendo a leitura é simplesmente fantástico( reparem no altímetro)
P1110242_zps6750daad.jpg

P1100866_zps52e4f727.jpg

IMG_2901.jpg

IMG_2901.jpg

IMG_2823.jpg

IMG_2874.jpg

Que espéctaculo!

Voas heli's crosswind?
Infelizmente não, ainda ando só a aprender em asa fixa, o que já e para mim um grande prazer, mas o meu devaneio passa cada vez mais por rotores. Dai me encontrar na duvida se siga para CPL em asa fixa ou avance para rotores.
Deixo aqui a pipas, que tantas alegrias me tem dado.( Não é o da foto mas o modelo é o mesmo) Piper Pa 38, 112hp de puro sangue...faz já quase um mes que não tou com ela [s)]
36999gd9wfl4nnn.jpg

Isto não há muito que se lhe diga! Desde há muito que as leis da mecânica de fluídos são as mesmas, pelo que dizeres isso é o mesmo que te perguntares porque é que a gravidade não muda! Houve no entanto alguma evolução a nível da forma dos perfis alares para perfis supercríticos de forma a atrasar o choque e a torná-lo mais fraco, pois mesmo a números de Mach inferiores a 1 tens ondas de choque no extradorso da asa. O mecanismo que faz as asas terem sustentação é o mesmo que provoca o aparecimento de ondas de choque!

Infelizmente não, ainda ando só a aprender em asa fixa, o que já e para mim um grande prazer, mas o meu devaneio passa cada vez mais por rotores. Dai me encontrar na duvida se siga para CPL em asa fixa ou avance para rotores.
Deixo aqui a pipas, que tantas alegrias me tem dado.( Não é o da foto mas o modelo é o mesmo) Piper Pa 38, 112hp de puro sangue...faz já quase um mes que não tou com ela [s)]
36999gd9wfl4nnn.jpg

Eu nunca voei rotores.. asa fixe é que é a minha praia!

Curiosamente, nunca voei (eu a pilotar) um monomotor asa baixa.

Voltar
Superior