Tópico dos aviões

Quando o avião aterra, quem é que trata da aterragem? Só um piloto ou são os 2 ao mesmo tempo?

Por entre procedimentos de check list para aterragem o PNF ( pilot not flying) trata das comunicações com o centro de controle de aproximação que depois na fase final de aterragem passa para a torre de controle do aeroporto.

Enquanto isso o PF (pilot flying) basicamente monitoriza as velocidades rota e toda a electrónica do AP (piloto automático).

A aterragem em si tanto é manual e visual, ou seja a maior parte das vezes, como pode necessitar de aterrar por ILS, neste caso aterragem por instrumentos devido a condicionantes meteorológicas...

Tudo que escrevi é muito básico com certeza alguém te pode explicar melhor e mais acertado!
O video que mais tenho gostado de ver...

Última edição:

Pelo que eu percebi, esse sistema permite, através de vários receptores com tecnologia actual, calcular a posição de aviões que usam sistemas de localização mais antigos, é isso?

Sempre pensei que os aviões da Força Aérea, usassem um sistema qualquer diferente e que fosse "impossível" de detectar por civis. Que este sistema, permitia visualiza-los mas com um tipo de "radar" ou algo do género.

É que nunca tinha visto nenhum avião militar no Flight Radar 24 e estes dias têm andado por aqui às voltas e foi a segunda vez que reparei que apareciam no FR24.

Hoje não tinha callsign.. No outro dia tinha mas não dizia o modelo de avião. No entanto por uma pesquisa na net, descobri que era um General Dynamics F-16BM Fighting Falcon - Portugal - Air Force

Pelo que eu percebi, esse sistema permite, através de vários receptores com tecnologia actual, calcular a posição de aviões que usam sistemas de localização mais antigos, é isso?

Sempre pensei que os aviões da Força Aérea, usassem um sistema qualquer diferente e que fosse "impossível" de detectar por civis. Que este sistema, permitia visualiza-los mas com um tipo de "radar" ou algo do género.

É que nunca tinha visto nenhum avião militar no Flight Radar 24 e estes dias têm andado por aqui às voltas e foi a segunda vez que reparei que apareciam no FR24.

Hoje não tinha callsign.. No outro dia tinha mas não dizia o modelo de avião. No entanto por uma pesquisa na net, descobri que era um General Dynamics F-16BM Fighting Falcon - Portugal - Air Force

Boas, é assim.

Os aviões comerciais, especialmente na Europa, tem um transmissor ADS-B. Este transmissor transmite as coordenadas GPS, altitude, direcção, callsign etc... Este sinal não é encriptado pelo que pode ser interceptado por qualquer um que tenha um descodificador.

O FR24 não é nada mais que um site que agrega vários receptores amadores espalhados por todo o mundo, pessoas como tu e eu que tenham uma box estilo Airnav, SBS ou outra, e que estejam dispostas a partilhar os dados. Mesmo com aviões mais antigos que só tenham Mode-S, em regiões com vários receptores pode usar-se MLAT para calcular a posição do mesmo (por exemplo, os Beech da Portugália aparece MLAT no FR24 se reparares).

Relativamente a veres aviões militares, é possível pois estes podem estar a voar com modos civis por razões de segurança (até o Air Force One muda para modo civil quando se aproxima de aeroportos), mas podem mudar para MODE 5 ou mesmo desligar o transponder (qualquer avião pode).

Quando o avião aterra, quem é que trata da aterragem? Só um piloto ou são os 2 ao mesmo tempo?

No cockpit existem duas funções: PF ( Pilot Flying) e PNF/PM (Pilot non flying ou Pilot Monitoring). É prática comum alternar-se essas funções entre Comandante e Co-piloto. Normalmente faz-se uma perna um, outra perna outro.. por ai fora.

A função PF é ir aos comandos do avião, seja a voá-lo à mão, seja a voá-lo com piloto automático.

A função PNF, é monitorizar o que o PF está a fazer, comunicar com os controladores de tráfego aéreo, ler checklists (a pedido do PF), preencher o plano de voo operacional (onde se vai fazendo a actualização das estimas de combustivel etc..).

Portanto respondendo à tua pergunta, durante a aterragem, um dos pilotos vai com a mão na massa, e o outro vai a ajudar, por exemplo metendo o trem em baixo, extendendo flaps, lendo os checklists..

Boas, é assim.

Os aviões comerciais, especialmente na Europa, tem um transmissor ADS-B. Este transmissor transmite as coordenadas GPS, altitude, direcção, callsign etc... Este sinal não é encriptado pelo que pode ser interceptado por qualquer um que tenha um descodificador.

O FR24 não é nada mais que um site que agrega vários receptores amadores espalhados por todo o mundo, pessoas como tu e eu que tenham uma box estilo Airnav, SBS ou outra, e que estejam dispostas a partilhar os dados. Mesmo com aviões mais antigos que só tenham Mode-S, em regiões com vários receptores pode usar-se MLAT para calcular a posição do mesmo (por exemplo, os Beech da Portugália aparece MLAT no FR24 se reparares).

Relativamente a veres aviões militares, é possível pois estes podem estar a voar com modos civis por razões de segurança (até o Air Force One muda para modo civil quando se aproxima de aeroportos), mas podem mudar para MODE 5 ou mesmo desligar o transponder (qualquer avião pode).

Obrigado pela explicação. O que me parece é que a posição não é bem exacta. Pelo menos quando os via na minha zona no FR24, ia à rua e não via nada.. e depois quando os ouvia, no FR24 ja iam bastante longe. O trajecto já percorrido deles de vez em quando também mudava no mapa, davam "saltos", etc.

Fica só um exemplo a titulo de curiosidade.

Flightradar24.com - Live flight tracker!

Aí andam eles novamente.. Pena é que a posição nem sempre é a mais correcta.. às vezes aparecem "aqui por cima" e nada.. Depois de repente mandam um "salto" para outra parte.. A rota já percorrida às vezes muda, etc

De à uma semana para cá, que não têm parado.

1661486_731377040229640_1099066143_n.jpg

Boas,

Alguém me sabe dizer qual é a melhor maneira de ir de OPO para JTR?
Já andei a ver várias opções mas todas elas chegam a JTR a horas pouco decentes e com longas escalas...
Alguém que tenha feito?

PS. Pretendia lá ir em Agosto... [:cool:]

Boas,

Alguém me sabe dizer qual é a melhor maneira de ir de OPO para JTR?
Já andei a ver várias opções mas todas elas chegam a JTR a horas pouco decentes e com longas escalas...
Alguém que tenha feito?

PS. Pretendia lá ir em Agosto... [:cool:]

Experimentaste estas todas?

Air Berlin flies from Berlin Tegel (TXL), Dusseldorf (DUS) , Hamburg (HAM), Hannover (HAJ), Nuremberg (NUE), Vienna (VIE) and Zurich (ZRH)

EasyJet flies from London Gatwick (LGW) and Milan Malpensa (MXP)

Edelweiss Air flies from Zurich (ZRH)

Germanwings flies from Cologne / Bonn (CGN), Munich (MUC) and Stuttgart (STR)

Condor flies from Dusseldorf (DUS), Stuttgart (STR), Frankfurt (FRA), Munich (MUC), Hamburg (HAM);

Meridiana flies from Milan Malpensa (MXP)

ThomasCook and Jetairfly fly from Brussels (BRU)

Transavia flies from Amsterdam Airport (AMS).

Boas,

Desde já agradeço a preciosa ajuda [;)]
Alguma me escapou, e quando tiver um pouco mais de tempo tenho que dar uma vista de olhos.
No inicio da pesquise comecei a pesquisa por aeroportos com partida em OPO e vi que não seria uma boa solução. Depois vi algumas companhias aereas mas reparei que inclusivé teria que mudar de aeroportos e os horários poderiam não ser compativeis... daí pedir uma opinião ao pessoal que já tenha feito esta viagem...

vi por exemplo

OPO - FRA - JTR
OPO - CIA / FCO - JTR
OPO - BCN - JTR
outras ligações directas com JTR apartir de OPO todas eles a chegarem entre as 2h e as 6h... :sh) (da manhã...)

por linhas aereas dei uma vista de olhos em:
TAP
A3 (Aegean)
Air Berlin
LH
FR
Alitalia e Volare (acho eu...)
Vueling

Nenhuma me agradou pelas rotas e horários... não equacionei LIS, talvez seja uma melhor solução mas se tivesse ligação OPO seria muito melhor...

Voltar
Superior