Eu sinto-me mais confortável a atravessar o Atlantico num 747/A380 do que num 777/A330, apesar da probabilidade de uma dupla falha no motor ser reduzida, mas as companhias podendo fazer as rotas num aviao mais eficiente vao convergir para os 2 motores (o que já está a acontecer).
A fiabilidade é hoje em dia espantosa. Eu, que nunca viajei em 747 ou A380, gosto muito do A340-600 porque é mais silencioso. Por esta razão prefiro-o ao A330 ou 777.
Quanto ao 747, começo a ficar inquieto: com tantos a serem retirados tenho que me apressar, caso contrário não chegarei a xperimentar o avião mais espantoso de todos os tempos.
A experiência dos aviões mais recentes (787, por exemplo) para o passageiro da económica acaba por ter um gosto amargo: as cabines da estão cada vez menos espaçosas, mais lugares por fila. É a tendência da indústria.
Viajar num 777 a 10-abreast ou, mais recentemente, no 9-abreast do 787, é viajar bem apertadinho...
O A380 é uma excepção e por enquanto! (quando passar a 11-abreast...lá se vai isso).
Claro que isto faz preferir, não raras vezes, viajar num mais antigo A330/A340 (particularmente se a cabine estiver renovada e com um IFE actual...),até porque a insonorização é bastante boa mesmo para os melhores padrões actuais como é o caso do A380 (acho até bem mais silencioso que o "contemporâneo" 777).
Há 3 meses tive disso exemplo ao viajar em poucos dias em A380/A330/787/767/A340. A viagem, de longe, mais confortável foi no A340, pela simples razão que era silencioso apesar de ser um projecto com 20 anos em cima e mantinha uma configuração 2-4-2.
Aqui está porque eu prefiro o A340, mas às vezes penso que sou o único.
Os entusiastas da aviação tendem a esquecer que o que é m€lhor para as companhias não é necessariamente o melhor para o passageiro.
A configuração de uma aeronave é de suma importância para o conforto. A colocação das cadeiras, a quantidade, o fabricante e modelo das mesmas, as cores da cabine podem influenciar a experiência de vôo. E algo que muitos não se apercebem pois viajam pouco e quase sempre nos mesmos e assim a base de comparação é muito limitada.Agora o passageiro comum não é o contabilista da companhia área e acaba a viajar mais satisfeito num A340-600 8-abreast da Lufthansa do que num 777-300ER 10 abreast da Air France
A configuração de uma aeronave é de suma importância para o conforto. A colocação das cadeiras, a quantidade, o fabricante e modelo das mesmas, as cores da cabine podem influenciar a experiência de vôo. E algo que muitos não se apercebem pois viajam pouco e quase sempre nos mesmos e assim a base de comparação é muito limitada.

![]()
economy class. pan am, 747, 60's
A experiência dos aviões mais recentes (787, por exemplo) para o passageiro da económica acaba por ter um gosto amargo: as cabines da estão cada vez menos espaçosas, mais lugares por fila. É a tendência da indústria.
Viajar num 777 a 10-abreast ou, mais recentemente, no 9-abreast do 787, é viajar bem apertadinho...
O A380 é uma excepção e por enquanto! (quando passar a 11-abreast...lá se vai isso).
Claro que isto faz preferir, não raras vezes, viajar num mais antigo A330/A340 (particularmente se a cabine estiver renovada e com um IFE actual...),até porque a insonorização é bastante boa mesmo para os melhores padrões actuais como é o caso do A380 (acho até bem mais silencioso que o "contemporâneo" 777).
Há 3 meses tive disso exemplo ao viajar em poucos dias em A380/A330/787/767/A340. A viagem, de longe, mais confortável foi no A340, pela simples razão que era silencioso apesar de ser um projecto com 20 anos em cima e mantinha uma configuração 2-4-2.
Hoje em dia há a Economy Plus em muitas companhias, onde por um valor podes comprar um lugar de económica que não é miserável. E é por isso que a económica "básica" é miserável, para empurrar as pessoas a pagar mais por um bocadinho mais de conforto.
Eu diria que é mais...não estão dispostas a pagar mais....por mais conforto. Conclusão....para ter o conforto de alguns anos atrás é preciso pagar mais...e cada vez vamos mais..." tipo sardinha" dentro da lata...E porque a maioria das pessoas esta disposta a pagar menos por menos conforto!