Tópico dos aviões

Eu sinto-me mais confortável a atravessar o Atlantico num 747/A380 do que num 777/A330, apesar da probabilidade de uma dupla falha no motor ser reduzida, mas as companhias podendo fazer as rotas num aviao mais eficiente vao convergir para os 2 motores (o que já está a acontecer).

A fiabilidade é hoje em dia espantosa. Eu, que nunca viajei em 747 ou A380, gosto muito do A340-600 porque é mais silencioso. Por esta razão prefiro-o ao A330 ou 777.

Quanto ao 747, começo a ficar inquieto: com tantos a serem retirados tenho que me apressar, caso contrário não chegarei a xperimentar o avião mais espantoso de todos os tempos.

A fiabilidade é hoje em dia espantosa. Eu, que nunca viajei em 747 ou A380, gosto muito do A340-600 porque é mais silencioso. Por esta razão prefiro-o ao A330 ou 777.

Quanto ao 747, começo a ficar inquieto: com tantos a serem retirados tenho que me apressar, caso contrário não chegarei a xperimentar o avião mais espantoso de todos os tempos.

Ainda tens tempo, os 747-8 da Lufthansa ainda vão andar por aí durante uns bons anitos.

A experiência dos aviões mais recentes (787, por exemplo) para o passageiro da económica acaba por ter um gosto amargo: as cabines da estão cada vez menos espaçosas, mais lugares por fila. É a tendência da indústria.

Viajar num 777 a 10-abreast ou, mais recentemente, no 9-abreast do 787, é viajar bem apertadinho...

O A380 é uma excepção e por enquanto! (quando passar a 11-abreast...lá se vai isso).

Claro que isto faz preferir, não raras vezes, viajar num mais antigo A330/A340 (particularmente se a cabine estiver renovada e com um IFE actual...),até porque a insonorização é bastante boa mesmo para os melhores padrões actuais como é o caso do A380 (acho até bem mais silencioso que o "contemporâneo" 777).

Há 3 meses tive disso exemplo ao viajar em poucos dias em A380/A330/787/767/A340. A viagem, de longe, mais confortável foi no A340, pela simples razão que era silencioso apesar de ser um projecto com 20 anos em cima e mantinha uma configuração 2-4-2.

A experiência dos aviões mais recentes (787, por exemplo) para o passageiro da económica acaba por ter um gosto amargo: as cabines da estão cada vez menos espaçosas, mais lugares por fila. É a tendência da indústria.

Viajar num 777 a 10-abreast ou, mais recentemente, no 9-abreast do 787, é viajar bem apertadinho...

O A380 é uma excepção e por enquanto! (quando passar a 11-abreast...lá se vai isso).

Claro que isto faz preferir, não raras vezes, viajar num mais antigo A330/A340 (particularmente se a cabine estiver renovada e com um IFE actual...),até porque a insonorização é bastante boa mesmo para os melhores padrões actuais como é o caso do A380 (acho até bem mais silencioso que o "contemporâneo" 777).

Há 3 meses tive disso exemplo ao viajar em poucos dias em A380/A330/787/767/A340. A viagem, de longe, mais confortável foi no A340, pela simples razão que era silencioso apesar de ser um projecto com 20 anos em cima e mantinha uma configuração 2-4-2.

Aqui está porque eu prefiro o A340, mas às vezes penso que sou o único.

Os entusiastas da aviação tendem a esquecer que o que é m€lhor para as companhias não é necessariamente o melhor para o passageiro.

Eu tenho uma enorme admiração pelo 777, em particular, pela sua versão 300ER. É a todos os níveis um avião tecnicamente fenomenal e que mudou o paradigma do longo curso e que soube surfar como ninguém na alteração das ETOPS para aniquilar o A340.

Agora, como passageiro, prefiro viajar num A330/A340. É uma plataforma mais confortável por ter uma cabine mais sossegada, tem layouts do interior mais favoráveis/menos densos, etc.

E quando falamos em A340, por aqui, parece que só existe o -300 e a piada eterna dos 4 secadores e do "levanta porque a terra é redonda". Lá porque a TAP apenas tem essa versão...há mais que isso.

O -600 nada deve ao 300ER em termos de performance. Perdeu a guerra e morreu prematuramente porque é mais ineficiente e tem custos de manutenção mais elevados.

Agora o passageiro comum não é o contabilista da companhia área e acaba a viajar mais satisfeito num A340-600 8-abreast da Lufthansa do que num 777-300ER 10 abreast da Air France (essa companhia área tão péssima mas que foi a pioneira em perceber o potencial do 777-300 ER [:p])

Os entusiastas da aviação tendem a esquecer que o que é m€lhor para as companhias não é necessariamente o melhor para o passageiro.

Eu tenho uma enorme admiração pelo 777, em particular, pela sua versão 300ER. É a todos os níveis um avião tecnicamente fenomenal e que mudou o paradigma do longo curso e que soube surfar como ninguém na alteração das ETOPS para aniquilar o A340.

Agora, como passageiro, prefiro viajar num A330/A340. É uma plataforma mais confortável por ter uma cabine mais sossegada, tem layouts do interior mais favoráveis/menos densos, etc.

E quando falamos em A340, por aqui, parece que só existe o -300 e a piada eterna dos 4 secadores e do "levanta porque a terra é redonda". Lá porque a TAP apenas tem essa versão...há mais que isso.

O -600 nada deve ao 300ER em termos de performance. Perdeu a guerra e morreu prematuramente porque é mais ineficiente e tem custos de manutenção mais elevados.

Agora o passageiro comum não é o contabilista da companhia área e acaba a viajar mais satisfeito num A340-600 8-abreast da Lufthansa do que num 777-300ER 10 abreast da Air France (essa companhia área tão péssima mas que foi a pioneira em perceber o potencial do 777-300 ER, tendo estreado a versão e mantendo uma das maiores frotas [:p]).

*contabilistas.

Nunca voei num 340, mas não acho estranho o que tu dizes. Saí de um 787 para um A321 e a viagem no último foi mais confortável (muito por culpa dos assentos ridiculamente duros na ANA)...

Agora o passageiro comum não é o contabilista da companhia área e acaba a viajar mais satisfeito num A340-600 8-abreast da Lufthansa do que num 777-300ER 10 abreast da Air France
A configuração de uma aeronave é de suma importância para o conforto. A colocação das cadeiras, a quantidade, o fabricante e modelo das mesmas, as cores da cabine podem influenciar a experiência de vôo. E algo que muitos não se apercebem pois viajam pouco e quase sempre nos mesmos e assim a base de comparação é muito limitada.

A configuração de uma aeronave é de suma importância para o conforto. A colocação das cadeiras, a quantidade, o fabricante e modelo das mesmas, as cores da cabine podem influenciar a experiência de vôo. E algo que muitos não se apercebem pois viajam pouco e quase sempre nos mesmos e assim a base de comparação é muito limitada.

Por acaso...e nem sempre tem a ver com a "categoria" da companhia aérea... lembro de viajar num A319 da Easyjet para logo depois saltar para um A320 da Tap que muito por culpa de umas cadeiras de pele azul que pareciam sofás (não por serem cómodas mas por serem grossas) o espaço de pernas era terrivel, muito pior que o 319.

E já que andam a falar em experiências a minha pior foi num 777-200 da British...9 horas...não era em economy era classe gado...acho que fiquei com apenas metade do joelho depois dessa viagem.

As melhores...o já falado 340 da Tap, o Tristar tb da Tap ou um DC10 da Viasa.
Quando a Tap transferiu os 340 da linha Caracas para colocar os 310 o pessoal não ficou lá muito feliz.

Já agora, sempre que entro no Dash Q400 da Sata fico surpreendido em relação ao espaço, isto comparativamente a aviões maiores.

Tb devo dizer que não tenho muita diversidade no meu historial muito por culpa do que diz o DeCeli.

Assim de cabeça apenas... /737/757/777...A310/A319/320/321/330/340....Tristar500/DC10/ Dash Q400 e the end.

Tens mais que a esmagadora maioria, no que toca a modelos.

Mas o mesmo modelo pode ter inúmeras configurações diferentes, até mesmo dentro da mesma companhia. [;)]

852xQDM.png

economy class. pan am, 747, 60's

Infelizmente a aviação tenderá a tratar os passageiros tipo "sardinha em lata", de forma a poder maximizar o espaço e ter o maior número de pessoas a bordo possível.

Como passageiro, tenho evitado fazer viagens longas, pois dificilmente tenho noção que, sujeitar-me a estar 7/8 horas fechado num espaço exíguo não é de todo a minha praia.

Quando era mais novo, fui duas vezes aos EUA e, na altura, a excitação de viajar para um país com o qual "sonhava", não me permitiu sequer pensar nestes "pormenores".

Hoje praticamente só faço voos até 3h, dentro da Europa e não me posso queixar, tendo em conta a duração dos voos. Tenho utilizado TAP e Lufthansa. Regra geral é Airbus 319, A320 ou A321.

As viagens aos EUA foram nos anos 90 pela TWA, e penso que terá sido num Boeing 767... mas na altura não liguei muito ao aparelho, confesso.

Ainda há alguma classe económica que tenha espaço decente, isto falando de companhias aéreas ou estará apenas relacionado com o tipo de aparelho e algum refurbishment que possa ter recebido ?

Hoje em dia há a Economy Plus em muitas companhias, onde por um valor podes comprar um lugar de económica que não é miserável. E é por isso que a económica "básica" é miserável, para empurrar as pessoas a pagar mais por um bocadinho mais de conforto.

Hoje em dia há a Economy Plus em muitas companhias, onde por um valor podes comprar um lugar de económica que não é miserável. E é por isso que a económica "básica" é miserável, para empurrar as pessoas a pagar mais por um bocadinho mais de conforto.

E porque a maioria das pessoas esta disposta a pagar menos por menos conforto!

E porque a maioria das pessoas esta disposta a pagar menos por menos conforto!
Eu diria que é mais...não estão dispostas a pagar mais....por mais conforto. Conclusão....para ter o conforto de alguns anos atrás é preciso pagar mais...e cada vez vamos mais..." tipo sardinha" dentro da lata...

Back