Tópico dos carros eléctricos

Os LFP na Tesla surgiram no final 2021/início de 2022 e o actual Model 3 já tem as manetes dos piscas tradicionais.

Não, as baterias LFP aparecem ainda no fim de 2020* com 55kWh brutos e no fim de 2021** aparece uma segunda versão LFP de 60kWh brutos (já com sistema Ryzen).

Sim, o HL agora já tem manetes dos piscas, mas isso é recente e +/- durante 2 anos (HL, fins de 2023 até fins do ano passado) o Model 3 não teve manetes dos piscas tradicionais digamos.

Tens aqui em baixo estas duas versões, a de 60kWh é particularmente interessante visto ser o mesmo pack que equipou os HL até fins do ano passado com o lançamento da versão de 64kWh brutos (que agora vem nos Standard novos e no RWD Premium como o de um colega do fórum que tem DB)

https://ev-database.org/car/1320/Tesla-Model-3-Standard-Range-Plus

https://ev-database.org/car/1555/Tesla-Model-3-RWD

Tens também aí na imagem em anexo a timeline das versões SR/RWD do Model 3 entre 2019 e 2022.

*embora hajam unidades ainda NCA de fins de 2020 e até de inícios de 2021

**embora hajam ainda unidades de 55kWh brutos em fins de 2021 e talvez até algumas de inícios de 2022 (aqui sem certeza)

Attachments

• IMG_9411.png
    IMG_9411.png
    398.6 KB · Views: 0
Last edited:
Só vão despedir 100 mil pessoas?

Acho que estamos a comprar poucos carros chineses, temos de chegar ao milhão de despedimentos.
Depois do filme que estou a passar com esta rapaziada, 100 mil parece-me pouco.

Aparentemente, o carro nem saiu da concessão, foi directo para a oficina. Matriculado há 23 dias, ainda nem o vi...

Se faz confusão a falta de qualidade de construção e materiais, não considerava um model 3, especialmente desses anos.

Por vezes aparecem destes por 25 mil ou um pouco abaixo, não interessa?

https://www.olx.pt/d/anuncio/smart-1-pro-impecvel-IDJr91G.html?au_advert_id=10408322&au_car_id=65029 44&isPreviewActive=0&sliderIndex=0&utm_medium=refe rral&utm_source=autouncle_web

Bateria mais pequena

https://auto.sapo.pt/carro-usado/6a19e64cb5417251b0b7f260/smart-1

Diz-me por favor que carro do segmento do Model 3 tem todo o interior com material mole e suave ao toque de superior qualidade.

O Model 3 tem uma qualidade muito boa para o preço e segmento em que se insere. Até o fundo das portas tem material mole e de superior qualidade que é algo que nem nos premium de segmento E encontras. O jomaso falou nas na qualidade das portas do C3, se experimentar um Model 3 mesmo dos primeiros vai ficar bem impressionado, é uma diferença da noite para o dia a qualidade de um C3 e de um Model 3.

A Tesla investiu imenso em qualidade no Model 3 e Y isso é objectivo e factual. Claro que depois quando mais recente o Model 3 ainda melhor porque o carro já sofreu imensas melhorias desde que foi lançado.

Não, as baterias LFP aparecem ainda no fim de 2020* com 55kWh brutos e no fim de 2021** aparece uma segunda versão LFP de 60kWh brutos (já com sistema Ryzen).

Sim, o HL agora já tem manetes dos piscas, mas isso é recente e +/- durante 2 anos (HL, fins de 2023 até fins do ano passado) o Model 3 não teve manetes dos piscas tradicionais digamos.

Tens aqui em baixo estas duas versões, a de 60kWh é particularmente interessante visto ser o mesmo pack que equipou os HL até fins do ano passado com o lançamento da versão de 64kWh brutos (que agora vem nos Standard novos e no RWD Premium como o de um colega do fórum que tem DB)

https://ev-database.org/car/1320/Tesla-Model-3-Standard-Range-Plus

https://ev-database.org/car/1555/Tesla-Model-3-RWD

Tens também aí na imagem em anexo a timeline das versões SR/RWD do Model 3 entre 2019 e 2022.

*embora hajam unidades ainda NCA de fins de 2020 e até de inícios de 2021

**embora hajam ainda unidades de 55kWh brutos em fins de 2021 e talvez até algumas de inícios de 2022 (aqui sem certeza)

A partir do início de 2022 os Standard Range são todos LFP, basicamente é o Model 3 com os frisos e as manetes das portas pretas em vez de cromadas. Foi o primeiro facelift a sério que ele sofreu e recebeu imensas melhorias. Quem puder que vá para o Model 3 já com os frisos pretos. Embora o anterior também seja bom, eu já tive os três, o primeiro Model 3 com frisos cromados, o segundo LFP e um HL, todos são excelentes mas notam-se claras melhorias dos primeiros para os de 2022 com os frisos pretos.

Deixo aqui uma questão técnica para quem perceba ajudar a interpretar.

Pedi uma avaliação ao meu Mini Cooper SE essencialmente para ver o estado da bateria porque de resto não tenho duvidas que está perfeito

O técnico ligou o analisador ao carro e esteve a ver os dados da bateria. Em termos de balanceamento disse que o valor de 5 mV era excelente e que quanto menor for este valor, melhor é.

Relativamente ao SoH o analisador indicava 100%, isto num carro com 2 anos e 5 meses e 24 mil km. Tenho visto informação sobre este indicador e que é normal as baterias sofrem normalmente uma degradação entre 1,8 a 2,3% ao ano. Como é possível ainda estar a 100% ?

Pesquisando a resposta possível pode estar no facto da bateria ter uma capacidade bruta de 32,6 kWh mas apenas 28,9 kWh utilizáveis e que este valor de 100% indica que a eventual degradação ainda ser "acomodável" nesta margem de segurança que a Mini estabelece. Será isto?

Deixo aqui uma questão técnica para quem perceba ajudar a interpretar.

Pedi uma avaliação ao meu Mini Cooper SE essencialmente para ver o estado da bateria porque de resto não tenho duvidas que está perfeito

O técnico ligou o analisador ao carro e esteve a ver os dados da bateria. Em termos de balanceamento disse que o valor de 5 mV era excelente e que quanto menor for este valor, melhor é.

Relativamente ao SoH o analisador indicava 100%, isto num carro com 2 anos e 5 meses e 24 mil km. Tenho visto informação sobre este indicador e que é normal as baterias sofrem normalmente uma degradação entre 1,8 a 2,3% ao ano. Como é possível ainda estar a 100% ?

Pesquisando a resposta possível pode estar no facto da bateria ter uma capacidade bruta de 32,6 kWh mas apenas 28,9 kWh utilizáveis e que este valor de 100% indica que a eventual degradação ainda ser "acomodável" nesta margem de segurança que a Mini estabelece. Será isto?

Pelos resultados estranhos que têm aparecido, acho que estes testes não passam de meras estimativas.

Uma pessoa conhecida tem um tesla que nem metade de carga aguenta, que vai ser trocada em garantia, e o teste deu 87%...

Last edited:

Acho que estamos a comprar poucos carros chineses, temos de chegar ao milhão de despedimentos.

Para que se saiba o que anda a fazer o nosso governo.

Seven EU countries push Brussels to stick to car emission rules
The document signed by seven EU countries reveals a growing divide within Europe between governments seeking flexibility for car manufacturers and those determined to preserve the integrity of the EU’s carbon emissions trajectory. #EuropeNews

Seven EU countries have urged Brussels to resist any rollback of CO2 standards for cars and vans, arguing that weakening emissions rules would endanger Europe’s climate objectives, economic competitiveness and energy security, according to a document seen by Euronews.

The plea from Denmark, France, Luxembourg, the Netherlands, Portugal, Spain and Sweden comes after EU leaders, last December
😮🤪

Pelos resultados estranhos que têm aparecido, acho que estes testes não passam de meras estimativas.

Uma pessoa conhecida tem um tesla que nem metade de carga aguenta, que vai ser trocada em garantia, e o teste deu 87%...

Esse teste foi feito por qual entidade?

Há testes feitos apenas pelos valores da tensão das células e outros mais caros e demorados que obrigam a efetuar a carga completa e efetiva da bateria e depois a descarrega-la e medir a corrente. Esses são mais fiáveis principalmente havendo outras evidencias de degradação.

Se uma célula está defeituosa isso pode implicar que as outras células não possam ser carregadas totalmente (por questões de balanceamento) traduzindo-se numa elevada perda de capacidade.

• Like
Reactions: DMA
O que isso tem a ver com este tópico? Sabes que uma empresa pode não ter prejuízo, mas se o lucro não aumentar(leia-se mais guita no bolso dos acionistas) tomam-se medidas, certo? E decerto que a coitada da VW até está a passar um mau bocado a avaliar pelas vendas recorde de EV e com tendência de aumentar(e isso é que é relevantepara este tópico) ... Tanto quanto se sabe por esse "clickbait" as fábricas afectadas são precisamente as mais caras de produzir(logo menos lucro para os accionistas), que chatice... Ainda bem que não trabalho para a VW, nem sou alemão.

• Like
Reactions: DMA

E porque só a 1M na VW ?
é despedir logo 4M ou 5M ..tambem com a renault e stellantis, etc
fechar os concessionarios, vendedores, mecanicos e empregados de limpeza que lá trabalham, empresas locais que fornecem as fábricas e restaurantes perto ... e quem quiser ficar lá a trabalhar e produzir carros... é reduzir o ordenado para 2 taças de arroz !

Depois do filme que estou a passar com esta rapaziada, 100 mil parece-me pouco.

Aparentemente, o carro nem saiu da concessão, foi directo para a oficina. Matriculado há 23 dias, ainda nem o vi...

o que se passou? fui ler a página anterior e esta e não percebi. :(

Esse teste foi feito por qual entidade?

Há testes feitos apenas pelos valores da tensão das células e outros mais caros e demorados que obrigam a efetuar a carga completa e efetiva da bateria e depois a descarrega-la e medir a corrente. Esses são mais fiáveis principalmente havendo outras evidencias de degradação.

Se uma célula está defeituosa isso pode implicar que as outras células não possam ser carregadas totalmente (por questões de balanceamento) traduzindo-se numa elevada perda de capacidade.

Esses testes pouco ou nada servem, o melhor teste é a andar com o carro, ver a diferença de tensão entre as baterias basta comprares um OBD2 e com a app car scanner tens toda a informação.
O teste de estrada é carregar a 100% fazer uma volta onde gastes toda a bateria, com o minimo de acelerações e travagens, a autonomia e energia gasta é o que te diz o estado da bateria.[;)]
Testes de ligar à maquina é uma outra forma de se ganhar dinheiro com os EVs.[;)]

Ainda gostava de saber quantos carros estão registados em tvde em portugal...e quantos desses são electricos!
para comparar com as vendas totais de Ve

Se em PT a media diaria sao 25kms, ou seja 9.000kms ano, não estou a ver muitas pessoas gastarem dinheiro num VE pois só enchem o depósito 1x por mês... e como grande parte não tem moradias ou box para carregar... a poupança mensal será de 10€ ou 20€

E na europa a média diaria é cerca de 30/40kms ... o que não muda muito as contas.. e se a gasolina for mais barata que em PT

Eu esse(e o outro dos 5 euros) ja usei há uns meses, mas havia malta a dizer que tinha usado hoje e estava funcional:
Screenshot-20260606-113548-my-Atlante.jpg

Já lá tenho 40 euros para usar um dia(não sei quando lol). Os 20 foi do e-car show

Tanta APP, porra, depois um tipo nem sabe o que usar.
Tenho brincado um pouco com o ABRP para ter noção dos preços, e aparece-me quase sempre o pagamento direto (acredito com cartão bancario ) como uma das opções, as vezes até a mais barata.
Duas perguntas em separado, para a malta que usa, para viagens de 500km +/-.

1 - Em termos de preço qual será a melhor, ou nenhuma é a melhor?
2 - Em termos de uso para planeamento qual a mais precisa?

Last edited:
Back