Tópico dos Combustiveis - Todas as Informações/Dúvidas

• Iniciador de tópicos Iniciador de tópicos imported_mircao
  • Data de início Data de início

Tópico dos Combustiveis - Todas as Informações/Dúvidas

• Vão baixar e muito

Votos: 116 9,4%
  • Vão ser iguais ás restantes bombas

Votos: 557 45,1%
  • Vão desactivar as bombas

Votos: 129 10,4%
  • Vão fazer 50% desconto aos membros do AHO

Votos: 507 41,0%

• Total de eleitores
    1.236
Olha que não. Era mesmo pagar mais "além do ISP"!

Nada disso.

Nao era pagar mais num todo. O que queria dizer e que funcionaria como o ISP

Enquanto na componente ambiental do IUC uns pagam mais e outros menos em função das emissões de CO2, o que eu acho injusto pelas razões que ja expliquei, o que eu acho é que essa componente ambiental devia ser taxada em função dos kms reais de cada carro, eventualmente do consumo de cada carro.

certamente aqueles que pagam 30€ de componente ambiental no iuc, mas depois andam 50 / 100 mil kms por ano pagariam mais, quem anda menos pagaria menos.

OBVIAMENTE!!!!

Alem disso a componente ambiental do ISV devia tambem desaparecer, e ser cobrado igualmente em funcao do que cada um polui

num pais honesto isto seria bastante facil de implementar. e eu como sou honesto nao teria problema nenhum em cumprir. Ninguem me ia apanhar a tirar kms ou outro esquema qualquer

Última edição:
Portugal é o #6 país a pagar mais ISP na gasolina em 27 países da união europeia.

Se acham que a gasolina está cara exijam ao governo que baixem o ISP para o valor mínimo exigido pela união European como os países pobres como nós fazem.
O preço baixava quase 40 cêntimos na gasolina.
cbc0cdcebb0cf5b767244f5529da2262.jpg

A Itália tem dupla tributação? É que os "nossos" €0,67 (na realidade, em condições normais, são €0,668) na prática são €0,80 (€0,797, para ser mais preciso).

Esta nova medida chamada de "neutralidade fiscal" é um logro. Isto porque quando o preço do petróleo começar a descer de forma sustentada, vamos ficar com os impostos (ISP+IVA) congelados nos €1,018/litro. Não sobe mais, mas também não desce. Agora digam-me, estando em valores de máximos históricos do BRENT em Euros, o que é mais provável a acontecer a médio/longo prazo? O petróleo subir ou descer?

O Governo acaba de fazer uma operação de "hedging", garantindo uma receita fiscal (de IVA+ISP) sobre os combustíveis muito substancial. Com esta nova medida o Governo prova mais uma vez ser glutão e não querer abdicar de receita futura.

Para se ter uma idéia, se o preço-base das gasolineiras (aquele que está relacionado com o preço da matéria-prima) baixar 20 cts, e pressupondo que as margens de comercialização se mantêm no mesmo nível que estavam quando o preço-base era 20cts mais barato que atualmente, o Governo vai encaixar + 3,7 cêntimos, por litro, do que sem esta medida de neutralidade. No caso de haver uma queda de 40 cts, o Estado vai encaixar mais 9,6 cts, por litro, do que anteriormente. Na prática, à medida que o preço vai descendo muito as gasolineiras sobem bastante as margens. Por isso estes 9,6 cts, por litro, com uma queda de 40cts no preço-base, não se chegam a verificar.

Quando o preço começar a baixar vamos deixar de ter a tx de carbono suspensa, o que representa +5 cts, por litro, para os cofres do Estado. A somar a isto temos também +2 cts, por litro, na gasolina e 1 ct, por litro, no gasóleo relativos à redução temporária (desde OUT2021) no ISP que, num cenário de queda do preço do petróleo, deverá acabar. Enfim, é só encher os bolsos à custa do automobilista.

Última edição:
[FONT=&quot]Desconheço o autor mas está 5*.
[/FONT]

[FONT=&quot]Vejamos:
Contribuinte – Gostava de comprar um carro.
Estado – Muito bem. Faça o favor de escolher.
Contribuinte – Já escolhi. Tenho que pagar alguma coisa?
Estado – Sim. Imposto sobre Automóveis (ISV) e Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA)
Contribuinte – Ah... Só isso.
Estado – ... e uma “coisinha” para o pôr a circular. O selo.
Contribuinte – Ah!..
Estado – ... e mais uma coisinha na gasolina necessária para que o carro efectivamente circule. O ISP.
Contribuinte – Mas... sem gasolina eu não circulo.
Estado – Eu sei.
Contribuinte – ... Mas eu já pago para circular...
Estado – Claro!..
Contribuinte – Então... vai cobrar-me pelo valor da gasolina?
Estado – Também. Mas isso é o IVA. O ISP é outra coisa diferente.
Contribuinte – Diferente?!
Estado – Muito. O ISP é porque a gasolina existe.
Contribuinte – ... Porque existe?!
Estado – Há muitos milhões de anos os dinossauros e o carvão fizeram petróleo. E você paga.
Contribuinte – ... Só isso?
Estado – Só. Mas não julgue que pode deixar o carro assim como quer.
Contribuinte – Como assim?!
Estado – Tem que pagar para o estacionar.
Contribuinte – ... Para o estacionar?
Estado – Exacto.
Contribuinte – Portanto, pago para andar e pago para estar parado?
Estado – Não. Se quiser mesmo andar com o carro precisa de pagar seguro.
Contribuinte – Então pago para circular, pago para conseguir circular e pago por estar parado.
Estado – Sim. Nós não estamos aqui para enganar ninguém. O carro é novo?
Contribuinte – Novo?
Estado – É que se não for novo tem que pagar para vermos se ele está em condições de andar por aí.
Contribuinte – Pago para você ver se pode cobrar?
Estado – Claro. Acha que isso é de borla? Só há mais uma coisinha…
Contribuinte – ...Mais uma coisinha?
Estado – Para circular em auto-estradas
Contribuinte – Mas... mas eu já pago imposto de circulação.
Estado – Pois. Mas esta é uma circulação diferente.
Contribuinte – ... Diferente?
Estado – Sim. Muito diferente. É só para quem quiser.
Contribuinte – Só mais isso?
Estado – Sim. Só mais isso.
Contribuinte – E acabou?
Estado – Sim. Depois de pagar os 25 euros, acabou.
Contribuinte – Quais 25 euros?!
Estado – Os 25 euros que custa pagar para andar nas auto-estradas.
Contribuinte – Mas não disse que as auto-estradas eram só para quem quisesse?
Estado – Sim. Mas todos pagam os 25 euros.
Contribuinte – Quais 25 euros?
Estado – Os 25 euros é quanto custa o chip.
Contribuinte – ... Custa o quê?
Estado – Pagar o chip. Para poder pagar.
Contribuinte – Não perc...
Estado – Sim. Pagar custa 25 euros.
Contribuinte – Pagar custa 25 euros?
Estado – Sim. Paga 25 euros para pagar.
Contribuinte – Mas eu não vou circular nas auto-estradas.
Estado – Imagine que um dia quer…tem que pagar.
Contribuinte – Tenho que pagar para pagar porque um dia posso querer?
Estado – Exactamente. Você paga para pagar o que um dia pode querer.
Contribuinte – E se eu não quiser?
Estado – Paga multa."
[/FONT]

ontem à noite li esta... pessoal tuga a começar a pensar que mais vale regressar a portugal.

https://zap.aeiou.pt/luxemburgo-combustiveis-voltar-portugal-466873

agora leio esta, em que os combustíveis desceram cerca de 41 cêntimos! já é a segunda notícia em que baixa num país, depois da frança. e a nós sobe??? nem que fossem 5 cêntimos já seria escandaloso roubarem-nos assim, agora mais 15 ou 20 cêntimos em litro??? não há quem ponha mão nisto??? [8b]

https://www.jn.pt/mundo/contra-toda...-caiu-41-centimos-no-luxemburgo-14674995.html

já enviei a alguns contactos. enviem também aos vossos. pode ser que haja algum protesto. tem que haver algum tipo de manifestação das empresas de vários sectores e do próprio povo, quer seja nas estradas, quer seja à porta do governo. estão a sugar-nos até ao tutano e nós a deixarmos... [8b]

Isso parece me uma coisa simples

Paises ricos vs paises pobres.

Enquanto Portugal tiver como maior fonte de rendimento, de forma esmagadora, a receita fiscal, sendo toda a relacionada com automoveis uma das mais importantes, isto nao muda.

ontem à noite li esta... pessoal tuga a começar a pensar que mais vale regressar a portugal.

https://zap.aeiou.pt/luxemburgo-combustiveis-voltar-portugal-466873

agora leio esta, em que os combustíveis desceram cerca de 41 cêntimos! já é a segunda notícia em que baixa num país, depois da frança. e a nós sobe??? nem que fossem 5 cêntimos já seria escandaloso roubarem-nos assim, agora mais 15 ou 20 cêntimos em litro??? não há quem ponha mão nisto??? [8b]

https://www.jn.pt/mundo/contra-toda...-caiu-41-centimos-no-luxemburgo-14674995.html

Isso é muito positivo para quem quiser regressar do Luxemburgo.

Ja gasta menos a atestar antes da viagem de regresso…

O user estava a propor uma forma alternativa de cobrar o ISP, não adicionar ISP em cima de ISP.

E tal como disse, se fossemos todos sérios, a mentalidade portuguesa (em parte me incluo) arranja sempre um esquema para se safar de alguma coisa.
Sim, verdade tens razão.Acho.
No entanto, quanto à 2ª frase, não vamos mudar menbtalidades tão cedo, quer dizer, há que ser gradual, penso eu de que.

E quanto aquilo do andar mais = pagar mais pode ser complexo e injusto para quem não tem alternativa a fazer 100 ou mais km / dia.

Em parte concordamos.

Maioria não compra carro novo.

A idade média dos carros são 13 anos.

Eu por exemplo tenho carros a diesel e a gasolina.

E tenho a diesel, porque compensava a diferença para o de gasolina, visto que os importadores incentivavam a motorização a diesel. Diferenças de 2000€ entre motorizações com a valorização em usado e a diferença de custo no uso.

Não era necessário ser um ás em matemática para ver que compensava.[:D]

Como eu, muitas pessoas seguiam a mesma ideia, mesmo a que faziam poucos kms.

E continua a não haver melhor motor para estrada aberta a longas distâncias acima de 120Km/h que o diesel.

E em resumo, são estas as razões para o sucesso do diesel no seu tempo.

Daqui a uns anos, será o elétrico.

A parte mais engraçada é que tantas e tantas pessoas perderam dinheiro com diesel , e podia ter gasolina e convertido para GPL, certo cada caso é 1 caso mas taanta gente que não fez continhas....
Paguem [:cool:]

Não era propriamente a essas velocidades que me referia, mas 120 é a velocidade legal.[:D]

GPL também é uma alternativa mais que válida, especialmente para apanhar carros a gasolina em segunda mão baratos e que pouca gente os quer.

E aproveitar enquanto os vendem por cá.

Mas não há muita gente a comprar carro novo e a ir alterar para GPL e pouca gente, lembra-se deles, como eu nem me lembrei.[:D]

Ok, não tinha visto ainda este teu post seguinte, mas basicamente é isto.

Eu tambem andei a diesel mt anos a desperdiçar.

Enfim é o que é, viver e aprender [:D]

Enquanto Portugal tiver como maior fonte de rendimento, de forma esmagadora, a receita fiscal, sendo toda a relacionada com automoveis uma das mais importantes, isto nao muda.

fonte de rendimento de quê? do estado ou do país?

no OE 2021 a receita de ISP (3400 milhões) e ISV (457 milhões) é de facto importante, mas p.ex. o IVA é bem mais (17 000 milhões)

https://files.dre.pt/1s/2020/12/25301/0000200288.pdf
(procura no texto por "ISV" e "petrolíferos")

Em parte concordamos.

Maioria não compra carro novo.

A idade média dos carros são 13 anos.

Eu por exemplo tenho carros a diesel e a gasolina.

E tenho a diesel, porque compensava a diferença para o de gasolina, visto que os importadores incentivavam a motorização a diesel. Diferenças de 2000€ entre motorizações com a valorização em usado e a diferença de custo no uso.

Não era necessário ser um ás em matemática para ver que compensava.[:D]

Como eu, muitas pessoas seguiam a mesma ideia, mesmo a que faziam poucos kms.

E continua a não haver melhor motor para estrada aberta a longas distâncias acima de 120Km/h que o diesel.

E em resumo, são estas as razões para o sucesso do diesel no seu tempo.

Daqui a uns anos, será o elétrico.

Essa ideia do "diesel usado melhor negócio que utilitário a gasolina novo" tem muito de ilusório. Pode ser mais barato, mas também sobra muito menos carro pra gastar. Além disso, quando os donos ricos que os compraram novos decidem desfazer-se deles, alguma coisa se passa. E quando aquilo começa a dar despesa, é mesmo a doer, bastante mais que gasolina.
As tais diferenças de 2000€ entre motorizações não raramente acabam por disparar com as contas da oficina, e o barato a sair caro. A valorização em usado, depende directamente do preço de cada combustível. Aqui têm cotações especulativas, mas nos países que tem preço igual do litro ou do galão ninguém quer diesel. Era o que acontecia cá, se igualassem, tinham de pagar pra os escoar.

Isso parece me uma coisa simples

Paises ricos vs paises pobres.

Qual é a alternativa? Carregar nos impostos do pão? Das roupas? Do calçado? Dos medicamentos?
Tudo pra que o pessoal que usa e abusa do pópó abuse ainda mais e que em vez de filas de 2 horas no IC19 e VCI do Porto tenha filas de 4 horas ou mais?

Qual é a alternativa? Carregar nos impostos do pão? Das roupas? Do calçado? Dos medicamentos?
Tudo pra que o pessoal que usa e abusa do pópó abuse ainda mais e que em vez de filas de 2 horas no IC19 e VCI do Porto tenha filas de 4 horas ou mais?

O que eu estava a dizer é que Portugal nao tem riqueza para fazer o que fizeram os franceses e os luxamburgueses.

Portanto, nao o pode fazer.

Voltar
Superior