Não devias ter usado outra referência de preço para que a comparação seja o mais justa possível. Assim sendo e usando o gasóleo a 1.68€ (tu colocaste + 5cts) e o GPL a 0.80€ (colocaste - 5cts), a diferença fica nos 2.8 x 1400 são 3920€ (-840€ que nas tuas contas). Ainda assim muito bom. Se pegarmos nestas contas para o meu "exemplo" são 1540 € de poupança para os mesmos 140 mil kms, como disseste e bem, ainda falta a gasolina.
2 perguntas:
- que carros são?
- quanto tempo para fazer os 140 mil kms?
Eu acho mais justo usar os preços da área onde habitualmente se abastece, falei em Auchan neste caso , também porque os preços não variam muito ao longo do país nesta marca low cost.
Mas também percebo que prefiras usar a média nacional dos ultimos anos. Só que aqui os valores serão algo diferentes ( assim como os que dei, ok ).
Neste caso comparo o Sandero 0.9 TCE 90 / 1.0 TCE 100 vs 1.5 DCI que tambem foi um motor que conheci mt bem no Clio.
É claro que é mais uma variante. Se olharmos para outros exemplos a diferença de consumos pode ser menor. Ou noutros, maior.
Foram 140 mil KM porque no ultimo ano tenho andado de transportes no commute e 2020/2021 abrandou um pouco por causa da pandemia, então foram 6 anos, caso contrário teriam sido +/- 4 , dependendo.
Eu continuo a achar que mesmo que fosse 6 anos é um valor mt bom, arrependido estou eu de há 8 anos não ter metido o Polo 1.2 cá de casa a GPL.
Andava pouco e continua a ser só das voltinhas mas já estaria pago o investimento.
Só que as contas de cada um de nós mostram realidades diferentes, por isso é que frisei isso, nunca disse que era solução para todos, tal como os eléctricos não são.
Há sempre diversos factores depois, quem está mais para o interior tem mt menos GPL e o diesel tendencialmente é mais barato, garagem de condominio que não autorize, legislação obsoleta que mesmo com distico verde não podem entrar na maioria dos parques, e não tou a ver mt mais.
Mas continuando na questão financeira, como vês, é sempre mt dinheiro e num instante se paga o kit GPL fazendo alguns km/ano e nao precisam ser 40 mil.
Eu peguei no teu post porque referiste que o ganho era marginal e como nao especificaste mais nada, eu interpretei como sendo uma generalização.