Tópico dos Combustiveis - Todas as Informações/Dúvidas

• Iniciador de tópicos Iniciador de tópicos imported_mircao
  • Data de início Data de início

Tópico dos Combustiveis - Todas as Informações/Dúvidas

• Vão baixar e muito

Votos: 116 9,4%
  • Vão ser iguais ás restantes bombas

Votos: 557 45,1%
  • Vão desactivar as bombas

Votos: 129 10,4%
  • Vão fazer 50% desconto aos membros do AHO

Votos: 507 41,0%

• Total de eleitores
    1.236
Só em manutenção, o GPL deve ganhar mais uns euritos, não? [:D]

Eu estou a reportar-me a custos concretos. O custo de manutenção a médio/longo prazo em qualquer carro é algo imprevisível e difícil de contabilizar. O preço dos combustíveis também, e aqui a margem parece favorecer o GPL, já que o gasóleo está com maior tendência para subida nos próximos tempos.

Em condições normais, um carro a gasolina deverá ter menos custo de manutenção que um carro a gasóleo, ainda que actualmente isso já não seja propriamente evidente. Cá por casa, o carro que mais despesa extra deu foi um gasosas atmosférico. Não tendo bola de cristal...

Não devias ter usado outra referência de preço para que a comparação seja o mais justa possível. Assim sendo e usando o gasóleo a 1.68€ (tu colocaste + 5cts) e o GPL a 0.80€ (colocaste - 5cts), a diferença fica nos 2.8 x 1400 são 3920€ (-840€ que nas tuas contas). Ainda assim muito bom. Se pegarmos nestas contas para o meu "exemplo" são 1540 € de poupança para os mesmos 140 mil kms, como disseste e bem, ainda falta a gasolina.

2 perguntas:
- que carros são?
- quanto tempo para fazer os 140 mil kms?

Eu acho mais justo usar os preços da área onde habitualmente se abastece, falei em Auchan neste caso , também porque os preços não variam muito ao longo do país nesta marca low cost.
Mas também percebo que prefiras usar a média nacional dos ultimos anos. Só que aqui os valores serão algo diferentes ( assim como os que dei, ok ).
Neste caso comparo o Sandero 0.9 TCE 90 / 1.0 TCE 100 vs 1.5 DCI que tambem foi um motor que conheci mt bem no Clio.

É claro que é mais uma variante. Se olharmos para outros exemplos a diferença de consumos pode ser menor. Ou noutros, maior.

Foram 140 mil KM porque no ultimo ano tenho andado de transportes no commute e 2020/2021 abrandou um pouco por causa da pandemia, então foram 6 anos, caso contrário teriam sido +/- 4 , dependendo.

Eu continuo a achar que mesmo que fosse 6 anos é um valor mt bom, arrependido estou eu de há 8 anos não ter metido o Polo 1.2 cá de casa a GPL.
Andava pouco e continua a ser só das voltinhas mas já estaria pago o investimento.

Só que as contas de cada um de nós mostram realidades diferentes, por isso é que frisei isso, nunca disse que era solução para todos, tal como os eléctricos não são.

Há sempre diversos factores depois, quem está mais para o interior tem mt menos GPL e o diesel tendencialmente é mais barato, garagem de condominio que não autorize, legislação obsoleta que mesmo com distico verde não podem entrar na maioria dos parques, e não tou a ver mt mais.

Mas continuando na questão financeira, como vês, é sempre mt dinheiro e num instante se paga o kit GPL fazendo alguns km/ano e nao precisam ser 40 mil.

Eu peguei no teu post porque referiste que o ganho era marginal e como nao especificaste mais nada, eu interpretei como sendo uma generalização.

Eu não tenho (diesel de 3 cilindros). 😂

É mais um sistema, e se não tiveres oficina ao pé, torna-se chato.

Não sei que problemas onerosos são esses. Quase 700 mil km a gasóleo e o histórico resume-de a 300€ na bomba injectora do terrano (porque apanhou água), 2 tubos de plástico (FAP) e 250 € num sensor (por engano)... 650€ em 700 mil km a gasóleo... 🤔

PS: A minha utilização é compatível com as viaturas a gasóleo, e fiz o meu trabalhinho de casa em busca dos sistemas menos problemáticos...

Então e quais são os problemas onerosos de GPL?
É aí que quero chegar.

Acho que é o menos importante de um carro. Mais depressa me preocupo com um diesel maricas OU gasolina maricas que infelizmente tantos existem.
Sim acrescentas complexidade mas não me parece relevante.

É como diesel vs turbodiesel, é uma complexidade que custa mais em 99% dos casos?...não me parece.

Eu acho mais justo usar os preços da área onde habitualmente se abastece, falei em Auchan neste caso , também porque os preços não variam muito ao longo do país nesta marca low cost.
Mas também percebo que prefiras usar a média nacional dos ultimos anos. Só que aqui os valores serão algo diferentes ( assim como os que dei, ok ).
Neste caso comparo o Sandero 0.9 TCE 90 / 1.0 TCE 100 vs 1.5 DCI que tambem foi um motor que conheci mt bem no Clio.

É claro que é mais uma variante. Se olharmos para outros exemplos a diferença de consumos pode ser menor. Ou noutros, maior.

Foram 140 mil KM porque no ultimo ano tenho andado de transportes no commute e 2020/2021 abrandou um pouco por causa da pandemia, então foram 6 anos, caso contrário teriam sido +/- 4 , dependendo.

Eu continuo a achar que mesmo que fosse 6 anos é um valor mt bom, arrependido estou eu de há 8 anos não ter metido o Polo 1.2 cá de casa a GPL.
Andava pouco e continua a ser só das voltinhas mas já estaria pago o investimento.

Só que as contas de cada um de nós mostram realidades diferentes, por isso é que frisei isso, nunca disse que era solução para todos, tal como os eléctricos não são.

Há sempre diversos factores depois, quem está mais para o interior tem mt menos GPL e o diesel tendencialmente é mais barato, garagem de condominio que não autorize, legislação obsoleta que mesmo com distico verde não podem entrar na maioria dos parques, e não tou a ver mt mais.

Mas continuando na questão financeira, como vês, é sempre mt dinheiro e num instante se paga o kit GPL fazendo alguns km/ano e nao precisam ser 40 mil.

Eu peguei no teu post porque referiste que o ganho era marginal e como nao especificaste mais nada, eu interpretei como sendo uma generalização.

O meu post iria criar sempre "ruído", disso não teria qualquer dúvida quando o escrevi, mas cingi-me apenas ao consumo GPL vs diesel para um carro do mesmo segmento, idealmente o mesmo carro. Nada mais.

A questão do preço dos combustíveis parece simples...temos que ambos usar os mesmos valores. Até podemos usar os valores mais baixos de ambos os combustiveis, mas têm que ser iguais. Repara que tu usaste valores 10 cts de diferença a favor do GPL...não é justo, parece-me.

Depois tenho que dizer que em relação ao consumo não posso opinar muito em relação ao que apresentas, pelo que vou aceitá-lo como correcto. Ainda que ache, porque conheço o 0.9 tce e quem tenha clios 1.0 a GPL que fazer 7 não é tarefa fácil. Já 5 litros num clio dci parece muito comparando com os 7 a GPL. Mas não vou entrar por aí...também não sei se falamos do mesmo trajecto e condutor em ambos (faz diferença).

A questão do tempo é para enquadrares a cabeça das pessoas. Poupar 4 mil € em 6 anos não é a mesma coisa que em 2 (estou a lembrar-me de eléctrico vs diesel). 4 mil € em 6 anos dá 55 €/mês. Em 2 anos são 166€/mês. Aqui pode estar parte da explicação.

Com as contas lá atrás (1540€ para 140 mil kms), são 21€/mês a 6 anos e 64€/mês a 2 anos.

A relevância está directamente relacionada com a capacidade de poupança. Haverá contas para todos os gostos, tendo em conta as diferenças de consumo de vários automóveis. Só aqui temos 2 exemplos.

O governo nas ultimas semanas nao reduziu o valor do desconto?
Será que agora vai repor face a estes aumentos?
Governo nos últimos meses aumentou o imposto. Assim é mais correcto.

Sim, deveria descer e como estão as receitas de momento, muito por culpa da inflação é vergonhoso.

https://eco.sapo.pt/2023/07/31/exce...uplica-em-junho-receitas-de-irs-aumentam-148/

De qualquer forma não invalida que muito da hipotética baixa de imposto fosse absorvida como foi da 1a vez mas sempre descia alguma coisa.

Pessoal, é certo que estão a falar de combustíveis, mas não no sentido que este tópico normalmente leva.

Ao encetarem este tipo de discussão, muita informação importante para se perceber a evolução dos preços acaba por se perder, o que é uma pena.

Pensem nisto...

O governo nas ultimas semanas nao reduziu o valor do desconto?
Será que agora vai repor face a estes aumentos?

como vão diminuir os impostos se todas as semanas anunciam subida das despesas...

paga e não reclama, rumo ao comunismo

1_ZZTaAukJAqH4AUI3m4ovjA-1024x665.jpeg

não falem muito go gpl, deixem lá o GPL em paz [:D]

não tenho carro a GPL, mas é um boa hipotese para o futuro, e já sabem o que vai acontecer se começar a haver muitos carros a GPL...

Galp desce preço da gasolina 1,5 cent e aumenta gasóleo 5 cent. BP desce gasolina 95 1,5 cent, 98 1 cent e aumenta gasóleo e GPL 4,5 cent. Repsol desce gasolina 1 cent e aumenta gasóleo e GPL 4 cent

Colocado a 11 de Setembro de 2023

No sábado meti diesel em Logroño, Espanha, a 1.479.

Foi o mais barato que vi nos trajectos que fiz, por norma, o mais barato andava nos 1.53/1.55.

Em França, o mais barato foi a 1.789.

Cheguei a ver Diesel, na BP e Shell, a quase 2,20.

Voltar
Superior