Tópico dos Combustiveis - Todas as Informações/Dúvidas

• Iniciador de tópicos Iniciador de tópicos imported_mircao
  • Data de início Data de início

Tópico dos Combustiveis - Todas as Informações/Dúvidas

• Vão baixar e muito

Votos: 115 9,3%
  • Vão ser iguais ás restantes bombas

Votos: 557 45,1%
  • Vão desactivar as bombas

Votos: 129 10,4%
  • Vão fazer 50% desconto aos membros do AHO

Votos: 507 41,1%

• Total de eleitores
    1.235
E razões para o aumento do gasóleo e diminuição do preço da gasolina. Supostamente deveria estar a acontecer o inverso.

Quebra do consumo de gasolina?
O consumo de gasóleo ainda deve continuar a aumentar.
Aumento dos lucros?

Não estou a ver mais nenhuma razão. Ideias?

Por outro lado, o gasóleo não deixa de ser competitivo. O gasóleo tem a enorme vantagem de consumir pouco em termos unitários. Ao dia de hoje o GPL compensa face ao diesel, mas em janeiro fiz as contas e não compensava. Isto mostra o quanto o GPL é vulnerável.
Atenção que na maioria dos carros a diesel, a amortização do preço que se paga a mais em novo começa a ser bastante longa, o que há a fazer? Ignora-se? É o que muitos têm feito!
O GPL é vulnerável?
O GPL subiu de Dezembro até agora 0.05€, antes dessas subidas o preço não se alterava desde 2005 na maioria dos postos.
Dos restantes combustíveis nem adianta comparar pois não?
Alguém sabe quanto paga um taxista por litro de GPL com Galp Frota?
Pouco...muito pouco.

...
O GPL subiu 5 cêntimos, o gasóleo subiu 8 cêntimos (periodo homologo). Se o carro gasta A, B ou C nada tem a ver para dizer se compensa ou não. Isto é o mesmo que eu comparar um Aygo a GPL contra um A8 4.0 TDI [;)]

Então vamos a dois exemplos concretos:
O meu accord a gasolina fazia 8,8 litros no mesmo ritmo em que fiz 5,3 litros com o 1.9 TDI (Mesma viagem, mesma velocidade)..
Vamos considerar só um aumento de 10% de consumo a GPL.

8,8 * 1,10 = 9.68

Em Janeiro

9.68 x 0,65 = 6.292
5,3 x 1,19 = 6.307

Hoje

9.68 x 0.65 = 6.292
5.3 x 1.26 = 6.678

Ou seja, no primeiro exemplo é ela por ela = 0.015 € a favor do GPL
Hoje são 0,386 € a favor do GPL.

Sâo carros idênticos, e é fácil de fazer a conta que se o GPL tivesse aumentado na mesma proporção (7 cêntimos) ficaria logo bastante mais caro do que o diesel, porque não eram 7 cêntimos x 5 litros mas sim 7 cêntimos sobre quase 10.

Por isto é que eu digo que no GPL qualquer aumento tem resultados diferentes, porque consome muita quantidade em valores unitários aos 100 kms.
Há diversos países na EU onde o GPL claramente não compensa face ao diesel.

Atenção que na maioria dos carros a diesel, a amortização do preço que se paga a mais em novo começa a ser bastante longa, o que há a fazer? Ignora-se? É o que muitos têm feito!

É claro que vai mexer na amortização.
Mas isso já depende de cada caso.

Por exemplo no Honda civic 1.8 otto vs 2.2 Diesel é muito complicado ir buscar o dinheiro que se dá a mais.
Mas num 320d vs 320i é instantâneo, porque custam o mesmo.
Para ajudar, mesmo esquecendo desvalorizações, o gasolina vai custar bastante mais em impostos anuais do que o diesel, o que não é de menosprezar.

Nos carros mais baratos (utilitários) há que ter em conta que a instalação de GPL em 99% dos casos não vem de origem.
Esquecendo a perda de garantia (que ninguém esquece), o kit GPL custa mais 1600 euros pelo menos, valor a somar ao custo do carro a gasolina.

Se o diesel ficar ao preço da gasolina poderá em alguns casos pontuais inverter alguma tendência (tal como no civic que exemplifiquei, mas aí devido à marca não ter um diesel de baixa cilindrada), mas em muitos casos os preços são demasiado semelhantes entre o diesel e os gasolinas.

O GPL é vulnerável?
O GPL subiu de Dezembro até agora 0.05€, antes dessas subidas o preço não se alterava desde 2005 na maioria dos postos.
Dos restantes combustíveis nem adianta comparar pois não?
Alguém sabe quanto paga um taxista por litro de GPL com Galp Frota?
Pouco...muito pouco.

A vulnerabilidade do GPL vem do facto de se por algum motivo a procura aumentar e o governo (e petrolíferas) decidirem aumentar os preços ou diminuir as beneces, ele dá logo um salto que o deixa fora da corrida face a um diesel.

Como mostrei atrás, não é preciso um grande aumento no GPL para o tornar pouco apelativo face a um diesel, especialmente por todos os inconvenientes que tem no nosso país.

Corsa 1.3 CDTI 75cv Enjoy 17.480,00

Corsa 1.2 Enjoy 14.170,00

Diferença 3310€

Então vamos a contas:

4.5 x 1.25 € = 5.625 €
6.1 x 1,40 € = 8.54 €

Diferença = 2.92 € / 100 km

20.000 kms/ano x 8 anos = 160.000 kms

Diferença em combustível = 4.672 euros

IUC Diesel= 25,50 € + 51,10 =76.60

IUC Gasolina= 25,50 + 76,60 = 102.1

Diferença em 8 anos = 204 euros

4.672+204 = 4.876 €

4.876-3.310 = 1.566 €

Ou seja, esquecendo desvalorizações, quem compra o diesel poupa neste caso 1.566 euros ao fim de 8 anos.

Na realidade poupa mais, porque os combustíveis ao ficarem mais caros aumentam a diferença dos custos.

Mas vamos a um cenário futurista (e até provável) em que a gasolina e o gasoleo custam a mesma coisa, digamos 2 euros o litro.

4,5 x 2 € = 9 €
6,1 x 2 € = 12.2
Diferença = 3.2 € / 100 kms

Ou seja, o diesel ainda compensaria mais !!! :)

Última edição:
4.5 x 1.25 € = 5.625 €
6.1 x 1,40 € = 8.54 €

Ainda bem que pegaste nesse exemplo, porque felizmente eu estou a fazer 6L/100kms no meu corsa 1.2, contudo infelizmente a maioria do pessoal não consegue fazer menos de 5L/100kms nos 1.3cdti.

Usas dois pressupostos, o de que a pessoa irá fazer 20000kms por ano, o que muitos não fazem e compram na mesma o diesel. E o de que o carro irá manter-se por 8anos, inicialmente todos dizemos que sim mas depois acabamos por vender antes!

Contudo, achei muito interessante o teu cálculo. Fizeste para o Gpl, com os valores actuais??

Última edição:
Ainda bem que pegaste nesse exemplo, porque felizmente eu estou a fazer 6L/100kms no meu corsa 1.2, contudo infelizmente a maioria do pessoal não consegue fazer menos de 5L/100kms nos 1.3cdti.

Usas dois pressupostos, o de que a pessoa irá fazer 20000kms por ano, o que muitos não fazem e compram na mesma o diesel. E o de que o carro irá manter-se por 8anos, inicialmente todos dizemos que sim mas depois acabamos por vender antes!

Contudo, achei muito interessante o teu cálculo. Fizeste para o Gpl, com os valores actuais??

Para o GPL não fiz, mas deduzo que seja sempre mais vantajoso tendo por base a diferença actual de preços. Reduz-se inicialmente a diferença (pelo custo da instalação) mas depois será sempre mais barato (mantendo-se estas diferenças).

Se partirmos do princípio que se vai trocar de carro em menos de 8 anos, entra em jogo outro factor, que é a desvalorização, mas nem quis entrar por aí..

Mas o que eu quis demonstrar é que mesmo ficando hipotéticamente o diesel ao preço da gasolina, pode ainda ser mais vantajoso para o diesel, em t€rmos financeiros.

Última edição:
rca,

muito boas intervençoes [;)].

Por exemplo, eu estou em duvida entre o civic 1.4 a gasolina(18 500€), ou o civic 2.2 a diesel(30 000€), tendo em conta que a diferença de valores entre os mesmos é de +/-10mil€(valor arredondado sem ai ai's[:D]), a história já nao é bem assim.

Já me compensa mais a gasolina, mesmo que para fazer +/- 25 a 30mil km por ano.

O civic a gasolina deve fazer-me 6.5 nos circuitos que faço habitualmente, talvez menos. o Diesel deve fazer-me 5.

1.4 gasolina ->6.5*300=1950 litros/ano. -> 1950*1.41€=2750€
2.2 diesel ->5*300=1500 litros ano. -> 1500*1.24€=1860€

2750-1860=900€

Para poupar os ditos 10 000€ teria de andar 10 anos, isto a fazer 30 000km por ano, coisa que duvido fazer, sem a manuntençao dos diesel(mas também não é relevante). E ainda com possibilidade de instalar GPL(apesar de achar que este está numa linha muito estreita e mais dia menos dia, cai no charco dos impostos);

Depois há a questão da durabilidade e utilidade, um diesel(e a manter-se o actual cenário) dá sempre jeito, e pagando-se, está pago, nao se fala mais nisso(pelo menos prevejo que assim seja). Já o Gasolina nunca se sabe o dia de amanha, basta ter que passar a fazer mais 50km por dia para destruir as contas feitas inicialmente.

O fenómeno da desvalorização, se isto se manter, vai abandonar o gasolina, ou seja mais um ponto contra.

O gásoleo, parece-me a mim, que neste momento é o mais viável.

Para o GPL não fiz, mas deduzo que seja sempre mais vantajoso tendo por base a diferença actual de preços. Reduz-se inicialmente a diferença (pelo custo da instalação) mas depois será sempre mais barato (mantendo-se estas diferenças).

Se partirmos do princípio que se vai trocar de carro em menos de 8 anos, entra em jogo outro factor, que é a desvalorização, mas nem quis entrar por aí..

Mas o que eu quis demonstrar é que mesmo ficando hipotéticamente o diesel ao preço da gasolina, pode ainda ser mais vantajoso para o diesel, em t€rmos financeiros.

Não quiseste entrar por aí, mas deve-se entrar. É que o factor desvalorização pode valer tanto ou mais do que a diferença de combustível, pelo que faz uma enorme diferença nas contas finais!

rca,

Por exemplo, eu estou em duvida entre o civic 1.4 a gasolina(18 500€), ou o civic 2.2 a diesel(30 000€), tendo em conta que a diferença de valores entre os mesmos é de +/-10mil€(valor arredondado sem ai ai's[:D]), a história já nao é bem assim.

O civic a gasolina deve fazer-me 6.5 nos circuitos que faço habitualmente, talvez menos. o Diesel deve fazer-me 5.

2750-1860=900€

Para poupar os ditos 10 000€ teria de andar 10 anos, isto a fazer 30 000km por ano, coisa que duvido fazer, sem a manuntençao dos diesel(mas também não é relevante). E ainda com possibilidade de instalar GPL(apesar de achar que este está numa linha muito estreita e mais dia menos dia, cai no charco dos impostos);

Depois há a questão da durabilidade e utilidade, um diesel(e a manter-se o actual cenário) dá sempre jeito, e pagando-se, está pago, nao se fala mais nisso(pelo menos prevejo que assim seja). Já o Gasolina nunca se sabe o dia de amanha, basta ter que passar a fazer mais 50km por dia para destruir as contas feitas inicialmente.

O fenómeno da desvalorização, se isto se manter, vai abandonar o gasolina, ou seja mais um ponto contra.

Nessa comparação há que ter em conta que se tratam de motorizações de níveis muito diferentes, isto é, uma parte da diferença de preço não deve entrar nas contas mas sim ser considerada como entrando por conta de um motor muito mais potente, tal como o seria se a escolha fosse entre o 1.4 e o 1.8 otto. Justo seria comparar o 1.8 otto com o 2.2 diesel!

Não quiseste entrar por aí, mas deve-se entrar. É que o factor desvalorização pode valer tanto ou mais do que a diferença de combustível, pelo que faz uma enorme diferença nas contas finais!

Sim, mas eu já falei tantas vezes nisso e fui sempre contraposto com a ideia de que o carro não tinha de ser para vender, que nem quis entrar por aí...[:D]

Desvalorização!

Desvalorização!

O fenómeno da desvalorização tá extremamente ligado aos preços dos combustíveis, depois há ainda a fiabilidade, manutençoes, etc.
Eu acredito que se a gasolina e o diesel estiverem separados por uma margem mais curta, o cidadão que recorre aos usados vai progressivamente procurando mais o carro a gasolina, porque a manutenção é mais barata e a ida ao posto de abastecimento práticamente é identica, fazendo com que dessa forma o valor de revenda cresca um pouco em relação à actualidade.

rca,

2750-1860=900€

A comparação deveria ser feita entre o Civic 1.8 e o 2.2 diesel, porque as potências são iguais. [;)]

Mas o Honda é um daqueles casos em que devido ao diesel ter muita cilindrada, nunca (ou quase nunca) compensa.

Eu pessoalmente na casa dos vinte e poucos mil euros iria procurar outro carro, neste caso um diesel de cilindrada baixa (1.4 a 1.6cc).

O fenómeno da desvalorização tá extremamente ligado aos preços dos combustíveis, depois há ainda a fiabilidade, manutençoes, etc.
Eu acredito que se a gasolina e o diesel estiverem separados por uma margem mais curta, o cidadão que recorre aos usados vai progressivamente procurando mais o carro a gasolina, porque a manutenção é mais barata e a ida ao posto de abastecimento práticamente é identica, fazendo com que dessa forma o valor de revenda cresca um pouco em relação à actualidade.

Na parte a bold é que está o teu erro (e de muitos).

É exactamente na ida que é diferente, porque gastas menos litros, logo vais menos. De novo, reforço que mesmo que custassem o mesmo, andavas mais kms com o mesmo dinheiro no diesel.

A manutenção mais cara do diesel é um mito com o qual não concordo em absoluto.

A comparação deveria ser feita entre o Civic 1.8 e o 2.2 diesel, porque as potências são iguais. [;)]

Mas o Honda é um daqueles casos em que devido ao diesel ter muita cilindrada, nunca (ou quase nunca) compensa.

Eu pessoalmente na casa dos vinte e poucos mil euros iria procurar outro carro, neste caso um diesel de cilindrada baixa (1.4 a 1.6cc).

Estou a comparar o diesel mais baixo com o otto mais baixo [;)].

(Que sao as minhas opçoes de compra);

OT: está previsto a honda lançar um diesel com cc mais baixa?

Estou a comparar o diesel mais baixo com o otto mais baixo [;)].

(Que sao as minhas opçoes de compra);

OT: está previsto a honda lançar um diesel com cc mais baixa?

Mas assim estás a comparar carros com mais de 60 cavalos de potência de diferença.
Enquanto um (1.4) arrasta o civic, o outro puxa a sério por ele [;)]

Penso que a Honda não faça tão cedo nenhum diesel com menos cilindrada, porque em muitos países a questão da cilindrada não se coloca.

Então vamos a contas:

4.5 x 1.25 € = 5.625 €
6.1 x 1,40 € = 8.54 €

Diferença = 2.92 € / 100 km

Diferença em combustível = 4.672 euros

IUC Diesel= 25,50 € + 51,10 =76.60

IUC Gasolina= 25,50 + 76,60 = 102.1

Diferença em 8 anos = 204 euros

4.672+204 = 4.876 €

4.876-3.310 = 1.566 €

Ou seja, esquecendo desvalorizações, quem compra o diesel poupa neste caso 1.566 euros ao fim de 8 anos.

Na realidade poupa mais, porque os combustíveis ao ficarem mais caros aumentam a diferença dos custos.

Mas vamos a um cenário futurista (e até provável) em que a gasolina e o gasoleo custam a mesma coisa, digamos 2 euros o litro.

4,5 x 2 € = 9 €
6,1 x 2 € = 12.2
Diferença = 3.2 € / 100 kms

Ou seja, o diesel ainda compensaria mais !!! :)

Também te falta ter em conta os preços das revisões [;)]

Anyway, em 2dias, o gasóleo subiu 2cents [8b]

Mas não há nada que possamos fazer contra isto (sem ser deixar de andar)??

Voltar
Superior