Concordo , mas lá porque existem pessoas que não sabem fazer contas à vida não quer dizer que nós não as façamos. Para além disso basta ver o parque automóvel dos paises em que os preços da gasolina e gasóleo são muito proximos para chegarmos à conclusão que não existem um domínio das versões diesel, muito pelo contrário. Para mais recuso-me a aceitar que o Português é mais burro que qualquer outro cidadão Europeu.
As modas vão e vêm, tempos houve em que os diesel eram olhados com desconfiança e agora é o que se sabe.
Sabendo que há uma forte pressão para que o preço do diesel aumente( lei da oferta e da procura) e que, para que os diesel cumpram as futuras normas ambientais terão que ser feitas adaptações bem mais dispendiosas que nas versões a gasolina (não sou eu que o digo e é do conhecimento geral) levando a que exista uma diferença de preço ainda maior entre versões, podemos concluir que vai haver um redirecionamento das vendas, não quer dizer que se inverta totalmente ( não sou eu que o digo e é do conhecimento geral). Cumps.
Há países onde a gasolina é mais barata que o gasóleo...
Vejam lá o crescimento que os carros diesel tiveram na mesma.
Aliás, não me parece que todas as marcas estejam a fabricar cada vez mais carros a gasóleo por causa de Portugal, certo ?
O facto é que numa era em que os combustíveis estão caros (sejam eles quais forem), o veículo que consumir menos tem alguma vantagem, pois faz o seu dono ir menos vezes à bomba de gasolina.
Já demonstrei que se o gasóleo e a gasolina custarem ambos 2 euros, o gasóleo ainda tem mais vantagem do que tem hoje.
Falamos de eficiencia energética, e as marcas têm ido por dois caminhos - O diesel e os hibridos !
Já lá vai o tempo em que era aceitável ter veículos com consumos elevados (porque o combustível era barato).
O que se pretende hoje é o inverso.
Aquilo a que uns chamam de moda não é mais do que o reflexo do custo diário de um determinado veículo.
Muitas pessoas preferem pagar mais ao comprar o veículo (que por vezes vai mais ao encontro do que pretendem) e depois gastarem menos no dia-a-dia. É legítimo pagar mais para ter GPS, bancos em pele, e não é legítimo pagar mais para ser um motor diesel ?
É tão simples quanto isto.