Tópico dos Combustiveis - Todas as Informações/Dúvidas

• Iniciador de tópicos Iniciador de tópicos imported_mircao
  • Data de início Data de início

Tópico dos Combustiveis - Todas as Informações/Dúvidas

• Vão baixar e muito

Votos: 116 9,4%
  • Vão ser iguais ás restantes bombas

Votos: 557 45,1%
  • Vão desactivar as bombas

Votos: 129 10,4%
  • Vão fazer 50% desconto aos membros do AHO

Votos: 507 41,0%

• Total de eleitores
    1.236
Exacto.
A gasolina tem mais trabalho de refinação do que o gasóleo.

o que nada tem a ver com o custo desta, pois como deves saber existem refinarias para gasolina e para gasoleo, no nosso caso, as nossas são para gasolina daí o gasoleo sair mais caro[;)] .

só para ter uma ideia.

ip1401bombagasolinahm7.gif

Se calhar o melhor era fazeres a manifestação em S.Bento, já que o motivo pelo qual não temos preços ao nível da Espanha está relacionado com a absurda e surreal carga de impostos que os combustíveis sofrem.

E a cada aumento do petróleo no mercado internacional, reflecte-se um aumento no valor absoluto do ISV cobrado. Uma pérola.

Pois, MAS com um litro de gasóleo eu chego a Braga, com um litro de gasolina chego... a lado nenhum [:D]

Quando vais a um posto de abastecimento estás a pagar por litro. Ou um Smart a gasolina deveria pagar menos ISP que um Ferrari? Não faz sentido pois não? Afinal de contas, se o carro consome menos já pagamos menos imposto porque vamos menos vezes às bombas. [;)] A imagem que o Afcivic colocou é esclarecedora.

O processo de produção de gasolina é muito superior ao do gasoleo pois este é menos refenido e contem elementos explosivos que são retirados na gasolina ( processo que aumenta ainda mais o custo da mesma)

A refinação da gasolina é mais barata que a refinação do gasóleo, ponto. [;)]

Se calhar o melhor era fazeres a manifestação em S.Bento, já que o motivo pelo qual não temos preços ao nível da Espanha está relacionado com a absurda e surreal carga de impostos que os combustíveis sofrem.

E a cada aumento do petróleo no mercado internacional, reflecte-se um aumento no valor absoluto do ISV cobrado. Uma pérola.

Será?

Eu sei que os impostos são altos cá... mas os impostos mantêm-se e os preços aumentam sempre nos dias em que aparece nas notícias a frase "petróleo bate novo recorde".

Não é culpa do governo, é ganância das gasolineiras, e quanto a isso pouco há a fazer do que comer e calar.

Fala-se muito na baixa dos impostos mas a verdade é que assim que os impostos baixam muitos aproveitam para lucrar mais. Ou achas que se os impostos baixassem nos combustíveis que iria haver uma redução drástica no preço?

Exemplos:
Nos ginásios o IVA das mensalidades baixou de 21% para 5%. Resultado? As mensalidades regra geral mantiveram-se.
Muitos carros baixaram de preço devido ao novo sistema fiscal. Porém, podiam ter baixado muito mais, se não fosse a ganância das marcas em ficar com algum para eles.

É meio país a roubar a outra metade... só à cacetada é que vamos a algum lado. Triste, mas verdade.

É meio país a roubar a outra metade... só à cacetada é que vamos a algum lado. Triste, mas verdade.

Pois. Mas baixar o ISP não resolve nada. Por uns tempos terias gasosa mais barata, mas depois voltaria tudo ao mesmo. Mesmo invadindo e escravizando todos os países produtores, daí a 20 anos o problema voltava a aparecer.

A questão é estrutural: o recurso é não-renovável, portanto um dia a escassez vai acontecer. É inevitável.

Vamos imaginar que também em Portugal um dia (que não andará muito longe), o preço do gasoleo ultrapassa o da gasolina e começa a haver um reequilibrio nas vendas de automoveis a gasolina (está previsto para 2010- 2011), sabem o que vai acontecer ao preço dos carros a gasolina (principalmente nos seguementos em q quase só se vendem versões a gasoleo) ?
Pois, as marcas vão aproveitar para por mais uns pózinhos de perlimpimpim no preço das versões a gasolina .Veja-se o que aconteceu no inicio do ano em q algumas marcas optaram por absorver a baixa de imposto em algumas versões. São todos uma cambada de .... [;)]

mas o que está aqui em causa é o preço dos combustiveis, e não o preço dos automoveis, basta ver a quantidade de pessoal que compra a diesel, nem que apenas faça 5000 km's\ano, só para andar na moda, se isso acontece agora, vai acontecer sempre.

Manifestações? Não me parece que este Governo semi-fascista esteja de ouvidos limpos para o povo. E já agora as empresas privadas têm uma certa autonomia. Para que o Estado pudesse influenciar as petrolíferas teria que voltar a legislar, ou seja o sentido inverso do que aconteceu à bem pouco tempo, a liberalização dos preços dos combustíveis.
Eu acho que a liberalização, criou um complot entre as 3grandes, definindo assim um cenário catastrófico para o consumidor!
Quem fala em escassez de petróleo, tem uma visão muito curta, porque as proprias petrolíferas admitem que há petróleo até 2020 e entretanto novas reservas estão a ser analisadas. Trata-se apenas de especulação...

Última edição:
mas o que está aqui em causa é o preço dos combustiveis, e não o preço dos automoveis, basta ver a quantidade de pessoal que compra a diesel, nem que apenas faça 5000 km's\ano, só para andar na moda, se isso acontece agora, vai acontecer sempre.

Concordo , mas lá porque existem pessoas que não sabem fazer contas à vida não quer dizer que nós não as façamos. Para além disso basta ver o parque automóvel dos paises em que os preços da gasolina e gasóleo são muito proximos para chegarmos à conclusão que não existem um domínio das versões diesel, muito pelo contrário. Para mais recuso-me a aceitar que o Português é mais burro que qualquer outro cidadão Europeu.
As modas vão e vêm, tempos houve em que os diesel eram olhados com desconfiança e agora é o que se sabe.
Sabendo que há uma forte pressão para que o preço do diesel aumente( lei da oferta e da procura) e que, para que os diesel cumpram as futuras normas ambientais terão que ser feitas adaptações bem mais dispendiosas que nas versões a gasolina (não sou eu que o digo e é do conhecimento geral) levando a que exista uma diferença de preço ainda maior entre versões, podemos concluir que vai haver um redirecionamento das vendas, não quer dizer que se inverta totalmente ( não sou eu que o digo e é do conhecimento geral). Cumps.

Concordo , mas lá porque existem pessoas que não sabem fazer contas à vida não quer dizer que nós não as façamos. Para além disso basta ver o parque automóvel dos paises em que os preços da gasolina e gasóleo são muito proximos para chegarmos à conclusão que não existem um domínio das versões diesel, muito pelo contrário. Para mais recuso-me a aceitar que o Português é mais burro que qualquer outro cidadão Europeu.
As modas vão e vêm, tempos houve em que os diesel eram olhados com desconfiança e agora é o que se sabe.
Sabendo que há uma forte pressão para que o preço do diesel aumente( lei da oferta e da procura) e que, para que os diesel cumpram as futuras normas ambientais terão que ser feitas adaptações bem mais dispendiosas que nas versões a gasolina (não sou eu que o digo e é do conhecimento geral) levando a que exista uma diferença de preço ainda maior entre versões, podemos concluir que vai haver um redirecionamento das vendas, não quer dizer que se inverta totalmente ( não sou eu que o digo e é do conhecimento geral). Cumps.

Há países onde a gasolina é mais barata que o gasóleo...

Vejam lá o crescimento que os carros diesel tiveram na mesma.

Aliás, não me parece que todas as marcas estejam a fabricar cada vez mais carros a gasóleo por causa de Portugal, certo ?

O facto é que numa era em que os combustíveis estão caros (sejam eles quais forem), o veículo que consumir menos tem alguma vantagem, pois faz o seu dono ir menos vezes à bomba de gasolina.

Já demonstrei que se o gasóleo e a gasolina custarem ambos 2 euros, o gasóleo ainda tem mais vantagem do que tem hoje.

Falamos de eficiencia energética, e as marcas têm ido por dois caminhos - O diesel e os hibridos !

Já lá vai o tempo em que era aceitável ter veículos com consumos elevados (porque o combustível era barato).
O que se pretende hoje é o inverso.

Aquilo a que uns chamam de moda não é mais do que o reflexo do custo diário de um determinado veículo.
Muitas pessoas preferem pagar mais ao comprar o veículo (que por vezes vai mais ao encontro do que pretendem) e depois gastarem menos no dia-a-dia. É legítimo pagar mais para ter GPS, bancos em pele, e não é legítimo pagar mais para ser um motor diesel ?

É tão simples quanto isto.

Última edição:
Não, não é tão simples quanto isto! O factor poluição está-se a tornar demasiado importante. Eu não o desprezo, porque tenciono cá andar por muito tempo e de preferência a respirar qualidade!

Se é esse o caso, baixem os impostos sobre a gasolina para permitir às pessoas a aquisição de um carro a gasolina (se for essa a opção ecológica...:rolleyes: ) e beneficiem os carros a gasolina a nível fiscal.

Já acontece em parte no veículos porque os diesel pagam pelas partículas.
Mas de resto a avaliação é feita em Co2, e aí os diesel têm vantagem.

Voltar
Superior