Topico dos Crash-Tests ⚠️Euroncap- 10/10/2026

Lino Marques e outros, alguém tem do Renault 19 ou Renault Safrane?

Sim. O teste ao Renault 19 Chamade até foi publicado pela Auto Hoje e salvo erro pela Auto Magazine. Os resultados na época até foram surpreendentemente bons. Falo do Fase I, ainda sem airbag. O Fase II foi alvo de melhorias a nível da estrutura e tinha airbag como opção, o que só podem ser boas notícias! [;)]

Em relação ao Safrane, apenas tenho conhecimento de um crash-test levado a cabo pela revista francesa L'Action Automobile, e que foi publicado pela Turbo aqui em Portugal, em 1994. No entanto, este teste foi mais para "inglês ver", já que foi relativamente pouco exigente. Mas a reportagem é muito engraçada! :)

Smart vs Seicento

35147.jpg

O desempenho do Fiat é...ridículo. Reparem nos paineis laterais todos retorcidos...parece feito de papel.

E convém não esquecer que este modelo nem é muito antigo: foi lançado em 1998.

De facto, uma mancha vergonhosa no currículo da Fiat.

Quanto ao Smart, que muita gente diz que não é seguro devido ao tamanho...o melhor que se pode dizer é que se nota, e de que maneira, a diferença para o Fiat.

Não esquecer que o Fiat Seicento não passa de um restyling do Cinquecento que data de 1993. A base é bem antiga, logo não há milagres.

Sim. O teste ao Renault 19 Chamade até foi publicado pela Auto Hoje e salvo erro pela Auto Magazine. Os resultados na época até foram surpreendentemente bons. Falo do Fase I, ainda sem airbag. O Fase II foi alvo de melhorias a nível da estrutura e tinha airbag como opção, o que só podem ser boas notícias! [;)]

Em relação ao Safrane, apenas tenho conhecimento de um crash-test levado a cabo pela revista francesa L'Action Automobile, e que foi publicado pela Turbo aqui em Portugal, em 1994. No entanto, este teste foi mais para "inglês ver", já que foi relativamente pouco exigente. Mas a reportagem é muito engraçada! :)

Tens aí alguma imagem? Eu tenho 2anos de AutoMagazine e lembro de ter visto do safrane. Já do Renault 19 não tenho. Tens ambos? Scan's?

Não esquecer que o Fiat Seicento não passa de um restyling do Cinquecento que data de 1993. A base é bem antiga, logo não há milagres.
Mas isso não desculpa a Fiat por ter lançado, em 1998, um carro destes para o mercado. E ainda por cima penso que só deixou de ser vendido o ano passado.

Precensa timida da Fiat na Segurança...

Precensa timida da Fiat na Segurança...

Ando notando que na verdade a Fiat vem tendo uma Precensa Timida nos investimentos na area,de,segurança.
Acho que como uma marca presente em vários países inclusive com um bom volume de vendas aqui no Brasil, a Fiat deveria investir mais em Qualidade de seus motores, a alem disso, no mais inportante que é a Segurança de seus modelos.
Apesar dos Timidos investimentos que notamos nos testes, pelomenos vemos uma evolução rumo ao bom caminho. espero que um dia possamos comprar carros de baixo custo com bom compromisso entre qualidade e segurança.[kiss]

Eu gostaria de ver o Crash-Test do Omega A...

Caro GTS_M5: para já, posso deixar-te aqui a tabela com os valores das desacelerações sofridas pelos dummies, das deformações interiores e exteriores do carro, em conjunto com mais 7 carros que foram testados juntamente com o Omega. Espero que o Francês não seja problema! [;)]

Vou ver se tenho tempo para postar imagens do carro depois. Mas desde já posso adiantar que o Omega A foi dos que teve piores resultados, tendo sido mesmo o que registou o valor de HIC (Head Injury Criterion, Critério para Lesões na Cabeça) mais elevado de todos, com o impressionante valor de 1697, quando o 1000 é considerado o valor a partir do qual existem sérios riscos de lesões para a cabeça. [s)] [s)]

crashtest8berlinasmedielp0.jpg

Mas isso não desculpa a Fiat por ter lançado, em 1998, um carro destes para o mercado. E ainda por cima penso que só deixou de ser vendido o ano passado.

Em Portugal não, mas ainda se vende noutros países (pelo menos em Itália, onde vendeu cerca de 35000 em 2006). Só vai ser substituido definitivamente em Setembro pelo 500.

Tulio Soares disse:
Ando notando que na verdade a Fiat vem tendo uma Precensa Timida nos investimentos na area,de,segurança.
Acho que como uma marca presente em vários países inclusive com um bom volume de vendas aqui no Brasil, a Fiat deveria investir mais em Qualidade de seus motores, a alem disso, no mais inportante que é a Segurança de seus modelos.
Apesar dos Timidos investimentos que notamos nos testes, pelomenos vemos uma evolução rumo ao bom caminho. espero que um dia possamos comprar carros de baixo custo com bom compromisso entre qualidade e segurança.
É certo que não acordaram tão cedo para o assunto como a Renault (p.ex.), mas os modelos lançados pela Fiat nos últimos 2 anos (Croma, Grande Punto e Alfa 159) alcançaram todos as 5 estrelas nos testes da EuroNCap e espera-se que os próximos sigam o mesmo caminho. E até mesmo antes destes o Punto Mk2, o Stilo e o Idea já tinham obtido 4*, o que, convenha-se, também não é tão mau como isso...

O seicento sim, é imperdoável, mas não me parece que voltem a fazer algo tão mau tão cedo =) Aliás, é complicado.
fiat_seicento_2000.jpg

Resposta ap FSX

Resposta ap FSX

Concordo plenamente com o falado.
Apezar de que as estrelas nem sempre são a resposta imediata em excelente ou ruim segurança de um carro. por exemplo em embates frontais. oque se deve levar a conta são as mediçoes. e o Idea poderia apresentar melhores resultados, já que é um novo projeto. esperáva-se mais do Stilo tambem... a Honda é uma que melhorou MUITO na segurança de seus carros...apr:)

Crash Test Omega;

Crash Test Omega;

Lino, eu tenho o Material sobre o Omega. se quiser, eu mesmo posto aqui.
Não tenho de nenhum Renault, portanto, se vor digitalizar, vais ter de postar na mesma...
Abraços
[:cool:] :sh)

Última edição:
Bem, isto é incrível, pois o HR-V não aparece realmente em lado nenhum mas, se não estou em erro, até teve 3 ou 4 estrelas. Inclusivamente, teve um bom resultado para os peões!
Se calhar aconteceu como ao Peugeot 106, que foi testado pelo Euro NCAP, mas cujos resultados não aparecem em lado nenhum! [8)][8)][8)]

O Fiat Palio brasileiro (e estava sendo vendido na Italia, etc) também foi testado.
Cheguei a ver uma foto do carro antes do Crash em um revista, mas nunca vi nada sobre resultados, etc...

Peugeot 106 y Euroncap.

Peugeot 106 y Euroncap.

Originalmente Colocado por Lino Marques
Bem, isto é incrível, pois o HR-V não aparece realmente em lado nenhum mas, se não estou em erro, até teve 3 ou 4 estrelas. Inclusivamente, teve um bom resultado para os peões!
Se calhar aconteceu como ao Peugeot 106, que foi testado pelo Euro NCAP, mas cujos resultados não aparecem em lado nenhum! [8)][8)][8)]

O Fiat Palio brasileiro (e estava sendo vendido na Italia, etc) também foi testado.
Cheguei a ver uma foto do carro antes do Crash em um revista, mas nunca vi nada sobre resultados, etc...

Hola a todos.

Aquí está el enlace de la "misteriosa" prueba del Peugeot 106:

http://www.dgt.es/revista/archivo/pdf/num122-1997-pag30-32.pdf
(coches pequeños)

Eso sí: si os dáis cuenta sólo con el 106, Fiat Punto I y el Rover 100 aciertan con su resultado al corresponderse(estos 3 coches)

o no(el resto de los otros 5 coches probados: ya que el Mazda 121 y Fiesta eran básicamente iguales...) con las fotos...

Las valoraciones de los maniquíes en todos los casos coincidían con las fotos respectivas, pero el nombre de los coches probados y el número de estrellas,

no en...

5 coches...

El Volkswagen Polo es el coche de color oscuro, justo el que está en el centro de la 2ª fila de coches probados,

El Nissan Micra es el 1º de la 2ª fila, en color rojo;

El Ford Fiesta/Mazda 121 el 3º de la 2ª fila,color rojo también;

El Renault Clío I el 1ª de la 3ª fila, color rojo para variar;

El Corsa B es el 2º de la 3ª fila(el gris claro), dónde equivocadamente dice que la foto corresponde a los Fiesta/Mazda 121...

Empezando por el Peugeot 106:

Choque frontal:

cabeza/cuello:Amarillo(3 puntos)+

Torso:Marrón(entre algo más de 0 puntos y menos de 1,34 puntos)+

Muslos/Rodillas:Rojo(0 puntos)+

Piernas/tibia/pies:Amarillo(entre más 2,67 puntos y menos de 4 puntos...)=

Mínimo de 5,67 puntos y máximo de 8,34 puntos(lo más probable es que sacara entre 6 y 7 puntos...).

Le favoreció respecto del Saxo el que no hubiera perdido contacto de la cabeza del maniquí-conductor con el airbag

y el que los pedales casi con toda probabilidad no hubieran sufrido un desplazamiento vertical tan acusado

(en cuanto al desplazamiento hacia atrás también era bastante moderado y

era el único aspecto en el que podía considerarse mejor que los líderes de aquella comparativa: VW Polo 96´ y Fiesta/Mazda 121 96´).

Tenía bastante en común con el Saxo en los defectos:

zona superior del habitáculo demasiado blanda sobre todo en comparación con los más "duros" de la época: Corsa, Fiesta/Mazda 121 y Opel Corsa; y zona de los muslos con bastante riesgo de lesiones

(como se pudo demostrar tanto en la prueba ADAC a 64 k/h como en la prueba Euroncap 3 años después, a pesar de que lo remodelaron en ese año,

pero sin mejoras "medibles" en cuanto a estructura de seguridad "sólo" en cuanto a equipamiento de seguridad en las versiones más "caras")

Choque lateral:

Cabeza:verde(4 puntos)+

Torso:marrón(más de 0 puntos y - de 1,34 puntos)+

Abdomen:rojo(0 puntos)+

Pelvis:Naranja(entre 1,34 puntos y 2,66puntos)=

Mínimo de 6,66 puntos y máximo de 8 puntos(lo más probable es que sacara unos 7 puntos

En este caso, el que el 106 llevara barras de protección lateral en vez de los "paddings" del Saxo(pero sin barras de protección lateral a diferencia de la mayoría de los utilitarios de la época pero sobre todo a diferencia de los actuales C1,C2 y C3),

le hacía perder algún punto en la zona del abdomen, pero en general era bastante parecido también al Saxo que probaron en Euroncap 3 años después...

Total: lo más probable es que el Peugeot 106 sacara un mínimo de entre 13 puntos y un máximo de 15 puntos...

Curiosamente el Fiesta 96´ sale "victorioso" frente al Polo ya que supera(aunque por los pelos) la normativa Europea en cuanto a choque lateral(a diferencia del Polo) y eso que la puntuación final era bastante semejante(unos 18 puntos en los dos casos), de ahí que fueran los "mejores"...

Eso sí 3 años después VW se tomó la "revancha" y las mejoras que introdujo en el Polo lo dejaron al nivel de los mejores de la época: 206, Clio II, Corsa C, Yaris I...

a diferencia de lo que ocurrió con el Saxo o Lancia Y(demasiado parecidos a los 106 y Punto I, respectivamente)...

O incluso el Nissan Micra que probado 3 años después(a pesar de sus refuerzos en su ****r delantero A:

ya que la primera versión de Nissan Micra 93

sí podía ser más vulnerable en este aspecto como se demostró en una prueba frontal similar a Euroncap pero en Australia)

era más comparable en cuanto a resultados al Saxo, Lancia Y,106

que al Corsa B 99´, Polo 96´, Fiesta 96´, Ford Ka...

Saludos.

Globalcar.

Última edição:
Fiat Palio - crash test

Fiat Palio - crash test

Um carro muito vendido no Brasil, ficava devendo sua avaliação em um Crash-Test, até mesmo pelo fato de não ser mais vendido na Europa onde existe o EuroNcap.

Mas um site russo que vem fazendo avaliações, testou o equivalente à versão sedan do Siena (vendid como Albea na Turquia e na Rússia, e que se difere apenas pela traseira maior);

O teste segue o padrão EuroNcap (64km/h com 40% da frente), mas a avaliação deve ser mais 'leve', já que muitos que foram bem nesse teste, foram um desastre no Euroncap;

Como acho que ninguém vai conseguir ler, vamos as imagens:

050ms_1024.jpg

111ms_1024.jpg

IMG_1093_750.jpg

IMG_1125_1024.jpg

IMG_1176_1024.jpg

IMG_1282_1024.jpg

E o resultado da avaliação (lembrando que é menos rigorosa que o EuroNcap):

fiat_200.jpg

Para quem não lembra:

Verde - BOM
Amarelo - ADEQUADO
Laranja - ELEVADO
Marrom - FRACO
Vermelho - PÉSSIMO

E como já ha mais de uma região onde foi atribuída a proteção 'fraca', o carro seria considerado no EuroNcap como um que possibilita 'Risco de Vida' (estrela cortada).
Isso é por que tem Airbag para o Motorista e Cintos com pré-tensores.
Agora imaginem os Palio que vemos aos montes nas ruas (podemos dizer que são equipados com Airbag menos que 5% da produção total), e que não tem esses itens (apesar de serem opcionais)... [8b] [8b] [8b]

Olha que o Palio apesar dos danos nao é assim tão mau! O tablier recuou de facto mas mantém algum espaço, contudo está mais próximo dos produtos Fiat do principio da década de noventa.

Os brasileiros devem exigir airbags nos seus carros.

Ja agora a pergunta...

- O cinto de seguranca e obrigatorio no Brasil?

- Se sim quanto custa a multa por nao o usar?

Crash-tests de Fiat mais antigos.

O Seicento foi uma tragédia...

O Fiat Tipo também...

tipo4.gif

Mais recentemente os Fiat apresentam-se bons mesmo perante as exigencias da EuroNcap:

ncap-fiat-panda.jpg

Última edição:
Voltar
Superior