Topico dos Crash-Tests ⚠️Euroncap- 10/10/2026

Eu sei, possuo um W 124 muito especial (o meu 500 E, que por acaso pesa cerca de 1710 Kg em vazio e tem air-bags e pré-tensores dos cintos). Ainda assim é um carro que surgiu em 1985, logo deveria ter um comportamento apenas um pouco melhor que a Volvo daquele teste do Fifth Gear. O Smart tem 12 anos de avanço, logo não será dificil ser melhor. Isto digo eu, mas gostava de ver isso na prática.[;)]

No embate Smart vs Classe S W 220 (ambos com concepções que datam de 1998), viu-se rigidez e absorção de energia por parte de ambos. Num carro mais antigo as coisas mudariam de figura, pois o antigo absorveria pouca energia e deformar-se-ia mais, enquanto o Smart mais rigido ia penetrando pelo Mercedes dentro enquanto as estruturas de absorção iam distribuindo energia por todo o carro e não apenas na zona atingida.

Muito interessante e isenta a tua opinião.
O 500E tendo em conta o ano de fabrico é algo inimitável e excepcional. Em relação ao teste feito ao 220 e ao Smart:
pelos vistos viste o teste e percebes-te o que se passou. Tens a mesma opinião que eu. O Smart literalmente entrou pelo Mercedes a dentro, estacando apenas nos pilares principais de protecção do Mercedes. A sua estrutura cumpriu o seu papel assim como o 220.
Em relação à tua opinião a um possível embate contra um antigo, penso que tem muito fundamento.

O que tem um classe E dos old contra um Ax, a haver com o assunto? Um Ax tem a segurança dum Smart?
Parece-me que não viste esse teste do Smart afinal, porque não tem nada a haver... Ou se o viste é porque não interpretaste bem...
Isso de um Smart ser um Smart, tem provado não ter qualquer fundamento, pois a sua segurança está muito acima do que o seu tamanho aparenta.

E o que é que eu disse? [;)] Smart e smart. [;)]

En cuanto a la polémica del W124 y el Smart, es difícil saber cuál de los dos ganaría...

Un W124 no lo considero superior(tampoco inferior, aunque el "antepasado" Volvo 700 al compararse contra un Accord del 91 la zona de los pies permaneció prácticamente intacta

a 58 k/h y 60% de solapamiento cosa que no ocurrió a los dos Mercedes W124 230E que se probaron entre sí a 55k/h

y 50% de solapamiento, tanto la versión que se probó con airbag y la que no incluía ese elemento: ya que la revista alemana AMS al valorar el riesgo de lesiones el puso color "naranja" la zona de muslos/rodillas piernas y pies tanto a uno como a otro Mercedes W124 a diferencia de lo que ocurrió cuando se probó contra un muro indeformable en condiciones AMS)

a un Volvo 940,

eso sí un Smart (al menos en su versión primera)

sí es peor o menos "bueno" que un Modus(y por supuesto también claramente más ligero),

así que el W124 no lo tendría tan difícil frente al Smart como sí que lo ha sido para el Volvo en su particular confrontación frente al Modus...

Lo que sí que me va quedando cada vez más claro es que cualquier coche compacto de 5 estrellas(unos 4,2 ó 4,4 metros de largo) tan "sólo" 1250 kgs de peso en adelante

lo tendría más fácil que el Modus

(al pesar más y al ser más grande si es que actualmente esto constituye una ventaja y sobre todo incluso al sacar algún punto más en la prueba frontal Euroncap)

y el W124 lo tendría más difícil(en todo caso era algo más ligero y "corto" en cuanto a peso

en versiones comparables y exceptuando al especialísimo 500E,

que también dudo que fuera superior en estos aspectos al resto de la gama W124 o al Volvo 900;

a los Volvo 940...)

Saludos.

Globalcar.
Absolutamente de acordo, nenhum W124 teria hipótesses contra um carro moderno, mesmo um pequeno como um Clio ou Modus. É de facto impressionante mas é mesmo assim. As estrelas do EuroNCAP não são treta, são mesmo uma amostra da segurança real dos carros em caso de embate.

Muito interessante e isenta a tua opinião.
O 500E tendo em conta o ano de fabrico é algo inimitável e excepcional. Em relação ao teste feito ao 220 e ao Smart:
pelos vistos viste o teste e percebes-te o que se passou. Tens a mesma opinião que eu. O Smart literalmente entrou pelo Mercedes a dentro, estacando apenas nos pilares principais de protecção do Mercedes. A sua estrutura cumpriu o seu papel assim como o 220.
Em relação à tua opinião a um possível embate contra um antigo, penso que tem muito fundamento.
Pois, eu acho que sim. Aquele teste do Fifth Gear mostra bem isso.

Muito cuidado com a segurança passiva dos carros antigos, nem sequer pode ser comparável a um carro pequeno moderno.

Crash-test do Holden Commodore dos anos 80 a 90 km/h

Crash-test do Holden Commodore dos anos 80 a 90 km/h

O Holden Commodore trata-se de um Opel Rekord construído pelos australianos da Holden (grupo General Motors).

Num vídeo educacional de princípios dos anos oitenta um Commodore é atirado a 90 km/h contra um muro de betão... o resultado é impressionante e vale a pena ver.

A velha teoria da <<chapa dura>> cai por terra completamente.

LINK: http://www.youtube.com/watch?v=caOqD54oxRA

VBm_m.jpg

commodoreqk1.jpg

Exacto Nuno Cabral!

Com a diferença que o VW T3 foi lançado a 40 ou 50 km/h, o que ainda se torna mais grave...
Em pequenos toques... a expressao 'chapa dura' até faz sentido... Mas em choques com mais velocidade, é, como temos vindo a constatar muito perigosa, ou porque nao dissipa a energia de impacto,transmitindo-a toda para os ocupantes, ou porque simplesmente faz com que os ocupantes sejam 'esmagados'.
[s)]

1º vejam neste video a diferença de bater a 45km/h e a 90km/H

http://www.youtube.com/watch?v=rhaBGmNhEaQ

2º a teoria de que os carros antigos são mais seguros e tal, é teoria de campónio...., basta perceber dois dedos de carros ou ler 3 x por ano uma revista auto para percebermos que um carro moderno é sempre mais seguro que um seu homologo de há 20 anos ou mais

[;)]

mas é sempre engraçado ver estes videos

Exacto Nuno Cabral!

Com a diferença que o VW T3 foi lançado a 40 ou 50 km/h, o que ainda se torna mais grave...
Diz-me aonde é que diz que bateu contra o betão a essa velocidade tão baixa

vanagoncrashty1.jpg

Um teste de uma companhia de seguros sueca em 1994 entre um VW T3 e um Volvo 745 a 58 Km/h

HIC (Head Injury Criterion)
for driver:
Volvo 745: 3,868
VW Caravelle: 155

Head impact:
Volvo 745: 200 G
VW Caravelle: 42 G

Chest impact:
Volvo 745: 65 G
VW Caravelle: 30 G

crashap9.jpg

vwdriverad3.jpg

volvodriverzs0.jpg

Última edição:
Diz-me aonde é que diz que bateu contra o betão a essa velocidade tão baixa

Um teste de uma companhia de seguros sueca em 1994 entre um VW T3 e um Volvo 745 a 58 Km/h

HIC (Head Injury Criterion)
for driver:
Volvo 745: 3,868
VW Caravelle: 155

Head impact:
Volvo 745: 200 G
VW Caravelle: 42 G

Chest impact:
Volvo 745: 65 G
VW Caravelle: 30 G

De facto falei <<do alto>> por algo que li aqui na AHO.

Fazendo uma leitura por alguns dos comentários no Youtube parece que esse VW bateu a 100 km/h e o teste era não ao VW mas sim ao portão de aço ou parede de aço!

Como ficaria um Laguna II ou um Classe S a bater a 100 km/h?

Fica a pergunta no ar...

Passou um opel rekord 2.0E de 82 ca por casa durante uns 3 anos, foi comprado em 1995 para servir para carro das voltas, moravamos no estrangeiro. Adorava aquele carro, o espaço e comforto para um carro com tantos anos...

Mas depois de ver este crash-test [s)] Um carro recente e os seus ocupantes não iriam ficar em muito bom estado a 100km/h contra um muro, mas duvido que o carro ficasse em nada como este ficou...

Mesmo que se deforme menos, tenho sérias dúvidas que num carro moderno uma pessoa saia viva de um acidente contra uma parede de betão a 90 km/h.

A diferença para os carros antigos, é que ao menos sempre se tem um funeral com um corpo mais ou menos inteiro

Mesmo que se deforme menos, tenho sérias dúvidas que num carro moderno uma pessoa saia viva de um acidente contra uma parede de betão a 90 km/h.

A diferença para os carros antigos, é que ao menos sempre se tem um funeral com um corpo mais ou menos inteiro

A julgar pelo estado daquele Rekord, acredito mais que o caixão seja o próprio Rekord.

Os automoveis actuais, podem-se deformar propositadamente e de forma programada, mas há uma coisa que se chama célula de sobrevivência e essa procura-se ser o mais rigida possível, por forma a que o resto absorva a energia do impacto, mas a celula não sofra intrusões.

Voltar
Superior