Tópico dos "Emigras".

Sim, na maioria é 24/24h livre serviço, (so podes pagar com cartao multibanco)
Tinha também está ideia! Já agora o preço varia de dia e de noite? (Como na alemanha que temos 4 a 6 preços por dia...)

Muito obrigado! Não estava a conseguir uma informação correcta nem o Francês é o meu forte

Tinha também está ideia! Já agora o preço varia de dia e de noite? (Como na alemanha que temos 4 a 6 preços por dia...)

Muito obrigado! Não estava a conseguir uma informação correcta nem o Francês é o meu forte

De nada,
Isso dos preços sinceramente não faço ideia, mas nunca vi/ouvi nada nesse sentido. Acho que não devem variar.

De nada,
Isso dos preços sinceramente não faço ideia, mas nunca vi/ouvi nada nesse sentido. Acho que não devem variar.
Tambem tenho essa ideia de não variarem. Na alemanha é uma treta!

Se sair de munique as 21/22h e quiser abastecer ainda na alemanha (tenho cartões pré pagos e descontos na marca onde trabalho) vou abastecer pelas 4 da manha, em vez de pagar os 1.239/1.259 (preço mais baixo do dia sensivelmente entre as 16 e as 20h) vou pagar na ordem dos 1.429!! (Preço nocturno entre as 20 e as 8)

Faz hoje 1 mês que vim de portugal e a saudade é enorme, sou pouco sentimental nestas coisas mas desta vez estou mesmo a contar os dias! Faltam ainda 3 meses e meio até ir de novo a portugal, supostamente só vou em agosto/Setembro mas desta vez vou mais cedo.
Tenho um mau pressentimento, deixei uma avó que me criou bastante debilitada, desde à 2 anos penso sempre que foi a última vez que a vi em vida mas agora penso mesmo que a hora se está a chegar.

Espero ainda a ver pelo menos mais esta vez, ficava feliz por a ver brincar com a bisneta pois ainda é pequena e pouco sabia brincar no natal, com 14/15 meses já vai ser diferente.

Vamos lá a ver se está vontade ainda se concretiza!

Tambem tenho essa ideia de não variarem. Na alemanha é uma treta!

Se sair de munique as 21/22h e quiser abastecer ainda na alemanha (tenho cartões pré pagos e descontos na marca onde trabalho) vou abastecer pelas 4 da manha, em vez de pagar os 1.239/1.259 (preço mais baixo do dia sensivelmente entre as 16 e as 20h) vou pagar na ordem dos 1.429!! (Preço nocturno entre as 20 e as 8)

Não variam com tanta frequencia com na Alemanha. Se quiseres ver os preços dos combustíveis em FR, vê aqui:
Prix des carburants en France, site gouvernemental

Força amigo! ;)
Obrigado, o que mais custa é não poder passar o tempo com ela porque na verdade já estamos todos a prever a notícia e de certa forma não nos apanhará assim tão de surpresa, claro que não apaga a mágoa mas é diferente.

Pode ser que ela ainda possa dar umas gargalhadas com a bisneta!

Como é que vocês fizeram em relação as Finanças quando emigraram?

Comunicaram alguma coisa?

Em 2014 ainda tive rendimentos em PT pelo que este ano ainda vou fazer a declaração de IRS.
Mas nos próximos anos, como funciona se não tenho rendimentos declarados?

Obrigado

Eu aconselhei-me nas Finanças e disseram-me que só valia a pena mudar a morada fiscal se ficasse mais de 6 meses sem vir a Portugal. Como nunca seria o caso (fui para relativamente perto e contava vir cá mensalmente) não comuniquei nada.

Last edited:
Como é que vocês fizeram em relação as Finanças quando emigraram?

Comunicaram alguma coisa?

Em 2014 ainda tive rendimentos em PT pelo que este ano ainda vou fazer a declaração de IRS.
Mas nos próximos anos, como funciona se não tenho rendimentos declarados?

Obrigado
Não te metas nisso...

A não ser que hajam realmente beneficios ao voltar a Portugal passados x anos (como já li por aqui algures...), caga. Em Portugal ninguém me soube dizer nada, fui de Finanças a Lojas do cidadão, trás para a frente, olha quero é que eles se lixem.

Obrigado pela resposta.

Mas não percebi bem porque esse prazo de 6 meses.
Estará relacionado com correspondência?

E fazes as declarações de IRS?

Eu não faço nada com as finanças em portugal...fui e acabou.

Nunca me chegou nada nem há nada em meu nome pendente ao fim de 3 anos (vi o ano passado)

Pessoal da Noruega, custos médios de um apartamento (alguma coisa tipo T1) numa cidade secundária fora de Oslo? E já agora, custo das coisas correntes (uma ida ao supermercado, um corte de cabelo...)? Sei que o custo de vida geral é elevadíssimo (talvez o mais alto do Mundo?), já fiz alguma pesquisa mas gostava de ler algo mais concreto de quem anda por lá.

Pessoal da Noruega, custos médios de um apartamento (alguma coisa tipo T1) numa cidade secundária fora de Oslo? E já agora, custo das coisas correntes (uma ida ao supermercado, um corte de cabelo...)? Sei que o custo de vida geral é elevadíssimo (talvez o mais alto do Mundo?), já fiz alguma pesquisa mas gostava de ler algo mais concreto de quem anda por lá.

Apartamento: Não vais encontrar nada bom a menos de 8000 NOK (~1000€), falando de T1. Com contas e tal aponta para as 10000kr (~1300€).
Idas ao supermercado: Deixo lá em média 600NOK (~70€) por semana.
Outras coisas: Corte de cabelo 200NOK (~22€) no árabe ali da esquina. Carros mais caros (usados e novos) do que em Portugal, imposto anual de 3000NOK (~340€) e seguros caros também. Gasolina baixou muito nestes ultimos meses e ontem pus a 12,5 NOK (1,4€). Ginásio 500NOK (56€), embora haja mais baratos.

O que é ridiculamente caro mesmo é o alcool e outros vícios: 1 cerveja no bar, 500ml, 100NOK (11€), uma garrafa de vinho aceitável (no vinmonopolet - as lojas estatais onde se vende o alcool que tenha mais de 5%) não fica a menos de 150NOK (17€), um pack de 6 cervejas no supermercado 180NOK (20€), tabaco 115NOK (13€) por maco, etc.

No geral consegues fazer uma vida tranquila por 2000-2500€ por mês.

Last edited:
capa-1143-83d8.jpg

Retornados 2.0 ou dramatismo a mais (não tive oportunidade de ler a reportagem completa)?:sh)

Agora mais a sério, já alguém sente na pele estas novas restrições na saída de divisas de Angola?

No meu caso, não se passa nada, uma vez que o meu salário é pago fora de Angola, mas para o pessoal que está com caracter mais permanente, parece-me que se avizinham dias difíceis:sh)

Complicado sem dúvida será para as nossas exportações...

Back