Tópico dos "Emigras".

Apartamento: Não vais encontrar nada bom a menos de 8000 NOK (~1000€), falando de T1. Com contas e tal aponta para as 10000kr (~1300€).
Idas ao supermercado: Deixo lá em média 600NOK (~70€) por semana.
Outras coisas: Corte de cabelo 200NOK (~22€) no árabe ali da esquina. Carros mais caros (usados e novos) do que em Portugal, imposto anual de 3000NOK (~340€) e seguros caros também. Gasolina baixou muito nestes ultimos meses e ontem pus a 12,5 NOK (1,4€). Ginásio 500NOK (56€), embora haja mais baratos.

O que é ridiculamente caro mesmo é o alcool e outros vícios: 1 cerveja no bar, 500ml, 100NOK (11€), uma garrafa de vinho aceitável (no vinmonopolet - as lojas estatais onde se vende o alcool que tenha mais de 5%) não fica a menos de 150NOK (17€), um pack de 6 cervejas no supermercado 180NOK (20€), tabaco 115NOK (13€) por maco, etc.

No geral consegues fazer uma vida tranquila por 2000-2500€ por mês.

Obrigado. Está dentro da ideia que eu tinha. Talvez seja destino a explorar este ano.

Quanto às jolas, mais vale comprar um kit e fazer a própria cerveja...

E esqueci-me de dizer que tudo o que seja comer fora é bastante caro também, nunca fica a menos de 25-30€ por pessoa seja onde for, se envolver alcool então esquece, lá se vão 50+€.
Mesmo em McDonalds e afins o menu é tipo 11 ou 12€ acho eu.

Uma saída à noite, se uma pessoa não se controlar, pode fazer um rombo bem grande nas poupancas desse mês... [:D]

capa-1143-83d8.jpg

Retornados 2.0 ou dramatismo a mais (não tive oportunidade de ler a reportagem completa)?:sh)

Agora mais a sério, já alguém sente na pele estas novas restrições na saída de divisas de Angola?

No meu caso, não se passa nada, uma vez que o meu salário é pago fora de Angola, mas para o pessoal que está com caracter mais permanente, parece-me que se avizinham dias difíceis:sh)

Complicado sem dúvida será para as nossas exportações...

Acho que é dramatismo a mais.. As restrições a divisas não é de agora, já é um assunto que se arrasta à muito tempo no entanto piorou, acho que Western Union e afins estão suspensos.
Eu estou optimista para agora, acho que vai haver um abrandamento da economia como é natural mas o dinheiro e trabalho não vai acabar, pois há muito para fazer e muito por onde explorar.. :)

No entanto caso as coisas se compliquem é um galo do caraças para muitos Portugueses, incluindo eu, que este mês levo a namorada para lá e esperamos começar a amealhar um bom dinheiro.

Como é que vocês fizeram em relação as Finanças quando emigraram?

Comunicaram alguma coisa?

Em 2014 ainda tive rendimentos em PT pelo que este ano ainda vou fazer a declaração de IRS.
Mas nos próximos anos, como funciona se não tenho rendimentos declarados?

Obrigado

perante Portugal sou um desempregado que viaja muito ao "estrangeiro".

resumindo não dei cavaco a ninguém.

já não meto declaração de Irs á uns bons 6 anos.

tenho despesas de seguro da casa que poderia meter, mas acho que dá muito nas "vistas"

capa-1143-83d8.jpg

Retornados 2.0 ou dramatismo a mais (não tive oportunidade de ler a reportagem completa)?:sh)

Agora mais a sério, já alguém sente na pele estas novas restrições na saída de divisas de Angola?

No meu caso, não se passa nada, uma vez que o meu salário é pago fora de Angola, mas para o pessoal que está com caracter mais permanente, parece-me que se avizinham dias difíceis:sh)

Se te pagam fora de Angola, tu estás safo...

Agora aqueles que recebem metade lá ou inteiro por lá será muito complicado se o barril continuar a descer..

perante Portugal sou um desempregado que viaja muito ao "estrangeiro".

resumindo não dei cavaco a ninguém.

já não meto declaração de Irs á uns bons 6 anos.

tenho despesas de seguro da casa que poderia meter, mas acho que dá muito nas "vistas"
Tal como eu, no entanto tenho iuc em meu nome num carro, fora isso nada mais!

Por isso é que as estatisticas sobre a emigração em Portugal não podem ser levadas a sério, sabem eles lá quantos já sairam... A maioria dos desempregados deve estar é no pote do desemprego [:D].

Acho que é dramatismo a mais.. As restrições a divisas não é de agora, já é um assunto que se arrasta à muito tempo no entanto piorou, acho que Western Union e afins estão suspensos.
Eu estou optimista para agora, acho que vai haver um abrandamento da economia como é natural mas o dinheiro e trabalho não vai acabar, pois há muito para fazer e muito por onde explorar.. :)

No entanto caso as coisas se compliquem é um galo do caraças para muitos Portugueses, incluindo eu, que este mês levo a namorada para lá e esperamos começar a amealhar um bom dinheiro.

Gabo-vos a coragem ;)

Agora aqueles que recebem metade lá ou inteiro por lá será muito complicado se o barril continuar a descer..

Eu já ando nisto há uns anos, e nunca me deram a volta para ter salários pagos em moeda tipo Disneyland Só consigo valorizar o meu trabalho em €, £ ou USD[:D]

Por isso é que as estatisticas sobre a emigração em Portugal não podem ser levadas a sério, sabem eles lá quantos já sairam... A maioria dos desempregados deve estar é no pote do desemprego [:D].

por isso digo que as estatisticas valem o que valem....

no fundo faco parte dos desempregados residentes em portugal...

Gabo-vos a coragem ;)

Eu já ando nisto há uns anos, e nunca me deram a volta para ter salários pagos em moeda tipo Disneyland Só consigo valorizar o meu trabalho em €, £ ou USD[:D]

e fazes muito bem.

no longinquo ano de 2005 tive uma entrevista na Teixeira & Duarte, uma das minhas exigencias era receber tudo em portugal [;)]

Com isto de dar baixa nas Finanças, fizeram me pensar ...

Com o estatuto de regressar daqui a 5 anos e ter 10 anos de isenção de irs , seguramente há que tomar algum tipo de procedimento em PT aquando da saída.

Faz todo o sentido pois sem isso, como poderemos comprovar que estivemos >5 anos fora de PT ?

Eu continuo a pagar impostos em PT mas não de rendimentos...

Alguém sabe alguma coisa sobre isto ?

Com isto de dar baixa nas Finanças, fizeram me pensar ...

Com o estatuto de regressar daqui a 5 anos e ter 10 anos de isenção de irs , seguramente há que tomar algum tipo de procedimento em PT aquando da saída.

Faz todo o sentido pois sem isso, como poderemos comprovar que estivemos >5 anos fora de PT ?

Eu continuo a pagar impostos em PT mas não de rendimentos...

Alguém sabe alguma coisa sobre isto ?

Acho que é possível provar isso com contratos de trabalho e declaracoes das financas do país para onde emigraste.

Acho que é possível provar isso com contratos de trabalho e declaracoes das financas do país para onde emigraste.

Não tenho qualquer dúvida que isso é comprovavel... Vou entregar "declaração de rendimentos" em Espanha todos os anos... O problema é que em PT, se não tiveres "O" papel xpto estás lixado...

Nao tenho nada em meu nome em Portugal, mas tambem nunca declarei oficialmente que me encontro fora.
Nao quis tomar esse passo (mudar o CC e afins) "imediatamente", embora saiba que mais cedo ou mais tarde terei que o fazer...
Alem disso, nao tenho vontade nenhuma de gastar tempo de ferias a tratar de burocracias [:p]

Tenho sérias duvidas que o governo Angolano leve a bom porto a presente crise.

Na verdade, o baixa do preço começou há relativamente pouco tempo e, pelo que vejo/leio, tem já elevado efeito na economia real.

Não foi por acaso que o presidente do banco central foi substituido e suspeito q em breve poderemos ter outros indicios que as coisas não estão nada bem.

Aliás até suspeito que a quebra da bolsa nacional possa dever-se tb ao dinheiro Angolano a sair para se preparar para tempos menos abonados.

Dito isto, boa sorte a todos os compatriotas que se encontram por lá.

Última edição:
Tenho sérias duvidas que o governo Angolano leve a bom porto a presente crise.

Na verdade, o baixa do preço começou há relativamente pouco tempo e, pelo que vejo/leio, tem já elevado efeito na economia real.

Não foi por acaso que o presidente do banco central foi substituido e suspeito q em breve poderemos ter outros indicios que as coisas não estão nada bem.

Aliás até suspeito que a quebra da bolsa nacional possa dever-se tb ao dinheiro Angolano a sair para se preparar para tempos menos abonados.

Dito isto, boa sorte a todos os compatriotas que se encontram por lá.

Regra geral, os cliente Africanos, principalmente os púbicos, nunca são muito rápidos a pagar, mas mais tarde ou mais cedo acabam por fazê-lo.

Penso que foi no ano em que Angola organizou a CAN, também houve uma baixa no petróleo, que levou a muitos atrasos nos pagamentos, sendo que alguns dos estádios foram começados por empresas portuguesas, e terminados por empresas chinesas.

Agora receber, e não conseguir enviar o dinheiro para pagar as contas em Portugal deve ser altamente frustrante:sh)

Um destes dias faço aqui a minha habitual review de Angola, como tenho feito pelos outros países[;)]

Pagam-me em Angola... Até agora tenho-me safado à custa de cartões de crédito pré-pagos :)

Eu quero acreditar que o barril não vai descer mais, e daqui a meio ano isto já passou tudo, ainda há muito trabalho em Angola.

Última edição:
Apartamento: Não vais encontrar nada bom a menos de 8000 NOK (~1000€), falando de T1. Com contas e tal aponta para as 10000kr (~1300€).
Idas ao supermercado: Deixo lá em média 600NOK (~70€) por semana.
Outras coisas: Corte de cabelo 200NOK (~22€) no árabe ali da esquina. Carros mais caros (usados e novos) do que em Portugal, imposto anual de 3000NOK (~340€) e seguros caros também. Gasolina baixou muito nestes ultimos meses e ontem pus a 12,5 NOK (1,4€). Ginásio 500NOK (56€), embora haja mais baratos.

O que é ridiculamente caro mesmo é o alcool e outros vícios: 1 cerveja no bar, 500ml, 100NOK (11€), uma garrafa de vinho aceitável (no vinmonopolet - as lojas estatais onde se vende o alcool que tenha mais de 5%) não fica a menos de 150NOK (17€), um pack de 6 cervejas no supermercado 180NOK (20€), tabaco 115NOK (13€) por maco, etc.

No geral consegues fazer uma vida tranquila por 2000-2500€ por mês.

Aqui em Trondheim também anda tudo por estes preços, mas já ouvi dizer que em Oslo e arredores é tudo um pouco mais caro, tal como Stavanger.

Voltar
Superior