Tópico dos "Emigras".

A questao de quebra de rendimentos depende do que estiveres a ganhar e de onde estiveres.

Creio que por exemplo se estiveres a ganhar o salario minimo em Londres mais vale a pena ir para Portugal (só uma opiniao porque nao vivo nem nunca vivi em Londres).

Acho que é justamente nos salários mínimos que não vale a pena regressar. Um casal que ganhe o salário mínimo numa cidade pequena de um qualquer país do centro da Europa tem melhor qualidade de vida do que em Portugal.

Acho que é justamente nos salários mínimos que não vale a pena regressar. Um casal que ganhe o salário mínimo numa cidade pequena de um qualquer país do centro da Europa tem melhor qualidade de vida do que em Portugal.

Sim aí nao tenho qualquer tipo de dúvida, daí ter referido Londres, nas cidades mais pequenas, mesmo que seja apenas uma unica pessoa a trabalhar consegue sempre ter melhor qualidade de vida do que em Portugal com as mesmas condicoes.

Não sei qual é o programa regressar, mas o regime de residente não habitual é bem bom em muitos casos. E é por 10 anos.

Sim, é bom, apesar de existir o mito que muitos reformados gostam de Portugal pelo bom tempo na verdade é pelo programa de residente não habitual [:D]. Que acaba por ser o publico alvo desse tipo de programa.

10 anos em Portugal, depois 10 anos na Grécia ou Espanha ou Italia e andam assim pelo sul da europa a trocar de pais quando acabam os benefícios. Apesar de injusto para os locais são na minha perspectiva bons para a economia de quem os acolhe.

Também para trabalhar remotamente a partir de Portugal pode eventualmente ter vantagens. Mas é um pouco complexo, um amigo meu já tem um escritório de advogados a ver o caso dele, porque quer continuar com rendimentos na Alemanha mas residente nao habitual em Portugal e está a perceber se vale a pena, espremendo ao máximo o sistema, estou à espera de um almoço para perceber o sistema em detalhe, porque tem muitas nuances. Mas só vale a pena para rendimentos fora de Portugal. o que para quem quer regressar a Portugal não é o caso da grande maioria.

Última edição:
A questao de quebra de rendimentos depende do que estiveres a ganhar e de onde estiveres.

Creio que por exemplo se estiveres a ganhar o salario minimo em Londres mais vale a pena ir para Portugal (só uma opiniao porque nao vivo nem nunca vivi em Londres).

Quem volta para Portugal é porque simplesmente já não quer estar emigrado, não é por Londres ser caro, porque se fosse por isso emigrariam para outro país ou para outra cidade do UK.

E em relação ao Brexit, provavelmente os salários vão subir devido à escassez de mão de obra, por isso o Brexit até vai ajudar quem ganha pouco.

Malta que vive na Holanda, perdão, nos Países Baixos, podem fazer-me o pequeno favor de deixarem aqui (ou enviarem por MP) os melhores sites para procura de alojamento e já agora de automóvel? Fico muito agradecido [;)]

Não quero dar demasiados detalhes já-já, mas posso dizer que em 2022 vou voltar a esse país, onde tive a 1ª experiência internacional, há precisamente 10 anos. A diferença é que desta vez é para ficar [:p]

Amanhã, 31 de agosto, provavelmente vou andar na A62 no sentido Salamanca-Vitória. É de esperar ainda muito trânsito dos emigrantes a regressar? Ou a maior parte da malta já voltou?

E a fronteira de Irún é muito complicada?

Um salário médio lá fora é facilmente o dobro, para não dizer o triplo, do salário médio em PT. Por muito bom que o incentivo fiscal seja, salvo raras excepções, será sempre um dowgrade nos rendimentos.

Na minha opinião a decisão de regressar prenderá sempre de outros factores.

Quem volta para Portugal é porque simplesmente já não quer estar emigrado, não é por Londres ser caro, porque se fosse por isso emigrariam para outro país ou para outra cidade do UK.

E em relação ao Brexit, provavelmente os salários vão subir devido à escassez de mão de obra, por isso o Brexit até vai ajudar quem ganha pouco.

Nao sei se é bem assim, na realidade, tens toda a razao e caso estivesse nessa situacao pensaria o mesmo no entanto o meu pensamento lógico nao parece ser o mesmo que outras pessoas, já que vejo muita gente que vive em Londres a ganhar o salário minimo ou pelo menos muito próximo e que quando se queixam dos precos de Londres (alojamento) e lhes dizem que secalhar seria melhor se mudarem para outra zona do UK mais barata parecem nao perceber muito bem.

Por norma também sao os que afirmam a pés juntos que alojamento é muito caro no UK todo.

Relativamente a escaces de trabalhadores devido ao Brexit, nao ajudou mas acho que nao é só devido ao Brexit, trabalhos que sao menos bem pagos por norma tem uma rotatividade muito grande de funcionários e agora com a questao da pandemia e o fulough ainda a funcionar, há muita gente que nao quer mudar ou por ter receio de ficar numa situacao dificil caso haja um novo lockdown ou porque pura e simplesmente estao em casa parcialmente ou até na totalidade a receber 80% dos seus salários (quando nao 100%) e aí acham que nao faz sentido mudar.

Se nao for extendido outra vez, irá estar em vigor até 30 de Setembro, e aí é que vamos ver efectivamente (nessa area) quais foram os efeitos do Brexit.

De resto, sim, acho que o Brexit e a dificuldade de as empresas irem contractar fora assim como ser mais caro contractar alguém de fora, vai fazer com que os salários subam e isso será mais visivel nos salários mais baixos.

Um salário médio lá fora é facilmente o dobro, para não dizer o triplo, do salário médio em PT. Por muito bom que o incentivo fiscal seja, salvo raras excepções, será sempre um dowgrade nos rendimentos.

Na minha opinião a decisão de regressar prenderá sempre de outros factores.

Depende do ramo de actividade.
Na minha área, ganhar o triplo é uma miragem, e mesmo o dobro é só mesmo para quem anda a ser explorado.

Depende do ramo de actividade.
Na minha área, ganhar o triplo é uma miragem, e mesmo o dobro é só mesmo para quem anda a ser explorado.

A questao na maioria dos casos nao se prende só com salário mas sim naquilo que ganhas no que diz respeito a beneficios fiscais e progressao de carreira que poderás nao ter em Portugal e que em determinadas situacoes.

Cada caso é um caso, pelo que percebo do que dizes acho que somos da mesma area, eu vim para cá ganhar o mesmo (bruto) que ganhava em Portugal, mais coisa menos coisa, no entanto no final do mes, tinha mais dinheiro na conta.

Depois isso aliado a alguns factores, como saúde grátis, educacao grátis para os mais pequenos e um custo de vida mais moderado faz com que compense largamente a mudanca, mas cada caso será sempre um caso.

A questao na maioria dos casos nao se prende só com salário mas sim naquilo que ganhas no que diz respeito a beneficios fiscais e progressao de carreira que poderás nao ter em Portugal e que em determinadas situacoes.

Cada caso é um caso, pelo que percebo do que dizes acho que somos da mesma area, eu vim para cá ganhar o mesmo (bruto) que ganhava em Portugal, mais coisa menos coisa, no entanto no final do mes, tinha mais dinheiro na conta.

Depois isso aliado a alguns factores, como saúde grátis, educacao grátis para os mais pequenos e um custo de vida mais moderado faz com que compense largamente a mudanca, mas cada caso será sempre um caso.

Lá está, com o regime de residente não habitual consegues ter o mesmo dinheiro na conta, ou até mais.

Malta que vive na Holanda, perdão, nos Países Baixos, podem fazer-me o pequeno favor de deixarem aqui (ou enviarem por MP) os melhores sites para procura de alojamento e já agora de automóvel? Fico muito agradecido [;)]

Não quero dar demasiados detalhes já-já, mas posso dizer que em 2022 vou voltar a esse país, onde tive a 1ª experiência internacional, há precisamente 10 anos. A diferença é que desta vez é para ficar [:p]

Em algumas pesquisas de mercado que fiz, usei o funda.nl para alojamento e o autoscout24.nl para automóvel. Mas certamente haverá outros.

Também usei estes sites, mas já foi há mais de 10 anos, portanto não sei se ainda serão boas opções.

Ainda são as melhores opções. O funda.nl é o site da associação de imobiliárias, portanto continua a incluir todas as ofertas e é o mais sério. É também bastante bom. Para os carros há mais opções, e não estou bem por dentro disso, mas continuo a ver anúncios desse site portanto deve continuar a bombar bem.

Em algumas pesquisas de mercado que fiz, usei o funda.nl para alojamento e o autoscout24.nl para automóvel. Mas certamente haverá outros.

Também usei estes sites, mas já foi há mais de 10 anos, portanto não sei se ainda serão boas opções.

Ainda são as melhores opções. O funda.nl é o site da associação de imobiliárias, portanto continua a incluir todas as ofertas e é o mais sério. É também bastante bom. Para os carros há mais opções, e não estou bem por dentro disso, mas continuo a ver anúncios desse site portanto deve continuar a bombar bem.

Obrigado a todos.
Já tinha chegado ao funda.nl para alojamento, e é por aí que me tenho tentado guiar, mesmo sendo complicado ter total noção do mercado com alguns meses de distância. Os contactos exploratórios que fiz com agentes que descobri por esse site revelaram isso mesmo, que na óptica deles ainda é "cedo".
Parece-me que a falta de oferta é algo transversal no país, mas que tem especial incidência na zona para onde vamos (Hengelo/Enschede).

Em relação aos carros, a seu tempo falarei melhor disso, mas a minha 1ª ideia foi de levar o carro que conduzo "diariamente" (as aspas estão relacionadas com o teletrabalho, nunca cheguei a regressar completamente ao trabalho presencial e acho que já não o farei até à altura de mudar para os Países Baixos).
Ou seja, seria o B180d. Para quem está por dentro da realidade, perceberá logo que o problema é o combustível e os impostos associados... :sh)
Da nossa garagem só o A160 se "safaria", mas não é hipótese.
Ainda não vi o autoscout24.nl, mas vou explorar, só para ter ideia. Andei por sites tipo bynco.nl e pareciam-me ter pouca oferta...
Qual é a média do valor dos seguros, ou pelo menos como se comparam com os portugueses? Sei que serão mais caros, mas quão caros?

Obrigado a todos.
Já tinha chegado ao funda.nl para alojamento, e é por aí que me tenho tentado guiar, mesmo sendo complicado ter total noção do mercado com alguns meses de distância. Os contactos exploratórios que fiz com agentes que descobri por esse site revelaram isso mesmo, que na óptica deles ainda é "cedo".
Parece-me que a falta de oferta é algo transversal no país, mas que tem especial incidência na zona para onde vamos (Hengelo/Enschede).

Em relação aos carros, a seu tempo falarei melhor disso, mas a minha 1ª ideia foi de levar o carro que conduzo "diariamente" (as aspas estão relacionadas com o teletrabalho, nunca cheguei a regressar completamente ao trabalho presencial e acho que já não o farei até à altura de mudar para os Países Baixos).
Ou seja, seria o B180d. Para quem está por dentro da realidade, perceberá logo que o problema é o combustível e os impostos associados... :sh)
Ainda não vi o autoscout24.nl, mas vou explorar, só para ter ideia. Andei por sites tipo bynco.nl e pareciam-me ter pouca oferta...
Qual é a média do valor dos seguros, ou pelo menos como se comparam com os portugueses? Sei que serão mais caros, mas quão caros?

É impressão minha, ou os impostos sobre os carros na Holanda são um assalto à mão armada? :sh)
Mesmo o A160 são 700€ por ano.

Obrigado a todos.

Cuidado com a questao automóvel na Holanda, o país nao me parece muito car-friendly, acho q foi um dos motivos de nunca me ter interessado mais a ir para lá (fora tantos outros, eu por mais q tente, acho q sou um homem de sol e sul da Europa). Conheço bem a Holanda e já lá vivi uma temporada, mas quando é para dar o passo, falta-me sempre a motivaçao extra.

Os transportes funcionam muito bem, e a bicicleta é a realidade. Se eu gosto? Nem um bocadinho [:)]

Se bem que essa zona é mesmo junto à fronteira com a Alemanha e o tema do carro estar mais enraizado. Eu também tive numa cidade fronteiriça com a Alemanha (Nimegue).

É impressão minha, ou os impostos sobre os carros na Holanda são um assalto à mão armada? :sh)
Mesmo o A160 são 700€ por ano.

E depois pagas zero portagens e o piso é praticamente perfeito em todo o lado, mesmo na aldeia mais recôndita.
O valor varia de província para província.

Outra opção para alojamento é o pararius.com.

Voltar
Superior