Tópico dos "Emigras".

Existe alguém aqui que esteja a trabalhar na Irlanda? Se sim pode - me dizer por alto como é a vida lá? Recebi uma oferta para a zona de Cork.

Eu costumo dizer que os irlandeses são aquilo que os portugueses pensam que são. Pelo menos em Dublin é assim, não sei como é em Cork.

Um dos problemas da Irlanda é o exagero nos bairros de vivendas, o que faz com que seja muito complicado de criar uma boa rede de transportes públicos dada a grande dispersão da população.
Para alguém que vá com a família, Cork pode ser uma boa opção, cidade pequena, menos stress com os problemas de sobrepopulação de Dublin, muita beleza natural em volta.
Tenho ideia que chove bem mais em Cork do que em Dublin, praticamente o dobro, se não gostas de verão (i.e. andar de t-shirt) é um bom clima.
Penso que tem alguns voos de Cork para Portugal. Os voos de Dublin para Portugal costumam ser de manhã cedo (antes das 8), portanto é preciso ter isso em linha de conta quando se mora longe.

Eu costumo dizer que os irlandeses são aquilo que os portugueses pensam que são. Pelo menos em Dublin é assim, não sei como é em Cork.

Um dos problemas da Irlanda é o exagero nos bairros de vivendas, o que faz com que seja muito complicado de criar uma boa rede de transportes públicos dada a grande dispersão da população.
Para alguém que vá com a família, Cork pode ser uma boa opção, cidade pequena, menos stress com os problemas de sobrepopulação de Dublin, muita beleza natural em volta.
Tenho ideia que chove bem mais em Cork do que em Dublin, praticamente o dobro, se não gostas de verão (i.e. andar de t-shirt) é um bom clima.
Penso que tem alguns voos de Cork para Portugal. Os voos de Dublin para Portugal costumam ser de manhã cedo (antes das 8), portanto é preciso ter isso em linha de conta quando se mora longe.
Obrigado. Ainda estou a ponderar. Vou ter uma segunda fase de entrevista, não será para viver bem em Cork mas é na zona. Da minha experiência em UK não gostei assim tanto pelas pessoas, mas na Irlanda as pessoas são como? Para tentar perceber o teu primeiro parágrafo. Já vi que talvez um dos problemas é na rede de transportes.

Última edição:
Obrigado. Ainda estou a ponderar. Vou ter uma segunda fase de entrevista, não será para viver bem em Cork mas é na zona. Da minha experiência em UK não gostei assim tanto pelas pessoas, mas na Irlanda as pessoas são como? Para tentar perceber o teu primeiro parágrafo. Já vi que talvez um dos programas é na rede de transportes.

Malta simpática, amigável, habituados a terem imigração europeia, nunca tive problemas com irlandeses. Beber é um modo de vida, igual ao comer em Portugal.

Boas, a titulo de curiosidade, alguém sabe informar quanto ganha liquido, uma pessoa que esteja no Luxemburgo a receber o ordenado mínimo (2200€ acho que é o valor atual)?
Agradecia rigor.

Cumprimentos

Boas, a titulo de curiosidade, alguém sabe informar quanto ganha liquido, uma pessoa que esteja no Luxemburgo a receber o ordenado mínimo (2200€ acho que é o valor atual)?

Olá Jac, Infelizmente não te posso ajudar com o Luxemburgo, mas queria só deixar uma palavra de cuidado com os ordenados mínimos. O importante é sempre o que sobra no final das contas fixas estarem pagas. Pode parecer muito bom para um português, mas depois ficas facilmente com pouco dinheiro para viver o resto do mês. Tenho ouvido que quem ganha salários baixos no Luxemburgo vive na Franca ou Alemanha devido ao valor da habitação. Imagina ganhar os 2200 que falas e teres que pagar 1500 de renda, com contas e compras para pagar, não fica a sobrar muito para fazer algo nos tempos livres. Por vezes vejo isso aqui na Holanda. 1400 parece muito para trabalho não qualificado, mas se queres morar sozinho não encontras casa a menos de 900 perto das grandes cidades. Tens sempre que fazer outros esforços.
Mas boa sorte para tudo.

Obrigado a todos.
Já tinha chegado ao funda.nl para alojamento, e é por aí que me tenho tentado guiar, mesmo sendo complicado ter total noção do mercado com alguns meses de distância. Os contactos exploratórios que fiz com agentes que descobri por esse site revelaram isso mesmo, que na óptica deles ainda é "cedo".
Parece-me que a falta de oferta é algo transversal no país, mas que tem especial incidência na zona para onde vamos (Hengelo/Enschede).

Em relação aos carros, a seu tempo falarei melhor disso, mas a minha 1ª ideia foi de levar o carro que conduzo "diariamente" (as aspas estão relacionadas com o teletrabalho, nunca cheguei a regressar completamente ao trabalho presencial e acho que já não o farei até à altura de mudar para os Países Baixos).
Ou seja, seria o B180d. Para quem está por dentro da realidade, perceberá logo que o problema é o combustível e os impostos associados... :sh)
Da nossa garagem só o A160 se "safaria", mas não é hipótese.
Ainda não vi o autoscout24.nl, mas vou explorar, só para ter ideia. Andei por sites tipo bynco.nl e pareciam-me ter pouca oferta...
Qual é a média do valor dos seguros, ou pelo menos como se comparam com os portugueses? Sei que serão mais caros, mas quão caros?

Scientist, para a Holanda, sites de arrendamento são mais usados o Pararius e o Kamernet. O funda, como disseste também tem muitos.

Cuidado com a questao automóvel na Holanda, o país nao me parece muito car-friendly, acho q foi um dos motivos de nunca me ter interessado mais a ir para lá (fora tantos outros, eu por mais q tente, acho q sou um homem de sol e sul da Europa). Conheço bem a Holanda e já lá vivi uma temporada, mas quando é para dar o passo, falta-me sempre a motivaçao extra.

Os transportes funcionam muito bem, e a bicicleta é a realidade. Se eu gosto? Nem um bocadinho [:)]

Se bem que essa zona é mesmo junto à fronteira com a Alemanha e o tema do carro estar mais enraizado. Eu também tive numa cidade fronteiriça com a Alemanha (Nimegue).

Sim, de todo. Car-friendly é que não é. Tal como diz o Karma, aqui impostos para carro é um roubo. Eles até mostram os valores a pagar por trimestre para não sofreres tanto. Quanto mais poluentes (e penso que o peso também influencia) mais pagas. Dos carros que menos poluem (tipo pequenos carros citadinos, género VW Up) ainda és capaz de pagar entre 130 a 180 por trimestre (ano 520 a 720). Não consigo precisar o valor pois quando pesquisei fiz para vários tipos de carros. Arrependi-me.
Se for o segundo então esse valor dupli- ou triplica. AHAHAH

Estou cá com familia agora de 4 e nunca senti que precisasse do carro. Óbvio que por vezes faz falta (com família maior cada vez mais) mas se for tudo planeado há sempre um car-sharing ao virar da esquina, e se for de repente, Uber ou o Greenwheels (carsharing mais caro mas bastante distribuído pelas cidades). No valor total gasto por ano pago bem menos do que ter um carro parado ali à porta só para gastar dinheiro. É smp quase 100 euros por mês (com um Hyundai Matiz antigo que um amigo meu tinha por exemplo, onde o valor inclui imposto, seguro contra 3s e permissão de parqueamento na zona da tua morada) só para o puderes ter. Fora todos os gastos de manutenção e combustível que acabas por usar "a mais" só porque tens um carro disponível logo vais de carro vs bike ou transportes.

Na zona de Enschende não posso dizer como é, mas não há-de ser MT diferente. Com cidades mais pequenas poderá haver menos opções de transportes, mas aqui na Randsaad (espaço que inclui zona metropolitana de Amesterdão, Roterdão e Utrecht) é mais tranquilo.

Eu não trocava a minha bicicleta por nada :D. à quase 6 anos que me leva a todo o lado onde preciso de ir, com criança ou não, nem que seja até à paragem mais próxima de um qq transporte público.

Para o trabalho tb não preciso de carro nem transportes, de viver tão perto. Pensa nisso se a oportunidade acontecer.
Trocava por mt pouco esta liberdade.

Última edição:
Sim, de todo. Car-friendly é que não é. Tal como diz o Karma, aqui impostos para carro é um roubo. Eles até mostram os valores a pagar por trimestre para não sofreres tanto. Quanto mais poluentes (e penso que o peso também influencia) mais pagas. Dos carros que menos poluem (tipo pequenos carros citadinos, género VW Up) ainda és capaz de pagar entre 130 a 180 por trimestre (ano 520 a 720). Não consigo precisar o valor pois quando pesquisei fiz para vários tipos de carros. Arrependi-me.

Estou cá com familia agora de 4 e nunca senti que precisasse do carro. Óbvio que por vezes faz falta (com família maior cada vez mais) mas se for tudo planeado há sempre um car-sharing ao virar da esquina, e se for de repente, Uber ou o Greenwheels (carsharing mais caro mas bastante distribuído pelas cidades). No valor total gasto por ano pago bem menos do que ter um carro parado ali à porta só para gastar dinheiro. É smp quase 100 euros por mês (com um Hyundai Matiz antigo que um amigo meu tinha) só para o puderes ter. Fora todos os gastos de manutenção e combustível que acabas por usar "a mais" só porque tens um carro disponível logo vais de carro vs bike ou transportes.

Na zona de Enschende não posso dizer como é, mas não há-de ser MT diferente. Com cidades mais pequenas poderá haver menos opções de transportes, mas aqui na Randsaad (espaço que inclui zona metropolitana de Amesterdão, Roterdão e Utrecht) é mais tranquilo.

Eu não trocava a minha bicicleta por nada :D. à quase 6 anos que me leva a todo o lado onde preciso de ir, com criança ou não, nem que seja até à paragem mais próxima de um qq transporte público.

Para o trabalho tb não preciso de carro nem transportes, de viver tão perto. Pensa nisso se a oportunidade acontecer.

vw up, 520 a 720 por ano em impostos? :eek: ainda bem que vivo no UK onde algo como um vw up pagaria zero por ano.

Obrigado a todos, vou só fazer 2 quotes, mas é uma resposta geral [;)]

A pesquisa de alojamento não é fácil, de facto. E nem falo de valores, porque essa realidade já conheço, ou pelo menos já estou preparado psicologicamente para ela. Falta-me comprovar "in loco" a qualidade dos mesmos.

Cuidado com a questao automóvel na Holanda, o país nao me parece muito car-friendly, acho q foi um dos motivos de nunca me ter interessado mais a ir para lá (fora tantos outros, eu por mais q tente, acho q sou um homem de sol e sul da Europa). Conheço bem a Holanda e já lá vivi uma temporada, mas quando é para dar o passo, falta-me sempre a motivaçao extra.

Os transportes funcionam muito bem, e a bicicleta é a realidade. Se eu gosto? Nem um bocadinho [:)]

Se bem que essa zona é mesmo junto à fronteira com a Alemanha e o tema do carro estar mais enraizado. Eu também tive numa cidade fronteiriça com a Alemanha (Nimegue).

Gmigas, és capaz de te lembrar que eu já vivi no UK uns anos, além de (como referi) até ter começado pelos Países Baixos (foram só uns meses, em 2 períodos diferentes). Na altura estive em Eindhoven, que é um pouco mais central (e tem um "bom" aeroporto logo ali à mão).

No UK ia alugando carro quando precisava, e não tinha necessidade de ter um parado à porta.
Por outro lado, sempre estive lá "a prazo", ideia que não estará tão presente desta vez. Gosto muito do sol, gosto muito de viver na linha de Cascais, mas é um passo em frente de tal ordem (profissionalmente) que não vejo maneira de dar por cá (infelizmente). Até se podia alterar alguma coisa nos próximos meses, mas é altamente improvável.

Estou cá com familia agora de 4 e nunca senti que precisasse do carro. Óbvio que por vezes faz falta (com família maior cada vez mais) mas se for tudo planeado há sempre um car-sharing ao virar da esquina, e se for de repente, Uber ou o Greenwheels (carsharing mais caro mas bastante distribuído pelas cidades). No valor total gasto por ano pago bem menos do que ter um carro parado ali à porta só para gastar dinheiro. É smp quase 100 euros por mês (com um Hyundai Matiz antigo que um amigo meu tinha por exemplo, onde o valor inclui imposto, seguro contra 3s e permissão de parqueamento na zona da tua morada) só para o puderes ter. Fora todos os gastos de manutenção e combustível que acabas por usar "a mais" só porque tens um carro disponível logo vais de carro vs bike ou transportes.

Curiosamente, a ideia da bicicleta também me agrada. Aliás, sempre foi um dos pontos que retive como positivo das minhas experiências anteriores.
Na minha pesquisa de alojamento estou sempre a ter em conta que esse vai ser o meu meio de transporte no dia-a-dia, mas ter carro também me parece essencial, em especial numa região mais periférica.

Mesmo não conhecendo bem a dita região, acredito que a proximidade com a Alemanha tenha algum reflexo na relação com os carros.
O que me passa pela cabeça, de momento, é tentar algo em regime leasing/renting, um pouco para driblar os custos de manutenção (tenho que confirmar como é com os impostos). Eventualmente levar o B ao início e depois trazê-lo de volta, no tal prazo de 6 meses...

Última edição:
...
Curiosamente, a ideia da bicicleta também me agrada. Aliás, sempre foi um dos pontos que retive como positivo das minhas experiências anteriores.
...

A questão da bicicleta foi das maiores coisas que me fez vir para cá. :)

...
Mesmo não conhecendo bem a dita região, acredito que a proximidade com a Alemanha tenha algum reflexo na relação com os carros.
O que me passa pela cabeça, de momento, é tentar algo em regime leasing/renting, um pouco para driblar os custos de manutenção (tenho que confirmar como é com os impostos). Eventualmente levar o B ao início e depois trazê-lo de volta, no tal prazo de 6 meses...

Peco desculpa que me enganei, e não por pouco. O VW Up, a gasolina, que tem emissões cima de 50 gr/km, e que pesa entre 891 e 1149 KG (usei na seleção uma média, 951 a 1050), paga €107 trimestralmente na província da Holanda do Sul (Roterdão e Haia). Muda de província em província, mas esta é das mais caras.

O Golf é que era mais caro. A versão mais leve, a gasolina, paga €156. Gasóleo €321 no mínimo (há aqui uma opcão que sobe para €413, relacionado com o filtro de partículas (ou a n eficiência ou existência dele) ou de serem anteriores a 2009).
Se for carrinha paga mais pois é mais pesado.

Totalmente elétricos não pagam nada, mistos com emissões abaixo dos 50 gr/km, tipo golf GTE, €115.

Isto tudo a cada 3 meses.

Seguros já ouvi falar mt coisa, do género de quase €450 por ano para contra terceiros. Mas vai depender mt tb.

https://www.belastingdienst.nl/wps/wcm/connect/nl/auto-en-vervoer/content/hulpmiddel-motorrijtuigenbelasting-berekenen

Boa tarde pessoal!

surgiu a eventual hipótese te ir trabalhar e viver para a Alemanha, neste caso Nuremberga.

Conseguem elucidar-me a nivel de impostos, seguros como funcionam, rendas e despesas?

Positivamente surpreendido com o boletim de voto por correio, é bom ver que houve uma aprendizagem dos erros:

Ultimas legislativas vs actuais:
- Voto com aviso de recepção(muita gente pensou que tinha recebido uma multa [:D]) - vs - Uma carta com todo o conteudo para votar.
- Cartas de retorno usavam apenas a lingua dos correios (françes) e portugues resultando em muitos paises rejeitarem o envio por não saberem ou querer ler aquilo - vs - Tudo em inglês, Françes e Ingles.
- Carta de retorno tinha que ser dobrada e colada por nós e estava ao milimetro para caber lá o votos, muitos não conseguiram -vs- Um envelope como deve ser.
- instruções confusas de como votar -vs- Um panfleto detalhado em ingles, portugues e frances de como votar.

Recebi o meu hoje. O único problema é que é preciso adicionar uma cópia do cartão do cidadão, e como estamos em lockdown aqui na Holanda não há nenhum sítio aberto onde possa fazer uma fotocópia [8b]

Amanhã vou para Portugal e vou levar os papéis comigo, não sei se eu puser na caixa de correio lá é considerado válido (devia ser, mas eles têm sempre que inventar regras manhosas...).

Recebi o meu hoje. O único problema é que é preciso adicionar uma cópia do cartão do cidadão, e como estamos em lockdown aqui na Holanda não há nenhum sítio aberto onde possa fazer uma fotocópia [8b]

Amanhã vou para Portugal e vou levar os papéis comigo, não sei se eu puser na caixa de correio lá é considerado válido (devia ser, mas eles têm sempre que inventar regras manhosas...).

hmmm não tens impressora com scanner?

hmmm não tens impressora com scanner?

Eu também não tive durante antes. Imprimia no trabalho, e estava óptimo. Até que me ofereceram uma impressora e até dá algum jeito !

O scanner prefiro usar o telemóvel e as apps de scanner que existe ( tipo do iCloud ou one Drive), não é grande diferença de qualidade, pelo contrário, quando fica bem feito.

Eu também não tive durante antes. Imprimia no trabalho, e estava óptimo. Até que me ofereceram uma impressora e até dá algum jeito !

O scanner prefiro usar o telemóvel e as apps de scanner que existe ( tipo do iCloud ou one Drive), não é grande diferença de qualidade, pelo contrário, quando fica bem feito.

Eu imprimo no trabalho, mas devo notar que tenho uma quota, portanto não imprimo coisas pessoais "à toa".

Em casa tenho impressora para ter scanner. Ou será ao contrário? [:D]

Por acaso compramos uma multifunções (modelo básico da Epson) já no período de teletrabalho, precisamente porque dá jeito.

Boa viagem, e bom de saber que o sistema de voto para a emigração começa a funcionar melhor!

Voltar
Superior