Sim, de todo. Car-friendly é que não é. Tal como diz o Karma, aqui impostos para carro é um roubo. Eles até mostram os valores a pagar por trimestre para não sofreres tanto. Quanto mais poluentes (e penso que o peso também influencia) mais pagas. Dos carros que menos poluem (tipo pequenos carros citadinos, género VW Up) ainda és capaz de pagar entre 130 a 180 por trimestre (ano 520 a 720). Não consigo precisar o valor pois quando pesquisei fiz para vários tipos de carros. Arrependi-me.
Se for o segundo então esse valor dupli- ou triplica. AHAHAH
Estou cá com familia agora de 4 e nunca senti que precisasse do carro. Óbvio que por vezes faz falta (com família maior cada vez mais) mas se for tudo planeado há sempre um car-sharing ao virar da esquina, e se for de repente, Uber ou o Greenwheels (carsharing mais caro mas bastante distribuído pelas cidades). No valor total gasto por ano pago bem menos do que ter um carro parado ali à porta só para gastar dinheiro. É smp quase 100 euros por mês (com um Hyundai Matiz antigo que um amigo meu tinha por exemplo, onde o valor inclui imposto, seguro contra 3s e permissão de parqueamento na zona da tua morada) só para o puderes ter. Fora todos os gastos de manutenção e combustível que acabas por usar "a mais" só porque tens um carro disponível logo vais de carro vs bike ou transportes.
Na zona de Enschende não posso dizer como é, mas não há-de ser MT diferente. Com cidades mais pequenas poderá haver menos opções de transportes, mas aqui na Randsaad (espaço que inclui zona metropolitana de Amesterdão, Roterdão e Utrecht) é mais tranquilo.
Eu não trocava a minha bicicleta por nada

. à quase 6 anos que me leva a todo o lado onde preciso de ir, com criança ou não, nem que seja até à paragem mais próxima de um qq transporte público.
Para o trabalho tb não preciso de carro nem transportes, de viver tão perto. Pensa nisso se a oportunidade acontecer.
Trocava por mt pouco esta liberdade.