Tópico dos "Emigras".

Nas primeiras pesquisas que fiz pelo custo da cesta-básica os preços são realmente diferentes dos portugueses.. mas os ordenados são, também, diferentes.

Eu neste momento para ter uma percepção do custo de vida ando a fazer tudo em %.[:D]

Sendo nós portugueses, quando partimos para outro país tudo é caro para nós [:D]
Quando vim para França e aluguei o meu primeiro apartamento T0 de 37m2 por quase 600€ mês... [8b]

Hoje as coisas são diferentes, tudo requer habituação, não vale é a pena estar noutro país e querer fazer a mesma vida que se faz em Portugal, copos todos os fins de semana, e petiscos com 3 garrafas de vinho tinho podem esquecer.
Por estes lados não é verdade, faço muito mais dessa vida cá do que algum dia consegui fazer em Portugal...

Já o vinho, é só perder um pouco de tempo que se encontra seja o que for a preços razoáveis. Isto pelo UK.

Última edição:
Sendo nós portugueses, quando partimos para outro país tudo é caro para nós [:D]
Quando vim para França e aluguei o meu primeiro apartamento T0 de 37m2 por quase 600€ mês... [8b]

Hoje as coisas são diferentes, tudo requer habituação, não vale é a pena estar noutro país e querer fazer a mesma vida que se faz em Portugal, copos todos os fins de semana, e petiscos com 3 garrafas de vinho tinho podem esquecer.

Acredito que hoje em dia, com a mentalidade diferente da dos nossos pais e avos, isso nao se verifica tanto...

Os nosso antepassados iam para "fora" com ideia de poupar o maximo que podiam, para construir a casa em Portugal, para enviar dinheiro para a mulher e filhos, passando eles (os emigrados) muitas vezes dificuldades e vivendo em condiçoes "pouco humanas" para poupar os tostoes... Nao digo que hoje nao ha pessoas assim, mas a coisa já mudou muito...

Os meus pais nunca fariam isso, mesmo tendo possibilidad€s para o fazer, eu já o fiz, mas chega a um momento que cansa, e a idade ajuda a que a ressaca em vez de durar meio dia, dura 2 ou 3 [:D]

Por estes lados não é verdade, faço muito dessa vida cá do que algum dia consegui fazer em Portugal...

Já o vinho, é só perder um pouco de tempo que se encontra seja o que for a preços razoáveis. Isto pelo UK.

Por acaso não sabes onde é que se consegue arranjar vinho verde pela zona de Manchester? Viciei os pais da minha chefe em vinho verde Muralhas e agora ela lixa-se que tem que andar com packs de 6 garrafas na mala..

Por acaso não sabes onde é que se consegue arranjar vinho verde pela zona de Manchester? Viciei os pais da minha chefe em vinho verde Muralhas e agora ela lixa-se que tem que andar com packs de 6 garrafas na mala..
Procura por garrafeiras na área, aqui onde estou lá descobri uma meia escondida que tem muita coisa. Já o Sainsbury aqui também tem uma selecção de vinhos considerável, incluindo verdes.

Sagres já é muito comum por aqui também, o Wetherspoons já vende (lata...), os supers já vendem packs de 4 garrafas... Isto começou há uns 5/6 meses, antes só podia molhar o bico em cerveja Portuguesa na mer** do Nandos e era sempre umas 3,5£ por garrafa...

Eu nao percebo como é que alguém quer beber cerveja portuguesa quando vai para países com tradicao cervejeira, mas tudo bem. [:D]
Porque é a cerveja de "infancia". Sabe a boas memórias. Eu apesar de beber seja o que for, de vez em quando lá tenho de ir arranjar umas Sagres. Para mim é bem melhor que a tipica Lager que se serve em pubs (Fosters, Carling, Stella...). Já Sagres, Peroni, Estrella... enfim, qualquer cena do sul já me enche bem, até porque Ale para mim não pode ser todos os dias.

Há excelentes Lagers locais, a Kentish Lager aqui no Sul é bastante boa, mas nem todos os pubs servem.

Eu também falo mas geralmente acabo sempre por cair em Guinness [:D].

Saudades...e muito provavelmente porque a nossa cerveja até é boa...pelo menos como cerveja corrente.

Desde que vim para a Bélgica nunca mais quis saber de cerveja Portuguesa. Foi como ter visto a Luz. Só a bebo de vez em quando no restaurante português para ver a bola. Mas pronto, a diferença do dia para noite, na quantidade e qualidade...No que diz respeito a cervejas, ainda estamos no paleolítico superior em relação ao Bélgica. Em alguns outros aspectos é exactamente o contrário.

Porque é a cerveja de "infancia". Sabe a boas memórias. Eu apesar de beber seja o que for, de vez em quando lá tenho de ir arranjar umas Sagres. Para mim é bem melhor que a tipica Lager que se serve em pubs (Fosters, Carling, Stella...). Já Sagres, Peroni, Estrella... enfim, qualquer cena do sul já me enche bem, até porque Ale para mim não pode ser todos os dias.

Há excelentes Lagers locais, a Kentish Lager aqui no Sul é bastante boa, mas nem todos os pubs servem.

Eu também falo mas geralmente acabo sempre por cair em Guinness [:D].

Melhor que Heineken e Carlsberg?

Guinness depois do jantar é do melhor, mas uma double IPA também cai que nem ginjas.

Sempre que vou a Portugal e bebo cerveja fico com um travo a acucar na língua que já nao me agrada.

Melhor que Heineken e Carlsberg?

Guinness depois do jantar é do melhor, mas uma double IPA também cai que nem ginjas.

Sempre que vou a Portugal e bebo cerveja fico com um travo a acucar na língua que já nao me agrada.
Heineken ok... Carlsberg para mim é mijo... Só em último recurso, 3.8 para mim é pouco para uma pint. Repara que essas duas estão mais que disponiveis em Portugal. Pessoalmente, em lager não vejo qualidade nas marcas grandes que consigam por as nossas num canto. Em Ale é outra conversa... Até porque em Portugal são praticamente não existente [:D].

Eu também não me privo de nada do que faria em Portugal ao fim de semana.

Claro que não dá para ir para a esplanada ao final da tarde porque a probabilidade dela estar cheia de gelo é grande, mas apanhamos umas belas tosgas na mesma... E isto num país onde uma garrafa de Muralhas custa quase 20 euros...

Eu também não me privo de nada do que faria em Portugal ao fim de semana.

Claro que não dá para ir para a esplanada ao final da tarde porque a probabilidade dela estar cheia de gelo é grande, mas apanhamos umas belas tosgas na mesma... E isto num país onde uma garrafa de Muralhas custa quase 20 euros...

Esse é que muitas vezes é o grande problema, mesmo quando se quer gastar dinheiro nao da, porque ou está cheio ou está fechado [:D]:sh).

Também devo dizer que nao me privo de nada, e acabo por ter tanto uma vida social muito mais activa que a que teria em Lisboa e um nivel de poupanca igualmente superior.

Está longe de ser um paraiso mas ainda está bem melhor que em Portugal.

Heineken ok... Carlsberg para mim é mijo... Só em último recurso, 3.8 para mim é pouco para uma pint. Repara que essas duas estão mais que disponiveis em Portugal. Pessoalmente, em lager não vejo qualidade nas marcas grandes que consigam por as nossas num canto. Em Ale é outra conversa... Até porque em Portugal são praticamente não existente [:D].

Ter pouco alcool para mim é bom, nao ando propriamente á espera de apanhar uma tosga. Gosto mais do sabor da Carlsberg, parece-me mais amarga do a que a Heineken.

Também não bebo sempre para apanhar tosga! Mas o sabor do alcool entra na equação...

Há aqui 3 cervejas de marca grande que evito: Carlsberg, San Miguel e Stella.

O resto marcha bem... Até Fosters, que geralmente os "apurados" olham de lado constantemente.

Aqui emborca-se 1664 [:D], mas nada como a grande sagres [:blush:]

Acredito que hoje em dia, com a mentalidade diferente da dos nossos pais e avos, isso nao se verifica tanto...

Os nosso antepassados iam para "fora" com ideia de poupar o maximo que podiam, para construir a casa em Portugal, para enviar dinheiro para a mulher e filhos, passando eles (os emigrados) muitas vezes dificuldades e vivendo em condiçoes "pouco humanas" para poupar os tostoes... Nao digo que hoje nao ha pessoas assim, mas a coisa já mudou muito...

Os meus pais nunca fariam isso, mesmo tendo possibilidad€s para o fazer, eu já o fiz, mas chega a um momento que cansa, e a idade ajuda a que a ressaca em vez de durar meio dia, dura 2 ou 3 [:D]

Eu cá por enquanto preocupo-me mais em conseguir viver aqui, no sitio onde estou com a minha mulher do que construir alguma coisa em Portugal. É claro que os emigrantes da década de 60/70 muitos deles hoje estão reformados e voltaram para Portugal curtir a reforma, outros vão ficando pelos países que os acolheram muitos anos onde o sistema de saúde é menos deficiente que em Portugal que é o caso do meu avô, que foi operado e recuperou de 2 cancros no pulmão devido a ter trabalhado muitos anos na construção civil na altura em que o amianto ainda fazia parte de muitos lares. Em Portugal pouco havia a fazer, na França foi operado logo após a primeira consulta e ainda cá está com 84 anos no lombo [:cool:]

Aqui o que acho bastante bom é que todos os trabalhadores têm que ter um seguro de saúde comparticipado entre 50 a 70% pela empresa. Esse seguro juntamente com a segurança social cobrem quase todas as despesas médicas a 100%. Existem muitos médicos particulares até a dar consultas em casa. Desde que cá estou já precisei de ir ao dentista 2 vezes, paguei 160 e tal euros de cada vez e fui reembolsado na semana seguinte pelos seguros, em Portugal pagava do meu bolso.

Quanto ás pessoas pensarem que o "custo de vida é mais elevado, mas é porque se ganha mais", nada mais errado. Existem coisas aqui 5 vezes mais caras que em Portugal, mas eu não ganho 5 vezes mais do que em Portugal, assim como também existem outras menos caras que em PT, varia de país para país e aqui na França até de região para região. Já bebi cafés a 1 euro, assim como já os bebi a 4 na mesma cidade.

Eu cá bebo tudo quanto seja cerveja praticamente, em mais de 30 marcas que já experimentei só 2 não me agradaram (uma desde logo e a outra com o tempo perdi o gosto pelo aroma que deixa).

Em Portugal bebo sagres e super bock, mas é a mesma coisa! Uma Paulaner Weißbier ou uma Augustiner Hell e já me esqueci das portuguesas. A melhor mesmo é uma fabricada numa cidade aqui perto, Kaufbeuren ...aquilo sim um suminho do melhor mas raro de apanhar fora da cidade.

Voltar
Superior