Tópico dos incêndios florestais

De facto a noticia refere que os focos foram logo apagados pelos bombeiros que estavam lá como indicas.

Mas a minha questão é: a comissao das festas ou a junta ou seja quem for, pagam aos bombeiros para estarem de serviço lá? Tal como quando em época autorizada a malta faz queimadas e paga para ter os bombeiros la de prontidão.

Depende de caso para caso. Normalmente desloca-se a equipa de ECINs para o local. A malta sempre sai do quartel, continua em prontidão e faz a prevenção a um evento que acarreta um risco de incêndio mais elevado.

Nem mais, ainda hoje ao almoço, estava a dizer isso ao meu pai, que o MP deveria investigar esta situação.

Eu até diria que seria estranho se isso não sucedesse, não só mas também pelas tragédias que mais esta época de fogos tem vindo a provocar...

Mas mesmo as avionetas tem transponder ligado, imagino eu. Certo? Há registos, alem disso, de onde levantaram e aterraram, ou fazem-no a partir de um campo agricola qualquer?

Ora eu nunca ouvi suspeitos detidos referentes a avionetas, bom, mas tb n ando mt dentro do assunto.

nao será para combater fogo com fogo, imagino.

Há mais dados relevantes e crediveis sobre estes actos? é que isto é em pleno dia.....

Se for um ultra ligeiro com asa delta ou parapente levanta até de um campo de futebol.

Percebo onde queres chegar, mas o prazo da meia-noite é algo meramente administrativo. O aumento real do nível de risco de incêndio, que já existia anteriormente, terá ocorrido horas depois da entrada em vigor do alerta.

Se vamos classificar isto como chicoespertice, reportando-me à tua actividade profissional, é como a malta que vai a correr entregar projectos no dia antes da entrada em vigor de um diploma mais exigente.

Cumpriram a lei e prepararam-se de forma adequada para possíveis focos de incêndio após o evento.

Com esta minha opinião, não sou a favor de que se façam fogos de artificio a torto e a direito. Mas existem situações em que o risco é mais reduzido, dado que fazer fogo de artificio no meio de uma zona florestal, não é o mesmo que fazer numa zona urbana/rural/agrícola, por exemplo.

Mmm... Acho que estás a tentar justificar o injustificável. Mas sim, é verdade, se tiram o fogo de artifício à parolada morrem todos de desgosto. Antes morrer assado pelo fogo florestal.

o objecto que se viu a cair dela, para alguma coisa foi .. os pilotos deviam estar na base aborrecidos !
passado uns minutos, lá vieram 2 meios aéreos para apagar o incêndio e ainda bem ne !

Sim, outro clássico aqui na zona, é ver um jipezito a seguir uma rota, e nessa mesma rota aparecem 2 ou 3 focos de incêndio
há uns 3 anos até apanharam um zé qualquer em flagrante

Não te esqueças de que o fogo "alimenta" muito capitalista. Só o "negócio" do combate ao fogo representa muito milhão de euros para o sector privado. E enquanto assim for a solução está em arranjar quem o acenda.
Agora, se houvesse interesse em tornar a coisa dissuasiva e em detectar essa escória do tal jipezito e das avionetas em flagrante, era muito fácil e barato. Bastavam uns drones não mais caros que os Shahed com câmara térmica e uma kalashnikov em cima.Até se podia usar munições não letais, mas se a coisa corresse mal ao "artista" a família pagava a munição ao exército.
E entregar o caso às forças armadas- Bastavam 2 ou 3 intervenções e publicar o vídeo pra não haver quem se habilitasse.

Todos estes pontos entre as 13h e as 13:35...
527503264_754252960537497_2023713944340045267_n.jpg

Este flagelo dos incendios no País mas particularmente no centro do País foi a razão do contra-corrente no Observador

​​​​​​"O país arde e as televisões mostram. Marcelo avisa que vêm aí dias piores e Montenegro garante que tudo está a ser feito. Mas o que falta fazer para não assistirmos a este cenário ano após ano?

https://observador.pt/programas/con...ue-e-como-se-comporta-e-o-que-esperar-debate/

Muito Interessante ouvir Fábio Silva, investigador e ex presidente do Corpo Nacional de Bombeiros.

Depois de quase 100 mil hectares ardidos lá se lembraram de activar o mecanismo europeu de protecção civil e interromper as férias, até o costa v2017 teve mais vergonha.

Montenegro é jogador. Apostou que isto ia acalmar. Perdeu.

Agora o fim de semana foi pró galheiro.

Daqui a pouco vai aparecer com o colete da proteção civil.

RTP3 está sobe controlo estatal?

Hó espera, é um canal público.[:D]

Atrasar divulgação notícias durante quase uma hora? Não é bonito não...

Last edited:
Montenegro é jogador. Apostou que isto ia acalmar. Perdeu.

Agora o fim de semana foi pró galheiro.

Daqui a pouco vai aparecer com o colete da proteção civil.

Não é o gajo que é jogador. São os adversários que são uma cambada de otários.
Só o aventuras lhe pode trazer complicações.

Back