Quanto à questão das toalhitas e compressas nós aqui começamos por usar toalhitas e o rabinho ficou com assaduras...
Depois de um creme receitado pelo médico, e de passarmos a utilizar toalhitas reutilizáveis de algodão embebidas em água quente nunca mais tivemos problemas.
Alguém aqui utiliza fraldas reutilizáveis? Estou a pensar aproveitar estas promoções das fraldas mas não sei quantas devo comprar e tenho algum interesse em fraldas reutilizáveis.
Eu utilizei reutilizáveis. Se tiveres uma máquina de lavar pouco eficiente, eu desaconselhava. Idem se viveres numa zona difícil de secar roupa.
O investimento inicial é (muito) grande, e financeiramente só compensará (eventualmente) se for utilizado com um 2º filho.
Utilizei numa de experimentar e de reduzir desperdício. As fraldas têm uns padrões engraçados, o que também conquista as mães.
Não dá assim tanto trabalho quanto isso, acaba por se integrar bem na rotina. A qualidade varia um pouco conforme a marca (temos umas 4 ou 5 diferentes), as mais baratas são muito fracas na capacidade de absorção.
Desvantagens:
- custo: não fica mais barato se for só para uma criança
- em períodos de chuva pode ser complicado secar os absorventes, ocasionalmente tinha de usar descartáveis
- a partir dos +/- 2 anos os xixis já eram demasiado grandes para a capacidade da fralda, tive de mudar para descartáveis. Há modelos mais absorventes, mas não quis investir mais
- a lavagem tem de ser feita com um detergente específico
Não me fez muita confusão, mas algumas pessoas ficam desconfortáveis com a lavagem das fraldas na mesma máquina onde lavam a roupa.
Em termos de número de fraldas: aquilo tem 2 tamanhos, as normais e as de recém nascido. Se não estou em erro nós tinhamos 12 ou 13 de recém nascido, fazíamos lavagem diária. A partir dos 3 ou 4 meses passamos às maiores, tinhamos quase 30 e a lavagem era em dias alternados. Aqui há um truque para poupar algum: como compramos boas fraldas de recém nascido, ao passar para as maiores, 12 das que compramos foram da marca mais barata que havia, pois continuamos a usar os absorventes (que é a parte que importa ter qualidade) das de recém nascido.