Com 16 meses ainda mama?
Por aqui, está com 8 meses e tem sido mais ou menos pacífico (sempre foi - bate na madeira 3x).
Às vezes está muito perdido de sono, acaba de comer, pelas 20h30 e vai para a cama, e quando vai assim a esta hora o que acaba por acontecer é que faz apenas 30 min de uma sesta. Depois tenho de o andar a entreter até às 22h ou 22h30, o que acaba por ser tarde para um bebé.
Quando acaba de comer e ainda não está com olhos de sono, aguento-o até +/- 21h30, vai para a cama e aí normalmente "já pega" sono contínuo.
Às vezes (ainda não consegui perceber tendência/factores) acorda lá pelas 2h manhã e dá-se o biberão (com ele meio a dormir, não chega a sair do berço). Se isto não acontecer lá pelas 6h30-7h00 acorda e come nessa altura. Normalmente depois ainda fica mais 1h30 na cama.
Enfim, não me posso queixar, faz boas tiradas de sono seguidas.
Mas ele agora já é muito mais mexido e acontece (agora cada vez mais), deitá-lo, penso que está a dormir, mas passado 20 min vou ver, e está ele completamente desperto, de pé(!) agarrado às grades do berço.
Já agora sobre o seu desenvolvimento, é de facto fascinante vê-los crescer. Em termos de capacidades motoras, tenho um Indiana Jones em casa: já gatinha, torce-se todo para se virar de barriga para baixo sozinho, consegue-se apoiar nas costas do sofá ou nas grades do berço/parque e põe-se em pé, consegue andar para os lados assim agarrado, sobe montanhas por cima de almofadas, brinquedos e todas essas coisas. Adora estar em pé e dar passos (obviamente comigo a segurar). Creio que muito rapidamente vai estar a andar.
Por outro lado, não consigo que bata palminhas, que mande beijinhos ou essas outras coisas. Enfim, se não sair um Eistein, que seja um Ronaldo. [

]