Tópico dos Papás!! E Mamãs

As minhas duas filhas sempre consumiram leite materno. Talvez por isso, raramente adoeçam. A mais velha nasceu prematura, de 41 semanas. A primeira noite na incubadora passou-a com ventilação não invasiva. Os enfermeiros da maternidade sempre batalharam na mesma tecla: há que insistir na amamentação! Inicialmente é difícil? Claro que sim. A tentação de utilizar leite de substituição é grande? Existe pressão nesse sentido, até por parte de alguns profissionais menos esclarecidos? É um facto. Mas também é muito mais cómodo não ter que andar de madrugada a fazer leite. É puxar da mama e pronto! O que sempre se disse na maternidade é que não existe leite forte e leite fraco. Perante as primeiras dificuldades na amamentação, há que insistir. Uma amiga nossa tanto insistiu, mesmo contra a opinião da enfermeira que a seguia no Centro de Saúde, que o bebé acabou por pegar bem na mama.

Há muitos bebés de LA que também não adoecem.

É verdade que tem de se insistir sempre... Mas é muito revoltante quando o teu bebé não mama e vem à mama e chora.

Em Portugal a ajuda para a amamentação e a preparação é inexistente. Mesmo o SOS Amamentação é ineficaz. Quando tens um bebé há 5 horas sem comer e a chorar com fome, vais ligar ao SOS amamentação?!
Para além de que as CAM nem vão a casa.

Para se amamentar em alguns casos é preciso pagar para ter ajuda. Daí que está muito desenquadrada a pressão que fazem nos hospitais e as ajudas que se recebem cá fora. O que leva a muita gente a desistir...

Como disse, foi no meu caso. A bebé era pequena, perdeu quase 10% do peso, e a pressão foi mesmo essa. Que ela tinha de ganhar peso para poder sair.

Então sim, é normal. Mas tiveram de tirar leite com a bomba ou ofereceram LA?

Poderiam ter optado por dar o leite num copo ou seringa.

Mas eu própria dei muitas vezes biberão, mais as que gostaria ter dado, e nunca houve confusão de bicos.

Como disse, foi no meu caso. A bebé era pequena, perdeu quase 10% do peso, e a pressão foi mesmo essa. Que ela tinha de ganhar peso para poder sair.
Porque insistiram em não dar? Podia tomar uns dias e continuar a mamar na mesma.

Não percebo o drama todo que fazem quer com quem dá ou com quem não dá.

Porque insistiram em não dar? Podia tomar uns dias e continuar a mamar na mesma.

Segundo a OMS, as tetinas artificiais prejudicam a amamentação e são desaconselhadas em quase todo o processo de amamentação, mas especialmente no primeiro mês.

Muito sinceramente, acho que se enraizou esta aversão às tetinas porque é um passo meio dado para o desmame. Por N motivos - confusão de bicos por parte do bebé e um descanso para a mãe.
E depois a descida do leite é estimulada com a sucção. Não se pode deixar de oferecer a mama. Se o bebé se satisfaz no biberão e nas chupetas, não vai querer a mama para nada.
E porque estamos a saltar um processo pouco natural. O bebé nasce e mama, ponto. Todos os bebés nascem com o reflexo de sucção, expecto casos de deficiência cognitiva.

Eu dei biberão (em casa) e chorou muito na mama. E era muito adormecida... Imagina o que é estares 1 hora para acordar um bebé para mamar. Enfim, todo o cenário montado para o desmame. Mas o que importa mesmo é a mãe querer amamentar e ter forças/suporte familiar para o fazer.

Última edição:

Porque na nossa opinião, achámos que era uma coisa que não era preciso.
Ela estava bem, estava a mamar bem, mas era pequena. E pareceu-nos exagero em quererem forçar isso.

Não tenho drama nenhum com quem dá ou não dá.

Foi só a nossa escolha.

Então sim, é normal. Mas tiveram de tirar leite com a bomba ou ofereceram LA?

Poderiam ter optado por dar o leite num copo ou seringa.

Mas eu própria dei muitas vezes biberão, mais as que gostaria ter dado, e nunca houve confusão de bicos.

Foi proposto LA, mas ela mamava bem e a horas, era só pequena. [:D]

Nasceu com 2.750kg e foi quase aos 2.500Kg. (números redondos)

Foi proposto LA, mas ela mamava bem e a horas, era só pequena. [:D]

Nasceu com 2.750kg e foi quase aos 2.500Kg. (números redondos)

A minha filha nasceu com 2730 g e chegou aos 2520 g e nunca ninguém me falou em suplemento. Na altura, quando fez o teste do pézinho no centro saúde, continuava a perder peso e disseram-me que só aconselhariam suplemento se não recuperasse durante 1 semana. Eu antecipei-me.

Em casa, como mal vinha à mama chorava e chegou a ficar algumas horas sem comer quando a indicação era de 2 em 2 h, optámos por dar suplemento.
Com a ajuda de uma amiga enfermeira conseguimos resolver a questão.

PS: tu dizes que a tua filha era pequena... Eu cheguei a ter essa conversa com alguns pediatras e nenhum médico me apoiou. Afinal não era assim tão pequena. É normal virem bebés assim. Nasceu com 46 cm.

Bebés pequenos é visitar o serviço de neonatalogia...

Última edição:
A minha filha nasceu com 2730 g e chegou aos 2520 g e nunca ninguém me falou em suplemento. Na altura, quando fez o teste do pézinho no centro saúde, continuava a perder peso e disseram-me que só aconselhariam suplemento se não recuperasse durante 1 semana. Eu antecipei-me.

Em casa, como mal vinha à mama chorava e chegou a ficar algumas horas sem comer quando a indicação era de 2 em 2 h, optámos por dar suplemento.
Com a ajuda de uma amiga enfermeira conseguimos resolver a questão.

PS: tu dizes que a tua filha era pequena... Eu cheguei a ter essa conversa com alguns pediatras e nenhum médico me apoiou. Afinal não era assim tão pequena. É normal virem bebés assim. Nasceu com 46 cm.

Bebés pequenos é visitar o serviço de neonatalogia...

Eu disse que era pequena porque efectivamente é pequena para um bébé de termo. Estava abaixo do percentil 10, aliás sempre o teve durante toda a gravidez.

Claro que há bebés muito mais pequenos, mas esses são por norma prematuros.

A minha tb nasceu abaixo do percentil 10 e chegou ao 1º ano no percentil 75. A partir dos 6 meses com as sopas disparou o crescimento. Leite não puxa carroça [:D]

A minha filha subiu do percentil 3-15 para 50 ainda com 3 meses.

Baixou muito de peso com a introdução alimentar por causa de algumas intolerâncias alimentares. :(

Leite puxa carroça sim!!![:D]

A minha tb nasceu abaixo do percentil 10 e chegou ao 1º ano no percentil 75. A partir dos 6 meses com as sopas disparou o crescimento. Leite não puxa carroça [:D]

Espero bem que isso não aconteça com a minha, nasceu com 4.355kg, e aos 6 meses já vai com 8.500kg, fomos aconselhados pelo médico a não lhe dar fruta cozida, apenas crua e para já a não dar papa.

No primeiro filho, correu muito bem a amamentação. Só houve alguns percalços, o miúdo era preguiçoso, tínhamos que lhe apertar o pé ou fazer 31 por uma linha para ele mamar, lembro que na primeira noite que veio para casa correu super mal, porque não tínhamos bomba e ele não mamava, então era a minha mulher a espremer o leite dos peitos a mão, para uma colher de café, e eu a dar a boca para ver se ele se calava. No dia seguinte fui logo comprar uma bomba. De resto depois Mamou sempre bem. Agora com esta tem sido mais desafiador porque ela não faz uma pega apropriada da mama, então, entra muito ar, pelo que anda sempre mal disposta e a arrotar. Já o leite existe ainda em mais Abundancia do que do primeiro.
Vamos ver se pelo menos dá até a 1 ano, que foi nessa altura que o primeiro deixou de mamar.
Quanto a escolha de amamentar ou não, isso tem que ficar a escolha dos pais. Existem mulheres que têm gosto, ou que tem leite, ou que não se importam de fazer o esforço, e existem outras que não foram feitas para isso.
A minha mulher tem uma irmã gêmea, e a minha gosta de todo o processo de amamentação e a irmã desistiu logo ao terceiro dia, e tinha leite para dar e vender!

Mas os miúdos até agora estão a crescer bem, quanto a percentis não percebo nada disso, mas sei que o mais velho com exactamente 2 anos e meio tem 16 kg, e a miúda nasceu com 3.2kg e ainda nem 4 semanas têm e já vai nos 4 kg

No primeiro filho, correu muito bem a amamentação. Só houve alguns percalços, o miúdo era preguiçoso, tínhamos que lhe apertar o pé ou fazer 31 por uma linha para ele mamar, lembro que na primeira noite que veio para casa correu super mal, porque não tínhamos bomba e ele não mamava, então era a minha mulher a espremer o leite dos peitos a mão, para uma colher de café, e eu a dar a boca para ver se ele se calava. No dia seguinte fui logo comprar uma bomba. De resto depois Mamou sempre bem. Agora com esta tem sido mais desafiador porque ela não faz uma pega apropriada da mama, então, entra muito ar, pelo que anda sempre mal disposta e a arrotar. Já o leite existe ainda em mais Abundancia do que do primeiro.
Vamos ver se pelo menos dá até a 1 ano, que foi nessa altura que o primeiro deixou de mamar.
Quanto a escolha de amamentar ou não, isso tem que ficar a escolha dos pais. Existem mulheres que têm gosto, ou que tem leite, ou que não se importam de fazer o esforço, e existem outras que não foram feitas para isso.
A minha mulher tem uma irmã gêmea, e a minha gosta de todo o processo de amamentação e a irmã desistiu logo ao terceiro dia, e tinha leite para dar e vender!

Mas os miúdos até agora estão a crescer bem, quanto a percentis não percebo nada disso, mas sei que o mais velho com exactamente 2 anos e meio tem 16 kg, e a miúda nasceu com 3.2kg e ainda nem 4 semanas têm e já vai nos 4 kg

Há mesmo uma explicação científica para isso -: nos segundos filhos e por aí fora, as mulheres produzem mais leite.

E porque fiquei muito agradado com o resultado final, tenho que elogiar o trabalho do meu querido sogro (não é carpinteiro) que fez um DIY digno de um profissional, aos serões para os netos!
Vimos várias camas neste estilo Montessori, tudo madeira rasca, com juntas duvidosas e baratas, e vimos delas com acabamentos premium mas de valor premium também.

Bastou um berbequim, uma lixadeira e uma serra de esquadria e muita arte!
O miúdo adorou a cama, e foi a primeira noite que dormiu fora da cama de viagem, onde dormiu sempre desde que saiu do berço.
Já tinha tentado passar para uma cama grande mas começava sempre a chorar e saia da cama e ia ter connosco.

Desta vez tudo muito soft!

16fb079a96a5e9e537ab50beec6abad3.jpg
16083edbffdab1ad9c5b8ea989c7ad9a.jpg
53accb2b86234d6495953c9396a48829.jpg

Voltar
Superior