Tópico dos Papás!! E Mamãs

Por vezes as coisas não funcionam como o previsto. Por exemplo as aulas de apoio ao estudo que teriam como finalidade apoiar mais os alunos com dificuldade. Na prática estes alunos faltam a essas aulas e só vão os marrõezinhos que têm as melhores notas e que até já têm explicações particulares.

Não. Foi já na EB.
Primeiro trimestres fizer grupo com os alunos de 4 e 5, no segundo os alunos de 3, e no terceiro os de negativa. Já não sei precisar o ano. Talvez oitavo. Agora com o filho mais novo já não houve nada disso.
Experiências...

Por aqui a evolução foi:
Inicio - turma que vinha de uma determinada pré-escola (IPSS), onde anda(ra)m os meus filhos, era mantida junta e disputada pelos professores. Vinham visivelmente mais "puxados";
Intermédia - turma que antes era mantida junta, passou a ser separada e misturada com os alunos provenientes das outras escolas. Isto devido a queixas de "elitismo" dos pais das outras crianças;
Este ano - inicialmente divide os alunos, e depois volta a dividir e baralha grupos a cada 15 dias. (Isto tudo para aumentar o "interesse pela escola", dos 20% da população escolar, que são de uma certa etnia).

Isto depois tem aqui outras nuances, que por enquanto não posso discorrer, mas parece-me que as ilegalidades são bem mais profundas que as que os advogados/juizes do grupo acham.

Por vezes as coisas não funcionam como o previsto. Por exemplo as aulas de apoio ao estudo que teriam como finalidade apoiar mais os alunos com dificuldade. Na prática estes alunos faltam a essas aulas e só vão os marrõezinhos que têm as melhores notas e que até já têm explicações particulares.

Mas esses não deviam ser chamados a ir.

Vejo-os muito interessados em trabalhar só com as crianças, mas pouco interessados em intervir junto das famílias.

Mas esses não deviam ser chamados a ir.

Vejo-os muito interessados em trabalhar só com as crianças, mas pouco interessados em intervir junto das famílias.

Pois. Não deveriam ir. Mas o apoio ao estudo é para todos. Segundo o meu filho, o marrãozinho da turma com 19 de média monopoliza completamente o apoio ao estudo com perguntas constantes. Os mais fracos acabam por se desinteressar e deixam de aparecer.

Na tua zona 20% da população escolar é da etnia cujo nome não pode ser pronunciado!

20% da população do ensino básico do agrupamento escolar. Na turma do meu filho só existe um elemento, por isso acho que uns quantos (mais velhos) estão segregados numa turma com "curriculo adaptado", noutro estabelecimento escolar a escassos km.

Mas não sei se é deste novo contexto Covid, ou por outras razões, apesar de se apregoarem uma escola inclusiva, nunca vi tanta opacidade.

Pois. Não deveriam ir. Mas o apoio ao estudo é para todos. Segundo o meu filho, o marrãozinho da turma com 19 de média monopoliza completamente o apoio ao estudo com perguntas constantes. Os mais fracos acabam por se desinteressar e deixam de aparecer.
Desculpa discordar mas só tem dúvidas quem estuda. Logo o marraãozinho pode ser uma mais valia para lançar debate sobre alguma matéria que tenha ficado menos bem entendida por todos.
Normalmente os marrõezinhos não têm problema em expor dúvidas, coisa que os menos estudiosos não fazem.

Desculpa discordar mas só tem dúvidas quem estuda. Logo o marraãozinho pode ser uma mais valia para lançar debate sobre alguma matéria que tenha ficado menos bem entendida por todos.
Normalmente os marrõezinhos não têm problema em expor dúvidas, coisa que os menos estudiosos não fazem.

Não adianta o marrãzinho pôr questões de um nível de complexidade a que os outros ainda não chegaram.
Podes discordar, mas na prática é como te digo, os outros deixam de ir. As desistências são a tal ponto que este ano os professores queriam acabar com o apoio ao estudo. Mas os pais dos marrõezinhos fartaram-se de pedir pela continuação.
De uma forma geral os alunos mais fracos são de núcleos familiares mais desestruturados e economicamente mais débeis.

Portanto o apoio ao estudo acaba por criar mais desigualdade. Ficamos com alunos com apoio ao estudo + explicação particular e os outros que não acompanham.
E era simples de resolver. Apoio ao estudo obrigatório e exclusivo para alunos com nota igual ou inferior a 12, por exemplo.

Não adianta o marrãzinho pôr questões de um nível de complexidade a que os outros ainda não chegaram.
Podes discordar, mas na prática é como te digo, os outros deixam de ir. As desistências são a tal ponto que este ano os professores queriam acabar com o apoio ao estudo. Mas os pais dos marrõezinhos fartaram-se de pedir pela continuação.
De uma forma geral os alunos mais fracos são de núcleos familiares mais desestruturados e economicamente mais débeis.

Portanto o apoio ao estudo acaba por criar mais desigualdade. Ficamos com alunos com apoio ao estudo + explicação particular e os outros que não acompanham.
E era simples de resolver. Apoio ao estudo obrigatório e exclusivo para alunos com nota igual ou inferior a 12, por exemplo.

Na escola dos meus o apoio ao estudo é obrigatório. É onde fazem os tpcs e tiram alguma dúvida da disciplina do professor que está escalado.

Sempre houve e sempre irá haver desigualdades. É a vida! Sempre foi!
Agora não podemos é pôr de parte os bons alunos na base do "desemer#a-te"! Pois aí quem vai ficar desmotivado são eles.
Nivelar por cima, sempre.

Na escola dos meus o apoio ao estudo é obrigatório. É onde fazem os tpcs e tiram alguma dúvida da disciplina do professor que está escalado.

Sempre houve e sempre irá haver desigualdades. É a vida! Sempre foi!
Agora não podemos é pôr de parte os bons alunos na base do "desemer#a-te"! Pois aí quem vai ficar desmotivado são eles.
Nivelar por cima, sempre.

Mas o objectivo não é combater desigualdades?
Apoio ao estudo para todos acaba por funcionar como um mero aumento da carga horária da disciplina. Não diminui em nada o fosso entre os os alunos. Logo nestes moldes, não tem razão de existir. Falha completa do objectivo inicial.

Por aqui são os professores que decidem quem vai a esse apoio. Que eu saiba, os outros não podem ir porque vão alunos de várias turmas ao mesmo tempo e não haveria lugar para mais. Se existe a possibilidade de os outros assistirem a essas aulas, não me parece que esteja a ser aproveitada pelos "supostos" melhores alunos. O meu pelo menos nunca me colocou essa possibilidade. Olha quem...

não entendo esta mãe natureza de excessos

os meus pais tiveram 2 rapazes, eu tive 2 rapazes, o meu irmão 1 rapaz
do lado da minha mulher, os seus primos tiveram rapazes, o meu cunhado 1 rapaz

todavia tenho um colega que teve 3 raparigas
tenho 1 vizinho com 2 filhas
a minha chefe 2 filhas

ou é tudo rapazes ou tudo raparigas...

há aqueles que têm um casal, têm sorte, mas são mais raros

há casos de casais que vão tentando e tentando até sair uma rapariga, ou vice-versa, e depois têm 7 filhos

gostava de saber quantos rapazes nascem e quantas raparigas, onde se vê isso ?!

Última edição:

a minha chefe 2 filhas

há casos de casais que vão tentando e tentando até sair uma rapariga, ou vice-versa, e depois têm 7 filhos

Depende da posição sexual. Se fizeres mais à bruta, tipo doggy por exemplo, o produto sai rachado.

a minha chefe 2 filhas

Quem define se é Rapaz ou Rapariga é o Pai.

A mãe só tem cromossomas XX, o pai é que tem XY.
Por isso se o óvulo for fecundado com um espermatozóide X, sai menina, se for um Y sai menino.
Por esta mesma razão é que ter um casal de gémeos, só podem ser falsos.

As probabilidades são praticamente as mesmas. Por isso os casos que relatas são coincidência.

Em Portugal em 2020 nasceram 43.387 Rapazes e 41.039 raparigas. Ou seja 51% vs 49%.
Como disse, as mesmas probabilidades.

a minha chefe 2 filhas

Sorte? lol, se fosse para fazer criação até concordava

Quem define se é Rapaz ou Rapariga é o Pai.

A mãe só tem cromossomas XX, o pai é que tem XY.
Por isso se o óvulo for fecundado com um espermatozóide X, sai menina, se for um Y sai menino.
Por esta mesma razão é que ter um casal de gémeos, só podem ser falsos.

As probabilidades são praticamente as mesmas. Por isso os casos que relatas são coincidência.

Em Portugal em 2020 nasceram 43.387 Rapazes e 41.039 raparigas. Ou seja 51% vs 49%.
Como disse, as mesmas probabilidades.
são equilibrados na população em geral, mas será que um determinado pai não terá mais preponderância para fazer espermatozóides X ou Y?
eu tenho 5 filhos, 3 rapazes e 2 raparigas.

são equilibrados na população em geral, mas será que um determinado pai não terá mais preponderância para fazer espermatozóides X ou Y?
eu tenho 5 filhos, 3 rapazes e 2 raparigas.

é isso que noto, há uns que estão mais predispostos a ter mais rapazes e vice-versa

há um colega meu, que já referi, já vai na terceira filha

e como foram os teus nascimentos ? tiveste primeiro os rapazes e depois as raparigas ? ou foi alternado ?

Última edição:
Voltar
Superior