Tópico dos Papás!! E Mamãs

Quem define se é Rapaz ou Rapariga é o Pai.

A mãe só tem cromossomas XX, o pai é que tem XY.
Por isso se o óvulo for fecundado com um espermatozóide X, sai menina, se for um Y sai menino.
Por esta mesma razão é que ter um casal de gémeos, só podem ser falsos.

As probabilidades são praticamente as mesmas. Por isso os casos que relatas são coincidência.

Em Portugal em 2020 nasceram 43.387 Rapazes e 41.039 raparigas. Ou seja 51% vs 49%.
Como disse, as mesmas probabilidades.

Como assim? ehe n entendi

Quanto aos user que querem uma menina e não outro rapaz [:D]

"N é legal.. n fazem isso.. é considerado manipulação genética.. so em casos mt específicos.."
Resposta da Maria quando perguntei se não dava para escolher o sexo do bebé!

Eu li uma vez um estudo, que dizia que o pai, fumador e acima de 30 anos, a probabilidade de ser menina era desproporcionalmente alta. Mas não havia explicação para isso.

Como assim? ehe n entendi

Para teres gémeos verdadeiros tens um óvulo que é fecundado por um espermatozoide, e depois se divide. Logo se só há um espermatozoide só podem ser duas meninas ou dois meninos.

Quando tens gémeos falsos, tens dois óvulos e dois espermatozoide, logo podem ser menino e menina. Porque na realidade uma gémeos falsos são dois irmãos distintos, que nasceram no mesmo dia. E por isso sim podem ser bem diferentes.

Há depois casos muito muito raros de um óvulo ser fecundado por dois espermatozoides e depois dividir-se e assim serem considerados falsos, mas podem na verdade até ser bem mais parecidos.

Por isso se são um casal de gémeos, são falsos.

Até me troquei todo a tentar perceber isto [:D][:D][:D]

O miúdo começou a chorar e foi o que saiu[:D]. Quando li sobre isso o que tinha retido era isso, homens acima do 30 fumadores tendem a ter mais meninas . E também que os espermatozóide masculino é mais rápido mas o feminino mais resistente, por isso ter amor no dia antes do período fértil pode ajudar a ser rapariga, quando as portas abrem só os femininos estão por lá.

mas já não me lembro das fontes, se calhar er pá tudo treta [:D]

Bom, o meu filho começou este ano o JI. Primeiros dias com muito chorinho e beicinho, duas semanas, e na terceira, 1 semana doente em casa. Agora é só birra de manhã. Nunca foi fácil. Vai sempre triste, as mãos ficam geladas, fica pálido, sempre a dizer que vai ter muitas saudades nossas. Mas agora é mesmo agarrar-se aos cobertores, vir para a sala tomar o pequeno almoço e atira-se para o sofá e não quer sair dali, não come o pequeno almoço, fica a fazer "choradinho" até se vestir... depois lá vai. Tem sido um sofrimento. Saio de casa todos os dias já cansado só com o comportamento dele. Na escola também me parece que tem feito gato sapato das auxiliares no que toca a comer. É uma dor de cabeça. Não sei a quem sai, que tanto o pai como a mãe são bons pratos. É muito bem comportado na sala, muito metódico, mas também já repararam no comportamento tipo obsessivo compulsivo em algumas situações.

Bom, o meu filho começou este ano o JI. Primeiros dias com muito chorinho e beicinho, duas semanas, e na terceira, 1 semana doente em casa. Agora é só birra de manhã. Nunca foi fácil. Vai sempre triste, as mãos ficam geladas, fica pálido, sempre a dizer que vai ter muitas saudades nossas. Mas agora é mesmo agarrar-se aos cobertores, vir para a sala tomar o pequeno almoço e atira-se para o sofá e não quer sair dali, não come o pequeno almoço, fica a fazer "choradinho" até se vestir... depois lá vai. Tem sido um sofrimento. Saio de casa todos os dias já cansado só com o comportamento dele. Na escola também me parece que tem feito gato sapato das auxiliares no que toca a comer. É uma dor de cabeça. Não sei a quem sai, que tanto o pai como a mãe são bons pratos. É muito bem comportado na sala, muito metódico, mas também já repararam no comportamento tipo obsessivo compulsivo em algumas situações.

Essa parte nunca é fácil...

Não há receitas mágicas, mas o que fizemos cá em casa (x2) foi nunca ceder (a menos que exista justificação para tal, como estar doente).

A minha mais velha fazia birras para vestir (não quero isto, não quero aquilo) até ao dia que lhe agarrei na mão com ela de pijama, saímos porta fora e ia já a descer as escadas quando ela disse "está bem, eu visto a roupa!". Nunca mais houve birras de roupa...

Com o mais novo, fez e faz várias vezes birras, mas acho que é por "antecipação". Se formos a falar da escola, parece que começa a ficar ansioso e faz birra. Se formos a falar de outra coisa qualquer, parece que só lhe cai a ficha no portão da escola, e vai sem stress nenhum... enfm.

Quanto ao comer, numca tive problemas com os 2 [:D]

Essa parte nunca é fácil...

Não há receitas mágicas, mas o que fizemos cá em casa (x2) foi nunca ceder (a menos que exista justificação para tal, como estar doente).

A minha mais velha fazia birras para vestir (não quero isto, não quero aquilo) até ao dia que lhe agarrei na mão com ela de pijama, saímos porta fora e ia já a descer as escadas quando ela disse "está bem, eu visto a roupa!". Nunca mais houve birras de roupa...

Com o mais novo, fez e faz várias vezes birras, mas acho que é por "antecipação". Se formos a falar da escola, parece que começa a ficar ansioso e faz birra. Se formos a falar de outra coisa qualquer, parece que só lhe cai a ficha no portão da escola, e vai sem stress nenhum... enfm.

Quanto ao comer, numca tive problemas com os 2 [:D]

Hoje ia fazer-lhe isso mesmo... não queres comer? Demoras muito vais de pijama para a escola. Mas não é fácil. Começa-se o dia em stress acaba-se o dia em stress. Ando esgotado com uma coisa tão básica.
Há que ter paciência e esperar que melhore. Quando vem, vem todo entusiasmado com o que fez na escola, com os colegas, as brincadeiras, etc. No dia seguinte, lá começa o suplício novamente.

Hoje ia fazer-lhe isso mesmo... não queres comer? Demoras muito vais de pijama para a escola. Mas não é fácil. Começa-se o dia em stress acaba-se o dia em stress. Ando esgotado com uma coisa tão básica.
Há que ter paciência e esperar que melhore. Quando vem, vem todo entusiasmado com o que fez na escola, com os colegas, as brincadeiras, etc. No dia seguinte, lá começa o suplício novamente.

Essa do pijama apanhou-me num dia mau (noite mal dormida, reunião importante agendada sem margem a atrasos) [:D]

Essa do pijama apanhou-me num dia mau (noite mal dormida, reunião importante agendada sem margem a atrasos) [:D]

Eu por acaso trabalho como consultor imobiliário e a minha agência dá-me total liberdade nos horários e em fazer a gestão dos negócios a partir de casa. Temos tudo informatizado, as informações são colocadas on-line, documentação, etc, é fácil fazer essa gestão. Logo, não é tanto por sair de casa mais cedo ou mais tarde. Mas sou muito metódico com horários. Acho que essa habituação vai dar responsabilidade para no futuro perceber a importância de cumprir os horários. Aliás, costuma estar na escola sempre 10 minutos antes da hora. Até para evitar a confusão de miúdos e pais, sobretudo porque (felizmente é dos poucos pontos negativos da escola) o acesso àquilo é feito por um caminho em que só passa um carro e perto da escola dá para estacionar 5 ou 6 carros. Anda sempre tudo de marcha-atrás e em manobras.
Mas tira-me do sério este constante ser "birrento". Sei porquê. Muito tempo passado com os avós a dar-lhe tudo o que queria. Agora é estranho. Mas o raio do miúdo é persistente. Não desiste.
Haja paciência.

O mais novo (3 anos) já foi deixado na escola algumas vezes com o pão na mão. Outras vezes, quando íamos a pé, comia pelo caminho, depois de se ter recusado em casa.

O mais velho (5 anos), é um paz de alma, até fica incomodado com as birras do mais novo.

Ambos tiveram a fase das birras para não ficarem na escola, mas é isso mesmo, uma fase.

Pois. Mas ele de manhã acaba por dizer que não quer nada. O habitual nele é torrada pão-de-forma. Optamos por integral, dado que ele não é muito fã de pão e já come na escola num dos lanches. Agora ia substituindo por cereais, mas ultimamente é sempre para deitar fora.

Pois. Mas ele de manhã acaba por dizer que não quer nada. O habitual nele é torrada pão-de-forma. Optamos por integral, dado que ele não é muito fã de pão e já come na escola num dos lanches. Agora ia substituindo por cereais, mas ultimamente é sempre para deitar fora.

Não quer, leva na mão e passa pela vergonha de levar para a escola, porque fez birra em casa. Confesso que sou um bocado intransigente nessas (e noutras) coisas.

Não quer, leva na mão e passa pela vergonha de levar para a escola, porque fez birra em casa. Confesso que sou um bocado intransigente nessas (e noutras) coisas.

Concordo e também sou algo assim. Mas chega uma altura em que dou por mim a pensar que nos últimos tempos ando sempre a ser o "mauzão", sempre a ter de me zangar com ele. Mas ele também não tem facilitado, isso não.

Concordo e também sou algo assim. Mas chega uma altura em que dou por mim a pensar que nos últimos tempos ando sempre a ser o "mauzão", sempre a ter de me zangar com ele. Mas ele também não tem facilitado, isso não.

Em última análise, não estás ali para "agradar". Estás ali para educar, nalgumas coisas direcionando-o para os comportamentos que achas correctos, noutras sendo mais ríspido e obrigando-o a seguir determinados ritos/comportamentos. Sempre explicando o porquê.

PS: Atenção que os meus posts poderão colidir com alguns conceitos de parentalidade positiva [:D]

Em última análise, não estás ali para "agradar". Estás ali para educar, nalgumas coisas direcionando-o para os comportamentos que achas correctos, noutras sendo mais ríspido e obrigando-o a seguir determinados ritos/comportamentos. Sempre explicando o porquê.

PS: Atenção que os meus posts poderão colidir com alguns conceitos de parentalidade positiva [:D]

E evitando os "porque eu digo" [;)]

Voltar
Superior