drifit
Well-known member
Vamos lá desenterrar isto []
O meu miudo tem 2 anos e 4 meses, anda numa creche privada e até agora não tenho razões de queixa. É a cerca de 15min da nossa casa e calha +- em caminho à vinda do meu emprego quer do emprego da mãe.
No entanto está a chegar Abril e com ele vem a altura das matriculas nas escolas publicas. Ora, eu nas traseiras de minha casa tenho um escola publica que tem creche/jardim de infância e que portanto poderia ser uma possiiblidade para o meu piolho. Felizmente temos margem orçamental para continuar com ele na creche privada, no entanto claro que é tentador não gastar 400€ por mês.
Apesar disto, é do nosso interesse (e de grande parte dos pais certamente) que ele continue a ter um bom acompanhamento e gostariamos que ele daqui a 2 anos começasse a ter contacto com inglês de forma a ficar bilingue nos anos seguintes a essa idade, coisa que me parece que nesta escola onde está não têm muito essa metodologia.
Posto isto, querem compartilhar as vossas experiências com escolas um bocadinho "fora da caixa"? Dou por exemplo o caso da Escola Raiz em Lisboa (Restelo) que me parece ser algo diferente o ensino tradicional e que gostariamos de compreender melhor.
Estive a ver e o currículo dessa escola é "metodologia highscope" que não conheço bem, portanto não posso comentar. Mas a minha opinião sobre metodologias alternativas, é que se por um lado podem de facto ter vantagens, por outro facilmente a coisa corre bastante mal. Se muitas vezes já são metodologias com pouca evidência científica, com frequência a sua aplicação também é alvo de "criatividade" de educadores, que vão além do que a metodologia pressupõe e nem sempre corre bem.
Dou o exemplo da Escola Moderna, em que é muito frequente ser mal aplicada, andam a saltar entre moderna, tradicional e invenções.
Depois tens sempre o risco de, por algum motivo, teres de mudar o miúdo de escola a meio de um ciclo (por exemplo por mudança de residência) e não encontrares uma com a mesma metodologia.
Isto não é uma declaração contra metodologias alternativas, a minha miúda andou em Escola Moderna e correu bem. Mas é preciso alguma cautela e saber bem com o que contar.