Tópico dos Papás!! E Mamãs

Vamos lá desenterrar isto [:D]

O meu miudo tem 2 anos e 4 meses, anda numa creche privada e até agora não tenho razões de queixa. É a cerca de 15min da nossa casa e calha +- em caminho à vinda do meu emprego quer do emprego da mãe.

No entanto está a chegar Abril e com ele vem a altura das matriculas nas escolas publicas. Ora, eu nas traseiras de minha casa tenho um escola publica que tem creche/jardim de infância e que portanto poderia ser uma possiiblidade para o meu piolho. Felizmente temos margem orçamental para continuar com ele na creche privada, no entanto claro que é tentador não gastar 400€ por mês.

Apesar disto, é do nosso interesse (e de grande parte dos pais certamente) que ele continue a ter um bom acompanhamento e gostariamos que ele daqui a 2 anos começasse a ter contacto com inglês de forma a ficar bilingue nos anos seguintes a essa idade, coisa que me parece que nesta escola onde está não têm muito essa metodologia.

Posto isto, querem compartilhar as vossas experiências com escolas um bocadinho "fora da caixa"? Dou por exemplo o caso da Escola Raiz em Lisboa (Restelo) que me parece ser algo diferente o ensino tradicional e que gostariamos de compreender melhor.

Estive a ver e o currículo dessa escola é "metodologia highscope" que não conheço bem, portanto não posso comentar. Mas a minha opinião sobre metodologias alternativas, é que se por um lado podem de facto ter vantagens, por outro facilmente a coisa corre bastante mal. Se muitas vezes já são metodologias com pouca evidência científica, com frequência a sua aplicação também é alvo de "criatividade" de educadores, que vão além do que a metodologia pressupõe e nem sempre corre bem.

Dou o exemplo da Escola Moderna, em que é muito frequente ser mal aplicada, andam a saltar entre moderna, tradicional e invenções.

Depois tens sempre o risco de, por algum motivo, teres de mudar o miúdo de escola a meio de um ciclo (por exemplo por mudança de residência) e não encontrares uma com a mesma metodologia.

Isto não é uma declaração contra metodologias alternativas, a minha miúda andou em Escola Moderna e correu bem. Mas é preciso alguma cautela e saber bem com o que contar.

Ukrainian mothers are writing their family contacts on the bodies of their children in case they get killed and the child survives.

FPhcbFQWUAcx_ou

Vou aproveitar umas das imagens do dia para perguntar o seguinte.

Aquela fitinha azul, colocais para a frente ou para trás?

Não sei onde colocar essa questão. É que coloco sempre para a frente :sh)

Sim é para trás, e serve para quando a fralda sai, a poder "dobrar" e essa fita cola, de forma a fralda ficar fechada.

Pronto, fiz asneira até agora..

Se bem que ele usa quase sempre fralda e aí não há que enganar.

A compra destas "cuecas" foi mesmo por engano, a pensar que era fralda [:D]

Aposto que já aconteceu a alguns de vós lol

Pronto, fiz asneira até agora..

Se bem que ele usa quase sempre fralda e aí não há que enganar.

A compra destas "cuecas" foi mesmo por engano, a pensar que era fralda [:D]

Aposto que já aconteceu a alguns de vós lol

Aconteceu mais ao contrário, comprar normais em vez do tipo cueca. Guarda que vai dar jeito…

Nunca utilizei aquele autocolante, e o miúdo por norma até exige a remoção do mesmo. Não sei porquê, mas é uma guerra que não compro.

Conseguiste sacar a certidão das finanças sem stress?
Aquilo sai como um ficheiro action e a plataforma não permite fazer upload direto nesse formato
Qual certidão das finanças?
Não me pediram nada disso e fiz o processo todo só pediram CC do miúdo, CC do encarregado de educação, fotografia e comprovativo de morada[;)]

Conseguiste sacar a certidão das finanças sem stress?
Aquilo sai como um ficheiro action e a plataforma não permite fazer upload direto nesse formato

sim, aconteceu-me o mesmo, muda o nome do ficheiro de xyz.action para xyz.pdf e já funciona (pelo menos em mac, em windows n sei)

Qual certidão das finanças?
Não me pediram nada disso e fiz o processo todo só pediram CC do miúdo, CC do encarregado de educação, fotografia e comprovativo de morada[;)]
O comprovativo de morada tem de ser a certidão de domicílio fiscal tirada no site das Finanças, lá tem uma informação a esse respeito
sim, aconteceu-me o mesmo, muda o nome do ficheiro de xyz.action para xyz.pdf e já funciona (pelo menos em mac, em windows n sei)
Logo vou tentar novamente mas ontem não consegui fazer isso, mas é Windows
Obrigado

O comprovativo de morada tem de ser a certidão de domicílio fiscal tirada no site das Finanças, lá tem uma informação a esse respeito Logo vou tentar novamente mas ontem não consegui fazer isso, mas é Windows
Obrigado
Pois não vi eles depois que me digam algo que eu entrego[;)]

O meu miúdo está numa fase de nos pôr de cabelos em pé. Espero mesmo que seja da idade. É um miúdo querido, afável, conversador, energético, toda a gente gosta dele. No JI faz sucesso, toda a gente lhe acha muita graça. Tem 4 anos e meio (para enquadrar). Embora esteja numa fase um bocado chata de brincadeiras, porrada/luta, dado que é como o pai, um fã de super-heróis, entrou numa fase em que os "trabalhos" já lhe agradam muito. Adora fazer puzzles. Já faz à vontade puzzles de 100/150 peças. Tem aqui um que convenceu a avó a comprar (pudera) de 1000 peças. Já fez uma pequena parte daquilo, tenho de arranjar um tapete de puzzles para poder guardar o progresso.
Já se entretém bem com pinturas, é capaz de passar 1 hora a pintar, na boa.

Mas quando lhe dá o "arroz", ninguém o atura. Só nos quer à beira dele a brincar, não pára, tem pilha para dar e vender, de dia e de noite. A dormir, acorda, chama por nós (começou agora com o receio do escuro e dos "monstros"), mas por vezes é do género: "MAMMMMMMMÁÁÁÁ´, anda um bocado para a minha beira, vamos brincar".... tipo às 2h da manhã, como se fossem 2 da tarde.
Para comer é um castigo. Sempre comeu bem, até aos 2/3 anos. A partir daí começou a selecção. E por muito que o castiguemos, ou tiramos os brinquedos, os jogos, a wii... a resposta dele é "ai é? Agora não como mesmo... ou então vou-me portar pior"... às vezes tentamos com calma, outras vezes não dá para passar sem lhe dar dois berros ou uma sapatada... mas nada. Quando está de castigo vai amenizando, porta-se bem, vem com beijinhos, pede desculpa... aliás, o problema para nós é que é mesmo várias vezes, mas pontual. Porta-se mal, percebe que se portou mal e corrige. Mas depois volta ao mesmo.

Em conversa, às vezes sai-lhe um "mas eu tenho muita pilha e muita energia que nunca mais acaba, a culpa não é minha".... ou "não gosto de dormir/comer, perco muito tempo, prefiro brincar"... Outro dia deixou-me assim mais reflectivo: "eu tento portar-me bem, mas às vezes não consigo". E sei que ele tem na intenção isso. Porque em outras situações é um miúdo que é um orgulho. Exemplos rápidos:

Polisonografia com 1 ano e meio. O Doutor: "devia ter filmado isto para levar aos meus alunos na universidade e mostrar como é que se faz um exame destes bem feito".
Dentista: "nunca tive um menino que estivesse assim tão quietinho na cadeira, faz tudo direitinho que lhe pedem sem se queixar"... já foi tratar 4 cáries.
Pediatra: "Quando vem um irmão? Sei que ele vos deu muito trabalho com os sonos mas olhem agora, um anjo aqui a portar-se melhor que alguns adultos".
Ontem, otorrino: "que idade é que ele tem mesmo? Não pode".

Indo às compras, não faz birras, não é de ficar aborrecido se não lhe dermos algo que ele pede. Compreende e segue contente da vida.

Pelo lado oposto: não temos um segundo sozinhos. Se estamos os dois a cozinhar, vem para a nossa beira, se estamos a arrumar a casa, vem para a nossa beira, se está a ver televisão, não quer estar sozinho. Estou a tomar banho, lá entra pela casa de banho a dentro. Ir para a cama, só vai quando nós vamos. Desde que ele nasceu, nunca conseguimos planear uma saída a dois, faz um berreiro só de falar na ideia. Não é que me incomode. Mas não sabe estar sem estar connosco.
Comer, como já disse, às vezes é uma hora ou mais. E quase sempre, só a sopa.
Quando lhe dá para virar o capacete e fazer asneiras parece mesmo uma chamada de atenção. Mas não é falta de atenção. Pelo contrário, às vezes até tenho receio de que estamos demasiado "em cima dele". Sei lá... estaria aqui a escalpelizar montanhas de coisas.

Depois de uma fase quase até aos 4 anos em que dormir era um castigo, melhorou muito, embora ainda tenha de ir alguém para perto dele algumas noites. Agora é isto. Como disse a pediatra. As dificuldades não passam. Mudam.

O meu miúdo está numa fase de nos pôr de cabelos em pé. Espero mesmo que seja da idade. É um miúdo querido, afável, conversador, energético, toda a gente gosta dele. No JI faz sucesso, toda a gente lhe acha muita graça. Tem 4 anos e meio (para enquadrar). Embora esteja numa fase um bocado chata de brincadeiras, porrada/luta, dado que é como o pai, um fã de super-heróis, entrou numa fase em que os "trabalhos" já lhe agradam muito. Adora fazer puzzles. Já faz à vontade puzzles de 100/150 peças. Tem aqui um que convenceu a avó a comprar (pudera) de 1000 peças. Já fez uma pequena parte daquilo, tenho de arranjar um tapete de puzzles para poder guardar o progresso.
Já se entretém bem com pinturas, é capaz de passar 1 hora a pintar, na boa.

Mas quando lhe dá o "arroz", ninguém o atura. Só nos quer à beira dele a brincar, não pára, tem pilha para dar e vender, de dia e de noite. A dormir, acorda, chama por nós (começou agora com o receio do escuro e dos "monstros"), mas por vezes é do género: "MAMMMMMMMÁÁÁÁ´, anda um bocado para a minha beira, vamos brincar".... tipo às 2h da manhã, como se fossem 2 da tarde.
Para comer é um castigo. Sempre comeu bem, até aos 2/3 anos. A partir daí começou a selecção. E por muito que o castiguemos, ou tiramos os brinquedos, os jogos, a wii... a resposta dele é "ai é? Agora não como mesmo... ou então vou-me portar pior"... às vezes tentamos com calma, outras vezes não dá para passar sem lhe dar dois berros ou uma sapatada... mas nada. Quando está de castigo vai amenizando, porta-se bem, vem com beijinhos, pede desculpa... aliás, o problema para nós é que é mesmo várias vezes, mas pontual. Porta-se mal, percebe que se portou mal e corrige. Mas depois volta ao mesmo.

Em conversa, às vezes sai-lhe um "mas eu tenho muita pilha e muita energia que nunca mais acaba, a culpa não é minha".... ou "não gosto de dormir/comer, perco muito tempo, prefiro brincar"... Outro dia deixou-me assim mais reflectivo: "eu tento portar-me bem, mas às vezes não consigo". E sei que ele tem na intenção isso. Porque em outras situações é um miúdo que é um orgulho. Exemplos rápidos:

Polisonografia com 1 ano e meio. O Doutor: "devia ter filmado isto para levar aos meus alunos na universidade e mostrar como é que se faz um exame destes bem feito".
Dentista: "nunca tive um menino que estivesse assim tão quietinho na cadeira, faz tudo direitinho que lhe pedem sem se queixar"... já foi tratar 4 cáries.
Pediatra: "Quando vem um irmão? Sei que ele vos deu muito trabalho com os sonos mas olhem agora, um anjo aqui a portar-se melhor que alguns adultos".
Ontem, otorrino: "que idade é que ele tem mesmo? Não pode".

Indo às compras, não faz birras, não é de ficar aborrecido se não lhe dermos algo que ele pede. Compreende e segue contente da vida.

Pelo lado oposto: não temos um segundo sozinhos. Se estamos os dois a cozinhar, vem para a nossa beira, se estamos a arrumar a casa, vem para a nossa beira, se está a ver televisão, não quer estar sozinho. Estou a tomar banho, lá entra pela casa de banho a dentro. Ir para a cama, só vai quando nós vamos. Desde que ele nasceu, nunca conseguimos planear uma saída a dois, faz um berreiro só de falar na ideia. Não é que me incomode. Mas não sabe estar sem estar connosco.
Comer, como já disse, às vezes é uma hora ou mais. E quase sempre, só a sopa.
Quando lhe dá para virar o capacete e fazer asneiras parece mesmo uma chamada de atenção. Mas não é falta de atenção. Pelo contrário, às vezes até tenho receio de que estamos demasiado "em cima dele". Sei lá... estaria aqui a escalpelizar montanhas de coisas.

Depois de uma fase quase até aos 4 anos em que dormir era um castigo, melhorou muito, embora ainda tenha de ir alguém para perto dele algumas noites. Agora é isto. Como disse a pediatra. As dificuldades não passam. Mudam.

Parece que estás mesmo a descrever o meu com 4 anos... aos 8 anos tem diagnóstico de hiperactividade e défice de atenção, não pára, o cérebro dele não consegue manter as pernas quietas e o rabo sentado, não consegue executar tarefas complexas sem se distrair a meio e ficar absorvido com qq coisa!

Não é capaz de estar 10 minutos sentado a fazer trabalhos da escola sem arrancar a correr, e ao mesmo tempo fica 2h quieto sem se mexer a ler um livro, não dá mesmo para entender aqueles cerebrozinhos. Sinto que a professora da escola já lhe tem "raiva" (pudera, está sempre a levantar-se e a correr e a distrair todos) mas toda a gente o elogia fora da escola por ser tão conversador, activo e curioso. Situação complexa para os pais, exige muita paciência. Faz sessões de psicologia 1x semana e muito desporto, para ir tentando gastar energia e aprendendo a canalizar energia.

Com 4 anos, era tal e qual como descreves o teu. Também passou pelo menos 5 anos seguidos sem dormir uma noite inteira, era um castigo ir por exemplo ao supermercado com ele, não dava mesmo, hoje é o oposto, porta-se super bem e dorme que nem um anjo (adormece em 10 minutos e dorme 9 a 10h seguidas, sempre). E nunca (mesmo!) está doente (até quando apanhou Covid, quase nem teve sintomas).

Eles evoluem, os desafios também, e nós, só vamos ficando mais cansados e mais velhos.

Última edição:
Matrícula de que? Creche? Primária? Secundária? Ou universidade?
Neste momento apenas estão abertas para pré escola e 1 ano
Mas já está resolvida a dúvida
Faz "imprimir" e depois na selecção da impressora tens opção pdf.
Obrigado pela dica, fazia sempre o download e vinha em action
Mas resolvi de outra maneira, fiz print e fiz o upload do documento em PNG

Voltar
Superior