Tópico dos Papás!! E Mamãs

Aproveitem amigos, aprende-se muito nestes cursos. [;)]

Coisas simples e até banais que se tornam dicas extremamente uteis para o futuro!

Ou coisas que pensavamos que eram certas, quando não são.. como por exemplo ver quando os bebés terão frio ou calor não é pelas extremidades (mãos e pés) porque tendencialmente ao inicio estão constantemente frias, mas sim pelo peito ou pescoço... brutal! apr:)

Grande injecção de informação no primeiro dia! [kiss]

Aliás, pelo que dizem, temos que ir também a esses cursos porque os papás, normalmente assimilam mais informação do que as mamãs, que se esquecem de metade das coisas [:D][:cool:]

Coisas simples e até banais que se tornam dicas extremamente uteis para o futuro!

Ou coisas que pensavamos que eram certas, quando não são.. como por exemplo ver quando os bebés terão frio ou calor não é pelas extremidades (mãos e pés) porque tendencialmente ao inicio estão constantemente frias, mas sim pelo peito ou pescoço... brutal! apr:)

Aliás, pelo que dizem, temos que ir também a esses cursos porque os papás, normalmente assimilam mais informação do que as mamãs, que se esquecem de metade das coisas [:D][:cool:]

Pois, a nossa vida não é só mines, carros e gajas nuas! [:p] [:p]

O que é chá de funcho?
Obrigado pelas dicas.
Cumps.
Funcho é uma planta que existe, por exemplo, nos Açores (penso que não estou a dizer nenhuma asneira).
O que usámos e ainda lhe damos de vez em quando é o chá de Funcho da Blédina. Há nos hipermercados.

Atrás esqueci-me de referir que o chá é só a partir dos 4 meses [;)]
Até aí, a minha experiência diz-me que os produtos que há no mercado funcionam bem em algumas crianças. No caso do meu filho nada funcionou [s)]

Ontem andei a comparar os preços das fraldas no contiente. E as fraldas no tamanho T2, da marca continente, sao apenas 0.02€ mais baratas que as Dodot. Achei a diferença de preço tao ridicula,que nem sei como se vendem as do continente. A nao ser que sejam tao boas ou melhores que as Dodot. Nao comprei as continente.

Já a uns dias que o meu puto, de um mes, tem dores, ou algo que o perturba enquanto esta a mamar. Tanto acontece no biberao, como com o leite da mae.
Ele esta a mamar, e de repente começa a chorar, parece desesperado, e passado um bocado para o choro, e volta a mamar.
Ele sempre mamou bem, e aumenta bem o peso, cerca de 250g por semana. O que podera ser que ele tem?

Sou leitora assídua deste forum mas nunca me tinha registado. Também fui mãmã há cerca de 5 meses. O que me levou a registar foi ver na descrição do filhote do Goncaloibiza o que passei com o meu. Existe um chá que pode ser dado desde o nascimento e o meu ainda o toma: é o alivit gases da nutribén (parafarmácias). Mas essa descrição faz-me alertar para, caso as cólicas continuem e piorem (o meu chegou ao ponto de recusar a mama e o biberão) pensarem noutras causas, como por exemplo, intolerância à lactose. Esse foi o diagnóstico final do meu, depois de idas ao hospital, tentarmos uma variedade maluca de produtos para as cólicas e quase dois meses de sofrimento dele e nosso. Vale a pena explorar essa faceta, o meu passou a beber uma formula especial de soja, tinha cólicas mas com essas podíamos nós bem, não eram nada comparadas com as dores que ele demonstrava anteriormente.
Desculpem mais uma vez ter chegado assim do nada, mas esta situação é muito similar ao que passamos cá em casa

Sou leitora assídua deste forum mas nunca me tinha registado. Também fui mãmã há cerca de 5 meses. O que me levou a registar foi ver na descrição do filhote do Goncaloibiza o que passei com o meu. Existe um chá que pode ser dado desde o nascimento e o meu ainda o toma: é o alivit gases da nutribén (parafarmácias). Mas essa descrição faz-me alertar para, caso as cólicas continuem e piorem (o meu chegou ao ponto de recusar a mama e o biberão) pensarem noutras causas, como por exemplo, intolerância à lactose. Esse foi o diagnóstico final do meu, depois de idas ao hospital, tentarmos uma variedade maluca de produtos para as cólicas e quase dois meses de sofrimento dele e nosso. Vale a pena explorar essa faceta, o meu passou a beber uma formula especial de soja, tinha cólicas mas com essas podíamos nós bem, não eram nada comparadas com as dores que ele demonstrava anteriormente.
Desculpem mais uma vez ter chegado assim do nada, mas esta situação é muito similar ao que passamos cá em casa

Obrigado pela participaçao neste topico, e pela vontade de ajudar.
Se bem vinda ao forum. [;)]

Quanto tempo depois do nascimento começou a ter essas colicas?
E como podemos fazer para saber se ele nao tolera a lactose?
Ele mama normal, so que as vezes para de mamar, com dores, pelo menos é a ideia que nos da. E ultimamente adormece a mamar, o que antes nao acontecia.

Eu bem tinha a ideia que demos chá desde muito cedo, mas não me consegui lembrar qual. Agora que a fordka o referiu cá me veio à ideia [:D]

Goncaloibiza, penso que isso é diagnosticado com análises. Mas sugiro que não penses já no pior. Isso não é nada pelo qual nós não tivessemos já passado. E passámos por bem pior, acredita.
Por vezes dormíamos e de repente acordávamos com eles em altos berros, sem razão aparente (a não ser as cólicas). A partir daí eram horas seguidas a tentar acalmá-lo [s)]
Posso dizer que até aos 4 meses não me lembro de ele acordar muitas vezes sem que fosse a chorar. E nunca era choramingar, mas sim aos berros. Nós perdemos a vontade de sair de casa. Não imaginam o que é ir com um bebé aos berros (como se lhe estivessem a bater) e toda a gente a olhar. Isso aconteceu num hiper, na rua, no centro de saúde, e sem lá bem onde mais...

Finalmente, agora com quase 6 meses, é fantástico ir vê-lo à cama e encontrá-lo acordado, a rir para nós, ou a brincar [kiss][kiss][kiss][kiss][kiss]

Cólicas não desejo nem aos inimigos [:p] Tive a minha dose. Nem sequer sei se quero ter mais filhos (não estou a brincar).

O chá da alivit ajudou nos primeiros tempos, depois não. O que melhores resultados deu no nosso caso foi o Coliprev. Nem todas as farmácias o têm, e são umas gotinhas que custam cerca de 16€ e dão para 1 semana, 2 no máximo, dependendo da dose.
Mas cada caso é um caso.

Para além de alguns produtos, o que eu aconselho é digamos que, o "método manual". Ou seja: o pai e a mãe, umas massagens na barriga, um tubo de bebegel com o fundo cortado e sem gel, e uma boa dose de paciência diária.
Nas massagens podem e devem fazer alguma força. No início eu tinha medo de o magoar, mas depois que vi uma enfermeira fiquei mais confiante.

Para terem uma ideia o meu filho dava-me carinho no braço enquanto eu o massajava [:cool:]

Obrigado pela participaçao neste topico, e pela vontade de ajudar.
Se bem vinda ao forum. [;)]

Ele mama normal, so que as vezes para de mamar, com dores, pelo menos é a ideia que nos da. E ultimamente adormece a mamar, o que antes nao acontecia.

Obrigada pelas boas vindas [;)]

Como diz o100do, não é preciso pensar logo no pior, mas estarem atentos, apenas quis alertar que, por vezes, podem não ser cólicas normais.
O meu bébé sempre mamou muito bem, é um glutão de primeira [:D], mas além das cólicas normais (quando dormia) ele começou a chorar durante a mamada (apesar de continuar a mamar após o choro de dôr) e durante o biberão (sempre foi aleitamento misto, eu não tinha leite suficiente), com 1 mês de idade andavamos desesperados com essas crises de dôr, foram piorando até ele recusar a mama e o biberão em algumas refeições. Já estavamos há algum tempo em conversa com o Pediatra que chegou a receitar um medicamento forte para as cólicas (Vagopax só em sos) e não resultou. A diferença das cólicas normais será mesmo começarmos a notar que tem dores a mamar ou a beber o biberão (vocês acabam por ver a diferença das dores por gases ou entupimento e estas). O coliprev foi-nos recomendado pois tem lactase, as enzimas que ajudam a digerir a lactose, no nosso caso, não adiantou de muito pois já estava muito avançado.
O diagnostico é feito um pouco por instinto, pois para se ter a certeza tem que se fazer uma biopsia ao intestino, coisa que só em casos muito extremos é que farão (não confundir com alergia). A intolerância à lactose está ligada há ausência ou pouca quantidade de enzimas no intestino que ajudam a digerir a lacose: INTOLERÂNCIA À LACTOSE - ABC da Saúde

Têm alguém na familia directa que tenha tido em bébé? Atenção que alguns diagnósticos passavam despercebidos, mas se alguém na familia conta histórias parecidas com a vossa, ou que teve que começar os sólidos mais cedo ou mudar para um leite especial pode ser indicativo de uma pequena intolerância, no nosso caso o meu marido foi diagnosticado (agora bebe ao litro de leite), foi fácil e experimentou-se um leite sem lactose e o bébé teve finalmente paz (continuou com as cólicas normais mas com Colimil e o Alivit conseguimos controlar)

Mas reforço que não devem logo pensar nisso, podem ser cólicas, mas revolta-me ter chegado aos 2 meses e meio do menino, ir a hospitais e tratarem-nos como papás histéricos de 1ª viagem, porem-lhe um bebegel e mandarem-nos à vida sem colocarem outras hipóteses. As melhoras do pequenino[;)]

Mas mama leite materno ou leite adaptado? Se é só LM a alergia está completamente fora de questão. [;)]

[:)][:)][:)] Parti-me toda agora a rir com o que pus a bold[:D]

É que isso é tão básico, tão instintivo, que me fartei de rir com o teu "brutal" (com o devido respeito, mas achei genuinamente hilariante!!!)

A sério, nunca frequentei esses cursos, mas acho que há aí muitas coisas que os novos papás, antes do bebé nascer, acham "fantástico", mas que quando o bebé nasce, eu acho que é instintivo, pelo menos comigo foi assim que aconteceu[;)]
Mas acho bem que frequentem o cursoapr:)

Pois, acredito que haja muita coisa que acontece instintivamente depois do bebé nascer, mas para alguem com muito pouca experiência neste assunto, levar com doses de teoria, acabamos por até ficar surpreendidos pela lógica de algumas coisas que até então poderiam passar despercebidas.. [:cool:]

Antes de mais, parabéns aos recentes e futuros pais que por cá andam.apr:)

Deixo-vos a minha opinião, como pai e como profissional, sobre esse problema que tanto incomoda e assusta os pais de miudos no 1º semestre de vida: as cólicas.

Antes de mais, é preciso esclarecer: as cólicas, tal como a febre, não são doença e geralemnete não traduzem ou significam qualquer tipo de doença ou patologia. Aparecem por fases e desaparecem, em regra, tão depressa como apareceram. Mas provocam grande stress em quem trata de uma criança pequena, que não se explica, não diz onde ou como dói e isso é sempre motivo extra de preocupação.

No meu 1º filho, tambem, como mtos de vós, procurei tudo o que era produto natural e afins, para tentar controlar as cólicas. Ele era um produto vindo dos paises nordicos, ele era um medicamento "milagroso" que nem se vendia cá, vinha da Inglaterra e vos era aconselhado, quase como que em segredo...[:D], enfim, quando a aflição é mta, qualquer conselho, vindo de onde fôr, é para experimentar.:sh). Chás, mezinhas, gotinhas e xaropinhos, tudo valia a pena. Sem resultados.

Então achei que o melhor era deitar mão aos métodos naturais que são seguros e sem contra-indicações. Posicionamentos e massagens. E menos stress.

As cólicas aparecem por alguma imaturidade do bébé em termos gastrointestinais e por algums deficiências na sucção.
Ou são demasiado sôfregos e engolem ar, ou os pais descuidam-se em aspectos tão basicos como não ter a tetina do biberão completamente cheia qd dão o leite, ou o posicionamento do bébé na mama não é confortavel para a mãe ou para a criança, que faz com que esteja frequentemente a tirar a boca do mamilo, ou os pais não se asseguram que o bébé tem o nariz completamente desobstruido antes de iniciar a mamada e o bébé terá que fazer pausas e respirar pela boca...enfim, tudo situações que causam cólicas ao bébé, ao fim de algum tempo e que devem ser acauteladas.

Depois temos o famoso "arrotar". É tipico e comum os pais dizerem que não conseguem colocar o filho a arrotar. A verdade é que as crianças precisam de expulsar o ar que têm no estomago e nem sempre é facil. Mtas vezes acabamos por desistir, ou convencidos que já arrotou e nao ouvimos (somos tão batoteiros![:D]), ou não tem nada para arrotar,...

E a realidade é esta: se o bébé mama durante 20-30 minutos, se temos que trocar a fralda no final e se ainda temos que fazer massagens, ir mudando de posição ao nosso colo, durante mais 30 ou 60 minutos, até que arrote, a realidade é que, em bébés que mamam a cada 2,5 horas ou 3 horas, isso implica que todo o processo nos vai demorar cerca de 1,5 - 2 horas. Só temos 1 hora de descanso até à proxima mamada e lá vai tudo começar de novo! É desgastante e, ao fim de 1 dia fizemos isso 8 vezes. Ao fim de uma semana 7X8 e pos aí fora.

E depois, o diabo do puto, quando acabamos, e ele arrota, por milagre abre os olhos e não quer dormir, quando nos preparavamos para finalmente ir fazer qualquer coisita! [kiss]Pois é, ninguem disse que era facil. Mas a realidade é que, geralmente, os pais não estão preparados para este nivel de exigência de tempo. E compreende-se pq a nossa vida e afazeres diários estão lá...

Se o bébé nao arrota ao fim de 10 min, mudamos de posição e assim sucessivamente, ora ao nosso ombro e quas e de pé, ora semi-sentado, ora virado sobre a cama ou sobre o nosso braço, de barriga para baixo e por aí fora. Cada cça é diferente, pelo que não há posições milagrosas.

As massagens são tb muito importantes: devem ser feitas amiude, por exemplo ao trocar a fralda, colocando algum creme nas mãos e fazendo movimentos circulares segundo os ponteiros do relógio, à volta do umbigo. Vão, de certa forma, empurrar e fazer circular os gases e fezes de acordo com o percurso do intestino. Mas os nossos dedos têm que carregar! Não estamos a fazer cócegas, estamos a fazer algo terapeutico, nao se esquecam. Não vão partir nenhum osso nem rebentar o intestino ao bébé. Se o abdomen não afunda 1-2 cm, de nada adianta o que estamos a fazer.

A ginastica com as pernas, na extensão e flexão é tb importante, pq tem exactamente o mesmo efeito, através de um ligeiro aumento da pressão intraabdominal, obriga o bébé a expulsar mais facilmente os gases.

Depois não esquecer que o leite materno é e ha-de ser sempre o mais fisiológico, pelo que tentem amamentar enquanto puderem/conseguirem. Há leites adaptados para as mais diversas situações mas todos eles exigem um periodo de adaptação do intestino da criança e logo, preparem-se para o choro e cólicas durante algum tempo. O que não quer dizer obrigatoriamente que o leite é mau. se o trocam ao fim de 2-3 dias, estão a correr o risco de estarem a começar de novo o processo de adaptação, quando provavelmente o bébé já estaria a adaptar-se.

Os laxantes tipo bébe gel e outros, ao contrario do que pensam, provocam cólicas pelo que devem ser utilizados só em situações excepcionais. Se a cça evacua todos os dias mas passou 24 horas sem evacuar, é logo ver os pais recorrer às urgencias, com medo que o miudo expluda numa bola de cócó![:cool:]
se a criança mama bem, se não está mais chorosa que o habitual, se continua a dormir...não compliquem! Algum de vós fica doente ou vai ao SU se não evacuar 1 dia?

Espero ter ajudado a quem teve paciencia para ler...
Boa sorte.

Pois, acredito que haja muita coisa que acontece instintivamente depois do bebé nascer, mas para alguem com muito pouca experiência neste assunto, levar com doses de teoria, acabamos por até ficar surpreendidos pela lógica de algumas coisas que até então poderiam passar despercebidas.. [:cool:]

Eu sei, mas adorei o "brutal"[:)]

Mas mama leite materno ou leite adaptado? Se é só LM a alergia está completamente fora de questão. [;)]

Obrigada pelas boas vindas, danone[;)]

Não se trata de alergia mas sim intolerância, é diferente. Eu tive que secar o leite, nem o leite materno (que contém lactose também) ele conseguia beber

o maior amor da minha vida...aqui com 6 meses
183847_197235320305590_100000573704642_679478_2817322_n.jpg

Back