Antes de mais, parabéns aos recentes e futuros pais que por cá andam.apr
Deixo-vos a minha opinião, como pai e como profissional, sobre esse problema que tanto incomoda e assusta os pais de miudos no 1º semestre de vida:
as cólicas.
Antes de mais, é preciso esclarecer: as cólicas, tal como a febre, não são doença e geralemnete não traduzem ou significam qualquer tipo de doença ou patologia. Aparecem por fases e desaparecem, em regra, tão depressa como apareceram. Mas provocam grande stress em quem trata de uma criança pequena, que não se explica, não diz onde ou como dói e isso é sempre motivo extra de preocupação.
No meu 1º filho, tambem, como mtos de vós, procurei tudo o que era produto natural e afins, para tentar controlar as cólicas. Ele era um produto vindo dos paises nordicos, ele era um medicamento "milagroso" que nem se vendia cá, vinha da Inglaterra e vos era aconselhado, quase como que em segredo...[

], enfim, quando a aflição é mta, qualquer conselho, vindo de onde fôr, é para experimentar.:sh). Chás, mezinhas, gotinhas e xaropinhos, tudo valia a pena. Sem resultados.
Então achei que o melhor era deitar mão aos métodos naturais que são seguros e sem contra-indicações. Posicionamentos e massagens. E menos stress.
As cólicas aparecem por alguma imaturidade do bébé em termos gastrointestinais e por algums deficiências na sucção.
Ou são demasiado sôfregos e engolem ar, ou os pais descuidam-se em aspectos tão basicos como não ter a tetina do biberão completamente cheia qd dão o leite, ou o posicionamento do bébé na mama não é confortavel para a mãe ou para a criança, que faz com que esteja frequentemente a tirar a boca do mamilo, ou os pais não se asseguram que o bébé tem o nariz completamente desobstruido antes de iniciar a mamada e o bébé terá que fazer pausas e respirar pela boca...enfim, tudo situações que causam cólicas ao bébé, ao fim de algum tempo e que devem ser acauteladas.
Depois temos o famoso "arrotar". É tipico e comum os pais dizerem que não conseguem colocar o filho a arrotar. A verdade é que as crianças precisam de expulsar o ar que têm no estomago e nem sempre é facil. Mtas vezes acabamos por desistir, ou convencidos que já arrotou e nao ouvimos (somos tão batoteiros
]), ou não tem nada para arrotar,...
E a realidade é esta: se o bébé mama durante 20-30 minutos, se temos que trocar a fralda no final e se ainda temos que fazer massagens, ir mudando de posição ao nosso colo, durante mais 30 ou 60 minutos, até que arrote, a realidade é que, em bébés que mamam a cada 2,5 horas ou 3 horas, isso implica que todo o processo nos vai demorar cerca de 1,5 - 2 horas. Só temos 1 hora de descanso até à proxima mamada e lá vai tudo começar de novo! É desgastante e, ao fim de 1 dia fizemos isso 8 vezes. Ao fim de uma semana 7X8 e pos aí fora.
E depois, o diabo do puto, quando acabamos, e ele arrota, por milagre abre os olhos e não quer dormir, quando nos preparavamos para finalmente ir fazer qualquer coisita! [kiss]Pois é, ninguem disse que era facil. Mas a realidade é que, geralmente, os pais não estão preparados para este nivel de exigência de tempo. E compreende-se pq a nossa vida e afazeres diários estão lá...
Se o bébé nao arrota ao fim de 10 min, mudamos de posição e assim sucessivamente, ora ao nosso ombro e quas e de pé, ora semi-sentado, ora virado sobre a cama ou sobre o nosso braço, de barriga para baixo e por aí fora. Cada cça é diferente, pelo que não há posições milagrosas.
As massagens são tb muito importantes: devem ser feitas amiude, por exemplo ao trocar a fralda, colocando algum creme nas mãos e fazendo movimentos circulares segundo os ponteiros do relógio, à volta do umbigo. Vão, de certa forma, empurrar e fazer circular os gases e fezes de acordo com o percurso do intestino. Mas os nossos dedos têm que carregar! Não estamos a fazer cócegas, estamos a fazer algo terapeutico, nao se esquecam. Não vão partir nenhum osso nem rebentar o intestino ao bébé. Se o abdomen não afunda 1-2 cm, de nada adianta o que estamos a fazer.
A ginastica com as pernas, na extensão e flexão é tb importante, pq tem exactamente o mesmo efeito, através de um ligeiro aumento da pressão intraabdominal, obriga o bébé a expulsar mais facilmente os gases.
Depois não esquecer que o leite materno é e ha-de ser sempre o mais fisiológico, pelo que tentem amamentar enquanto puderem/conseguirem. Há leites adaptados para as mais diversas situações mas todos eles exigem um periodo de adaptação do intestino da criança e logo, preparem-se para o choro e cólicas durante algum tempo. O que não quer dizer obrigatoriamente que o leite é mau. se o trocam ao fim de 2-3 dias, estão a correr o risco de estarem a começar de novo o processo de adaptação, quando provavelmente o bébé já estaria a adaptar-se.
Os laxantes tipo bébe gel e outros, ao contrario do que pensam, provocam cólicas pelo que devem ser utilizados só em situações excepcionais. Se a cça evacua todos os dias mas passou 24 horas sem evacuar, é logo ver os pais recorrer às urgencias, com medo que o miudo expluda numa bola de cócó
]
se a criança mama bem, se não está mais chorosa que o habitual, se continua a dormir...não compliquem! Algum de vós fica doente ou vai ao SU se não evacuar 1 dia?
Espero ter ajudado a quem teve paciencia para ler...
Boa sorte.