Tópico dos Papás!! E Mamãs

Por aqui já não ganhamos para os sustos, sempre se engasgou muito, da ultima vez foi de madrugada nem sei como demos conta. Instinto só pode, ou sono de borboleta.

O meu está num semi-privado, ou seja, num infantário de uma Santa Casa. O valor mensal a pagar é definido pela tabela da segurança Social.
Tem incluído almoço e lanches tal como Ed. Física.
Tem ainda música e dança 10€ e futebol (escola do Figuinho) 15€. Valores mensais.
Tudo atividades feitas dentro do horário escolar para não sobrecarregar.
Entra às 9h e sai às 17h30.
Apenas e só porque aqui na zona não achei que os públicos tivessem as mesmas condições físicas (em termos de pessoal não posso dizer mal porque os que conheço que lá andam dizem muito bem das educadoras e auxiliares)

Última edição:
O que precisas de saber? vais pôr no publico, é isso ?

É uma coisa em que também ando a pensar, todas as opiniões são bem vindas.

Sim, tenciono passar de uma IPSS para o público... Estou a considerar seriamente essa hipótese, apenas preciso de investigar o horário (e valores para a extensão), se todas as escolas têm ATL, quais as actividades diárias e quais as actividades extra, alimentação...
Por aquilo que já consigo perceber, depende um pouco de escola para escola...

alguém me sabe dizer quando se sabem os resultados (se os meninos entram ou não naquela escola)? O meu faz 5 anos em Junho, terá vaga de certeza, mas mesmo assim....

Eu estou a considerar esta hipótese não só pela mensalidade da ipss, mas também pelas actividades e pelo estímulo (que penso que possa ser maior) na pré-primária.

Edit: entretanto encontrei isto, que me parece bastante útil: http://pumpkin.pt/familia/escola-e-...re-escolar-e-primeiro-ciclo-no-ensino-publico

Última edição:
Colocar no publico pode não sair mais barato, atenção.
Porque nas IPSS e privados, a alimentação e férias estão incluídas e o horário é alargado.
No publico tens de pagar os almoços. Se não tens ninguém para ir buscar a criança dentro do horário do publico, tens de pagar prolongamento. E nas férias, a escola está fechada.

Colocar no publico pode não sair mais barato, atenção.
Porque nas IPSS e privados, a alimentação e férias estão incluídas e o horário é alargado.
No publico tens de pagar os almoços. Se não tens ninguém para ir buscar a criança dentro do horário do publico, tens de pagar prolongamento. E nas férias, a escola está fechada.

A questão a ponderar é almoços + prolongamento sairá mais caro ou mais barato que a mensalidade?
Pelo que percebi, algumas escolas têm alternativas durante as férias...

Como disse atrás, parece-me que aqui há muitas diferenças de escola para escola.

Para os interessados:

http://observador.pt/2016/04/19/pai-do-bebe-passa-poder-acompanhar-cesariana/

Se há quem ache que desmaia num parto normal, o que me dizem de uma cesariana?

Estariam aptos para presenciar este tipo de procedimento?

Sim, até porque já presenciei (no privado).

Basicamente, quando entrei o "parto" já estava em curso (barriga aberta) e sentaram-me num banquinho ao lado da cabeça dela.
Como aquilo tinha uma cortina, não via para a "área de impacto".
Depois do bebé sair, a enfermeira chamou-me para ir ver a vestir e tirar as primeiras fotos, e quando me levantei vi tudo, mas tudo mesmo (não vou descrever, mas imaginem).
Não me chocou porque estava mais preocupado em ver o bebé do que estar a processar aquelas imagens.
À saída, já nem olhei, e segui para a sala de espera, para aguardar que a fechassem e a levassem para o quarto.

Não sei se o procedimento será este (atrás da cortina para não ver), mas terão de ter cuidado porque basta levantar um pouco a cabeça e vê-se tudo, e aquilo não é para qualquer um...

Preparem-se e vão vendo uns vídeos no YouTube.
Não faltam lá vídeos.
Claro que são sempre imagens que causam algum impacto, principalmente ao vivo e sim para quem não está habituado pode ser desconfortável, embora em caso de cesariana tal como em qualquer outra cirurgia a zona está "coberta"

Público e privado causaria aqui uma discussão sem fim.
Há coisas boas e más num é no outro lado.

Não estou a colocar em causa o que é bom ou mau, mas que nos hospitais privados há uma maior flexibilidade nesta situação, há.
Partilhei esta noticia noutro "forum", e várias mães dizem o mesmo, que o bebé nasceu de cesariana no privado e o pai pode assistir. É a mera constatação de um facto...

Não estou a colocar em causa o que é bom ou mau, mas que nos hospitais privados há uma maior flexibilidade nesta situação, há.
Partilhei esta noticia noutro "forum", e várias mães dizem o mesmo, que o bebé nasceu de cesariana no privado e o pai pode assistir. É a mera constatação de um facto...
Claro, mas também para isso há muitas justificações lógicas. ;)

A verdade é que em termos de conforto e atenção é impossível ao publico competir com o privado.

Voltar
Superior