Tópico dos Papás!! E Mamãs

Parece que estás mesmo a descrever o meu com 4 anos... aos 8 anos tem diagnóstico de hiperactividade e défice de atenção, não pára, o cérebro dele não consegue manter as pernas quietas e o rabo sentado, não consegue executar tarefas complexas sem se distrair a meio e ficar absorvido com qq coisa!

Não é capaz de estar 10 minutos sentado a fazer trabalhos da escola sem arrancar a correr, e ao mesmo tempo fica 2h quieto sem se mexer a ler um livro, não dá mesmo para entender aqueles cerebrozinhos. Sinto que a professora da escola já lhe tem "raiva" (pudera, está sempre a levantar-se e a correr e a distrair todos) mas toda a gente o elogia fora da escola por ser tão conversador, activo e curioso. Situação complexa para os pais, exige muita paciência. Faz sessões de psicologia 1x semana e muito desporto, para ir tentando gastar energia e aprendendo a canalizar energia.

Com 4 anos, era tal e qual como descreves o teu. Também passou pelo menos 5 anos seguidos sem dormir uma noite inteira, era um castigo ir por exemplo ao supermercado com ele, não dava mesmo, hoje é o oposto, porta-se super bem e dorme que nem um anjo (adormece em 10 minutos e dorme 9 a 10h seguidas, sempre). E nunca (mesmo!) está doente (até quando apanhou Covid, quase nem teve sintomas).

Eles evoluem, os desafios também, e nós, só vamos ficando mais cansados e mais velhos.

No caso do meu, o comportamento dele na sala do JI é excelente. É atento, aplicado, respeitador. Fora é que extravasa a energia toda. E fica doente várias vezes. É um vidrinho. Também já não o deixei na creche por isso. 3 dias, vinha doente. 10 dias em casa, mais 3 dias, vinha doente. Só entrou no JI ao fazer 4 anos. Já ficou algumas vezes doente, mas isso já esperávamos, mas com muito menos intensidade.

o dia da mãe

parabéns a todas as mães em primeiro lugar

todavia, como pai sinto-me descriminado

não posso concordar com isto em baixo

"Mãe querida, Mãe querida
o melhor que a gente tem
não há outro amor na vida
igual ao amor de mãe"

eu sei, eu sei, que o amor de uma mãe é especial, afinal transportam no ventre durante 9 meses o filho, têm as dores de parto, e amamentam os filhos durante os primeiros anos de vida

não é essa a questão, nem concordo que retirem uma criança em tenra idade à mãe, não é nada disso

é que eu sou pai, e o amor pelos filhos não é menor que aquele que a minha mulher tem, são tudo para mim, eu dou a vida por eles

como é que o meu amor pode ser menor só por ser homem/pai ? como não pode haver outro amor igual ao da mãe ? porque o amor de pai é inferiorizado ?

não há momento nenhum em que não pense neles, que não me preocupe com eles, um amor nada inferior àquele que a minha mulher tem...acho eu

como pode o meu amor ser inferior ?!

Última edição:
o dia da mãe

parabéns a todas as mães em primeiro lugar

todavia, como pai sinto-me descriminado

não posso concordar com isto em baixo

"Mãe querida, Mãe querida
o melhor que a gente tem
não há outro amor na vida
igual ao amor de mãe"

eu sei, eu sei, que o amor de uma mãe é especial, afinal transportam no ventre durante 9 meses o filho, têm as dores de parto, e amamentam os filhos durante os primeiros anos de vida

não é essa a questão, nem concordo que retirem uma criança em tenra idade à mãe, não é nada disso

é que eu sou pai, e o amor pelos filhos não é menor que aquele que a minha mulher tem, são tudo para mim, eu dou a vida por eles

como é que o meu amor pode ser menor só por ser homem/pai ? como não pode haver outro amor igual ao da mãe ? porque o amor de pai é inferiorizado ?

não há momento nenhum em que não pense neles, que não me preocupe com eles, um amor nada inferior àquele que a minha mulher tem...acho eu

como pode o meu amor ser inferior ?!

Tens tempo para ter preocupar com considerações retorcidas que tu próprio inventas nas entrelinhas? Que sorte!

A mais de 4 anos a minha senhora foi para casa, grávida do 1° filho, e deixou de trabalhar nessa altura. Agora com a necessidade de ter que voltar a trabalhar, vem também a necessidade de ter que arranjar uma creche/infantário para o 2° filho a partir de Setembro (altura que o 1° filho irá para a pré, e a minha senhora supostamente arranjará trabalho em part time)
Que tipo de opções existem de creches/infantários para lá deixar a criança apenas algumas horas por dia? O que normalmente é proposto? Será que terei que pagar a mensalidade total como se a criança fosse apta lá das 7 às 18 ou costuma haver opção do tipo "só vem meio dia, só paga meia mensalidade!"[:cool:]

Ainda não fomos sondar o que existe na zona mas gostava de saber mais ou menos o que devo de procurar. Também sei que vai depender da oferta que existe na minha zona de residência ainda assim gostava de saber outras experiências

(Deixar com os avós está fora de questão)

Nas que eu andei a ver na altura do meu (há 2 anos) eram todas o dia inteiro. Inclusive tem "aulas" (com muitas aspas, obviamente) nesse periodo pelo que pedem que os país deixem até X horas e só as vão buscar a partir da hora Y.

Não tenho conhecimento de creches em part-time... até porque como referiu o allskin, as actividades que desenvolvem com as crianças, as refeições, etc., têm em conta o horário total e a chegada de crianças a meio causaria interrupções desnecessárias.

No caso da minha filha, tem que chegar até às 10h, salvo algum motivo excepcional. Durante algumas semanas foi-nos mais prático levá-la mesmo no limite da hora e notámos que durante esse período ela resistia muito mais a ficar na escola e chegava a casa mais triste.

Quando regressou ao horário normal (deixo-a por norma a roçar as 9h), o comportamento mudou. Percebemos que era precisamente por chegar ao mesmo tempo que a maioria dos colegas e conseguir acompanhar as brincadeiras desde o início.

Isto para dizer que às vezes um período mais curto na creche pode nem ser o mais correcto... Desde que não fique lá das 7h às 19h como é óbvio.

Na minha creche também não há part-time.
Mas não Suiça conheço um caso, onde a criança só vai 3 dias por semana (mas fica o dia completo quando vai) e por isso paga menos.

Cá em Portugal nunca ouvi falar disto (só o de pagar 10, 11 ou 12 meses).

ser bom pai ou boa mãe tem muito que se lhe diga

a nossa influência e as nossas ações como pais contribuem muito para a formação deles como adultos, até para a sua felicidade

não sermos protecionistas demais, ou tiranos tipo generais, ou em sentido inverso demasiado desleixados e não querermos saber de nada

obrigá-los a seguir um determinado rumo/profissão, tens que ser isto ou aquilo...

alguns de vocês já sabem porque contei a minha história, o meu filho de 19 anos foi fazer estágio de final do 12 ano em Menorca

os colegas regressaram, não aguentaram, ou não se adaptaram, não sei, o meu aceitou o desafio e como gostaram dele ofereceram-lhe contrato

fui lá vê-lo e em 2/3 meses pareceu-me bem diferente, mais maduro, mais adulto, 19 anos quase com 20, mas sozinho ali numa ilha

não um só um dia que não pense nele

sinto orgulho no meu puto, e no mais velho também....

resumindo : a vida é deles, não nossa, e chega a um momento que temos que os deixar voar, tipo como os pássaros que deixam o ninho pela primeira vez, o primeiro voo

estou a ser muito lamechas ?!?!

Última edição:
Para quem tem miúdos pequenos (3-5 anos) como é que os fazem falar do dia?

Tento sempre puxar assuntos, tentar saber o almoço, o que fizeram, e raramente consigo grandes histórias. Ou que não se lembra, ou não sabe, ou não quer dizer.
Depois ás vezes lá conta coisas que já se passaram há 2 ou 3 dias ou lembra-se do nada.

Não pressionar!
Se fores falando com ele de outras coisas e no meio "sem querer" puxares um desses assuntos és capaz de ter a resposta. Com o meu resultou (quase sempre!).

Tento sempre puxar assuntos, tentar saber o almoço, o que fizeram, e raramente consigo grandes histórias. Ou que não se lembra, ou não sabe, ou não quer dizer.
Depois ás vezes lá conta coisas que já se passaram há 2 ou 3 dias ou lembra-se do nada.

É como o meu. Também não gosta de desenvolver muito sobre o que se passou...

Costumo perguntar-lhe se o dia foi bom e se brincou muito

Se me disser que sim, não o "pressiono" muito mais.

Tento ir sacando algumas coisas no meio de outras conversas.

(já tem 7 anos, mas era igual quando estava na pré).

Pois eu não exagero. E de facto vou sabendo de pormenores ao longo do resto do dia.
Mas "custa" perguntar coisas e haver pouco interesse deles em responder. [:D]

E uma coisa que me acontece são as histórias.
Passa o dia a pedir-me para lhe contra histórias (principalmente quando vamos no carro) e eu não gosto de dizer que não. Mas as histórias são sempre as mesmas. festas de anos... A festa do Manuel, a festa da Joana, todos os dias 3x ao dia (na ida para a escola, na volta e para dormir). Já lhe digo que não, invento histórias, faço as tais perguntas do dia. Jogo jogos no carro. Mas invariavelmente lá vem a pergunta do "contas uma história??"
E depois o exagero e a repetição. À noite para fugir a isso inventei uma brincadeira de ler um livro à luz da lanterna. Agora é todos os dias 4 histórias com lanterna. [:D]

Uma pessoa esforça-se e não gosta de dizer que não. Mas as vezes custa. [:)]

O meu também gostava muito das histórias. Mas quase só quando ia dormir. Agora que já lê não quer os pais para isso! Pega ele no livro e lá fica a ler sozinho.

É como o meu. Também não gosta de desenvolver muito sobre o que se passou...

Costumo perguntar-lhe se o dia foi bom e se brincou muito

Se me disser que sim, não o "pressiono" muito mais.

Tento ir sacando algumas coisas no meio de outras conversas.

(já tem 7 anos, mas era igual quando estava na pré).

O meu ainda não chegou a essa idade, mas supostamente o truque é não fazer perguntas muito abertas - tipo "como correu o dia" - já que os miúdos não vão conseguir responder tão genericamente ou ii) estão demasiado cansados para "pensar" e contar uma história com os eventos do dia. Dizem que o que se deve fazer é fazer perguntas mais concretas: O que almoçaste?, Ficaste sentado ao lado de quem? Algum amigo fez anos? A professora mandou TPC? etc etc

Ontem, foi o primeiro dia da Pré escola do meu mais velho, e a técnica que usei foi vir para a varanda, com uma mantinha, sentamos no sofá, e comecei por lhe contar como foi o meu dia, ele fez perguntas e eu respondi, no fim perguntei como foi o dele e no fim já não se calava. Contava tudo, e mesmo respondia as perguntas todas que eu fazia, hoje vamos ver como vai ser

Voltar
Superior